O que é o Open Innovation?
Quais os benefícios do Open Innovation?
4 Dicas de como implementar o Open Innovation!
Comece a transformação do seu negócio!

O que é o Open Innovation? Confira 4 dicas de como implementá-lo!

Neste artigo, descubra mais sobre o conceito de Open Innovation e como ele pode ser o diferencial que falta para seu negócio!

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
O que é o Open Innovation? Confira 4 dicas de como implementá-lo!

Que a tecnologia e a inovação estão cada vez mais presentes no mundo em que vivemos não é segredo para ninguém! Por isso, hoje vamos falar sobre um conceito muito interessante para essa área: o Open Innovation!

Tal, transgride a maneira tradicional dos negócios inovarem, sendo assim uma estratégia muito interessante que pode gerar resultados além das expectativas pelos seus usuários.

Ficou curioso para saber mais sobre esse conceito? Então, não deixe de continuar a leitura desse artigo, pois iremos te contar mais detalhes sobre os seguintes tópicos:

  • O que é o Open Innovation? 
  • Quais os benefícios do Open Innovation? 
  • 4 Dicas de como implementar o Open Innovation! 
  • Comece a transformação do seu negócio! 

Vamos lá?

O que é o Open Innovation? 

De forma direta: podemos definir o Open Innovation ou Inovação aberta como uma maneira de atrair a contribuição de capital intelectual externo para a sua empresa. Ou seja, é uma estratégia de abertura para colaboradores de fora da empresa.

Esse conceito foi criado pelo professor da Universidade de Berkeley, Henry Chesbrough. Tal, justifica essa criação diante da visão de que o método tradicional não estava sendo eficiente.

Isso porque, no método tradicional, a inovação fica dependente dos colaboradores internos. No entanto, Henry acreditava que o conhecimento de externos pode ser muito agregante em um processo desse tipo e vale a pena usar como estratégia.

Logo, o princípio de compartilhamento do capital intelectual é o principal norteador do Open Innovation, visto que, os profissionais que não fazem necessariamente parte da hierarquia da empresa são convidados a contribuir em esforço conjunto, ou seja, interno e externo.

Muito interessante, não é mesmo? Mas, você sabe quais são os benefícios que essa estratégia pode trazer para o seu processo de inovação? Então, não deixe de conferir o próximo tópico para saber mais sobre isso!

Quais os benefícios do Open Innovation? 

Para avaliar melhor se sua empresa pode ou não pode adotar o Open Innovation, conhecer quais são as suas vantagens é muito importante. Por isso, confira alguns dos principais benefícios dessa estratégia:

Gestão do conhecimento

O conhecimento é uma fonte poderosa de estratégias para o alcance dos objetivos almejados, e com o Open Innovation esse fator é potencializado, afinal, seu negócio passa a contar também com o conhecimento de externos.

Diante disso, ter uma boa gestão do conhecimento é essencial para que a manutenção dos mesmos seja efetiva e ainda, as possibilidades de ampliação tenham uma base consolidada.

Redução de custos 

Os custos fazem parte de qualquer negócio, e levá-los em consideração é essencial para o planejamento e desempenho do mesmo.

Diante disso, o Open Innovation proporciona uma redução considerável dos custos, visto que, a implementação da inovação é muito mais eficiente, o que por sua vez otimiza os gastos.

Participação dos clientes 

Os clientes são o principal foco de quem vende um produto ou serviço, por isso, entender como eles veem o produto é essencial.

Assim, com a abertura proporcionada pelo Open Innovation, os clientes fornecedores também podem participar mais ativamente da empresa, o que é muito positivo para ambas as partes.

Valorização da marca 

Todas as marcas querem ter um posicionamento de destaque e ter um reconhecimento dentro do seu nicho.

Assim, essa valorização da marca é um dos benefícios da estratégia do Open Innovation, afinal, o aumento do network da marca leva a uma maior popularidade e reconhecimento. 

Amplie seu reconhecimento

Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.

Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!

Marketing e vendas

Parcerias lucrativas

A abertura de um negócio para as ideias externas é muito positivo para estabelecer novas parcerias e trazer mais lucratividade para a empresa.

Além disso, com as novas parcerias é possível aumentar o networkentre outras empresas e a sua e assim, associar positivamente o nome da marca com causas importantes e outras grandes empresas.

Novos talentos 

É bem provável que você já tenha ouvido falar de bancos de talentos, não é mesmo? Essa é uma estratégia que muitas empresas adotam para tentar fazer com que sua equipe sempre tenha colaboradores qualificados.

Diante disso, o Open Innovation é uma ótima maneira de abastecer seu banco de talentos e fazer com que novos cérebros integrem sua equipe.

E então, conseguiu avaliar melhor o Open Innovation? Se sim e já decidiu que quer adotar essa estratégia pro seu negócio, não deixe de conferir nossas dicas de como implementá-lo!

4 Dicas de como implementar o Open Innovation! 

Quer começar a usar a estratégia de Open Innovation em seu negócio, mas ainda não sabe por onde começar? Não se preocupe, separamos algumas dicas para te ajudar a alcançar esse objetivo, confira:

1.Promova a cultura de inovação internamente 

Para que qualquer estratégia nova tenha sucesso, é muito importante que todos os colaboradores estejam alinhados com isso.

Dessa forma, promover a inovação na cultura organizacional da empresa e ainda, alinhar como a contribuição externa funcionará é essencial para o sucesso da implementação do Open Innovation.

2.Aumente a eficiência de seu produto ou serviço

O principal foco de uma empresa é promover o produto ou serviço que ela oferece. Diante disso, investir recursos para que a qualidade do mesmo seja evidenciada é fundamental para o sucesso.

Logo, a primeira ação deve estar voltada para isso: analisar os pontos que podem ser melhorados para que seu produto ou serviço seja ainda mais valorizado pela estratégia aplicada.

3.Faça conexões estratégicas 

Para se destacar dentro do seu nicho, é evidente que a inovação contribui muito. Diante disso, fazer parcerias estratégicas é um passo muito importante nesse processo de implementação do Open Innovation.

Procure parcerias estratégicas que vão contribuir tanto para o desempenho da sua empresa quanto para a promoção de uma boa imagem externa da mesma.

4.Promova eventos 

Os eventos são ótimas oportunidades para as empresas que querem fazer novas parcerias atraírem seus respectivos  interesses e interessados.

Logo, promover um Hackathon, por exemplo, pode ser uma ótima oportunidade para conhecer profissionais de áreas de interesse e dessa forma incluí-los na estratégia de Open Innovation da sua empresa.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para estar sempre agregando os seus conhecimentos e aprendendo a gerar mais resultados positivos!

Comece a transformação do seu negócio! 

Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.

Voltado a você, empreendedor que deseja escalar seu negócio, mas que tem encontrado muitos desafios, tanto no meio físico, quanto no meio digital, este programa trabalha com os principais fundamentos de Marketing, Vendas e Growth Hacking, conhecimentos aplicados com sucesso em empresas de alto nível.

Não perca essa oportunidade! Saiba mais clicando na imagem abaixo:

marketing e vendas

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

[KIT] Calendario e Planner 2023

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Calendario E Planner 2023

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.