Se você conhece o nosso blog e já viu um pouco sobre o que é um projeto, sabe que ele possui um início e fim bem definidos. Para isso, o termo de abertura do projeto é indispensável, sendo um dos documentos mais importantes no gerenciamento de projetos.

Este documento não serve somente para anunciar o início de um projeto, mas também para especificar informações importantes que serão utilizadas no decorrer do projeto e precisam ser divulgadas logo no início.

Não entende muito sobre o termo de abertura do projeto? Veja abaixo informações um pouco mais detalhadas sobre o que é e como fazer um de acordo com as normas do PMI (Project Management Institute).

E para esse artigo separamos os seguintes tópicos:

  • O que é;

  • Para que serve;

  • O que deve conter;

  • Como criar;

  • A importância do conhecimento para a criação de documentos.

 

O que é o termo de abertura do projeto?

 

O TAP é um documento que serve basicamente como a identidade do projeto, mostrando tudo que é necessário saber sobre o mesmo. Sendo assim, ele não deve ser confundido com um plano de gerenciamento de projetos, o escopo ou qualquer outro documento.

 

Para que serve exatamente o termo de abertura do projeto?

 

Uma das principais funções do TAP é mostrar os detalhes do projeto, como o gerente responsável, os resultados esperados, o prazo para entrega, detalhes da equipe, recursos necessários, objetivo, justificativa do projeto, dentre outras informações relevantes.

O ciclo do projeto possui início e fim – e o termo de abertura é responsável por oficializar o início e ditar as regras do jogo durante toda a execução do projeto.

Ele autoriza formalmente a iniciação de um projeto, juntamente com todos os detalhes que devem ser respeitados até o fim. É um documento importante que garante o sucesso do projeto dentro das normas das melhores práticas de gerenciamento de projetos sugeridas pelo PMI.

Se você quer iniciar os estudos na área de gerenciamento de projetos, acesso o nosso curso gratuito e comece agora mesmo. É só clicar no botão abaixo:

 

banner do curso gratuito de introdução ao gerenciamento de projetos

 

O que deve conter em um termo de abertura do projeto?

 

É indispensável que o termo de abertura contenha os recursos que falaremos logo abaixo. Eles são absolutamente necessários para definir as características de um projeto.

  • Designação do Gerente de Projeto e suas responsabilidades;

  • Equipe do projeto e suas responsabilidades;

  • Data de início do projeto e marcos importantes;

  • Requisitos que satisfaçam as necessidades do cliente;

  • Justificativa e objetivo do projeto;

  • Riscos e restrições;

  • Cronograma e Orçamento resumido.

Estes são os requisitos básicos para o termo de abertura do projeto, TAP ou Project Charter (em inglês). Podem ser colocadas também outras especificações, de acordo com as necessidades das partes interessadas no projeto.

As informações sobre o projeto devem ser bem especificadas no termo de abertura para que não haja divergências durante a execução dele. O termo funciona como uma espécie de contrato do projeto, com toda a identidade do negócio feito.

 

Como criar um termo de abertura do projeto – TAP

 

Termo de Abertura de Projeto.png

Para criar um termo de abertura do projeto é preciso fornecer todas as informações já citadas acima. O termo deve ser feito preferencialmente pelo Gerente de Projetos e arquivado como um documento importante e marco de início do projeto.

Depois de preenchidas as informações iniciais, podem ser colocadas informações adicionais que o gerente julgar relevante.

Entretanto, o TAP é um documento base, não sendo necessário colocar nele todas as informações, e sim somente aqueles que servirão de consulta para a criação dos documentos que virão em seguida.

 

Exemplos de termos de abertura do projeto

Existem alguns modelos de termos de abertura que já estão prontos para que você possa ser guiado na hora de criar o seu. Ainda assim, é fundamental lembrar que cada projeto possui um termo de abertura diferente.

Veja aqui o modelo de termo de abertura utilizado para iniciação do gerenciamento de projetos que o Ministério da Economia disponibiliza. 

 

Saiba tudo sobre a criação de documentos como termos de abertura do projeto 

Se você se interessa pelo assunto ou tem a necessidade de aprender sobre, recomendamos que você conheça o curso completo de gerenciamento de projetos na prática que nós oferecemos.

Por meio do conhecimento fornecido no curso, você encontrará o suporte necessário para a criação dos principais documentos na gestão de um projeto, como o termo de abertura, planejamento, cronograma e muito mais.

Além disso, você terá uma base do que é necessário para ser um bom gerente de projetos, com um curso baseado nas boas práticas que o PMI (Project Management Institute) relaciona por meio do PMBOK, um guia completo de gerenciamento de projetos, com todas as informações que você precisa sobre o assunto.

 

A importância do conhecimento para a criação de documentos

 

Documentos como o termo de abertura do projeto e outros são de extrema importância e, asseguram o gerente de projetos e sua equipe caso algo aconteça durante a sua execução.

Seja um projeto muito grande ou outro menor, lidar com recursos, investimentos e pessoas exige grande responsabilidade, e, estar com os documentos todos bem preenchidos pode evitar muita dor de cabeça para os interessados no projeto.

Se você não tem ideia de como preencher esses documentos, procure não só aprender mais sobre eles, como saber tudo sobre gerenciamento de projetos e suas regras, as melhores práticas segundo o PMBOK.

Nosso Curso de Gerenciamento de Projetos na prática é formulado com questões importantes, como a criação de documentos e muito mais. Neste curso, a prática é o ponto principal, pois você aprende o que realmente o mercado precisa. 

Tudo para que você esteja pronto para atuar na área com facilidade, sendo um bom profissional e estando a frente de tantos outros no mercado.

 

banner do curso de gerenciamento de projetos na prática

 

Não deixe de conhecer o curso e ficar de olho em todas as dicas sobre gerenciamento de projetos que deixamos aqui no blog. Elas podem ser essenciais para você construir uma carreira de sucesso como gerente de projetos, uma profissão cada vez mais requisitada no mercado.