O que é o Termo de Abertura do Projeto?
Para que serve exatamente o Termo de Abertura do Projeto?
O que deve conter em um Termo de Abertura do Projeto?
Como criar um Termo de Abertura do Projeto - TAP?
Faça agora o seu termo de abertura de projeto

Termo de abertura do projeto: saiba o que é e como fazer o seu

Você sabe o que é o termo de abertura do projeto (TAP)? Este documento é essencial para qualquer tipo de projeto. Descubra nesse artigo como criar o seu!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Termo de abertura do projeto: saiba o que é e como fazer o seu

Idealizou um projeto e não sabe como começar? Conheça, então, o TAP! O Termo de Abertura do Projeto é um documento feito para conter todas as informações relevantes de um processo, contribuindo para um melhor acompanhamento e organização.

Se você conhece o nosso blog e já viu um pouco sobre o que é um projeto, sabe que ele possui um início e fim bem definidos. Para isso, o termo de abertura do projeto é indispensável, sendo um dos documentos mais importantes no gerenciamento de projetos.

Este documento não serve somente para anunciar o início de um projeto, mas também para especificar informações como: quem comandará e organizará os processos, orçamentos, demandas e datas relevantes.

Não entende muito sobre o termo de abertura do projeto? Veja abaixo informações um pouco mais detalhadas sobre o que é e como fazer um de acordo com as normas do PMI (Project Management Institute).

E para esse artigo separamos os seguintes tópicos:

  • O que é o Termo de Abertura do Projeto?
  • Para que serve exatamente o Termo de Abertura do Projeto?
  • O que deve conter em um Termo de Abertura do Projeto?
  • Como criar um Termo de Abertura do Projeto - TAP?

O que é o Termo de Abertura do Projeto?

O TAP é um documento que serve basicamente como a identidade do projeto, mostrando tudo que é necessário saber sobre o mesmo. Sendo assim, ele não deve ser confundido com um plano de gerenciamento de projetos, o escopo ou qualquer outro documento.

Para que serve exatamente o Termo de Abertura do Projeto?

Uma das principais funções do TAP é mostrar os detalhes do projeto, veja algumas informações que estruturam este documento:

  •  gerente responsável; 
  • resultados esperados;
  • prazo para entrega; 
  • detalhes da equipe; 
  • recursos necessários; 
  • objetivo; 
  • justificativa do projeto. 

Além de outras informações relevantes. O ciclo do projeto possui início e fim - e o termo de abertura é responsável por oficializar o início e ditar as regras do jogo durante toda a execução do projeto.

Ele autoriza formalmente a iniciação de um projeto, juntamente com todos os detalhes que devem ser respeitados até o fim. É um documento importante que garante o sucesso do projeto dentro das normas das melhores práticas de gerenciamento de projetos sugeridas pelo PMI.

Saiba como gerenciar seus projetos!

Dá para ver que a organização de um projeto pode ser determinante para o sucesso ou falha do mesmo. O TAP é um processo documentado, mas o início é feito com muito planejamento diante de estratégias de gestão.

Então, está pronto para saber o segredo para um gerenciamento de projetos excepcional?

Conheça o MS Project, uma das ferramentas da Microsoft mais utilizada devido às diversas funcionalidades. Para te ajudar a não ficar para trás, nós da Voitto vamos proporcionar uma bolsa de 100% para o curso Fundamentos de MS Project para Gerenciamento de Projetos.

Basta adicionar o cupom BLOG100 para ter acesso gratuito ao curso e ainda receber um certificado de conclusão! Mas isso só será possível para os primeiros 20 inscritos que entrarem no link da imagem abaixo!

Não perca tempo e se inscreva!

curso fundamentos de ms project

O que deve conter em um Termo de Abertura do Projeto?

É indispensável que o termo de abertura contenha os recursos que falaremos logo abaixo. Eles são absolutamente necessários para definir as características de um projeto.

  • Designação do Gerente de Projeto e suas responsabilidades;
  • Equipe do projeto e suas responsabilidades;
  • Data de início do projeto e marcos importantes;
  • Requisitos que satisfaçam as necessidades do cliente;
  • Justificativa e objetivo do projeto;
  • Riscos e restrições;
  • Cronograma e orçamento resumido.

Estes são os requisitos básicos para o termo de abertura do projeto, TAP ou Project Charter (em inglês). Podem ser colocadas também outras especificações, de acordo com as necessidades das partes interessadas no projeto. Veja o exemplo abaixo.

Termo de abertura de projeto exemplo

Termo de abertura do projeto exemplo 2

As informações sobre o projeto devem ser bem especificadas no termo de abertura para que não haja divergências durante a execução dele. O termo funciona como uma espécie de contrato do projeto, com toda a identidade do negócio feito.

Como criar um Termo de Abertura do Projeto - TAP?

Para criar um termo de abertura do projeto é preciso fornecer todas as informações já citadas acima. O termo deve ser feito preferencialmente pelo Gerente de Projetos e arquivado como um documento importante e marco de início do projeto.

Depois de preenchidas as informações iniciais, podem ser colocadas informações adicionais que o gerente julgar relevante.

Entretanto, o TAP é um documento base, não sendo necessário colocar nele todas as informações, e sim somente aqueles que servirão de consulta para a criação dos documentos que virão em seguida.

Exemplos de termos de abertura do projeto

Existem alguns modelos de termos de abertura que já estão prontos para que você possa ser guiado na hora de criar o seu. Ainda assim, é fundamental lembrar que cada projeto possui um termo de abertura diferente.

Veja aqui o modelo de termo de abertura utilizado para iniciação do gerenciamento de projetos que o Ministério da Economia disponibiliza.

Saiba tudo sobre a criação de documentos como termos de abertura do projeto 

Se você se interessa pelo assunto ou tem a necessidade de aprender sobre, recomendamos que você conheça o curso completo de gerenciamento de projetos na prática que nós oferecemos.

Por meio do conhecimento fornecido no curso, você encontrará o suporte necessário para a criação dos principais documentos na gestão de um projeto, como o termo de abertura, planejamento, cronograma e muito mais.

Além disso, você terá uma base do que é necessário para ser um bom gerente de projetos, com um curso baseado nas boas práticas que o PMI (Project Management Institute) relaciona por meio do PMBOK, um guia completo de gerenciamento de projetos, com todas as informações que você precisa sobre o assunto.

Faça agora o seu termo de abertura de projeto

Confira o nosso Termo de abertura para um projeto Lean Seis Sigma e inicie já os seus projetos!

O Termo de abertura para um projeto Lean Seis Sigma, também chamado de Project Charter, é o documento que formaliza o início de um projeto quando autorizado pelo patrocinador e/ou cliente do projeto. Todas as informações do projeto estão contidas nesse documento de forma macro, sendo essas: orçamento, prazo, premissas, riscos, principais entregas, equipe e descrição do objetivo do projeto.

No cenário de crise econômica, as empresas tem apostado muito em projetos Lean Seis Sigma para redução de custos e melhoria de seus processos, seja em uma indústria ou empresa de serviço. Portanto, comece com o pé direito utilizando nosso arquivo e tenha bons projetos!

Ficou interessado? Comece já e baixe o arquivo que te ajudará a dar o ponta pé inicial na sua carreira Six Sigma!

Termo de abertura para um projeto Lean Seis Sigma

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Acompanhamento De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.