O que são Empresas Transnacionais?
Diferença de Empresas Transnacionais para Multinacionais
Exemplos de Empresas Transnacionais
Multinacionais brasileiras que estão se expandindo para o exterior
Quais as vantagens das Empresas Transnacionais?
Como internacionalizar uma empresa?
Invista no seu sonho de empreender!

Você sabe o que são Empresas Transnacionais? Explicamos neste artigo!

Entenda o que são Empresas Transnacionais e como elas aumentam a visibilidade das marcas no âmbito internacional, tornando-se cases de sucesso para o mercado.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe o que são Empresas Transnacionais? Explicamos neste artigo!

Empresas Transnacionais são aquelas que possuem filiais fora de seu país de origem, expandindo suas fábricas e marcas de maneira internacional.

Com o avanço da globalização, vários CEOs passaram a investir no lançamento de suas empresas em diferentes países. Muitas marcas se tornaram conhecidas e bem sucedidas devido a esse tipo de ação.

Esse conceito é novo e tem cada vez mais substituindo o termo multinacional. Isso acontece porque essas instituições deixam de atuar apenas com o mercado interno, indo além do foco nas vendas.

As transnacionais também passam a criar um espaço físico em outros países, em busca de otimizar custos de produção, matéria-prima e estar mais perto do seu mercado consumidor. Com isso, a produção e a distribuição passam a transitar por diversos locais.

Quer entender mais sobre as empresas transnacionais? Não deixe de conferir esse conteúdo até o final!

  • O que são Empresas Transnacionais?
  • Diferença de Empresas Transnacionais para Multinacionais;
  • Exemplos de Empresas Transnacionais;
  • Multinacionais brasileiras que estão se expandindo para o exterior;
  • Quais as vantagens das Empresas Transnacionais?;
  • Como internacionalizar uma empresa?

O que são Empresas Transnacionais?

Empresas transnacionais são empresas que expandem sua atuação para diversos países, atuando neles simultaneamente por meio de filiais,  ao invés de somente seu país de origem.

Visto isso, você já parou para pensar nas estratégias de expansão da Coca-Cola ou da Apple quando ainda era uma startup? Para alcançarem os patamares que ambas as marcas ocupam atualmente, elas passaram por processos de crescimento parecidos.

Em termos gerais, as duas empresas alcançaram um público muito fiel em seus países de origem. Pela qualidade do produto, pela experiência proporcionada e até mesmo pelas marcas consolidadas ao longo do tempo.

Pensando nisso, em algum momento, o modelo de negócio e o ritmo de crescimento era tão grande que o mercado interno já não bastava.

Com isso, passou a ser estratégico expandir as fronteiras de atuação para outros países. Dessa maneira, a Coca-Cola e a Apple acabaram se tornando empresas transnacionais.

Diferença de Empresas Transnacionais para Multinacionais

A globalização é um dos principais fatores que fazem com que uma empresa deixe seu país de origem e passe também a alçar novos mercados em diferentes localidades. No entanto, isso faz com que os conceitos de empresa transnacional e multinacional se confundam.

Na prática, isso é normal de acontecer, pois muitas vezes os dois tipos podem ser encontrados em uma mesma instituição. No entanto, há diferenças na origem e na literatura que discorre sobre esses conceitos.

Para alguns estudiosos, as empresas transnacionais possuem interesses próprios em cada um de seus locais de atuação, enquanto as multinacionais buscam sempre seguir os princípios da matriz.

Com isso, pode-se considerar que as empresas transnacionais se adequam mais aos países de atuação, podendo ter diferentes culturas organizacionais em cada um deles. Já as multinacionais possuem mais foco em uma única diretriz.

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Exemplos de Empresas Transnacionais 

Claro que ao pensar em empresas transnacionais, logo vem à mente nomes famosos que tem como países de origem locais como Estados Unidos e Europa. Afinal, com certeza marcas como Coca-Cola, Apple, Puma, Nike e McDonald's são exemplos óbvios de sucesso global.

No entanto, com o passar do tempo, países emergentes também vem lançando suas empresas para o mundo e fazendo com que elas se tornem transnacionais. O Brasil, por exemplo, conta com nomes como:

Petrobras

A empresa de economia mista que produz combustíveis se tornou um exemplo de corporação transnacional, afinal, sua atuação ultrapassou o nível regional ao fazer a integração com outros países da América do Sul( Bolívia e Argentina).

Vale

A instituição é referência em mineração de ferro e de níquel. A Vale se tornou uma empresa transnacional aos poucos, após sua privatização foi construído um bom network com outros países. Como consequência, hoje ela opera em dezenas de países nos cinco continentes.

Embraer

A organização é referência mundial na fabricação e desenvolvimento de aviões. A sua expansão para o mercado internacional começou a se desenvolver ao formar parcerias com empresas do mundo todo.

Além disso, devido à complexidade de seu produto, sua mão de obra intelectual sempre foi muito qualificada (engenheiros formados no ITA) e isso sempre foi destaque diante do mercado.

Tigre

A Tigre é uma empresa com alto padrão de qualidade na produção de fabricação e manufaturade plásticos para os materiais de construção.

Os primeiros passos para a internacionalização ocorreram na América Larina, com a constituição da Tubopar, no Paraguai em 1977. E depois com a instalação de uma unidade na Argentina em 1992.

Atualmente possui operações no Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Bolívia, Equador, Peru, Estados Unidos, Paraguai e Uruguai.

Gerdau

A Gerdau é uma organização entre as líderes mundiais em produção de aço. Em 2005, querendo expandir seus negócios, o empresário Jorge Gerdau decidiu investir num modelo de negócio global.

Inicialmente, a estratégia de crescimento focou as Américas e quando o plano deu certo passaram a investir em países como Rússia, Ucrânia, Índia e China.


Agora que você sabe que é possível que até países emergentes desenvolvam empresas transnacionais, entenda quais são as formas que elas possuem de internacionalizar!

Multinacionais brasileiras que estão se expandindo para o exterior

Segundo o estudo realizado em 2020 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a participação das multinacionais brasileiras nas exportações totais do Brasil passou para 24% no ano de 2019. No entanto, com a pandemia, esse fluxo de expansão para o exterior recuou.

Com as possíveis mudanças e previsão de melhora nesse momento pós-pandemia, as multinacionais brasileiras voltaram a planejar seu investimento internacional. Algumas delas são:

  • Ambev: uma das maiores cervejarias do mundo, com operações em mais de 14 países da América Latina, Europa e Ásia. A expansão internacional começou em 1994, quando a Brahma passou a operar na Argentina, Paraguai e Venezuela.
  • Grupo JBS: abrangendo marcas como Leco, Vigor e Friboi, a companhia investe em inovação e é uma das maiores empresas de processamento de carne do mundo. As operações incluem mais de 20 países, incluindo Argentina, Austrália, Estados Unidos e Reino Unido.
  • Havaianas:  presente em 80 países, a marca investiu em na transformação de sua plataforma global e já é referência no exterior.
  • Natura: empresa de cosméticos que é referência mundial, já opera em mais de 80 países. A marca expandiu para países como Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela, França e Estados Unidos.

Quais as vantagens das Empresas Transnacionais?

As empresas transnacionais possuem algumas vantagens diante dos outros negócios, afinal, são organizações com grande porte e que tem bastante dinheiro para aplicar.

Com o acesso a grandes recursos financeiros, essas empresas podem investir em tecnologias inovadoras. Além de ter um grande impacto nos países em que estão instaladas, melhorando diversos aspectos econômicos e de infraestrutura (energia elétrica, água e transportes).

Outra questão importante é a geração de emprego e oferta de vagas com salários superiores ao mercado local.

Devido a esses aprimoramentos no ambiente em que estão atuando e as oportunidades que elas geram, existe um incentivo para que elas permaneçam nos países. Como consequência, elas conseguem se consolidar internacionalmente e continuam gerando ainda mais lucros.

Como internacionalizar uma empresa? 

Uma empresa pode ser considerada internacional de acordo com várias das atividades exercidas no dia a dia. Após o final do século XIX e o início da Segunda Guerra Mundial, essas classificações puderam ser ainda mais vastas.

Isso significa que, atualmente, uma organização pode exportar e ser considerada global, assim como pode também ter filiais em diversos países e ter a mesma característica.

Pensando nisso, separamos algumas das formas mais comuns de internacionalização que levam empresas transnacionais a serem conhecidas por todo o mundo. Confira!

1. Exportação

Como já foi dito, exportar é uma das maneiras mais comuns quando o assunto é internacionalização de empresas. Afinal, essa prática faz com que os seus produtos e serviços cheguem aos mais diversos lugares do planeta.

2. Franquias

A internacionalização por franquias é um dos modelos utilizados por grandes empresas transnacionais. Para entender essa forma, basta pensar na rede de fast food McDonald's.

A organização passou a replicar o seu modelo de negócio por todo o mundo, capacitando empreendedores com as características mais importantes para o sucesso da rede.

Esse é um modelo que exige altos níveis de padronização de processos para que não haja perda de qualidade.

3. Filiais

Outra forma muito trivial de internacionalização de empresas tradicionais é através do investimento direto, ou seja, a criação de filiais. Nesse modelo, a própria organização comanda a abertura de negócios em outros locais.

Normalmente, a empresa que atua com essa frente busca países emergentes e países em desenvolvimento para instalar suas novas instalações.

Isso acontece pois, em geral, esses são locais com mão de obra barata, que reduzem o custo de meios de transporte e além disso contam com potenciais mercados consumidores.

4. Joint ventures

Mais uma estratégia utilizada para internacionalização de empresas é o joint venture. Essa é uma prática desenvolvida através de parcerias, nas quais o principal foco é promover dois ou mais empreendimentos.

Essa união faz com que uma organização possa utilizar os mesmos meios de distribuição, produção e até mesmo o know how de outra acerca de um mercado-alvo.

Normalmente, o joint venture faz sentido para empresas transnacionais que buscam expandir seus negócios de forma mais eficiente e para isso trocam experiências.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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