O que é o empreendedor do futuro?
Como o empreendedor do futuro se relaciona ao empreendedorismo 4.0?
As principais características do empreendedor do futuro

Conheça agora 20 características que um empreendedor do futuro possui!

Descubra nesse artigo quais são as 20 principais características do empreendedor do futuro e como você pode adquiri-las para se preparar para o mundo dos negócios.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça agora 20 características que um empreendedor do futuro possui!

Que o empreendedor precisa identificar oportunidades não é novidade para ninguém. Afinal, ter o próprio negócio exige uma visão inovadora para que o sucesso seja alcançado. Porém, para possuir o perfil ideal, ter algumas características de um empreendedor de sucesso se torna essencial.

Ter consciência de que a melhora contínua do seu negócio é fruto também do seu desenvolvimento é o primeiro passo para que você se destaque nas suas áreas de atuação.

Pensando nisso, esse artigo foi criado para te ajudar a entender melhor quais são as características do empreendedor do futuro e dar ideias para que você consiga desenvolvê-las desde já. Para isso, confira:

●     O que é o empreendedor do futuro?;

●     Como o empreendedor do futuro se relaciona ao empreendedorismo 4.0?;

●     As principais características do empreendedor do futuro.

O que é o empreendedor do futuro?

O empreendedor do futuro se diferencia dos demais devido ao fato de conseguir prever situações e acompanhar as mudanças e tendências do mercado. Um exemplo disso, é a Kodak. Mesmo tendo em mãos a tecnologia para lançar a máquina digital, os seus gestores acreditavam que revelar fotos nunca deixaria de ser um hábito das pessoas.

Analisando esse caso, é fácil entender que não havia ali uma visão global sobre as mudanças do mercado e por isso a empresa veio à falência. Na contramão tem-se  a empresa Natura. Mesmo antes das questões ambientais estarem tão em voga, a marca já se posicionou com valores, se tornando uma referência no nicho da beleza.

Com isso, nota-se que o empreendedor do futuro consegue enxergar no dia a dia as mudanças, mesmo que sutis, dos comportamentos do seu público-alvo. Fazendo com que o seu negócio consiga se destacar nessas novas demandas.

Como o empreendedor do futuro se relaciona ao empreendedorismo 4.0?

As habilidades e comportamentos do futuro são vistas como características de um empreendedor de sucesso. Afinal, o conjunto desses quesitos é capaz de fazer com que um negócio se destaque frente às tendências do mercado.

E por falar em perspectivas, a tecnologia é uma característica fundamental dos novos mercados. Por isso, o empreendedor do futuro deve se atentar ao empreendedorismo 4.0.

Por se tratar de uma nova era do mercado de trabalho, suas demandas podem ser desenvolvidas com muita agilidade. Assim, os consumidores passam a ser cada vez mais exigentes e quem não se atentar a essas mudanças poderá não ter tempo para acompanhá-las.

É hora de colocar em prática sua própria história e aprender a gerenciar os riscos de ser empreendedor com o nosso Kit de Empreendedorismo!

Segundo dados do Sebrae, são mais de 11 milhões de empreendedores no Brasil. Com toda essa quantidade de pessoas se jogando no mundo dos negócios, é preciso garantir que a sua empresa tenha qualidade, uma boa gestão e um diferencial para realmente se destacar no mercado.

Baixe agora o seu Kit de Empreendedorismo tenha acesso a materiais exclusivos que vão te ajudar a se planejar e fazer uma gestão eficaz que desenvolva resultados!

kit empreendedorismo

As principais características do empreendedor do futuro

Agora que você já está por dentro de toda a importância que as habilidades do empreendedor do futuro podem ter no que diz respeito ao sucesso de um negócio, é hora de aprofundar e descobrir como você pode desenvolver essas características tão importantes.

Para isso, confira abaixo a lista das 20 principais características do empreendedor do futuro.

1. Pensar fora da caixa

Pensar fora da caixa é uma das habilidades mais requisitadas dos empreendedores do futuro. Afinal, eles estão inseridos no mesmo ambiente que toda a população, no entanto conseguem ler as situações de uma forma diferente e detectar oportunidades de resolver problemas mais facilmente.

2. Liderança situacional

Além de pensar fora da caixa, o empreendedor do futuro também deve se dedicar a melhorar a sua liderança situacional. Isso significa que ele terá que saber moldar a sua postura e seu modo de agir frente a cada uma das situações.

Essa habilidade é fundamental quando o assunto é a formação de uma boa equipe. O empreendedor deve ser um líder que consegue inspirar diferentes pessoas e incentivar que elas deem o melhor de si para que o negócio alcance o sucesso.

3. Relacionamento interpessoal

O sucesso de um negócio também depende das relações que o empreendedor do futuro cria durante a sua trajetória. Por isso, é muito importante que ele desenvolva o relacionamento interpessoal de maneira a conquistar seus clientes, ter boas relações com fornecedores, por exemplo.

Além disso, ter networking com pessoas chave para que o negócio se desenvolva. Clubes de empreendedorismo, LinkedIn, reuniões e eventos sobre negócios são boas maneiras de encontrar pessoas para se conectar.

4. Inteligência emocional

Mais do que uma habilidade de todos os profissionais do futuro, a inteligência emocional também é imprescindível quando se pensa em empreendedores. Afinal, a jornada desse tipo de carreira nem sempre é linear e muitos obstáculos aparecem.

Ter inteligência emocional faz com que os empreendedores consigam manter o equilíbrio mesmo em tempos incertos, fazendo com que a persistência se mantenha para alcançar os seus objetivos.

5. Pensamento crítico

Você com certeza já deve ter se deparado com pessoas que se apegam tanto às suas ideias que não conseguem enxergar quais são os defeitos delas. Diante disso, uma das habilidades mais importantes para o empreendedor do futuro é realmente ter pensamento crítico para ser capaz de identificar pontos de melhoria nas suas soluções para o mercado.

6. Empatia

Não se pode negar que a empatia deve nortear todos os planos e ações do empreendedor do futuro. Afinal, apenas com essa habilidade ele será capaz de se colocar no lugar do seu público-alvo e entender realmente quais são as suas dores e como é possível melhorar a experiência oferecida a ele, por exemplo.

7. Organização

Outro ponto que chama a atenção quando tratamos de características do empreendedor do futuro é o quesito organização. Muitas pessoas começam a colocar em prática o seu próprio negócio mas não se importam em planejar os passos e ações que serão tomadas.

Sendo assim, é comum que eles se percam pela falta de organização e passem a enfrentar graves problemas por causa disso. Um dos exemplos mais comuns no Brasil é a falta de planejamento financeiro.

8. Proatividade

Em qualquer mercado de trabalho a proatividade e a expressão "colocar a mão na massa" são muito valorizadas. No empreendedorismo não é diferente! Nesse ramo ter a atitude de dar o primeiro passo e não deixar para depois é uma das grandes diferenças entre aqueles que alcançam o sucesso e os que ficam estagnados.

9. Produtividade

É muito como que os empreendedores do futuro acumulem diversas tarefas e tenham que ser assertivos nas suas execuções. Afinal, ter retrabalho muitas vezes significa perda de tempo. Por isso, a produtividade também é uma habilidade muito importante para eles.

10. Propensão ao risco

Uma das características de um empreendedor de sucesso está ligada a vontade de assumir riscos, ousar nos negócios e, mais do que isso, fazer com que isso seja feito através de um equilíbrio empresarial. Inovar pode ser um desafio, mas também é uma maneira de mostrar diferenciais e alcançar o sucesso.

11. Busca por aperfeiçoamento

Um dos principais desafios dos empreendedores é se manter sempre atualizado nas novidades de mercado. Por isso, dessas características, a busca pelo aperfeiçoamento constante se mostra como uma das principais.

Buscar conteúdos em redes sociais, participar de eventos, investir em cursos podem ser boas maneiras de ampliar a visão e traçar planos de ação que contemplem as novidades do mercado e também torne os pontos de melhoria pessoal em habilidades desenvolvidas.

12. Foco no digital

O empreendedor deve cada vez mais focar em levar o seu negócio para qualquer lugar do mundo e utilizar as tecnologias disponíveis para isso. Por mais que o foco seja em um estabelecimento físico, atualmente pode-se desenvolver serviços que transcendem as barreiras geográficas.

Um exemplo são as padarias que possuem contas em redes sociais. Mostrando o trabalho, pode ser fácil conseguir pessoas que acompanhem a fabricação de pães artesanais e busquem cursos online para melhorar os produtos que oferecem. Sendo assim, mesmo em um ramo presencial, é possível ter a expansão para o digital.

13. Aprendem com os erros dos outros

Palestras sobre empreendedorismo são muito populares e a maior parte delas possui grandes fracassos. Ao se deparar com essas lições de empreendedores de sucesso é necessário pensar criticamente e mapear o que pode ser extraído delas para que os desafios que você enfrenta sejam superados mais facilmente.

14. Persuasão

Um empreendedor do futuro sabe vender as suas ideias e tem a persuasão como característica dominante. Essa é importante nas relações com clientes, fornecedores, colaboradores e até mesmo investidores.

15. Autoridade

Quando você pensa em um treinador de vôlei, com certeza o famoso Bernardinho vem a sua cabeça. Essa associação à área de atuação também é algo procurado nos empreendedores do futuro. Afinal, eles sempre buscam ser autoridade no seu ramo de negócio.

16. Trabalho em equipe

O empreendedor do futuro sabe que o sucesso da sua empresa depende também da sua equipe. E por isso, ele coloca os seus colaboradores como ponto chave das ações do dia a dia e busca manter uma relação de liderança inspiradora.

17. Adaptabilidade

Para falar de adaptabilidade, nada melhor do que trazer o exemplo da pandemia. Apesar desse cenário muito desafiador, muitos empreendedores se mostraram ágeis nas mudanças de atividades e focos. Por isso, essa continuará sendo uma característica muito importante quando o assunto é o que se espera dos profissionais e donos de negócio do futuro.

18. Inovação e criatividade

A inovação é o grande desafio dos empreendedores do futuro. Assim, uma das habilidades mais requisitadas deles é a criatividade. Com ela, é possível resolver problemas complexos com ações simples.

19. Foco no cliente

O principal propósito do empreendedor do futuro é resolver os problemas e demandas do cliente, por isso ele é o centro de todas as decisões e melhorias. Para isso, pesquisas para coletar insumos das suas percepções sempre serão base para as novas propostas do negócio.

20. Atenção aos detalhes

Você já reparou que existem pessoas que se destacam por oferecer uma melhor experiência para o seu cliente? Essa é uma das características do empreendedor do futuro. Mais do que resolver problemas do seu público-alvo, ele também busca fazer isso de uma forma prazerosa para ele. Essa é uma das chaves para a fidelização.

Que a Pesquisa de Mercado é uma estratégia importante para que se obtenha informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar você já sabe. Mas você sabe como organizar uma Planilha de Pesquisa de Mercado?

Se a sua resposta a pergunta anterior foi não, nós temos a solução para você: Download gratuito da Planilha de Pesquisa de Mercado!

Não perca tempo, afinal quanto maior o conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor será o desempenho do empreendimento.

Aproveite essa oportunidade e baixe agora mesmo sua Planilha de Pesquisa de Mercado!

Pesquisa de mercado

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Avaliacao De Segmentacao De Mercado

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.