O que um profissional SDR faz?
Onde o profissional SDR se encaixa no Inside Sales?
Qual a importância de um profissional SDR para o Inside Sales?
Como a pré-venda impacta o Inside Sales?
Quais as vantagens de ter um profissional SDR no time de Inside Sales?
Quer alavancar suas vendas?

SDR: a profissão em ascensão no setor de vendas e marketing.

Entenda o papel do SDR (Sales Development Representative) no processo de vendas e como essa profissão está ganhando destaque no setor de vendas e marketing.

Beatriz Landmann
Por: Beatriz Landmann
SDR: a profissão em ascensão no setor de vendas e marketing.

Ter uma equipe de profissionais treinados e atualizados sobre estratégias de vendas no mercado de trabalho é um grande diferencial para os seus negócios se manterem em alta.

Aliás, que as estratégias de vendas evoluíram com o tempo todos nós sabemos. Mas, você sabia que os profissionais SDR podem alavancar as suas vendas no Inside Sales? É sobre isso que nós iremos conversar.

Para te ajudar, esse artigo contará com os seguintes tópicos:

  • O que um profissional SDR faz?;
  • Onde o profissional SDR se encaixa no Inside Sales?;
  • Qual a importância de um profissional SDR para o Inside Sales?;
  • Como a pré-venda impacta o Inside Sales?;
  • Quais são as vantagens de ter um profissional SDR no Inside Sales?;

Agora, vamos entrar no mundo dos negócios para descobrir o que um SDR faz e como pode impactar de forma positiva o Inside Sales. Vamos lá!

O que um profissional SDR faz?

O profissional SDR, ou também conhecido como Sales Development Representative, é responsável pela pesquisa de perfis dos clientes da empresa.

Esse processo ocorre logo no início do funil de vendas através da lista de leads fornecida pelo Inbound Marketing.

O SDR, em primeiro momento, entra em contato com os possíveis clientes e faz a prospecção daqueles que possuem o Perfil de Cliente Ideal (PCI).

Na sequência, se o retorno for positivo, inicia-se o processo de pipeline de vendas. Por fim, o cliente é encaminhado para o time de Inside Sales.

Mas, e como esse profissional capta essas leads? Simples! O profissional SDR, após identificar o perfil de clientes que a empresa precisa e a devida estratégia de atração, entra em ação através de telefonemas e e-mails.

Esse processo do início do funil de vendas poderia ser substituído por mensagens automáticas, mas nos dias de hoje, a palavra-chave para uma boa venda é a humanização, então o SDR entra em campo e conversa com o cliente, visualizando a possibilidade da lead prosseguir na negociação.

Onde o profissional SDR se encaixa no Inside Sales?

O Inside Sales surgiu de uma evolução do Field Sales, pois conforme os anos passam, a tecnologia tem sido a maior aliada no mundo dos negócios.

E hoje, através da tecnologia, um bom SDR entende as dores e necessidades pelas quais a lead procura pela empresa.

Pela falta de qualificação, anteriormente muitos leads eram descartados.

Com o SDR, o trabalho de cinco ou mais vendedores foi substituído e qualificado para que, junto com a equipe de Inside Sales, a taxa de conversão seja maior e com um atendimento de qualidade.

De forma suscita, o SDR é responsável pela conversão de leads, enquanto o Inside Sales é responsável pela qualificação delas, tornando-os grandes aliados para aumentar as taxas de conversão.

Qual a importância de um profissional SDR para o Inside Sales?

O SDR é importante dentro de uma empresa independente da estratégia de venda utilizada. Então, agora iremos contextualizar a importância do profissional SDR para o Inside Sales, se liga só!

  • Captar novos leads: como já falamos, leads são muito importantes para o Inside Sales. Então, cabe ao SDR verificar a continuidade na negociação, ou a finalização dela já no início do funil de vendas.
  • Reduzir a taxa de churn: a taxa de churn é basicamente a taxa de cancelamento do seu negócio. Com o SDR essa taxa pode ser reduzida, pois desde o início do funil de vendas o profissional consegue visualizar os rumos da negociação com a lead.
  • Inteligência na definição do cliente: empresas precisam do SDR para definir o perfil do cliente ideal, sendo assim, esse profissional é responsável pela caracterização dessas leads e elaborar estratégias de conversão.

O SDR dentro do Inside Sales possui uma função bem definida, o que se torna vantajoso, pois o profissional sabe exatamente como e qual o caminho a percorrer.

Sendo assim, o SDR faz os disparos de prospecção de leads. Enquanto o Inside Sales dá sequência na negociação, já sabendo os pontos fortes e fracos da lead.

Como a pré-venda impacta o Inside Sales?

Eu poderia dizer de cara que a pré-venda do profissional SDR impacta positivamente o Inside Sales, mas vamos aos fatos!

Nem todo profissional está preparado para ser SDR e entrar para um time de Inside Sales. Então o primeiro passo para o sucesso é fornecer capacitação e treinamento para esse profissional.

Agora, iremos te contar os benefícios que a pré-venda realizada pelo profissional SDR traz para o time de Inside Sales, veja:

  • Agilidade no processo de negociação: o SDR faz parte do time de pré-vendas e assim, consegue converter rapidamente o lead para o time de Inside Sales, dando sequência na negociação.
  • Prospecção otimizada: quando o lead captado pelo SDR está pronto, o time de Inside Sales consegue seguir na estratégia para aumentar o seu número de leads e atingir novos patamares.
  • Custo: o custo-benefício em ter especialistas no seu time de Inside Sales é bem mais vantajoso do que ter diversas pessoas que sabem um pouco de todo o processo. Então, o investimento em um profissional SDR se dará posteriormente em retorno positivo para o seu fluxo de caixa. 

Quais as vantagens de ter um profissional SDR no time de Inside Sales?

O profissional SDR no time de Inside Sales traz diversos benefícios para a empresa. Nenhuma empresa sobrevive apenas esperando que os clientes o procurem.

Dessa forma, o profissional SDR segmenta seu público-alvo para a captação de novas leads.

Vale considerar também que as taxas de conversão aumentam, uma vez que o SDR coleta informações detalhadas da lead durante a prospecção.

A maior vantagem nisso tudo é o trabalho com alto volume de leads sem a necessidade de aumentar o time de vendas. Legal, né?

Lembre-se que SDR e Inside Sales com foco, determinação e capacitação trazem o melhor retorno para sua empresa: leads de sucesso.

Quer alavancar suas vendas?

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Beatriz Landmann

Beatriz Landmann

Grad. em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atuou como Diretora de Marketing na UTPrimers iGem Team e Assessora de Eventos no Projeto Vivenciando Engenharia no Ensino Médio - VEEM. Foi bolsista na DIREC-PG no projeto "Cabine Sanitizante no combate a Covid-19". Atua como Presidente no Centro Acadêmico de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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