Dicas para a volta à aulas
E aí, preparado?

Confira 3 dicas valiosas para conseguir voltar às aulas com tudo!

Veja algumas dicas para nessa volta às aulas você não repetir os mesmos erros de sempre.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Confira 3 dicas valiosas para conseguir voltar às aulas com tudo!

Toda volta à aulas é a mesma história. Nesse momento, nos levantamos bravamente e dizemos: nesse período as coisas serão diferentes! Vou me dedicar no início, nas primeiras provas!

E então, alguns meses depois lá estamos nós de novo, estudando como loucos para conseguir passar em todas as disciplinas. Então começamos a nos perguntar: como vencer esse mal que tanto nos aflige? Por que não conseguimos manter as promessas do começo do semestre?

Não comecem a chorar agora, meus caros leitores. Eu sei que a situação é dramática e desesperadora, mas agora é hora de nos apegarmos aos fatos. Devemos analisar os porquês desse ciclo vicioso ser uma constante para a maior parte dos estudantes.

Nesse artigo, tentarei te mostrar a luz no fim do túnel com a ajuda de algumas dicas para vencer a procrastinação e chegar no final do período tranquilo e sem desespero. Sei que não é tão emocionante quanto ter que salvar o semestre em uma semana, mas é o mais recomendado para sua sanidade mental.

Vamos lá?

Dicas para a volta à aulas

Agora vou mostrar para você algumas dicas para ter um ano excelente!

1. Avalie seu desempenho no período anterior

Como assim? Do que você está falando, Thiago? Calma aí, jovem, vou chegar lá. Independente do curso que você faça, agora é uma boa hora para fazer uma análise de dados.

Mas que dados são esses? Os dados do período passado, é claro!

Isso mesmo, esse é o momento para avaliar o que deu errado no período passado e entender porque você deixou tudo para a última hora.

Tente-se lembrar das festas que você foi quando deveria ter ficado estudando, do tempo desperdiçado no Instagram, Facebook e WhatsApp, e que no final das contas não mudou nada na sua vida. Posso estar parecendo seus pais agora, mas você sabe que é verdade. Mas tenho uma dica para você, confira a seguir.

Aplicativos que irão te ajudar

Um bom meio de resolver isso, ou pelo menos se dar conta do tempo que você gasta com seu smartphone, é por meio do aplicativo Quality Time, que mede quanto tempo você gasta com cada app em seu celular, além de ser possível definir um alerta por tempo de uso e algumas outras funções.

A questão é que não somente eu faço uso desse app, mas também outros colunistas desse blog, como Leonardo Rodrigues que, de acordo com suas próprias palavras "Esse app me deixou com peso na consciência, pois pude perceber o tempo que perdi com coisas inúteis".

Infelizmente, o aplicativo só está disponível para Android, mas existem alternativas semelhantes para iOS, como o aplicativo Freedom, por exemplo.

Voltando à volta à aulas, já analisamos os dados. Então, o que fazer agora? Vamos ao próximo tópico.

2. Faça um planejamento

Planejar! Essa é uma palavra que causa arrepios a muita gente, inclusive em mim. Afinal de contas, planejar exige dedicação e gasto de tempo, além de não ser nada divertido. Todavia, o planejamento é essencial para qualquer projeto, sendo a etapa mais importante do ciclo PDCA, por exemplo.

Mas projeto? Como assim projeto? O projeto "Passar de período ileso".

Diversão à parte, é preciso encarar esse projeto com seriedade e dedicação. Mas para que haja sucesso, é necessário planejar.

Ao montar sua grade de horários, já programe sua rotina de estudos. Aqui é a hora de delegar sua atenção. Você sabe do que estou falando, certo? Isso aí mesmo, trata-se de ponderar quais são as disciplinas que exigirão maior atenção e cuidado da sua parte.

E para te dar uma mão nisso, quero oferecer para você o Kit de Trabalhos Acadêmicos. Nesse kit você encontrará 3 materiais para te ajudar na hora de fazer os seus trabalhos da faculdade: um eBook com um manual para você escrever seu TCC, um Modelo de TCC e um Modelo de Artigo Científico.

Dessa maneira, você conseguirá economizar tempo e focar em outras atividades.

Baixe agora e otimize seu tempo nos estudos!

Kit de trabalhos acadêmicos


Para aqueles que trabalham ou fazem estágio, conciliar a vida profissional e acadêmica pode ser bem complicado, por isso, nesse caso é ainda mais importante saber gerenciar bem seu tempo disponível para os estudos. Vale notar, inclusive, que essa habilidade é muito necessária no mercado de trabalho.

Para fazer esse planejamento, você pode utilizar o Excel para montar uma tabela com seus horários e definindo quais serão suas horas dedicadas de estudo para cada disciplina, além de poder conciliar com outras atividades da sua rotina, como momentos de lazer, por exemplo.

Portanto, é com um bom planejamento que você conseguirá.

3. Não deixe tudo para a última hora

Esse conselho é o grande tabu do universitário. Procrastinar é muito mais fácil e agradável, afinal por que se preocupar com algo que ainda tem um mês para ser feito, não é mesmo? Podemos concluir que: o "eu" de amanhã estará mais experiente que o "eu" de hoje, logo mais capacitado para a tarefa.

NÃO FAÇA ISSO!

Fuja dessa doce tentação de postergar as tarefas, os estudos e seus compromissos. Ninguém está dizendo para ignorar sua vida pessoal, seus amigos e família. Não, não é isso.

Até porque momentos de lazer são essenciais para seu corpo e sua mente se recuperarem da desgastante rotina da faculdade. Você precisa recarregar suas baterias para poder continuar funcionando de forma adequada.

O ponto é: ao invés de se sobrecarregar com um monte de matéria para estudar ou projetos para fazer em alguns dias, por que não fazer um pouco cada dia com antecedência? Não custa tentar, não é mesmo?

Deixar para a última hora te deixará desanimado, o que resulta em um desempenho ruim e irregular, que por sua vez te obriga a estudar como louco, perdendo noites de sono. A combinação desses fatores, além de prejudicar seu desempenho, afetarão na sua saúde, gerando um ciclo vicioso que parece não ter fim.

E aí, preparado?

Depois dessas dicas, eu te pergunto: está disposto a mudar seus hábitos para conseguir cumprir as promessas feitas nessa volta à aulas? Tente seguir cada uma delas com determinação, porque elas são válidas e trarão o resultado desejado.

Tudo é uma questão de rotina, de transformar uma atividade em hábito.

Como você deve ter percebido ao longo do texto, o importante é que haja uma mudança de mentalidade, pois só assim que você conseguirá aplicar essas dicas e transformá-las em hábitos duradouros.

Mas para te dar um empurrãozinho a mais, tenho uma dica de ouro: nosso Curso de Gestão do Tempo e Produtividade Profissional!

No contexto atual, quem desenvolve métodos e controles que possibilitem conciliar interesses profissionais e viabilizar a execução de seus planos está sempre inúmeros passos à frente da concorrência.

Por isso, a partir de lições que tratam desde fundamentos básicos e da importância do autoconhecimento até ferramentas práticas para você gerenciar melhor o seu tempo, este curso te capacitará a se tornar mais produtivo, delegando tarefas e lidando com imprevistos de maneira eficiente e eficaz!

Então não perca tempo e se inscreva agora!

Curso gestão do tempo e produtividade! Se inscreva!


Agora que estamos entendidos, gostaria de saber sua opinião nos comentários. Diz aí o que achou deste artigo e se você tem alguma dica a mais.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Trabalhos Academicos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.