O que faz um Analista Comercial?
O que estuda um Analista Comercial?
Áreas de atuação de um Analista Comercial
Habilidades de um Analista Comercial
Qual o salário de um Analista Comercial?
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Descubra aqui a trajetória de carreira de um Analista Comercial!

Os Analistas Comerciais são fundamentais para empresas de diversos setores. Por isso, você precisa entender mais sobre essa função para aproveitar oportunidades no mercado de trabalho!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra aqui a trajetória de carreira de um Analista Comercial!

Muitas empresas possuem vagas de analista comercial e por isso essa é uma das portas de entrada para o mercado de trabalho. Porém, é comum que essas funções mudem de empresa para empresa ou os candidatos não saibam como se preparar para ocupar essa posição.

Por isso, inicialmente, é fundamental entender a fundo sobre as atividades, skills e também exigências de um analista comercial. Assim, você entrará nos processos seletivos já com um histórico de desenvolvimento das habilidades e dos conhecimentos necessários.

Sendo assim, preparamos um conteúdo completo que te mostrará como dar os primeiros passos nessa jornada. Aqui você irá conferir tudo o que precisa saber sobre o assunto através dos seguintes pontos:

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O que faz um Analista Comercial?

O cargo de analista comercial pertence à área de vendas das empresas. Por isso, em geral, as suas funções giram em torno da responsabilidade de analisar dados e informações relevantes para o desenvolvimento de estratégias comerciais.

Ou seja, a finalidade do trabalho é pensar e executar ações que possam impulsionar o aumento das vendas e, consequentemente, os lucros da organização.

Para isso, algumas funções se destacam. Entre elas estão:

  • Realização estudos e análises de mercado a fim de identificar oportunidades e ameaças para o negócio;
  •  Elaboração de planos e estratégias de vendas, incluindo a definição de metas e objetivos a serem alcançados com a execução de cada um deles;
  • Acompanhamento do desempenho das vendas através de diversos indicadores, como por exemplo: faturamento, volume de vendas e margem de lucro;
  • Elaboração de estratégias para fidelização de clientes e aumento das vendas;
  • Desenvolvimento e manutenção do relacionamento com clientes, acompanhando as suas necessidades e oferecendo soluções que atendam às suas expectativas;
  • Análise e gerenciamento da carteira de clientes a fim de prospectar e incrementar o número de pessoas ou empresas atendidas;
  • Elaboração de relatórios e apresentações de resultados para stakeholders.

Como você pôde notar, as funções de um analista comercial podem ser variadas. Inclusive, pois dentro dessa função é possível encontrar diferentes níveis, como vagas para profissionais juniores, plenos e seniores.

Sendo assim, as responsabilidades e exigências também variam de acordo com a experiência do colaborador.

Mas, você já se perguntou o que é necessário estudar para ser um analista comercial? Não se preocupe, abaixo você vai entender em detalhes!

O que estuda um Analista Comercial?

Diferentes de áreas como advocacia, contabilidade e medicina, para ser um assistente comercial existem inúmeras possibilidades de formação acadêmica. No entanto, algumas áreas se destacam. Como por exemplo:

  • Administração;
  • Economia;
  • Marketing;
  • Comunicação.

No entanto, pessoas com outros cursos superiores também conseguem oportunidades nesse mercado. Principalmente, se destacarem em skills como: análise de dados, técnicas de vendas, negociação, marketing, gestão de projetos e comunicação.

Além disso, há também cursos de pós-graduação que permitem a especialização em vendas. Em geral, eles abordam temas voltados para gestão, marketing, negociação e estratégia comercial.

Por isso, muitos profissionais enxergam nesse caminho uma forma de entrar no mercado de trabalho e também crescer dentro das organizações. Afinal, não há muitas barreiras de entrada na profissão e há inúmeras possibilidades de aprimorar as habilidades.

Agora que você já sabe os conhecimentos que deve adquirir para se tornar um analista comercial, é hora de entender quais os diferentes setores da economia há oportunidades para essa função. Vamos lá?

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Áreas de atuação de um Analista Comercial

Como você já sabe, o analista comercial é um profissional que trabalha no planejamento e execução de estratégias de vendas e marketing de uma empresa. No entanto, as áreas de atuação podem variar de acordo com o setor em que a empresa está inserida, mas de modo geral, um analista comercial pode atuar em:

Varejo

Em empresas de varejo, o analista comercial pode ser responsável por planejar e executar estratégias de vendas para produtos ou serviços oferecidos pela empresa, definindo metas, identificando oportunidades de mercado, elaborando campanhas de marketing que garantam o sucesso das vendas.

Tecnologia da informação:

Em tecnologia da informação, o analista comercial pode atuar em empresas de software, hardware, consultoria de TI, entre outras, com funções como:

  • Identificar oportunidades de negócios;
  • Desenvolver soluções personalizadas para clientes;
  • Gerenciar projetos.

Indústria

Já na indústria, o cargo de analista comercial pode exigir que os profissionais foquem em desenvolver estratégias de vendas, gerenciar relacionamento com clientes e fornecedores, identificar oportunidades de mercado, entre outras atividades.

Vale lembrar que dentro do setor industrial podem existir empresas de diversos segmentos, como alimentos, automotivo e eletrônico. Por isso, algumas habilidades podem ser demandadas de maneira específica devido ao funcionamento daquele nicho.

Telecomunicações

No setor de telecomunicações, o analista comercial pode atuar em empresas de telefonia, TV por assinatura e internet, por exemplo.

Nesse ramo as principais funções são:

  • Desenvolver estratégias de vendas;
  •  Identificar e aproveitar oportunidades de negócios;
  •  Gerir o relacionamento com clientes;
  •  Negociar contratos.

Consultoria de inteligência de mercado

Na área da consultoria, o analista comercial pode ser responsável por analisar dados e informações de mercado para identificar oportunidades de negócios, monitorar a concorrência e desenvolver estratégias para se destacar no mercado.

Sendo assim, com a análise de todo o histórico e o conhecimento acerca do mercado, o analista comercial será capaz de auxiliar no desenvolvimento de novos negócios, identificando oportunidades de expansão da empresa e coordenando projetos para ampliar a atuação da companhia em novos nichos ou segmentos.

Além disso, também será capaz de fornecer mais automatizações, como a otimização do processo de vendase da gestão de contratos.

Independentemente do setor em que atua, o analista comercial deve ter habilidades específicas. Para que você conheça as mais importantes, confira o tópico a seguir!

Habilidades de um Analista Comercial

Um analista comercial é normalmente um profissional muito completo. Afinal, ele precisa ter uma série de habilidades e competências para desempenhar bem suas atividades e alcançar bons resultados para a empresa.

Dentre essas skills, é possível destacar pontos mais técnicos e também mais voltados para o comportamental. Por isso, separamos as principais habilidades necessárias em ambas as vertentes. Confira:

Conhecimento em vendas

A primeira, e talvez mais importante, habilidade para um analista comercial é voltada para vendas. O conhecimento em técnicas de negociação, processos comerciais, gestão de equipes, relacionamento com clientes e bom atendimento são algumas das formas de se destacar nessa vertente.

Habilidade analítica

Dentre as atividades desenvolvidas por analistas comerciais estão as voltadas para análise de dados e construção de estratégias para melhorar o relacionamento com o cliente, aumentar os negócios e estruturar o processo de vendas.

Por isso, a habilidade analítica é fundamental. Com ela, será possível identificar tendências e oportunidades, bem como avaliar a performance da companhia. E, com isso, traçar e executar planos de ação assertivos.

Habilidade de negociação

Ser um bom negociador é essencial para se destacar no cargo de analista comercial. Por isso, estudar essas técnicas de prospecção de clientes, de acordos com comerciais, relação com fornecedores e parceiros de negócios é fundamental.

Enfim, todas as skills que embasam e possibilitem o aprimoramento da inteligência comercial da empresa.

Comunicação

Saber interagir e criar relações com todos os tipos de clientes, fornecedores e stakeholders é essencial. Por isso, uma boa comunicação pode facilitar muito esses processos.

Nesse âmbito, é preciso ser capaz de se expressar bem tanto oralmente quanto por escrito, e de se relacionar bem com clientes e fornecedores, bem como trabalhar em conjunto com a equipe.

Trabalho em equipe

Como você já sabe, existem diversos níveis de senioridade dentro da função de analista comercial. Mas, uma coisa que há em comum entre todos eles, é o trabalho em equipe.

Seja como gestor ou como colaborador, muitas vezes as atividades desse cargo envolvem coordenar esforços com outras áreas da empresa, como marketing, finanças, produção e logística.

Inclusive, recomendamos que você também confira o conteúdo sobre os motivos de fazer o curso de formacao de um time comercial.

Visão estratégica

Visto que os analistas comerciais são pessoas que estarão diretamente em contato com os stakeholders, ter uma visão estratégica é essencial.

Dado essa possibilidade de identificar pontos de ineficiência e propor melhorias, a capacidade de desenvolver planos e estratégias de vendas pode ser de grande valia para que a empresa consiga atingir seus objetivos e aumentar as suas vendas.

Para complementar e aprofundar nessa habilidade, uma possibilidade é realizar custos de gestão, principalmente os voltados para tecnologia e inovação.

Proatividade

A proatividade também é um ponto que pode fazer com que alguém seja um analista comercial de sucesso. Essa é uma característica de quem busca constantemente novas oportunidades de negócios, avalia tendências de mercado e identifica formas de melhorar a performance de vendas da empresa.

Ou seja, de comportamentos que tendem a fazer com que o profissional atinja metas de vendas e se torne uma referência para toda a organização.

Organização

Tudo que faz um analista comercial envolve também a organização. Como as atividades desse cargo demandam a análise de grandes volumes de dados e informações, é fundamental que a pessoa siga métodos e cumpra rotinas de acompanhamentos.

Dessa forma, será possível construir relatórios históricos capazes de identificar os efeitos de cada plano de ação ou estratégia da companhia, bem como quais ferramentas funcionam com cada cliente.

Como você já sabe cada empresa pode demandar diferentes características do profissional, mas em geral, essas são as habilidades mais requisitadas.

Vale ressaltar que você deve sempre se atualizar em relação às tendências, novidades e informações do setor em que atua.

Qual o salário de um Analista Comercial?

O salário de um analista comercial pode variar bastante de acordo com diversos fatores, como porte da empresa, segmento de atuação, região, nível de senioridade e experiência do profissional.

De acordo com a plataforma de empregos Vagas, o salário médio inicial para o cargo é de R $2.446,00, enquanto níveis mais seniores podem vir a receber até R $4.245,00. De maneira geral, a média salarial no Brasil é de R $3.169,00 para o cargo de analista comercial.

No entanto, esses números levam em consideração apenas a remuneração fixa e nessa função é comum que haja também variável, como comissões ou bonificações, dependendo do desempenho em vendas e de metas estabelecidas.

Além disso, é importante lembrar que esses valores são apenas uma referência e podem variar bastante de acordo com cada empresa, localidade e setor de atuação. Por isso, o ideal é pesquisar também detalhes específicos das vagas que você está se candidatando.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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