O que é cadeia de valor?
Quais são as atividades principais da cadeia de valor?
3 benefícios da cadeia de valor
Qual é a relação entre a cadeia de suprimentos e a cadeia de valor?
Entendeu tudo sobre a cadeia de valor?

Saiba o que é a cadeia de valor e qual é a sua finalidade

Descubra o que é a cadeia de valor, seus benefícios e principais atividades e como ela se relaciona com a cadeia de suprimentos.

Tatiana Prado
Por: Tatiana Prado
Saiba o que é a cadeia de valor e qual é a sua finalidade

Você já ouviu falar sobre cadeia de valor? Quando nós decompomos uma organização em suas atividades estratégicas, torna-se possível analisar e diferenciar cada atividade com base em seu valor.


Essa análise é fundamental para a análise do planejamento e controle da produção de uma indústria e você vai entender o porquê através dos seguintes tópicos que esse artigo vai abordar:

  • O que é cadeia de valor?
  • Quais são as atividades principais da cadeia de valor?
  • 3 benefícios da cadeia de valor
  • Qual é a relação entre a cadeia de suprimentos e a cadeia de valor?

Vamos lá?

O que é cadeia de valor?

A cadeia de valor, criada por Michael Porter, autor de diversos livros de estratégia e competitividade, abrange todos os processos de uma organização, desde a extração de matéria-prima até a distribuição do produto, se diferenciando da cadeia produtiva pelo conceito de valor atribuído por cada etapa. Ou seja, na cadeia de Valor de Porter, o que é evidenciado em cada processo são as atividades que a organização realiza para gerar valor aos clientes.


Dessa forma, a maneira como as atividades são realizadas determina os custos e afeta os lucros da empresa, fazendo com que a organizaçãotenha uma vantagem competitiva e, consequentemente, um crescimento econômico. Portanto, a cadeia de valor permite a compreensão e análise do fluxo de valor agregado a cada etapa e ao consumidor final. Essa ferramenta é amplamente utilizada por profissionais do Lean Seis Sigma, especialistas em otimizar processos e impulsionar o faturamento de empresas.

Quais são as atividades principais da cadeia de valor?

Como você viu, a cadeia de valor auxilia uma organização a analisar quais são as suas fontes de valor. A ferramenta é dividida em atividades primárias e atividades de apoio realizadas pela organização, como você vai ver a seguir.

Atividades Primárias

  • Logística interna ou de entrada: atividades relacionadas com recebimento de matéria-prima e insumos que serão posteriormente transformados no produto final;
  • Operações: maquinário, embalagens, manutenção de equipamentos, produção e todas as atividades de criação de valor que são envolvidas na transformação da matéria-prima no produto final;
  • Logística externa ou de saída: atividades relacionadas com a entrega dos produtos ou serviços aos clientes;
  • Marketing e vendas: processos utilizados para converter o lead e realizar a venda de produtos/serviços;
  • Serviço: processo que garante o sucesso do cliente e o pós vendas.

Atividades de apoio

  • Infraestrutura: atividades que inclui a gestão de processos uma maneira geral (área administrativa, financeira, contábil, etc);
  • Gestão de RH: atividades relacionadas à área de recursos humanos, como a admissão e treinamento de novos colaboradores;
  • Desenvolvimento tecnológico: investimentos em tecnologia para melhorar os processos produtivos da empresa;
  • Aquisição/compras: compra de insumos e de matéria-prima para fazer a empresa produzir e operar.

Atividades de apoio x atividades primárias

3 benefícios da cadeia de valor

Como você já viu, é por meio da cadeia de valor que um gestor consegue visualizar os custos e lucros de uma organização, o que pode ser muito benéfico para a estratégia de uma empresa. Mas não é só esse benefício que a análise da cadeia de valor traz, como você vai ver a seguir.

1. Identificação de processos que não agregam valor

A partir da análise da cadeia de valor, é possível visualizar todos os processos, incluindo os que não estão agregando valor à cadeia. Dessa forma, o gestor conseguirá reestruturar os processos, ou seja, rearranjar as atividades para que sejam realizadas de maneira ideal e a empresa conseguir gerar valor. Se os processos não gerarem o valor necessário para trazer lucros para a organização, não é viável continuar com eles.

2. Potencialização de processos que agregam valor

Da mesma forma que a cadeia de valor permite a identificação de processos que não geram valor, ela também permite a identificação dos que mais geram. A partir disso, é possível traçar planos e estratégias para potencializar essas atividades. Essas estratégias podem incluir tecnologias e inovações nos processos produtivos, para que a empresa tenha lucros e consiga ter a vantagem competitiva.

3. Auxílio no planejamento estratégico

A cadeia de valor é uma ferramenta essencial para o auxílio da construção e manutenção do planejamento estratégico da empresa. Isso porque, ter a ciência de processos que precisam ser reformulados e processos que precisam ser potencializados, facilita a elaboração de um plano futuro da empresa.

Qual é a relação entre a cadeia de suprimentos e a cadeia de valor?

Como nós sabemos, a cadeia de suprimentos se concentra no abastecimento e compra de matérias-primas, desde a produção até a distribuição do produto final. Além disso, seu principal objetivo é gerar a satisfação do cliente, atendendo a todos os seus requisitos.


Já a cadeia de valor se concentra em atividades de adição de valor nas atividades para alcançar o máximo valor para seus clientes.


Portanto, a principal diferença entre as duas cadeias é que a cadeia de suprimentos foca no acompanhamento do produto, em toda a linha de produção até o cliente e a cadeia de valor foca, a partir dos requisitos do cliente, em que os processos podem ser alterados para atenderem a ele.

Entendeu tudo sobre a cadeia de valor?

Toda empresa necessita gerenciar bem os seus processos de produção e recursos com um planejamento que gere redução dos custos da organização, melhoria na qualidade dos produtos, velocidade e confiabilidade das entregas, bem como a flexibilidade do processo produtivo.

Portanto, o domínio das práticas de PCP é essencial a qualquer profissional, independente do negócio ou produto que esteja realizando. Pensando nisso, desenvolvemos o curso Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção que te capacitará a:

  • Distinguir as etapas de um PCP.
  • Classificar o sistema produtivo de uma organização.
  • Avaliar os processos de uma empresa quanto aos objetivos de desempenho.
  • Relacionar a estratégia da organização com o planejamento da produção.
  • Entender os fatores críticos que influenciam a administração da produção
  1. Ficou interessado? Clique na imagem abaixo, utilize o cupom BLOG100 na página de Checkout e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção!

Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção

Tatiana Prado

Tatiana Prado

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.

 Logística 4.0: Você está conectado ao futuro?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Logística 4.0: Você Está Conectado Ao Futuro?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.