O que é o Desenvolvimento Pessoal?
Importância do Desenvolvimento Pessoal
Como investir em Desenvolvimento Pessoal?
Como estimular o Desenvolvimento Pessoal em sua equipe?
17 dicas de Desenvolvimento Pessoal
Comece agora mesmo o seu Desenvolvimento Pessoal!

Guia completo com 17 dicas valiosas para acelerar seu Desenvolvimento Pessoal

Saiba tudo sobre Desenvolvimento Pessoal e como se tornar a melhor versão de si e decole a sua carreira mesmo com as dicas preciosas deste artigo.

Walmor Machado
Por: Walmor Machado
Guia completo com 17 dicas valiosas para acelerar seu Desenvolvimento Pessoal

O Desenvolvimento Pessoal é um processo de aprendizado contínuo e gradual. É sobre investir em si mesmo, se capacitar e aprender a lidar com diversas situações. O desenvolvimento pessoal está diretamente ligado a uma melhor qualidade de vida, aumento das capacidades individuais e realização de metas pessoais e profissionais.

Se você está lendo este artigo é porque, provavelmente, tem interesse em se desenvolver pessoal e profissionalmente, certo? Isso já é um grande passo em busca de seus objetivos.

Não restam mais dúvidas de que o principal ativo das empresas são as pessoas. De uma forma estruturada, são elas que executam todas as funções e garantem as entregas de alto desempenho.

Em certo nível, todas as empresas dependem do sucesso individual e coletivo dos colaboradores. Os grandes resultados produzidos pelos indivíduos dentro da organização é fruto desse desenvolvimento de cada indivíduo e nos mostra que vale a pena investir em nossa formação.

Neste artigo você aprenderá os principais pontos para você encontrar a sua melhor versão, conquistar os seus sonhos e não só ter uma carreira de sucesso como uma vida que faça sentido para você.

Com essa leitura você vai aprender:

  • O que é Desenvolvimento Pessoal;
  • A Importância do Desenvolvimento Pessoal;
  • Como investir em Desenvolvimento Pessoal?
  • 17 dicas para o Desenvolvimento Pessoal;
  • Como Estimular o Desenvolvimento Pessoal em sua equipe?

Vem com a gente e boa leitura!

O que é o Desenvolvimento Pessoal?

O desenvolvimento pessoal abrange diversas áreas do conhecimento e desafia todas as nossas capacidades e inteligências. Se tornar uma pessoa de múltiplos conhecimentos faz com que você melhore e trabalhe de forma diferente do padrão.

Segundo Dale Carnegie, "mesmo em linhas técnicas como a engenharia, cerca de 15% do sucesso financeiro é devido ao conhecimento técnico e cerca de 85% é devido a habilidade em engenharia humana, personalidade e a capacidade de liderar pessoas".

Parafraseando Carl Sagan: "Nenhum conhecimento, por mais variado que seja, é desperdiçado. A questão é como você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esse conhecimento".

Importância do Desenvolvimento Pessoal

Investir em Desenvolvimento Pessoal pode te trazer muitos benefícios para a vida, a partir dele você passa a criar uma realidade que seja boa para você, onde você se sente realizado e feliz.

Pessoas que se dedicam ao seu próprio desenvolvimento têm mais autoestima e qualidade de vida, além disso melhoram suas habilidades sociais criando vínculos e relacionamentos mais saudáveis com as pessoas ao seu redor.

O desenvolvimento pessoal é importante para que a sua vida encontre um objetivo além das rotinas e obrigações do dia a dia, você passa a valorizar a si mesmo, reconhece suas conquistas pois com o autoconhecimento você passa a entender quando um desafio é vencido e seu valor.

Como investir em Desenvolvimento Pessoal?

Existem algumas práticas que você pode adotar para investir no Desenvolvimento Pessoal, dedique um tempo a conhecer cada uma delas a fim de entender com qual você mais se identifica.

Leia livros sobre Desenvolvimento Pessoal

Existem diversos livros disponíveis no mercado que abordam o comportamento humano e suas peculiaridades, quando conhecemos a fundo o ser humano, entendemos melhor como nós funcionamos.

A leitura é uma das melhores maneiras de se desenvolver, ela estimula o pensamento crítico, expande a sua visão de mundo e aumenta a criatividade, habilidade importante para todos.

Busque autoconhecimento

Se autoconhecer é a chave principal do Desenvolvimento Pessoal, tire um tempo consigo, faça terapia e procure entender qual a sua essência. Avalie-se, conheça quais horários você funciona melhor para cada atividade.

Uma boa forma de fazer isso é realizando um detox digital, ficar fora das redes sociais por um dia ou por um final de semana pode te ajudar e muito a entender melhor sobre você mesmo.

Estude sempre

Quem busca se desenvolver, precisa se manter sempre estudando. Isso pode ser feito de muitas formas, com cursos online, fazendo uma pós-graduação ou especialização, participando de workshops e até mesmo assistindo a lives.

A seguir, deixamos uma live especial que vai te ajudar no seu desenvolvimento pessoal:

Como estimular o Desenvolvimento Pessoal em sua equipe?

Como gestor ou gestora, você também pode motivar a sua equipe a se desenvolver. Quando o seu time se sente estimulado a crescer, toda a empresa ganha porque dessa forma ele entende que a organização acredita nele.

Para estimular o Desenvolvimento Pessoal da sua equipe, são necessárias ações simples, como:

  • Desenvolva um plano de carreira atrativo para todo o time;
  • Dê feedbacks positivos que reconheça o esforço e a dedicação de cada colaborador individualmente;
  • Faça parcerias com empresas que disponibilizam benefícios para os colaboradores cuidarem da saúde física e mental;
  • Coloque a disposição deles livros que irão ajudá-los no desenvolvimento pessoal;
  • Seja flexível e busque liderar lembrando que todos são seres humanos que possuem necessidades individuais.

Busca mais dicas para investir no seu desenvolvimento, então continue a leitura!

17 dicas de Desenvolvimento Pessoal

Agora que está ciente da importância de trabalhar seu plano de crescimento pessoal, vamos à dicas:

1. Busque o autoconhecimento

O primeiro passo para acelerar seu planejamento pessoal é trabalhar seu autoconhecimento. Essa é uma etapa de reflexão onde você precisa começar a pensar onde se está hoje, onde se quer ir e o que deve ser feito para que se atinja os objetivos esperados.

Durante nossa formação, temos a oportunidade de experimentar e aprender sobre diversas áreas. É preciso que você saiba quais são seus pontos fortes e os de melhoria para que, então, comece a trabalhar seu desenvolvimento pessoal.

Mas essa não é a única dica incrível que tenho para você. Continue lendo o artigo e confira as próximas!

2. Leia livros

Uma boa maneira de começar é através da leitura. Afinal, os livros são uma enorme fonte de conhecimento. O que está escrito ali pode ser o trabalho de uma vida inteira de vivências, pesquisas, erros ou acertos. Então, nada de preguiça, para melhorar seu desenvolvimento pessoal é bom se alinhar com boas práticas de leitura.

Convido você a ler nosso artigo que traz os 11 livros de desenvolvimento pessoal que você precisa começar a ler agora!

3. Experimente

Sabe aquilo de “provei mentalmente e não gostei?” Então, no desenvolvimento pessoal isso não existe. Você só vai saber se gosta ou não de alguma atividade se, pelo menos, experimentar como pode ser. Muitas pessoas desistem de algo sem ao menos tentar.

Faz parte do desenvolvimento pessoal atuar em diversos setores, testar várias estratégias, aprender coisas fora da zona de conforto. Com o tempo você vai se identificar melhor com alguma área e talvez faça dela o foco da sua vida pessoal e profissional. Por isso, experimente!

4. Trace metas e objetivos

Chegou a hora de traçar suas metas e objetivos. Para alcançar nossos sonhos na vida profissional ou pessoal, é necessário tomar decisões e elas precisam estar alinhadas com um propósito.

É comprovado que quem coloca as ideias no papel tem muito mais chance de realizar. Com um bom planejamento estratégico pessoal, você vai acelerar muito seu desenvolvimento pessoal. Nele você vai detalhar seus objetivos, definir um plano de ação e partir para a realização.

Mas nada de deixar as ideias só no plano teórico hein, você precisa colocá-las em ação! Está esperando o que?

5. Evite procrastinar

Nós, seres humanos, somos os melhores do mundo em nos enganar. Temos uma verdadeira tendência a subestimar o tempo de realização de uma tarefa e ir deixando sempre para fazer depois. Porém, se você tem um objetivo na vida, tente focar nele ao invés de somente na tarefa. Assim, você conseguirá motivação extra para encarar as atividades de todos os dias.

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje e acesse esse artigo que mostra 10 dicas de como superar a procrastinação!

6. Execute uma tarefa de cada vez

Você já passou pela experiência de começar algo e não terminar? Se sim, qual foi a sensação depois de alguns meses ou anos? O sentimento de incapacidade é horrível, não é? Normalmente nos enchemos de atividades que não agregam valores pessoais e profissionais e acabamos sem tempo para focar no que realmente importa.

Ou até mesmo queremos abraçar o mundo, “colocando os carros na frente dos bois”, nos perdemos na gama de possibilidades e acabamos não realizando nada.

Apesar de ser uma prática sabotadora comum, é importante nos atentarmos a dar um passo de cada vez.

7. Invista em você mesmo

Quando falamos para que você invista em si mesmo, não estamos falando somente em dinheiro e sim, mas do seu próprio tempo também. Com quais atividades semanais você gasta mais tempo? Para melhorar seu desenvolvimento pessoal, é necessário que faça um cronograma semanal de atividades. Inclua nele tempo para desenvolver ou melhorar suas habilidades.

8. Desenvolva seus pontos fortes

Use seu tempo livre para melhorar alguma habilidade que você já tem ou desenvolva uma nova. Muitas pessoas falam que lhe faltam oportunidades, mas muitas delas não se preocupam em desenvolver suas habilidades e competências.

Isso inclui trabalhar oratória e técnicas de apresentação, habilidades em softwares, liderança, entre outros. Quanto mais habilidades tiver, mais fácil pode ser encarar os problemas.

Vale lembrar que seu desenvolvimento pessoal está relacionado não só com a área profissional, mas também com todas as funções que visem melhorar o estilo ou a qualidade de vida. Se você pratica exercícios físicos, por exemplo, já está dedicando seu tempo para você e melhorando a saúde.

Para Marcus Buckingham e Donald Clifton, autores do livro Descubra Seus Pontos Fortes, para aumentar a produtividade é necessário entender e aprimorar as habilidades que você tem mais facilidade, ao invés de só trabalhar os pontos de melhoria.

9. Aprenda outros idiomas

Sem dúvidas, aprender um novo idioma é uma das melhores experiências para seu desenvolvimento pessoal. Pense em todos os benefícios associados a este aprendizado.

Aprender uma nova língua vai permitir entrar em contato com mais pessoas e também conhecer culturas diferentes, o que por sua vez já é uma ótima experiência que irá contribuir para o seu desenvolvimento pessoal.

Sobre qual idioma aprender podemos dizer que o inglês se tornou básico para a maior parte dos profissionais. Ele é usado no comércio internacional, em artigos científicos e também em muitas empresas multinacionais no Brasil e no mundo. Porém, vale lembrar que existem muitos outros mercados em ascensão. Que tal aprender Mandarim?

10. Faça cursos e treinamentos

Hoje em dia não existem mais desculpas para quem quer aprender e se capacitar. Na internet é possível encontrar muitos sites e plataformas de ensino gratuitas e pagas com uma infinidade de cursos disponíveis. Para te ajudar, fizemos uma lista com 9 cursos gratuitos online com certificado para você aprender e se destacar no mercado de trabalho. Aproveite!

11. Aumente seu "Networking"

Você sabe o que é Networking? Basicamente é a rede de contatos que constrói ao longo da vida. Você não está sozinho no mundo e se tem algum desejo ou aspiração pode ser que existam outras pessoas com as mesmas intenções.

Vale a pena conhecer e se relacionar com elas para o acelerar seu desenvolvimento pessoal. Com certeza vão te dar muitas dicas de como melhorar.

Para intensificar ainda mais o aprendizado, você pode participar de fóruns online sobre seus assuntos de interesse, procurar páginas nas redes sociais, entre outros. Nestes lugares você tem a oportunidade de aprender e também de compartilhar suas experiências.

Nada melhor do que ensinar para fixar um conhecimento, além de que você ainda estará espalhando e multiplicando esse conhecimento para outras pessoas.

12. Aprenda com os erros

Tenho logo que te avisar que aprender com os erros não é fácil e muito menos prazeroso. Porém, existe a possibilidade de tirar alguma coisa boa de algo que deu errado para tornar os planos futuros bem sucedidos.

Como dica extra, vou deixar uma sugestão de leitura que vai te ajudar a entender melhor sobre a importância de lidar com os erros ficando no aprendizado, o livro “The Wisdom of Failure, de Laurence G. Weinzimmer.

13. Trabalhe seus pontos fracos

Ninguém é bom em tudo, isso é um fato. Cabe a cada pessoa fazer uma reflexão interna e colocar no papel todos os pontos em que acha que deve melhorar. Essa busca por melhoria tem que ser trabalhada no dia a dia e faz parte do processo do seu desenvolvimento pessoal.

14. Aprenda a lidar com o fracasso

Uma vez que temos que assumir a responsabilidade pelos nossos atos, não é simples reconhecer as nossas falhas. Muitas pessoas têm dificuldade em lidar com isso e acabam sofrendo mais do que se aceitassem. Temos que admitir que em algum ponto não fomos bons o bastante e que precisamos trabalhar para não frustrar outros planos futuros.

15. Aprenda com os melhores

Provavelmente você tem algum grande ídolo ou admira muito o trabalho de alguém da sua área. Já parou para pensar como essa pessoa chegou lá? Todo profissional teve uma trajetória de desenvolvimento pessoal por trás da carreira.

Essa pessoa aprendeu sobre si mesma, traçou objetivos, investiu na formação, conheceu outras pessoas, teve que lidar com erros e frustrações como forma de estruturar o caminho para chegar onde está hoje.

16. Inspire-se em especialistas

Usando os melhores como exemplo, você pode aprender muitas lições e ganhar muito tempo. Se ela chegou até este ponto com o conhecimento que tinha, você pode fazer muito mais! Vale lembrar que cada pessoa é única e que as oportunidades são diferentes, mas as táticas e estratégias usadas podem ser aprendidas.

17. Assista a palestras, workshops e lives conteudistas

As palestras são ótimas oportunidades de conhecer profissionais e especialistas da área. Nelas, você é exposto a vários pontos e ideias com as quais ainda não tinha tido contato e que ajudam a aprofundar seu conhecimento em um assunto específico.

Através das palestras, você vai ter contato com um problema e sua solução, algo que alguém pode ter levado uma vida inteira para descobrir.

Convido você a dar uma olhada no nosso artigo com as  melhores palestras de TED  que todo líder precisa assistir.

Comece agora mesmo o seu Desenvolvimento Pessoal!

Agora que você conheceu todas as nossas dicas, chegou a hora de dar mais um passo. Invista em você!

[Workshop] Planejamento de carreira


Não se esqueça de mandar esse artigo para seu amigo que também está se preparando para o futuro. Se ainda ficou com alguma dúvida, fale aqui nos comentários e estarei à disposição para responder.

Walmor Machado

Walmor Machado

Grad. em Ciências Exatas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi bolsista de Robótica e Educação Matemática no Colégio de Aplicação João XXIII. Diretor de Gestão da Qualidade no Ramo Estudantil IEEE UFJF. Possui certificação de Especialista em Growth, Black Belt em Lean Six Sigma, Scrum Master pela Voitto e Product Management pela PM3. Especialista em SEO, ex-coordenador do blog da Voitto, gosto de quebrar paradigmas e desafiar limites usando a tecnologia e a comunicação.

Teste: Como está sua Inteligência Emocional?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Teste: Como Está Sua Inteligência Emocional?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.