Olá! Meu nome é Thiago Coutinho e, atualmente, me dedico a projetos de consultoria em gestão e a direção executiva aqui do Grupo Voitto. Bom, se você já me conhece, é provável que já saiba algo sobre minha trajetória profissional – caso contrário, você pode conferir também o artigo Engenharia de Produção e Mercado de Trabalho, em que compartilho um pouco sobre minhas escolhas durante meu processo de formação e como isto refletiu em minha carreira.

Eu tive a oportunidade de ser trainee na MRS Logística e, dentro da empresa, pude percorrer uma trajetória de crescimento. Durante os 4 anos em que estive na empresa, cresci quatro vezes em cargos diferentes. As pessoas costumam perguntar muito: “Thiago, como foi este processo? Existe algum segredo? Como é possível assumir uma posição de destaque dentro de uma empresa, dentro de um ambiente privado?”.

Para responder estas questões, vou alinhar contigo qual era minha filosofia de trabalho - ou quais foram os comportamentos que fizeram com que eu percorresse essa trajetória. Vamos lá?

 

 

1. Sonhe grande!

 

Sonhe grande!

 

Minha primeira recomendação para quem está entrando dentro de uma empresa, para quem está começando em um trabalho, é sonhar grande! Pense bastante sobre onde você quer chegar, estabeleça uma trajetória de crescimento para se alcançar, pense sobre o que precisa ser feito para chegar até o seu sonho!

Eu sempre recomendo que seu plano seja audacioso ao definir exatamente o que você quer fazer, porque acredito que, quando a gente mira alto, mesmo que a gente não consiga alcançar 100% da meta, você pode atingir 80%, 70%...

E, veja bem, 70% de uma plano audacioso já é muita coisa, não concorda? Sonhar grande é o primeiro passo!

 

2. Alinhe suas expectativas

 

Alinhe suas expectativas!

 

Este segundo passo é essencial: você deve alinhar claramente suas expectativas com seu gestor imediato. O alinhamento de expectativas é muito importante pois minimiza as possíveis frustrações futuras!

Então, é essencial deixar muito claro com seu chefe sobre onde você quer chegar, quais são suas expectativas de crescimento dentro da empresa ou, até mesmo, pedir ao seu chefe dicas para que você consiga trilhar um caminho de sucesso.

Esta sinceridade é uma oportunidade de troca de experiências, como provavelmente, na posição de gestor, ele conseguiu trilhar. Então, essa humildade é muito bacana, gera uma empatia, o que é muito positivo. Sempre alinhe suas expectativas e anseios profissionais com seu gestor!

 

3. Busque feedback

 

Busque feedback!

 

Esta terceira dica é o que “costura” as duas anteriores: é como você monitora sua atuação. Sempre busque o feedback com seu gestor, assim, você saberá se seus comportamentos, suas atitudes, seus projetos e resultados condizem com o seu objetivo profissional e também se vão ao encontro das expectativas da empresa em relação ao seu trabalho.

Então, depois dessa lista já é possível perceber que se a gente começar dentro de um ambiente de trabalho pensando grande, alinhando as expectativas com o gestor e monitorando para assegurar que essa expectativa seja alcançada, a chance de sucesso é muito maior.

Antes de finalizarmos, trago aqui para você um curso para te diferenciar no mercado mercado de trabalho, e o melhor, totalmente gratuito.

Confira o nosso curso White Belt em Lean Seis Sigma. Através dele você irá dar seus primeiros no passos na metodologia 6 sigma.

Clique no botão abaixo e tenha acesso!

 

Clique no botão e tenha acesso ao nosso curso gratuito!

Um enorme sucesso e até logo!