O que é Engenharia de Minas?
O que se estuda em Engenharia de Minas?
Softwares que auxiliam a Engenharia de Minas
O que faz o Engenheiro de Minas?
Qual o perfil do Engenheiro de Minas?
Engenharia de Minas na sociedade
Universidades que oferecem a Engenharia de Minas
Quanto ganha um profissional de Engenharia de Minas?
Alavanque sua carreira!

O que é Engenharia de Minas? Entenda a função dessa área e como seus profissionais atuam!

A área da Engenharia de Minas permite que a exploração de minérios seja feita de forma segura e com máximo potencial de aproveitamento. Saiba mais neste artigo.

Aléxia Fontes
Por: Aléxia Fontes
O que é Engenharia de Minas? Entenda a função dessa área e como seus profissionais atuam!

A Engenharia de Minas é uma área de estudos que usa tecnologia para criar equipamentos e desenvolver formas para ter um melhor aproveitamento dos minérios, ou seja, os profissionais desse campo trabalham com novas formas de extração e mineração.

O processo de escolha de um curso e uma universidade pode ser bem complicado. São muitos fatores determinantes e muitas dúvidas sobre o processo. Caso a Engenharia de Minas seja uma das suas opções de escolha, leia este artigo para conferir as informações mais importantes sobre o curso.

Aqui vamos explicar as principais funções do Engenheiro de Minas e quais são as habilidades que os alunos devem desenvolver para entrar no mercado de trabalho.

É evidente que a área envolve conhecimentos de exatas e também matérias ligadas ao campo do meio ambiente. Portanto, quem deseja cursar a graduação em Engenharia de Minas deve demonstrar interesse nesses assuntos.

Além disso, o futuro Engenheiro de Minas deve estar atualizado sobre o desenvolvimento de plataformas que promovam a sustentabilidade dos solos. Uma vez que esse tópico se tornou extremamente importante para a sociedade nos últimos anos.

Como a Engenharia de Minas é um curso que se difere em diversos aspectos de outras engenharias, é bom começar cedo a pesquisa para acabar com seus questionamentos sobre o assunto. Neste artigo, você verá:

  • O que é Engenharia de Minas?
  • O que se estuda em Engenharia de Minas?
  • Softwares que auxiliam a Engenharia de Minas;
  • O que faz o Engenheiro de Minas?
  • Qual o perfil do Engenheiro de Minas?
  • Engenharia de Minas na sociedade;
  • Universidades que oferecem a Engenharia de Minas;
  • Quanto ganha um profissional de Engenharia de Minas?

O que é Engenharia de Minas?

A Engenharia de Minas é justamente o ramo da engenharia que estuda tecnologias e métodos de aproveitamento de alguns recursos oferecidos pela terra, os minérios.

E onde eles se encontram? Ora, nas minas! O nome do estado Minas Gerais foi dado pela grande quantidade e variedade de minas que ele possuía e ainda possui.

Mas é claro que a exploração dos minérios se estendeu por outros estados, tornando-se uma atividade muito importante para a economia do país.

Sendo assim, a Engenharia de Minas compreende atividades de lavra (extração de minérios) e prospecção de recursos minerais (que podem ser minérios, águas minerais e hidrocarbonetos), além dos processos de tratamento e refinação desses recursos.

O Engenheiro de Minas também deve estimar o tamanho de reservas minerais, assim como identificar a qualidade do minério que pretende utilizar.

Os estudos desse campo permitem que o profissional crie diferentes projetos, avalie os impactos da extração no meio ambiente e produza novas tecnologias.

O que se estuda em Engenharia de Minas?

A grade da Engenharia de Minas possui, em sua base, disciplinas das áreas de Matemática, Química, Desenho, Computação e Física (mais voltada para a Mecânica). Ainda sim, as matérias mais específicas do curso já aparecem bem no começo, como:

  • Mineralogia;
  • Aproveitamento Sustentável de Recursos Naturais;
  • Geologia;
  • Petrografia;
  • Prospecção de Depósitos.

Após dois anos de curso, aparecem outras disciplinas mais aprofundadas, a exemplo:

  • Desenho de Mina;
  • Geologia de Engenharia e Hidrogeologia Aplicada;
  • Condicionamento de Mina Subterrânea;
  • Avaliação Econômica de Projetos de Mineração;
  • Integração Mina-Usina.

Há também, ao final do curso, o estágio obrigatório supervisionado e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Lembrando que, as nomenclaturas e cargas horárias das disciplinas podem mudar de instituição para instituição. No caso acima, as nomenclaturas foram retiradas da grade do curso de Engenharia de Minas da UFMG.

Softwares que auxiliam a Engenharia de Minas

Na Engenharia de Minas, a utilização de softwares e ferramentas é essencial para criação, desenvolvimento e implantação dos projetos, para que toda a realização seja segura e eficiente.

São utilizados softwares para análise de dados e gráficos, processamento de imagem, projetos de 2D e/ou 3D e Sistemas de Informações Geográficas (SIG), entre outras atividades. Veja os exemplos:

  • Minitab: software de análise estatística de dados, utilizado em diversos âmbitos, principalmente ligado à gestão. Oferece ferramentas como Diagrama de Pareto, Histograma e Capabilidade do Processo.
  • Inkscape: software de processamento de imagem de código aberto voltado para criação e manipulação de objetos, oferecendo diversas ferramentas para criação de projetos.
  • AutoCAD: o software AutoCAD reúne ferramentas que ajudam no desenvolvimento de desenhos técnicos, usado em projetos de hidráulica, sistemas elétricos e estruturas.
  • QGIS: é uma multiplataforma de sistema de informação geográfica (SIG) que permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados. Apresenta diversas ferramentas e um código aberto para programação de acordo com as necessidades do usuário.

Percebeu a importância de softwares para a sua (futura) atuação? Pensando nisso, trouxe uma dica para você!

Seja especialista em Excel!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

O que faz o Engenheiro de Minas?

Você já se perguntou o que faz e onde o profissional de Engenharia de Minas pode trabalhar? Depois de formado, são várias as áreas em que o engenheiro de minas poderá trabalhar.

No geral, elas compreendem as diversas atividades voltadas para a mineração e todo entorno que elas impactam. Veja mais sobre essas possibilidades de áreas de atuação abaixo!

1. Prospecção

O trabalho de prospecção se dá junto a geólogos, com objetivo de encontrar novos depósitos minerais.

O engenheiro possui conhecimentos essenciais para ajudar na medição desses campos físicos. Além disso, é essencial que este tipo de especialista esteja presente para fazer coletas de minérios na área e determinar sua qualidade antes de começar qualquer tipo de atividade.

2. Lavra

A lavra se trata da atividade de extração de minérios. Sendo assim, essa área é voltada para o planejamento e supervisão da exploração das minas.

Existem dois tipos: a lavra subterrânea e a lavra a céu aberto. Em cada caso é necessário usar um tipo de método específico para realizar a extração, por isso, a presença de um engenheiro é fundamental para a realização do processo.

3. Beneficiamento

Nessa área o profissional deve acompanhar todos os processos de tratamento de minérios que são feitos. Também é necessário que ele desenvolva métodos para diminuir o impacto gerado pela atividade de extração dos recursos minerais no meio ambiente.

4. Recuperação Ambiental

O profissional de Engenharia de Minas é responsável também por projetos de recuperação ambiental após atividades humanas ou acidentes, como o da barragem da cidade de Mariana, por exemplo.

Cabe a ele restabelecer as características naturais do lugar atingido e devolver o equilíbrio de todos os processos que antes atuavam no local.

5. Economia mineral

Essa área trata da realização de análise de viabilidade técnica e econômica dos projetos de mineração, estudos mercadológicos e de política mineral. Aqui, o Engenheiro de Minas também pode atuar em empresas de consultoria.

6. Mecânica das Rochas

Essa categoria realiza a caracterização geomecânica dos minerais, estuda suas aplicações e sua influência nas estruturas e instalações.

Esse conhecimento pode ser utilizado durante a construção de obras, fundações de barragens, instalações subterrâneas e muito mais. Visando sempre entender as propriedades da matéria-prima, qual a resistência ou a deformabilidade.

7. Infraestrutura

O Engenheiro de Minas participa de projetos de infraestrutura de diversas obras, como as redes de ar comprimido, ventilação e esgoto em explorações minerais.

Também pode trabalhar em infraestruturas de saneamento, distribuição de água e condutas de gás.  É ele que irá planejar, assim como fazer o projeto e depois executar essas obras de grande porte.

8. Abertura de vias subterrâneas

É responsabilidade do profissional de Engenharia de Minas encontrar os melhores métodos, que causam menor impacto, para extração de água subterrânea e minerais.

9. Pesquisa e Desenvolvimento

Finalmente, a área de pesquisa e desenvolvimento compreende a criação de novas tecnologias para otimizar e potencializar os processos de todas as atividades de mineração.

Qual o perfil do Engenheiro de Minas? 

O profissional que tem interesse na área de Engenharia de Minas deve ter facilidade em lidar com a área das exatas, afinal, assuntos relacionados às matérias de Matemática, Física e Química fazem parte de sua rotina.

Quem deseja seguir no ramo também deve gostar de desafios e estar sempre disposto a pesquisar, afinal, cada solo e extração de minério exige um cuidado específico.

Além disso, um engenheiro de minas deve sempre estar atento às novas tecnologias que aparecem no mercado. É comum que ferramentas inovadoras sejam introduzidas para facilitar processos, por isso, a importância de ter interesse em se manter atualizado.

Engenharia de Minas na sociedade

A mineração é uma atividade com grande relevância na economia do país e participa de uma parcela considerável do PIB brasileiro. Isso acontece porque os produtos provenientes da mineração estão presentes em diversas categorias.

Por exemplo, no âmbito da construção civil, a mineração fornece ferro, cimento, areia, brita, entre outros componentes que são essenciais para construção de moradias e outras estruturas.

Na agricultura, minerais como fósforo e potássio constituem os fertilizantes que são necessários nas lavouras.

Com essas e mais outras aplicações, o minério se faz necessário em grandes quantidades e variedades. Sendo assim, a geração de empregos é outro fator a se destacar como consequência dessa atividade.

A legislação ambiental faz grandes exigências quanto à atuação consciente do profissional de Engenharia de Minas em relação à redução do impacto da exploração de recursos minerais sobre o meio ambiente.

Universidades que oferecem a Engenharia de Minas

Mas, para poder atuar no mercado de trabalho, como você acabou de ver, é preciso antes se graduar, né? E, de preferência, em uma boa universidade. Você já deve ter ouvido falar de Engenharia de Minas na UFOP ou Engenharia de Minas na UFMG, certo? Porém, existem outras boas opções também!

No site do Ministério da Educação (MEC), as faculdades com Engenharia de Minas com maior conceito, são:

  • Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG);

Como avaliação, levei em consideração a nota do ENADE disponibilizada pelo portal e-MEC, onde essas instituições obtiveram as notas mais altas (4 de 5).

Porém, você pode acessar também o portal para encontrar uma instituição mais perto de você e que melhor lhe atenda (no site, vá em Consulta Textual).

Quanto ganha um profissional de Engenharia de Minas?

Agora que você já sabe sobre o curso de Engenharia de Minas e com certeza está super interessado na profissão (já que chegou até aqui!), está na hora de descobrir sobre o salário do engenheiro de minas.

No Brasil, a Lei 4.950/A, de 22 de abril de 1966 dispõe sobre salário mínimo dos profissionais de Engenharia, Arquitetura, Química e Agronomia:

  • Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos
  • Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos
  • Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos

Mas é claro que os valores de salários podem variar entre as empresas por todo o país. Isso pode acontecer porque devemos levar em consideração o porte da empresa, a região onde ela se localiza e também o grau de experiência do contratado.

Nas empresas, os níveis relacionados à engenharia são:

  • Trainee: até 2 anos no cargo
  • Júnior: de 2 a 4 anos
  • Pleno: de 4 a 6 anos
  • Sênior: de 6 a 8 anos
  • Master: mais de 8 anos.

Salário da Engenharia de Minas

Para conseguir uma média salarial nacional, o site salário.com.br realizou uma pesquisa com 682 salários de amostra. O resultado encontrado foi, com uma carga horária de 40 horas semanais, o valor de R$10.426,64.

A faixa salarial mostrada pelo site fica entre R$9.800,00 e R$19.028,27. Fui à procura de valores oferecidos por empresas reconhecidas no Blog Glassdoor(outra fonte que também uso para pesquisa de salários) e o resultado das médias salariais encontradas foi:

  • Vale: R$10.000,00/mês.
  • AngloGold Ashanti: R$16.399,00/mês.
  • Lundin Mining: R$13.000,00/mês.

E então, ficou interessado na carreira de Engenheiro de Minas? Se está com dúvidas ainda, não se preocupe! Dê uma olhada na nossa série de engenharias para ficar por dentro das melhores opções para sua carreira.

Alavanque sua carreira!

Seja um profissional de sucesso com a certificação White Belt.

A metodologia Lean Seis Sigma é essencial para a melhoria contínua dentro de uma empresa. Por isso, os White Belts são cada vez mais requisitados por suas habilidades de resolução de problemas.

Com a certificação, você será capaz de auxiliar no gerenciamento de projetos e ter um olhar mais crítico sobre diversos assuntos da organização.

O curso de Treinamento de White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto oferece 4 horas de conteúdo e, ao final, você recebe um certificado. Tudo isso de forma totalmente gratuita. Clique no banner abaixo e insira o cupom BLOG100 para começar.

Dê o primeiro passo na sua carreira!

Banner do curso de "Treinamento de White Belt em Lean Seis Sigma".

Aléxia Fontes

Aléxia Fontes

Graduanda em Engenharia Mecatrônica no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Participou de estudo voluntário na parte de programação, aprofundando no ambiente de desenvolvimento integrado Code Composer Studio (CCS). Bolsista nos projetos "Estudo do Processamento de Sinais de Sensores Aplicados à Navegação de Veículos Autônomos" e "Construção de um robô móvel de baixo custo baseado em Sistema Operacional de Robôs (ROS)", durante um ano. Possui certificação nos cursos de Produção de Conteúdo Web e Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Guia Definitivo Lean Seis Sigma

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia Definitivo Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.