O que é a Estrutura Organizacional de uma empresa?
Como funciona uma Estrutura Organizacional?
Quais os 3 tipos de Estrutura Organizacional?
Qual a Estrutura Organizacional certa para minha empresa?
Como posso trabalhar impulsionando empresas?

O que é e para que serve a Estrutura Organizacional de uma empresa?

Você ainda não sabe o que é a Estrutura Organizacional de uma empresa? Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto nesta leitura!

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
O que é e para que serve a Estrutura Organizacional de uma empresa?

Toda empresa, grande ou pequena, tem uma maneira própria de realizar suas atividades, ou seja, tem sua própria estrutura organizacional.

Isso significa criar departamentos, nomear cargos e pensar na melhor forma de atender as necessidades da empresa, seguindo um planejamento estratégico.

O modo como essa estruturação é feita determina o sucesso de uma organização. Assim, estar por dentro desse assunto é essencial para quem trabalha em uma empresa ou sonha em abrir seu próprio negócio.

Você ainda não conhece o que é e como funciona uma estrutura organizacional? Saiba que você está no lugar certo! Continue a leitura e descubra tudo sobre:

  • O que é a estrutura organizacional de uma empresa?
  • Como funciona uma estrutura organizacional?
  • Quais os 3 tipos de estrutura organizacional?
  • Qual a estrutura organizacional certa para minha empresa?
  • Como posso trabalhar impulsionando empresas?

Vamos lá?

O que é a Estrutura Organizacional de uma empresa?

A estrutura organizacional é a forma como uma empresa organiza seus funcionários e define suas relações hierárquicas.

Para que isso serve? Essa organização é importante para destacar qual o papel de cada pessoa dentro do ambiente de trabalho, ou seja, separar departamentos, tarefas e até analisar os resultados de cada segmento de forma individualizada.

Otimizar processos e alocar bem os recursos humanos é fundamental nos escritórios ou chão de fábrica, e aliás, isso tem tudo haver com a metodologia Lean.

Como funciona uma Estrutura Organizacional?

A estrutura organizacional funciona fazendo uma divisão de cargos, como gerentes, subgerentes de área e separando os funcionários de acordo com suas funções.

Você quer ver isso na prática? Confira a imagem:

Organograma horizontal


Aqui temos um exemplo de organograma horizontal. Organograma? Calma, um organograma é apenas o desenho da estrutura organizacional de uma empresa. Para entender melhor, acesse o nosso artigo completo sobre como funciona cada tipo de organograma.

Esse planejamento varia com base nos objetivos e no modelo de gestão adotado pela organização. Afinal, não faz sentido empresas com cinco funcionários terem uma estrutura organizacional muito complexa, certo?

Para entender melhor, conheça agora os três tipos de estruturas organizacionais.

Quais os 3 tipos de Estrutura Organizacional?

Existem três tipos básicos de estrutura organizacional: organização funcional, linear ou modelo linha-staff.

Cada um tem suas características e benefícios, por isso vamos conhecer mais sobre cada uma delas:

1. Estrutura Organizacional Linear

Esse modelo é o mais tradicional e recebe esse nome porque é baseado em níveis hierárquicos lineares, ou seja, o poder é concentrado nas mãos de uma pessoa e os cargos seguem uma sequência de hierarquia bem definida.

Essa organização pode ser encontrada no exército, por exemplo, onde o papel do tenente é diferente do de um capitão.

No mundo dos negócios, essa organização funciona melhor em empresas pequenas, com poucos funcionários.

Estrutura linear

2. Estrutura Organizacional Funcional

Aqui existe a especialização por funções, o comando pode ser dividido entre mais de uma pessoa e os funcionários prestam contas para o gerente de cada área específica. Que tal um exemplo?

Se você está desenvolvendo um projeto de marketing, irá falar com o gerente de marketing e caso tenha um problema financeiro, irá conversar com o gerente da área financeira da empresa. Percebeu como eles têm funções diferentes?

Essa especialização é um ponto positivo para organizações maiores.

Estrutura Funcional

3. Estrutura Organizacional Linha-Staff

Para começar, aqui dividimos as tarefas de executar e planejar.

Veja esse modelo como um meio termo entre os dois últimos que falamos acima: ainda existem os gerentes de linha, como na hierarquia linear, mas existem também pessoas especialistas em cada área, como na organização funcional.

Os gerentes de linha são os responsáveis por executar, enquanto as pessoas especialistas, também conhecidas como assessores, são responsáveis por planejar e oferecer consultoria para suas áreas de especialização.

Estrutura Linha Staff


Com tantos modelos fica difícil escolher o melhor, mas fique tranquilo, porque essa é a pergunta que respondemos a seguir!

Qual a Estrutura Organizacional certa para minha empresa?

Para escolher qual modelo de estrutura organizacional se encaixa na sua empresa você precisa levar em conta quatro parâmetros, ou os chamados componentes da estrutura organizacional.

Esses quatro pilares trabalham juntos dentro de uma organização e, além disso, identificar cada um deles é o primeiro passo para traçar o perfil da empresa.

Quais são os 4 componentes da Estrutura Organizacional?

Os quatro componentes são: sistema de responsabilidade, sistema de autoridade, sistema de comunicação e sistema de decisão. Vamos conhecê-los:

  • 1. Sistema de responsabilidade: é dever de cumprir ordens e executar tarefas. Por exemplo, cada departamento de uma empresa é responsável por uma área e tem o dever de entregar bons resultados nessa área.
  • 2. Sistema de autoridade: a autoridade é o direito de exigir o comprimento de ordens e executar tarefas. Em uma empresa onde os funcionários têm mais autonomia, o sistema de autoridade é mais descentralizado.
  • 3. Sistema de comunicação: aqui o foco é em como são transmitidas mensagens dentro do ambiente de trabalho, empresas mais tradicionais costumam a ter sistemas de comunicação mais rígidos, como e-mails formais.
  • 4. Sistema de decisão: como são feitas as decisões dentro da sua empresa? Aqui devem ser levados em conta as metas e objetivos estratégicos da organização, fatores externos e a autoridade de quem toma a decisão.

Analisando as necessidades da empresa de acordo com esses quatro sistemas fica muito mais fácil definir qual o melhor modelo para ser adotado.

Você gostou desse assunto? Se você sente que sua paixão é trabalhar com empresas, fique ligado porque temos uma super dica para você!

Como posso trabalhar impulsionando empresas?

Com o KIT Ferramentas de Gestao para Salvar seu Negocio, você terá acesso aos eBooks: "Business Model Canvas", "Planejamento de metas para empresas", "5 práticas exemplares de liderança"; as planilhas "Análise SWOT", "Diagnóstico empresarial", "Planejamento estratégico", "Plano de negócios" o vídeo "10 livros que todo gestor deveria ler" o Workshop "Planejamento de metas para empresas" e a Websérie "Mundo Empreendedor".

Se interessou? Não perca tempo e baixe agora mesmo seu kit completo!

Ferramentas de Gestao para Salvar seu Negocios

Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Descubra o seu nível na metodologia Lean Six Sigma

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Descubra O Seu Nível Na Metodologia Lean Six Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.