O que é a ginástica laboral?
História da ginástica laboral
Quais os benefícios da ginástica laboral?
Para quem é recomendada a ginástica laboral?
Invista em você!

Descubra porque os funcionários da sua empresa precisam fazer Ginástica Laboral!

Saiba o que é a ginástica laboral e como ela pode te ajudar a cuidar dos funcionários da sua empresa, para que tenham saúde, produtividade e satisfação pessoal.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra porque os funcionários da sua empresa precisam fazer Ginástica Laboral!

A ginástica laboral é imprescindível para o melhor aproveitamento dos trabalhadores de um local.

Sem ela, a empresa pode vir a ter queda na realização das atividades, em razão da saúde dos colaboradores que pode estar prejudicada.

Dessa forma, para garantir a saúde mental no trabalho é necessário que, através de uma liderança exemplar, estratégias como a ginástica laboral sejam empregadas para garantir aqualidade de vida no trabalho.

Com funcionários trabalhando muitas horas por dia em uma atividade, a ginástica laboral pode ser a melhor forma de prevenir desgastes e até lesões físicas, ajudando a manter e aumentar o desempenho dos colaboradores em suas funções.

Por isso, estabelecer a prática da ginástica laboral ajuda a melhorar a produtividade da sua equipe que, além de se sentirem mais dispostos, terão o alívio do estresse.

Então, para ser um bom líder e garantir a produtividade da sua equipe, realizar frequentemente sessões de ginástica laboral é uma excelente prática, que pode inclusive contribuir com a boa integração da sua equipe.

Se você deseja saber mais a respeito da ginástica laboral, confira todos os tópicos que iremos abordar neste texto:

●     O que é a ginástica laboral?

●     História da ginástica laboral;

●     Quais os benefícios da ginástica laboral?

●     Para quem é recomendado a ginástica laboral?

O que é a ginástica laboral?

A ginástica laboral refere-se aos exercícios feitos no ambiente de trabalho que duram de 7 a 15 minutos e têm como objetivo que os funcionários trabalhem os seus músculos e membros por meio de técnicas de respiração e de alongamento.

Assim, a ginástica laboral se destaca como uma dos pilares importantes do crescimento pessoal, juntamente com práticas como leitura, autoconhecimento, aprendizado de novos idiomas, gerenciamento do tempo, entre outras.

A ginástica deve ser elaborada por profissionais de Educação Física ou de Fisioterapia, que irão conduzir diferentes exercícios físicos para evitar doenças ocupacionais.

Dentre elas podemos citar LER (Lesão por Esforço Repetitivo), DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), ansiedade, e outros problemas de saúde relacionados.

Além disso, a ginástica laboral serve ainda para melhorar a disposição e produtividade da sua equipe. Afinal, a prática de atividade física ajuda a treinar e desenvolver aspectos que vão desde atenção e concentração, até o autoconhecimento e liderança.

Desse modo, os profissionais que irão aplicar os exercícios realizam práticas simples de acordo com a necessidade e realidade da empresa em questão. As atividades, portanto, envolvem técnicas que todos possam acompanhar realizadas rapidamente em sessões.

Vale salientar ainda que existem diferentes tipos de ginástica laboral. São 4 tipos distintos que atendem a propósitos diferentes. Explicaremos eles a seguir!

Mas antes disso, se liga na super dica que trouxemos para você!

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

1. Ginástica laboral preparatória

Realizada do início das atividades, com o objetivo de preparar o corpo para a jornada de trabalho e melhorar os níveis de concentração.

2. Ginástica laboral compensatória

Realizada durante as atividades, com o objetivo de compensar o desgaste físico gerado pela jornada de trabalho. Também pode ser chamada de ginástica de pausa.

3. Ginástica laboral de relaxamento

Realizada após as atividades, com objetivo de relaxar os participantes após a jornada de trabalho.

4. Ginástica laboral corretiva

Tem como objetivo balancear os efeitos negativos apresentados pelas atividades. Ou seja, se uma função utiliza demasiadamente um músculo, a ginástica laboral corretiva treinaria os músculos menos utilizados.

História da ginástica laboral

A história da ginástica laboral está diretamente ligada a necessidade do bem estar dos funcionários. Assim, a prática surge inicialmente para ajudar a prevenir doenças como LER e DORT.

Ainda em 1915, a prática da ginástica laboral já era realizada na Polônia, onde os funcionários, de acordo com suas funções, tinham pausas periódicas para realizar exercícios curtos.

Com o passar do tempo, a prática se popularizou, alcançando países como Holanda e Rússia, e, mais tarde, Alemanha, Suécia, Bélgica e Japão.

Então, em 1968 os Estados Unidos adotou a prática, e com isso iniciou em 1999 a International Management Review, que, entre outras coisas, contribuiu significativamente com os estudos dos benefícios da prática da ginástica laboral.

No Brasil, ainda em 1901, já se encontravam aplicações dessa técnica, mas obteve sua proposta inicial publicada apenas em 1973.

A empresa precursora desse movimento foi a Fábrica de Tecido Bangu, seguida pelo Banco do Brasil (que posteriormente fundou  Associação Atlética do Banco do Brasil - AABB).

Foi em 1999 que a Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul criou o curso superior na área, oficializando ainda mais a importância dada ao assunto.

Quais os benefícios da ginástica laboral?

São incontáveis os benefícios da ginástica laboral, que vão desde a melhora da condição física dos participantes (ajudando a combater a má postura e o sedentarismo), até a melhora da produtividade e da concentração no trabalho.

As vantagens óbvias e imediatas da ginástica laboral são em relação ao desenvolvimento físico, pois mesmo com pequenas sessões espaçadas de ginástica laboral durante a jornada de trabalho, já é possível obter excelentes resultados.

A prática de ginástica laboral contribui com uma melhora efetiva no funcionamento dos sistemas circulatório, muscular, esquelético e respiratório, além de melhorarem a disposição e motivação no trabalho.

Com dinâmicas simples é possível ainda melhorar a integração dos funcionários, que ao obterem o hábito de se exercitarem frequentemente com suas equipes, podem desenvolver e aprimorar relacionamentos na empresa.

Para quem é recomendada a ginástica laboral?

Como foi mencionado, praticamente qualquer empresa se beneficiaria de funcionários com uma prática regular de ginástica laboral.

Ainda assim, funcionários que executam tarefas mais propícias a altos níveis de desgastes físicos, como carregamento de peso ou atividades repetitivas, são especialmente indicados para essa prática.

Nos casos citados mais específicos, a prática de ginástica laboral se faz mais urgente pois o descuido com o bem estar dos funcionários pode acarretar em consequências mais sérias.

Assim, qualquer empresa que deseja contribuir com um ambiente de trabalho saudável, com funcionários e colaboradores motivados e mais produtivos, é recomendado a prática da ginástica laboral.

Invista em você!

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!

Clique e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Ebook - A importância da inteligência emocional! Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A Importancia Da Inteligencia Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.