O que é Handoff?
Qual o objetivo do Handoff?
Qual a importância do Handoff?
As melhores estratégias de hand-off!
Quero me capacitar profissionalmente!

O que é handoff e como utilizar essa estratégia para minimizar erros!

Aprenda a utilizar o Handoff de forma estratégica e eficiente. Com os erros minimizados, as chances da sua empresa crescer aumentam substancialmente.

Júlia Vieira
Por: Júlia Vieira
O que é handoff e como utilizar essa estratégia para minimizar erros!

Quando o assunto é otimização de processos, um Handoff bem estruturado é essencial. Este nome pode não ser tão conhecido, mas passamos diariamente por situações de handoff.

Neste artigo, mostraremos como utilizar o handoff para melhorar os processos da sua empresa!

O que é Handoff?

Handoff é qualquer ponto em um determinado processo onde o trabalho ou informação é passada de uma função para a outra. Ele está presente em situações cotidianas e impacta diretamente na área de Customer Success de uma empresa.

Qual o objetivo do Handoff?

O objetivo primordial é fazer com que as informações sejam passadas de forma segura, para que não haja falha de comunicação. Evitando falhas, os obstáculos para o desenvolvimento da empresa são minimizados, evitando problemas futuros e garantindo o sucesso do cliente.

A seguir iremos falar sobre a importância do Handoff e dar dicas de como melhorar as estratégias para alavancar os resultados da sua empresa!

Qual a importância do Handoff?

Para que um trabalho se desenvolva de maneira assertiva é necessário que o Handoff seja feito corretamente. A passagem de informação com erros dificulta um processo bem executado, principalmente em um contexto onde as mesmas circulam rapidamente.

A falha de comunicação, faz com que as equipes de trabalho percam o controle do processo. Esta falha na passagem de dados,acaba por gerar um retrabalho notório, perdendo um tempo importante quando o assunto é a entrega de um produto/serviço.

Além disso, informações passadas e armazenadas corretamente possibilitam uma gestão do conhecimento capaz de gerar um valor e posicionamento de mercado da sua empresa.

As melhores estratégias de hand-off!

Vamos imaginar que você vá a um Hospital, e no momento da consulta alega ao médico uma alergia de determinado medicamento. O médico, por sua vez, não presta atenção na informação e repassa o pedido sem anotá-la. A consequência pode ser extremamente perigosa, colocando a vida do paciente em risco.

Esse processo passou por dois handoffs: o primeiro no momento em que o médico não anota a informação dada pelo cliente e depois quando ele não repassa para a enfermeira.

Dentro de muitas empresas os handoff acontecem a todo momento mas nem sempre impacta tão drasticamente como no exemplo dado acima. Entretanto, o conjunto deles, a longo prazo, pode afetar os resultados finais.

1) Automatize os processos

A quantidade de informações dentro de uma empresa tende a crescer com o tempo,e, para que essas sejam armazenadas e repassadas de forma correta é necessário tornar a rotina mais dinâmica. Para isso os processos devem ser automatizados, evitando que a qualidade do produto ou serviço final seja afetada.

A passagem de tarefa manualmente, já não é a melhor das opções. As possibilidades que as tecnologias trazem reduzem o tempo de serviço de forma exponencial. Seja utilizando uma tabela do Excel ou um Software de gestão mais avançado.

Além disso, quando as informações são bem delegadas, evita-se o retrabalho, podendo aumentar a receita final da empresa. Para iniciar este processo, é necessário levantar todas as tarefas que são realizadas dentro do ambiente de trabalho.

Um software muito utilizado neste processo é o ERP para pequenas e médias empresas, ele conecta os setores, as informações nele armazenadas podem ser acessadas por todos da empresa. No quesito Planejamento Financeiro, elimina a necessidade de fazer cálculos manuais de controle.

2) Utilize o CRM

A sigla CRM é definida como Customer Relationship Management, que significa Gerenciamento de Relação com Clientes. É uma ferramenta capaz de registrar e organizar os pontos de contato que o consumidor tem com o vendedor da empresa em questão.

Quando um vendedor entra em contato com o potencial cliente, ele coleta informações importantes. Com o CRM, você pode ter todos esses dados armazenados em um único lugar, facilitando a análise.

A perda de detalhamento no atendimento, pode comprometer uma futura venda, e consequentemente o faturamento da empresa. Segundo dados levantados pelo Software Advice, 74% das empresas que usam CRM reportam melhorias na comunicação interna e na comunicação com clientes.

3) Faça Checklists

As Checklists, como o próprio nome já diz, são listas para controle de tarefas . Através dela, é possível verificar se tudo foi feito na ordem correta, evitando o esquecimento de tarefas e informações.

Essa ferramenta pode ser utilizada em diversas situações, desde as mais simples até as mais complexas. Existem plataformas que auxiliam neste processo.

O Trello é uma dessas plataformas e é muito utilizado para a organização de tarefas. Ele tem como característica os quadros, que podem ser criados individualmente. Dentro destes quadros existe a opção de checklist, bastante intuitiva e padronizada.

O controle destas listas é tão importante quanto criá-las, pois dessa maneira o controle da qualidade estará sempre em dia!

4) Handoff agreement

O Handoff agreement é um acordo de transferência realizado pelas equipes de trabalho. Com ele, é possível definir o que as equipes ou pessoas deverão realizar antes de passar uma tarefa/informação.

Este documento pode ser algo simples, mas bem feito, para que nada fique subentendido. Dessa forma,  reduz a possibilidade de erros futuros e até mesmo o desalinhamento das equipes de trabalho.

Quero me capacitar profissionalmente!

Deseja autonomia, flexibilidade e independência? Então, ser consultor é uma boa opção!

Pensando em você, criamos o curso Fundamentos Essenciais para Consultores. Nele, você aprenderá o que é uma consultoria, qual o papel do consultor no mercado, como saber o que o cliente espera, quais são os aspectos mais importantes de uma consultoria e muito mais!

Clique na imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Consultores!

Fundamentos Essenciais para Consultores

Júlia Vieira

Júlia Vieira

Grad. em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atuou como Assessora da Qualidade e Gerente de Projetos na Campe Consultoria Jr. Possui certificação em Auditoria Interna ISO9001, Excel, White Belt Lean Seis Sigma, Metodologia Ágil, Vendas e Formação de Lideranças. Como especialista em otimização na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto, tem como objetivo pessoal impactar o maior número de pessoas possível por meio de conteúdos de qualidade, para que, dessa forma, a gestão empresarial torne-se cada vez mais assertiva.

Fundamentos Essenciais para Consultores

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Consultores

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.