O que é Logística?
Quais são as etapas da Logística?
Quais são as áreas de atuação da Logística?
Qual é a diferença entre Inbound e Outbound Logística?
Como aprimorar os conhecimentos em Logística?

O que é Inbound e Outbound Logística? Descubra as diferenças e como aplicá-las!

Saiba mais sobre as etapas principais da Logística, as diferenças, as áreas de atuação do Inbound e Outbound Logística e como aplicá-los.

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
O que é Inbound e Outbound Logística? Descubra as diferenças e como aplicá-las!

A Logísticaé um setor da gestão que envolve a movimentação, a armazenagem e o transporte de bens e serviços de uma empresa. Ela se divide em dois processos: o Inbound e o Outbound.

Enquanto a Inbound Logística está relacionada com as atividades internas da empresa, a Outbound Logística tem a ver com as atividades externas. As duas se complementam e devem estar alinhadas em busca da satisfação e da fidelização do cliente.

Continue neste artigo e saiba a importância da Inbound e Outbound Logística por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é Logística?
  • Quais são as etapas da Logística?
  • Quais são as áreas de atuação da Logística?
  • Qual é a diferença entre Inbound e Outbound Logística?
  • Como aprimorar os conhecimentos em Logística?

Boa leitura!

O que é Logística?

A Logística é o processo que envolve a movimentação, a armazenagem e o transporte de matéria prima e de mercadorias.

O seu principal objetivo é ampliar a confiabilidade e a eficiência da cadeia de suprimentos de uma empresa, otimizando o seu setor logístico por meio da rapidez nos processos de recebimento da matéria-prima e da entrega do produto ao cliente final.

As principais funções logísticas são controlar estoques, gerenciar comprar, armazenar produtos, distribuir pedidos e entregar mercadorias.

Nesse sentido, ela é responsável por controlar os processos da empresa, identificando erros e otimizando as atividades em questão. Também está lá para minimizar os custos com matéria-prima, transporte e armazenagem.

Para isso, é necessário que os gestores desses processos na empresa definam indicadores para medição, acompanhamento e otimização dos resultados dessas atividades logísticas.

Para possibilitar o melhor controle da logística de sua empresa, a Voitto preparou para você a Planilha Controle de Entregas Logísticas. Baixe a planilha gratuitamente!

A sua empresa não está tendo uma boa performance quando se trata da área de entregas e logística?

Para que uma empresa tenha um desempenho satisfatório, faz-se o uso contínuo dos sistemas de controles internos. São estes que proporcionam segurança para a administração na busca que seus objetivos e metas estabelecido sejam atingidos.

Logo, seja qual for o processo, é importante que a empresa tenha meios de controlá-lo, variando de acordo com a complexidade do mesmo.

Para te ajudar nesta tarefa, queremos oferecer nossa planilha de Controle de Entregas Logísticas! Está esperando o que? Baixe agora clicando no botão abaixo!

Planilha de controle de entregas logísticas

Quais são as etapas da Logística?

Para que sua empresa obtenha sucesso, ela deve seguir cinco etapas do processo logístico:

  • Controle do estoque: o estoque deve ser controlado de forma que não haja acúmulo desnecessário de mercadorias e, consequentemente não haja desperdícios de materiais e de produtos;
  • Gestão das compras: as compras devem ser realizadas em busca de produtos de qualidade e em quantidade adequada para a confecção dos produtos sem desperdício de matéria-prima;
  • Armazenamento dos produtos: as mercadorias devem ser armazenadas em centros de distribuição que possibilitem a sua conservação e segurança, além de organização para acesso rápido a esses produtos quando necessário;  
  • Distribuição de pedidos: o recebimento dos pedidos e a separação dos produtos é realizada de forma eficiente em busca da entrega rápida de mercadorias ao cliente. 
  • Entrega de mercadorias: a organização do transporte e do frete deve ser organizada para que a entrega rápida da mercadoria resulte em satisfação e fidelização do cliente à sua empresa. 

Continue neste artigo e confira as principais áreas de atuação da Logística:

Quais são as áreas de atuação da Logística?

A Logística é dividida em sete áreas de atuação. Confira a seguir:

  • Armazenagem: armazenamento, manutenção e conservação das mercadorias. Deve ser analisada a localização, as dimensões e a temperatura ambiente do local para garantir a segurança e a qualidade dos produtos. 
  • Embalagem: definição da embalagem adequada para cada mercadoria para que não haja danos durante o processo de transporte até o cliente. 
  • Estoque: organização dos produtos, controle dos pedidos e emissão de relatórios de compra e venda, evitando o excesso e a falta de mercadorias. 
  • Manutenção da Informação: atualização e compartilhamento das informações das mercadorias. 
  • Processamento de Pedidos: preparação, movimentação, recebimento e compartilhamento dos pedidos, possibilitando a emissão de seus relatórios e a garantia de entregas no prazo determinado. 
  • Transporte: planejamento de rotas e definição das transportadoras responsáveis por cada mercadoria. 
  • Gestão da cadeia de suprimentos: análise do processo interno e externo da logística, envolvendo fornecedores e transportadoras, possibilitando a eficiência do processo e a satisfação dos clientes. 

Entretanto, a Logística pode se dividir em Inbound (interna) e Outbound (externa). Entenda a seguir as suas características.

Qual é a diferença entre Inbound e Outbound Logística?

A Inbound Logística está relacionada ao fornecimento de matéria prima no processo produtivo, enquanto a Outbound Logística está relacionada às atividades logísticas após a produção do produto em questão.

Confira a seguir as suas características específicas:

Inbound Logística

A Inbound Logística consiste em todas as etapas entre o fornecedor e o seu negócio, principalmente no fornecimento de matéria prima. Ela é responsável pelo controle da entrada de insumos, bens e serviços em sua empresa.

Algumas de suas funções são:

  • Administração de fornecedores;
  • Transporte do fornecedor até a empresa;
  • Controle do estoque;
  • Auditorias de qualidade;
  • Acompanhamento das compras e do recebimento de matéria-prima.

Uma boa administração das funções desse tipo de logística é fundamental para o bom gerenciamento de projetos em uma indústria, já que torna a sua produção eficiente no mercado.

As matérias-primas e os insumos devem chegar no tempo certo para que a produção não sofra atrasos e, consequentemente, o produto final não atrase para ser entregue. Para isso, a Inbound Logística é a responsável por esse acompanhamento.

Dessa forma, a Inbound Logística também é responsável pelo aperfeiçoamento e pela otimização dos processos produtivos, como o contato com os fornecedores, transporte interno na indústria, recebimento e armazenamento de cargas, entre outros.

Outbound Logística

Já a Outbound Logística consiste em atividades logísticas entre a pós produção na indústria e a chegada ao cliente final, preferencialmente respeitando o prazo de entrega estipulado anteriormente.

Algumas de suas funções são:

  • Gestão de fretes;
  • Definição de rotas otimizadas;
  • Produção de embalagens;
  • Documentação do produto e do cliente;
  • Gestão de produtos nos centros de distribuição.

Dessa forma, o processo logístico Outbound deve estar bem alinhado com suas ações pois está diretamente relacionado com o seu consumidor final. É necessário seguir cada etapa conforme os planejamentos realizados.

Além disso, um ponto a se destacar é que a Outbound Logística está diretamente interligada à satisfação do cliente. Quanto mais ágil for esse processo e quão mais rápida for a entrega ao cliente, mais satisfeito e fiel ele será à sua empresa.

A Outbound Logística possibilita maior agilidade no fluxo de estoques da empresa, a melhoria no atendimento do cliente e a sua fidelização para próximas compras. Ela também possibilita maior contato com parceiros e empresas terceirizadas.

Isso mostra como apresentar um planejamento logístico e estratégico possibilita a boa gestão de uma empresa nesses processos. A ótima gestão logística também é responsável pela otimização de outros processos dentro dessa mesma empresa.

Como aprimorar os conhecimentos em Logística? 

Se esse artigo foi útil para você, não deixe de se inscrever em nossa Newsletter e ficar por dentro de todas as novidades de Logística no Blog Voitto.

A Logística é um dos principais pilares do World Class Manufacturing (WCM). Para implementá-lo, a Voitto preparou para você o curso WCM: Logística. Acesse a nossa plataforma e aprenda como desenvolver importantes técnicas de implementação logística!

Hoje, estar capacitado na metodologia World Class Manufacturing (WCM) tem se tornado um pré-requisito para os profissionais da indústria 4.0!

E para te ajudar a alcançar uma posição de destaque, oferecemos para você nossa Formação de Especialistas em World Class Manufacturing.

Nosso pacote contempla 14 cursos, iniciando com conhecimentos básicos para compreensão da abordagem WCM em uma organização, passando pelo aprofundamento dos conceitos dentro de áreas vitais em uma organização, representadas pelos pilares do WCM.

Está esperando o que? Não perca tempo! Clique na imagem abaixo e se inscreva na capacitação que te tornará capaz de entender e aplicar uma metodologia utilizada por gigantes como Fiat, Whirlpool, Unilever e muitas outras. Torne-se um profissional de alto nível!


 Formação Especialista em WCM - Word Class Manufacturing

Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

 Logística 4.0: Você está conectado ao futuro?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Logística 4.0: Você Está Conectado Ao Futuro?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.