Quando utilizar a Metodologia 8D
As 7 ferramentas de qualidade
O que é a Metodologia 8D?
As 8 disciplinas da Metodologia 8D
Porque devo aplicar a Metodologia 8D?
Gostou de aprender mais sobre a Metodologia 8D?

Metodologia 8D entenda como solucionar por vez seus problemas recorrentes

Saiba tudo sobre a metodologia 8D e como ela pode ser aplicada para a solução de problemas, promovendo a melhoria contínua para a sua empresa.

Larissa Nunes
Por: Larissa Nunes
Metodologia 8D entenda como solucionar por vez seus problemas recorrentes

A Metodologia 8D procura resolver problemas, trabalhando suas causas raízes. Portanto, além de planejar soluções imediatas de contenção, ela também propõe medidas de longo prazo, que têm por finalidade prevenir o retorno desses contratempos.

Sendo assim, essa metodologia é muito utilizada na melhoria da qualidade e da confiança de processos produtivos, deixando os sistemas mais seguros e o empreendimento com maior nível de aceitação dos consumidores.

Neste artigo, vou te apresentar o método 8D e como suas disciplinas são aplicadas para evitar que problemas ou falhas de produtos cheguem até os clientes.

  • Quando Utilizar a Metodologia 8D;
  • As 7 ferramentas de qualidade;
  • O que é a Metodologia 8D?
  • As 8 disciplinas da Metodologia 8D;
  • Porque devo aplicar a Metodologia 8D?

Quando utilizar a Metodologia 8D

Você provavelmente já teve um chinelo Havaiana, não é mesmo? Já é muito conhecido que quando o calçado “arrebentava”, se dariam jeitinhos para consertá-la.Assim, se utilizava aquela famosa solução de curto prazo, aquele preguinho ou alfinete na parte que rompia epronto! Estava novo novamente.

Porém, um tempo depois a mesma situação acontecia e era preciso aplicar outra vez aquela solução. Dessa forma, o problema se tornava recorrente, até não ser mais possível aplicar aquela ação corretiva. Nesse momento, o chinelo tinha que ser substituído.

Tá, mas o que essa história toda tem a ver com a Metodologia 8D e sua aplicação? Tem tudo!

No exemplo do chinelo Havaiana, foi aplicada uma solução imediata para um problema, mas não foi feita uma gestão de manutenção adequada, visando a prevenção de novas falhas, ou seja, foi algo puramente instantâneo.

Vale salientar também, que ao realizar este tipo de método paliativo os problemas voltam a surgir com frequência, então este é o momento que qualquer gestor sabe que deve mudar seu tipo de resolução e utilizar o método 8D.

Apesar de bastante eficiente, pode ser algo extremamente custoso para uma empresa, por isso, deve ser aplicada quando houver problemas sérios e recorrentes.

As 7 ferramentas de qualidade

Confira o eBook 7 Ferramentas da Qualidade, que vão ajudar a sua empresa na melhoria contínua dos processos!

Devido à alta concorrência do mercado hoje, sua empresa precisa ser excelente para se destacar no mercado. Neste Ebook, você aprenderá mais sobre as 7 Ferramentas da Qualidade.

Neste Ebook, você terá uma visão geral de como utilizar Fluxograma; Cartas de Controle; Diagrama de Ishikawa; Folha de Verificação; Histograma; Gráfico de Dispersão; Gráfico de Pareto. Além de opiniões/conceitos de diversos gurus da qualidade.

Baixe agora e aprenda mais sobre as 7 Ferramentas da Qualidade!

Confira o eBook 7 Ferramentas da Qualidade, que vão ajudar a sua empresa na melhoría continua dos processos!

Devido à alta concorrência do mercado hoje, sua empresa precisa ser excelente para se destacar no mercado. Neste Ebook, você aprenderá mais sobre as 7 Ferramentas da Qualidade.

Neste Ebook, você terá uma visão geral de como utilizar Fluxograma; Cartas de Controle; Diagrama de Ishikawa; Folha de Verificação; Histograma; Gráfico de Dispersão; Gráfico de Pareto. Além de opiniões/conceitos de diversos gurus da qualidade.

Baixe agora e aprenda mais sobre as 7 Ferramentas da Qualidade!

As 7 ferramentas da qualidade

O que é a Metodologia 8D?

A Metodologia 8D é um conjunto que compreende oito disciplinas (por isso é chamada de 8D) voltadas não somente para melhoria da qualidade, mas também para ressaltar e ampliar a sinergia da equipe de trabalho.

A ferramenta tem como objetivo a identificação, analise e eliminação das causas principais de problemas, falhas e imperfeições em sistemas ou produtos, bem como sua manutenção.

A Metodologia 8D foi desenvolvida por volta dos anos de 1970, sendo aplicada, com maior frequência, o método de Resolução de Problemas Orientados por Equipe, ou em inglês Team Oriented Problem Solving (TOPS), da empresa Ford Motor Company.

Durante a década de 90, a companhia aperfeiçoou a metodologia adicionando o nono D ao número total de disciplinas. Esse foi chamado de D0, que diz respeito ao planejamento para implementação da solução de problemas. Ao iniciar essa etapa, é recomendado questionar o uso da ferramenta.

É importante ter em mente que a Metodologia 8D deve ser aplicada apenas em problemas complexos e de difíceis soluções.Caso contrário, há outras ferramentas mais simples que são recomendadas.

Apesar da Metodologia Seis Sigma também ser indicada especificamente para esse tipo de problema, ela se diferencia da Metodologia 8D por tratar de soluções que não são claras inicialmente. O 8D atua sobre causas identificáveis, sendo a equipe responsável por descobrir a causa raiz, bem como desenvolver a ação de contenção para prevenir uma recorrência futura.

É justamente quando as causas identificáveis se tornam visíveis que uma potencial aplicação da ferramenta é identificada. Isso ocorre, por exemplo, através do recebimento de reclamações dos clientes, através do qual surge a demanda por ações corretivas.

As 8 disciplinas da Metodologia 8D

As 8 disciplinas da metodologia 8D

D1: Formação e definição de uma equipe de trabalho

Nessa etapa, deve ser definida uma equipe estratégica para a aplicação da metodologia.

É importante considerar, então, o tempo e energia disponível para cada possível membro no processo de escolha, além da obtenção de conhecimentos distintos com a equipe resultante. Outro ponto relevante é que seja dado preferência aos colaboradores que sofrem as consequências do problema, já que estes tendem a conhecer melhor a sua realidade.

Além disso, um ponto fundamental é a sinergia entre a equipe e a escolha do líder. Este deve tanto conhecer a ferramenta, como também apresentar uma série de características e práticas exemplares de liderança.

D2: Descrição do problema de forma detalhada a ser resolvido

No segundo item da Metodologia 8D, deve-se descrever o problema de forma detalhada para facilitar o entendimento futuro. É importante que sejam analisados diversos aspectos que possuem influência no problema, como mão de obra, material, etc.

Para isso, é necessário realizar uma ampla coleta de dados. Uma ferramenta que pode ajudar nesse processo e evita que algum detalhe importante passe despercebido é a técnica 5W2H.

D3: Contenção dos problemas identificados

Ao caminhar para a solução dos problemas com a Metodologia 8D, não podemos nos esquecer de conter os problemas identificados e diminuir o risco do cliente ser exposto à falha. Caso contrário, os malefícios irão alcançar proporções ainda maiores e gerar grandes prejuízos para o negócio.

D4: Definição completa da origem do problema (causas raízes)

Com o problema contido, podemos encontrar e extinguir a causa principal do problema.

Para essa etapa da Metodologia 8D, podem ser utilizados diversos artifícios para tornar o processo mais ágil e efetivo. Uma delas é construir uma planilha de Brainstorming, onde todos da equipe podem contribuir com ideias que, posteriormente, serão organizadas e estudadas.

Uma ferramenta que pode ser ainda mais benéfica é o diagrama causa e efeito, comumente conhecido como diagrama de Ishikawa. Além de ajudar na identificação da causa raiz, o diagrama pode enxergar outros problemas não vistos anteriormente.

D5: Escolha da solução mais adequada para o problema

A escolha da solução na Metodologia 8D deve ser feita de tal forma que evite completamente ocorrências futuras e o surgimento de novos problemas.

Nessa etapa, também é conveniente a realização de um Brainstorming para que toda a equipe se esforce para gerar soluções de acordo com a análise completa da origem do problema.

O time deverá ponderar, ainda, os impactos das soluções pensadas sobre os departamentos envolvidos para tomar a decisão mais assertiva.

D6: Implementação da solução permanente

Chegou a hora de monitorar a solução escolhida no momento anterior para que seja executada de forma bem-sucedida. Uma boa forma de garantir a permanência do nível de falha dentro do desejado é usar ferramentas como o PokaYoke, que estrutura procedimentos voltados para a prevenção do surgimento de erros em um processo produtivo através da eliminação de suas causas geradoras.

D7: Prevenção de novos problemas

Corrigir sai muito mais caro do que prevenir na maioria dos casos, então é isso que devemos fazer! Na sétima etapa da Metodologia 8D, será necessário utilizar de métodos e ferramentas para garantir que o problema não retorne pelas causas não exploradas.

É importante lembrar que a solução encontrada é para a causa raiz, mas as outras possíveis causas não tiveram solução ou erradicação e podem vir a causar a mesma situação que estamos saindo. Pode ser desde um dispositivo à prova de falhas que proteja o processo como um todo, mas também um gerenciamento de riscos, que vai prever ações a serem tomadas de acordo com a nova causa do problema.

D8: Finalização formal e comemoração

É interessante que a finalização formal da implementação da Metodologia 8D seja aliada a uma comemoração com o intuito de parabenizar os colaboradores envolvidos em seu desenvolvimento e expor os resultados para toda a empresa.

Reconhecer o esforço de cada um dos envolvidos é fundamental para reforçar o sentimento de equipe e a motivação no trabalho. Isso só ajuda no crescimento pessoal e profissional do indivíduo e principalmente no crescimento da organização.

Porque devo aplicar a Metodologia 8D?

Peças de um quebra-cabeça


Ao formar uma equipe 8D, você irá obter a integração de profissionais com diferentes conhecimentos e de caráter multifuncional. Com isso, o processo de geração de ideias será fomentado e inovações serão desenvolvidas, o que pode resultar em importantes diferenciais competitivos.

Além disso, a solução de problemas será mais ágil e há garantia de que a situação não venha a se repetir no futuro.

Gostou de aprender mais sobre a Metodologia 8D?

Você deseja ter a capacidade de entender a percepção de qualidade pelo seu cliente e ainda ser capaz de melhorá-la?

Então chegou a hora de adotar o Lean Manufacturing! Se você quer ter resultados como a Toyota, cujo resultado líquido subiu 29,4% e, após uso da metodologia, vendeu 7,4 milhões de carros, faça o nosso curso Fundamentos de Lean Manufacturing!

Com ele, você aprenderá a focar nas causas e soluções de um problema, além de gerir e metrificar processos de forma a alavancar os resultados de sua empresa!

Já que, você estará apto a aplicar os 5 princípios Lean, identificar os 8 desperdícios da sua empresa e quais processos agregam valor ao seu produto, aplicar as técnicas de 5W2H e PDCA para soluções de problemas, além de se tornar capaz de elaborar Histogramas, Diagramas de Fluxo, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Carta de Controle e muito mais!

Então, que tal aprender mais sobre esse pensamento enxuto e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

Clique aqui e saiba mais!

Larissa Nunes

Larissa Nunes

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Trabalhou na empresa Mais Consultoria Jr. e participou de programas de ensino, pesquisa e extensão da UFJF, como GET e a organização da Mostra de Extensão. Aprofundou seus conhecimentos sobre liderança participando de seminários no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa em Portugal. É especialista em Lean Manufacturing, Dashboards de gestão, Black Belt em Lean Seis Sigma e tambêm ê auditora do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001. Está sempre em busca de novos conhecimentos para aplicar e se desenvolver em sua área. Especialista em geração de conteúdo do Grupo Voitto.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.