O que significa o Mito da Produtividade?
Algumas crenças que envolvem o Mito da Produtividade
Como lidar com o Mito da Produtividade?
Dica de Ouro

Conheça o Mito da Produtividade e aprenda a como lidar com ele!

Nesse artigo você irá aprender o que representa o Mito da Produtividade na nossa sociedade atual e ainda aprenderá a lidar com ele

Brendha Romualdo
Por: Brendha Romualdo
Conheça o Mito da Produtividade e aprenda a como lidar com ele!

Você já ouviu falar ou foi uma vítima do Mito da Produtividade? O Mito da Produtividade é o ato de acreditar que é possível estar sempre produtivo, em todos os momentos do dia a dia na empresa.

Acredite se quiser, essa prática é muito comum nas empresas atualmente, o que foi agravado durante a pandemia com o Home Office.

Gostaria de saber mais sobre o Mito da Produtividade e aprender a como lidar com a cobrança excessiva no ambiente de trabalho? Então continue a leitura a partir dos tópicos a seguir:

  • O que significa o Mito da Produtividade? 
  • Algumas crenças que envolvem o Mito da Produtividade 
  • Como lidar com o Mito da Produtividade?

O que significa o Mito da Produtividade?

Agora que você já sabe um pouquinho sobre Mito da Produtividade, que tal entender um pouco mais sobre o que significa essa prática?

O Mito da Produtividade é representado pela produção excessiva de trabalho sem o momento de descanso necessário.

Ou seja, de acordo com o Mito da Produtividade a produção não pode parar! Devemos entregar trabalhos de qualidade todos os dias, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O tempo não te espera.

Assim como toda crença, muitas pessoas tendem a acreditar nessa idealização da produtividade. Todavia, sabemos que esse excesso de produtividade é humanamente impossível.

Sendo assim, manter a produtividade sempre em alta é uma exigência muito comum nas empresas atualmente. Mas, você já se perguntou se essa prática é realmente possível e saudável?

Muitas vezes tendemos a nos cobrar pelas produções de forma excessiva e desconsideramos o fato de que tudo deve ser equilibrado. Todavia, essa produtividade tóxica pode ser prejudicial para nossa saúde mental e física.

E, é justamente ao contrário disso que o Mito da Produtividade quer que você acredite.

Já ouviu aquela famosa frase: “Trabalhem/estudem enquanto eles dormem”?

Não façam isso!

Os momentos de lazer e descanso são essenciais para manter a produtividade em dia e, tudo bem, não conseguir ser produtivo sempre. Todos nós temos dias bons e dias ruins e, consequentemente, um dia bom compensa um dia ruim. Tudo isso diz respeito ao equilíbrio das nossas ações.

Pensando nisso, é necessário esclarecer que o Mito da Produtividade é apenas um mito e nada mais que isso. Esse mito vem cercado por crenças sobre produzir e estar sempre engajado em produzir mais, o que é praticamente impossível.

Não importa com o que você trabalha ou qual cargo você ocupa na sua empresa, você pode estar sendo vítima desse mal.

Quer entender melhor quais são as crenças mais comuns que cerceiam o Mito da Produtividade? Então continue a leitura no tópico a seguir!

Mas antes, se liga nessa dica imperdível para você que quer ser produtivo da maneira correta!

Confira agora o eBook Como fazer um Home Office Incrivelmente Produtivo e eleve o seu trabalho Home Office.

Home Office acaba de virar regra em grande parte das empresas neste momento de crise e tudo indica que será o novo padrão de trabalho. Para esclarecer dúvidas sobre como gerenciar times de maneira remota, nos unimos a Sólidespara te dar dicas sobre como estruturar um workplace produtivo, considerando o perfil comportamental de cada tipo de profissional.

Par obter o ebook gratuito basta clicar no botão a baixo. Não vai ficar de fora dessa, né?

Como fazer um Home Office Incrivelmente Produtivo

Algumas crenças que envolvem o Mito da Produtividade

Pensando em te ajudar, elaboramos uma lista com as principais crenças que envolvem o Mito da Produtividade para que você não caia nessa armadilha!

Vamos lá?

O trabalho sob pressão aumenta na produtividade 

Essa é uma daquelas mentiras que se tornam verdades de tanto que são repetidas não é mesmo?

Para não cair nessa é necessário entender que, com algumas pessoas, o trabalhosob pressão é realmente sinônimo de produtividade e, com outras não. E tudo bem, todo mundo tem suas diferenças.

Todavia, além disso, é necessário ter em mente que ninguém funciona sob pressão todos os dias.

O trabalho não deve ser um momento de estresse extremo, mas sim um momento de equilíbrio, em que tarefas são cumpridas, ao mesmo tempo que a saúde mental e física é preservada.

Você pode ser 100% produtivo todos os dias 

Essa crença tem muito haver com o que dissemos anteriormente. Ninguém é produtivo 100% todos os dias.

Tudo é um equilíbrio, existem dias ou semanas que você está no seu auge, e outros dias que você não está tão bem assim. Todos nós passamos por problemas pessoais, de saúde, etc e tudo isso afeta o nosso desempenho no trabalho.

Além disso, é necessário compreender que os dias bons, em que o trabalho rende mais do que o esperado, compensa os dias ruins.

O trabalho remoto diminui a produtividade 

Outro mito bastante compartilhado é o de que o trabalho remoto, muito comum ultimamente por conta da pandemia, não rende bons resultados.

Essa crença é facilmente desbancada, uma vez que com o advento da pandemia do Covid-19 muitas empresas continuaram funcionando perfeitamente com o trabalho Home Office e, até mesmo aumentaram o seus lucros.

Multitarefas é sinônimo de produtividade

Um dos mitos sobre produtividade mais comum é aquele que prega que ser multitarefas é ser produtivo, o que não é verdade.

Para um indivíduo ser produtivo ele não precisa desenvolver várias tarefas o tempo todo. Na verdade, é mais produtivo focar em uma coisa de cada vez do que fazer diversas outras coisas ao mesmo tempo.

O trabalho sem pausas aumenta a produtividade

Por fim, ao falar da última crença, é possível afirmar que ela ainda é muito presente nas empresas atualmente. Isso porque é muito comum associarem a pausa à preguiça de exercer a demanda, o que não é verdade.

Muitas vezes é necessário espairecer, tomar uma água ou um café, para depois retornar a demanda com foco total.

Como lidar com o Mito da Produtividade?

Agora que você já entendeu tudo que precisa saber sobre o Mito da Produtividade, é necessário aprender a como lidar com ele.

Para isso, é importante compreender que é bom ser produtivo e entregar bons resultados para a sua empresa, não tem nada de errado com isso. Mas é importante identificar quando a cobrança está sendo excessiva e quando seu esforço não está sendo valorizado.

São essas características que formam o Mito da Produtividade, a crença de que o funcionário deve ser produtivo a todo tempo é uma mentira que não deve ser propagada.

O Mito da produtividade quer dizer mais sobre o excesso de cobrança e produtividade do que sobre ser produtivo de forma saudável. É sobre cobrar que algo precisa ser feito imediatamente, mesmo que a demanda seja a longo prazo.

Portanto, lembre-se: não há nada de errado em ser produtivo e entregar bons resultados, mas não se cobre para ser produtivo 100% do tempo porque isso é impossível e está fora do alcance de todos nós!

Dica de Ouro

Se você gostou de saber mais sobre o Mito da Produtividade, vai amar essa surpresa que preparamos para você!

O que é o novo normal? Essa pergunta ainda não está respondida e apenas com o tempo aprenderemos a lidar com esse novo cenário.

Mas de uma coisa temos certeza: cada vez mais a habilidade de saber trabalhar remotamente, entregando resultado, e não apenas tempo trabalhado, faz-se necessária.

Por esse motivo, no curso Home Office de Alta Performance mostraremos a você que não importa mais onde é o trabalho, mas o quanto você entrega. Além disso, iremos te ensinar que a comunicação, grande responsável pelo insucesso de algumas empresas remotas, não será mais sua dificuldade, mas sim, fator de potencialização dos seus resultados.

Gostou da ideia e quer se preparar mais para o novo normal? Então, se inscreva agora no nosso curso de Home Office de Alta Performance!

Home Office de Alta Performance

Brendha Romualdo

Brendha Romualdo

Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Black Friday All In

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.