Qual é o conceito de Cultura Organizacional?
Qual é a importância da Cultura Organizacional?
Alguns exemplos sobre a Cultura Organizacional
Como aplicar com sucesso uma boa Cultura Organizacional?

Aprenda mais sobre a cultura organizacional e quais são as suas influências.

Veja qual é o conceito e exemplos da cultura organizacional, como funciona na prática e entenda como você pode aplicar!

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Aprenda mais sobre a cultura organizacional e quais são as suas influências.

A Cultura Organizacional  é um termo corriqueiro no ambiente empresarial, foi criada e é considerada um dos pilares mais importantes para o relacionamento e o direcionamento da gestão, principalmente a gestão de pessoas.

Com o surgimento desse termo, foi possível alinhar as ações mediante a gestão de pessoas, para que os resultados trouxessem valores eficazes, além disso, foi possível alinhar a cultura como um todo.

Uma boa aplicação da Cultura Organizacional, pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa! E isso atua lado a lado com o relacionamento, posicionamento, produção e rendimento da equipe, e vai muito além das suas habilidades técnicas!

Muito se fala sobre a cultura organizacional, principalmente quando indagada qual é a melhor ou pior a se seguir, no entanto poucos sabem a fundo o real conceito por trás dela, quais são suas características e afins...

Por isso, nesse post falaremos sobre os temas mencionados anteriormente, bem como também, os seguintes temas relacionados ao estudo do Comportamento Organizacional:

  • Qual é o conceito de Cultura Organizacional?
  • Qual é a importância da Cultura Organizacional?
  • Alguns exemplos sobre a Cultura Organizacional
  • Como aplicar com sucesso uma boa Cultura Organizacional?

Vamos lá?


Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, e nós somos acostumados a julgar o tempo todo.

A comunicação não-violenta (CNV) vem justamente para ajudar a passarmos adiante nossas verdadeiras necessidades e não colocar julgamentos em nossa fala.

Este e-book de Comunicação Não Violenta na Prática vai te ensinar se a comunicar melhor quando está estressado, influenciar melhor as pessoas e desenvolver mais essa habilidade através da comunicação não-violenta.

Bora começar? Não perca tempo Baixe agora o nosso ebook gratuito!

Comunicação Não Violenta Na Prática

Qual é o conceito de Cultura Organizacional?

A Cultura Organizacional nada mais é do que o comportamento organizacional como uma forma de estudo e análises de comportamento, de maneira individual e coletiva, e como isso reflete nas atividades e ambiente dentro da empresa.

O termo, reúne o conjunto de valores, crenças, regras e normas que são adotadas por uma determinada organização, e foi criado a pouco tempo, sua criação foi dada  por Edgard Schein, professor e cientista, no ano de 1982.

Edgard Schein desenvolveu alguns trabalhos para que hoje o conceito e o desenvolvimento da cultura organizacional tenha tantos benefícios!

Nesse sentido, a cultura organizacional exerce influência na criação e no compartilhamento de maneira a difundir mensagens e percepções referentes à empresa e sua identidade, e elas são realizadas com o auxílio de meios de comunicação.

O objetivo dela é o desenvolvimento do trabalho como auxílio de técnicas, no sentido de que toda a equipe tenha condições necessárias para isto, de maneira a realizarem as atividades de acordo com a conduta da empresa.

Com essas condições estabelecidas o foco está relacionado em prol dos objetivos determinados, com isso é possível dar andamento e o desenvolvimento das atividades de maneira tecnicamente correta.

Além disso, a cultura envolve os requisitos necessários para que o ambiente de trabalho tenha harmonia, e para que os colaboradores sintam-se à vontade, seguros, felizes, e dispostos para a execução das suas atividades.

Agora que já vimos e entendemos o conceito da Cultura Organizacional, vamos ver qual é a sua importância no que elas dizem respeito?

Qual é a importância da Cultura Organizacional?

O comportamento organizacional busca auxiliar em diversos âmbitos da empresa, eles podem variar desde os aspectos de gestão de pessoas, como na organização, e no relacionamento interpessoal.

Com isso, você estará apto para analisar dinâmicas de relacionamentos de diversos grupos, além disso, o gestor se sentirá, e estará mais bem preparado para lidar com esses aspectos e com as individualidades.

A Cultura Organizacional age também em aspectos da inteligência emocional e torna a comunicação mais assertiva, permite uma visão mais abrangente e trabalha com a resiliência dos grupos.

Listamos alguns dos benefícios que fazem parte de organizações que tenham uma boa Cultura Organizacional:

  • Equipe mais produtiva: funcionários que são felizes nas atividades que desempenham tendem a trabalhar melhor, e consequentemente aumentam o rendimento e trazem melhores resultados!
  • Colaboradores mais satisfeitos: quando você trabalha em um ambiente no qual você se sente bem,  gosta de estar, possui pensamentos pessoais parecidos, isso torna o ambiente mais amigável e produz um sentimento de felicidade e satisfação.
  • Time alinhado e engajado: pessoas que se identificam com a missão sentem-se mais engajadas e motivadas a trabalharem por algo que elas acreditam, por isso elas sentem orgulho em alcançar resultados que estão alinhados com o que pensam a nível individual.
  • Otimização no turnover: o alinhamento de habilidades pessoais, técnicas, cultura e gestão, torna menos suscetível o índice de desligamento dos funcionários.

Por isso, desde o recrutamento e pré-seleção, você deve seguir e respeitar a cultura da empresa.

Continue a leitura para entender melhor sobre a Cultura Organizacional a partir de alguns exemplos!

Alguns exemplos sobre a Cultura Organizacional

Para contextualizar melhor o assunto, separamos alguns exemplos de como a Cultura Organizacional atua e é aplicada em empresas/organizações grandes e famosas, e suas principais características:

  • Netflix: O foco é na produtividade, sem se preocuparem com as horas! Levam em consideração a determinação, e contribuições que os colaboradores realmente entregam, entre outros itens também.
  • Twitter: ambiente descontraído, foco na produtividade e na motivação dos colaboradores. A política preza o bom relacionamento para que tenham um ambiente harmônico.
  • Nubank: Diversidade, espaços fora do padrão, ambiente descontraído, sem códigos de dress code, entre outras celebrações diversas para sair do habitual e promover relaxamento e divertimento.
  • Facebook: Incentivam a coragem, ousadia e inovação! Sempre buscavam entender e trabalhar com novas perspectivas e ignoram o padrão, além disso gostam de aplicar a comunicação horizontal.
  • Apple:  para ela o que realmente importa é a personalidade das pessoas, e de que forma você é capaz de contribuir com o desenvolvimento de atividades realmente diferentes e criativas.

Como aplicar com sucesso uma boa Cultura Organizacional?

A Cultura é algo que vem se desenvolvendo com naturalidade desde a criação da empresa, e é formada com base nas experiências, decisões  e movimentos que a empresa faz ao decorrer do percurso.

O grande diferencial de uma empresa para a outra com certeza está atrelado ao valor, missão, visão e objetivos que são aplicados, pois, cada organização acredita e age conforme suas crenças aliado com o compartilhamento do capital humano.

Por isso, podemos afirmar que há diferentes tipos de culturas, e formas de desenvolvê-la, por isso não existe uma regra para se aplicar! Cada empresa age da maneira que consideram corretas para ela!

A grade questão, é saber se você está realmente aplicando o que acredita, se está construindo algo que você se identifica e concorda com estratégias, decisões e posicionamento, e sobre a prática de como o comportamento organizacional é!

Aliás, como vimos nos exemplos das grandes empresas, podemos notar que a particularidade em relação às dores que eles sentiam, e a criação da marca foi o que definiu o caminho da cultura organizacional.

Cada organização é única, você precisa apenas realmente tomar decisões com base em coisas que você fala e acredita, afinal é preciso ter coerência no caminho não é mesmo?

Ao invés de se prender ao que já existe, ou se observar quais são as atividades, decisões e ou requisitos que você pode implementar para impactar de forma positiva o seu negócio? Esse é o caminho!

Foque na produtividade, contribuições, e não se esqueça de buscar colaboradores que realmente tenham o perfil da sua empresa, afinal esse alinhamento é essencial para o sucesso nos resultados e experiências!

Finalizamos nosso conteúdo aqui, então se você gostou do conteúdo, não deixe de acompanhar a Voitto aqui no blog!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Black Friday All In

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.