Você já esteve tão concentrado em uma atividade de qualquer tipo e perdeu completamente a noção do tempo? Se sua resposta foi sim, parabéns! Você atingiu o estado de flow.

Se respondeu “não”, você precisa conhecer agora o estado de flow e entender como ele pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar o seu foco e concentração, tornando-o mais produtivo.

Mas, não se preocupe, porque nesse artigo reunimos as principais informações sobre o flow. Veja o que você vai ter a oportunidade de aprender:

  • O que é o estado de flow?
  • Aspectos que caracterizam o flow;
  • Quais as vantagens que esse estado pode trazer?
  • As 7 condições para atingir um estado de flow;
  • Ativando o flow e a produtividade.

Preparado para acessar o seu estado de flow e dar um salto na sua qualidade de vida? Então, continue lendo o texto.

 

O que é o estado de flow?

 

O estado de flow ,ou estado de fluxo, é um termo referente à condição mental na qual você permanece altamente concentrado em uma atividade por um longo período de tempo.

Entrar em estado flow é estar em um estado de total consciência da tarefa que está sendo executada, e, nesse estado, há uma sensação de prazer associada ao processo de desenvolvimento da atividade em si.

De acordo com o psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi, ex-chefe do departamento de psicologia da Universidade de Chicago e autor de uma série de livros sobre esse tema, o estado de flow pode ser definido como: 

“... um estado mental que acontece quando uma pessoa realiza uma atividade e se sente totalmente absorvida em uma sensação de energia, prazer e foco total quando se está fazendo algo. Em essência, o flow é algo caracterizado pela imersão completa no que se faz, e por uma consequente perder a noção do sentido de espaço e tempo.”

O estado de flow parece ser uma boa solução para quem tem problemas em se concentrar e gerar resultados. Principalmente em situações de trabalho home office, no qual as pessoas encontram mais dificuldades para serem produtivas.

Pensando nisso, criamos o e-book sobre como fazer um home office incrivelmente produtivo. Vale a pena conferir! É só clicar no botão abaixo e fazer o download.

E-book sobre como fazer um home office incrivelmente produtivo

Pronto. Agora que você recebeu um e-book para aprender sobre como ser mais produtivo, vamos voltar para o estado de flow e entender quais são as características dessa condição. Continue descendo o texto!

 

Características do estado de flow

 

Para ter a certeza de que você atingiu o estado de flow, você precisa se ligar nas seguintes características:

  • Concentração intensa;
  • União;
  • Perda da consciência;
  • Plenitude;
  • Distorção;
  • Recompensa.

Quando você combina essas seis características, você está em vivenciando o estado de flow.

Entenda um pouco sobre cada uma delas no infográfico abaixo:

Características do estado de flow

Você também pode sentir o flow partindo da maneira como você enxerga uma atividade.

De acordo com Csikszentmihalyi, a presença do flow pode ser sentida quando você está em uma tarefa desafiadora e você possui as habilidades necessárias para desempenhá-la.

Ele ilustra isso no diagrama abaixo:

Matriz do estado de flow

Quando uma atividade é muito desafiadora e você possui baixo nível de habilidade para desenvolvê-la, você sente ansiedade.

Inversamente, se ela apresenta um nível de dificuldade muito baixo e você é um expert em resolvê-la, você se sente bastante relaxado, uma vez que ela não exige muito de você.

Interessante, não é?

O mais legal em acessar ao estado de flow é que atingi-lo não só aumenta sua produtividade, mas também implementa diversos aspectos do seu trabalho e da sua vida pessoal. Quer descobrir que aspectos são esses? Siga para o próximo tópico!

 

As vantagens de estar no estado de flow

 

Uma vez em flow, você cria uma harmonia entre o seu corpo e sua mente.

No dia a dia, estamos em uma batalha contra um turbilhão de pensamentos, informações e atividades que temos que lidar.

O estado de flow coloca-nos na direção de conciliar tudo isso trazendo paz, vida com propósito (ikigai), felicidade e diversos aspectos que nos fazem bem e que são discutidos no campo da psicologia positiva.

De acordo com Sheldon & King (2001), a psicologia positiva é a área da ciência psicológica que procura trazer “uma visão mais aberta e apreciativa dos potenciais, das motivações e das capacidades humanas”.

O foco dela é buscar maneiras de atingirmos a felicidade por meio do desenvolvimento de competências dentro da tríade da felicidade: vida prazerosa, vida engajada e vida significativa.

Tríade da felicidade

E o que o estado de flow tem a ver com isso?

Bem, ao entrar no estado de fluxo, você consegue se desenvolver em cada campo da tríade da felicidade pois ele gera:

  • Aumento da energia e da motivação;
  • Sensação de bem-estar;
  • Maior senso de propósito;
  • Quebra do medo do fracasso.

Viu como os benefícios do estado de flow vão além da produtividade?

É preciso destacar que a prática do flow pode ser prejudicial de acordo com a atividade que você está se relacionando. Como, por exemplo, quando você entra em fluxo jogando videogame a ponto de comprometer as outras atividades da sua vida, por exemplo.

Ou até mesmo quando você se entrega demais ao trabalho, sem dividir seu tempo de maneira saudável.

Então, você precisa descobrir como entrar no estado de flow de maneira consciente em atividades que agreguem valor efetivamente.

Vamos descobrir como criar as condições ideias para isso. É só continuar a leitura!

 

As 7 condições para atingir o estado de flow

 

De acordo com Csikszentmihalyi, as principais condições para alcançar o flow são:

  • Enxergar as atividades como um desafio;
  • Acabar com a procrastinação;
  • Realizar uma atividade de cada vez;
  • Fazer o que você ama;
  • Evitar a autocrítica excessiva;
  • Estar no ambiente certo;
  • Desenvolver o autoconhecimento.

Preparado para conhecer um pouco sobre cada uma delas?

 

1. Enxergar as atividades como um jogo 

 

Já percebeu que, em um game, os jogadores se divertem muito mais com a partida do que com o resultado?

Essa é a mesma visão que você deve ter quando for executar alguma tarefa, pois assim você se deixar levar pelo processo de realização da atividade, atingindo níveis de felicidade durante o processo e ao invés de colocá-la somente ao resultado final.

 

2. Acabar com a procrastinação

 

Enxergando as atividades como um jogo, você se sente muito mais motivado a não procrastinar.

A procrastinação é um mal que impede você de sentir uma vontade genuína de cumprir suas obrigações. Ainda mais quando se tem milhares de atividades para fazer e você acaba não conseguindo produzir nada.

 

3. Realizar uma atividade de cada vez

 

O multitasking é um inimigo direto do estado de flow. Dividir o foco entre várias tarefas afasta-nos de atingir uma concentração plena naquilo que precisamos fazer.

Devemos tentar escolher a atividade mais importante de acordo com cada momento e que ela seja o único foco.

 

4. Fazer o que você ama

 

Escolha uma única atividade e de preferência aquela que você ama!

Parece clichê, mas é praticamente impossível você ficar horas concentrado em algo que não desperta o seu interesse, sua paixão, que faz você intrinsecamente motivado, não é mesmo?

 

5. Evitar a autocrítica

 

Se você ama algo, você cuida e não crítica toxicamente.

Isso também vale na sua relação com você mesmo!

Durante o desenvolvimento de uma tarefa, críticas excessivas que você constrói sobre si mesmo deixam você em estado avaliativo constantemente. Isso gera uma pressão não saudável que lhe impede de atingir o prazer de executar a atividade e afasta o flow.

Criar um mindset de crescimento para evitar o auto julgamento e entender que a prática leva à perfeição é a decisão certa para prover a condição ideal de atingir ao estado de flow. 

 

6. Estar no ambiente certo

 

Agora, uma condição mais tangível: o ambiente!

Lugares organizados, silenciosos e que gerem inspiração impulsionam seu alcance ao estado de flow.

 

7. Desenvolver o autoconhecimento

 

Junte tudo o que foi dito anteriormente com uma boa dose de autoconhecimento e você estará com as condições perfeitas para entrar no estado de flow.

O autoconhecimento é um dos pilares da inteligência emocional e está relacionado com a capacidade de entender quem você é, quais são são pontos fortes e fracos e, principalmente, quais são suas limitações.

Isso é muito importante para atingir o flow tendo em vista que só faz sentido estar nesse condição de fluxo se você estar bem consigo mesmo e se você respeita os seus limites não colocando atividades maiores do que aquelas que você pode suportar.

Além disso, o autoconhecimento torna você mais criativo, pois permite que você parta das suas experiências e emoções para criar soluções e desenvolver suas tarefas criativamente.

 

Ativando o estado de flow e a sua produtividade!

 

Depois de descobrir o que é o estado de flow e aprender a como preparar as condições ideais para atingi-lo, está na hora de você colocar essa técnica em prática e despertar sua versão mais focada e mais produtiva.

Está pronto?

Se gostou de aprender uma técnica como essa, com certeza vai gostar do que vamos lhe ensinar no curso de gestão do tempo e produtividade profissional.

Nesse curso, você vai aprender a aplicar os três princípios da administração do tempo e vai ter a oportunidade de desenvolver seu autoconhecimento através de testes em todos os módulos.

Além disso, você também irá descobrir como:

  • Criar rotinas e maior disciplina;
  • Adaptar-se em situações de pressão, evitando stress e queda de autoconfiança;
  • Lidar com imprevistos com maior naturalidade, impedindo que se tornem obstáculos em seu caminho.

Gostou? Pois então, clique no botão abaixo e se inscreva!!

Curso de gestão de tempo e produtividade profissional