O que é o Estado de Flow?
Para que serve o Estado de Flow?
Características do Estado de Flow
Como funciona o Estado de Flow?
As 7 condições para atingir o Estado de Flow
Como entrar em Estado de Flow no trabalho?
Ativando o Estado de Flow e a sua produtividade!

Descubra como o Estado de Flow pode fazer você atingir o pico da sua produtividade!

O Estado de Flow é uma ação dentro da psicologia positiva que transforma a maneira como as pessoas executam as atividades para uma melhor produtividade.

Sávio Vale
Por: Sávio Vale
Descubra como o Estado de Flow pode fazer você atingir o pico da sua produtividade!

Você já esteve tão concentrado em uma atividade de qualquer tipo e perdeu completamente a noção do tempo? Se sim, você atingiu o estado de flow! O estado Flow nada mais é que uma imersão profunda em uma atividade, obtendo um alto nível de foco e prazer durante a execução!

Se respondeu "não", você precisa conhecer agora este estado e entender como ele pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar o seu foco e concentração, tornando-o mais produtivo.

Nos obtemos esse tipo de foco normalmente quando realizamos algo extremamente prazeroso para nós, que pode ser ler, jogar, desenhar, entre outros. Mas já imaginou aplicar esse conceito no trabalho?

Não apenas isso seria a resposta para a procrastinação do trabalho, mas sim se tornaria um estado de felicidade ao fazê-lo!

Está um pouco perdido?, Não se preocupe, porque nesse artigo reunimos as principais informações sobre o flow. Veja o que você vai ter a oportunidade de aprender:

  • O que é o Estado de Flow?
  • Para que serve o Estado de Flow?
  • Aspectos que caracterizam o Flow;
  • Como funciona o Estado de Flow?
  • As 7 condições para atingir um Estado de Flow;
  • Como entrar em Estado de Flow no trabalho?

Preparado para acessar o seu estado de flow e dar um salto na sua qualidade de vida? Então, continue lendo o texto.

O que é o Estado de Flow?

O estado de flow, ou estado de fluxo, é um termo referente à condição mental na qual você permanece altamente concentrado em uma atividade por um longo período de tempo.

Entrar em estado flow é estar em um estado de total consciência da tarefa que está sendo executada, e, nesse estado, há uma sensação de prazer associada ao processo de desenvolvimento da atividade em si.

De acordo com o psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi, ex-chefe do departamento de psicologia da Universidade de Chicago e autor de uma série de livros sobre esse tema, o estado de flow pode ser definido como:

“... um estado mental que acontece quando uma pessoa realiza uma atividade e se sente totalmente absorvida em uma sensação de energia, prazer e foco total quando se está fazendo algo. Em essência, o flow é algo caracterizado pela imersão completa no que se faz, e por uma consequente perder a noção do sentido de espaço e tempo.”

Mas, então, podemos nos perguntar: por qual motivo entrar neste estado mental? Veja seus benefícios a seguir!

Para que serve o Estado de Flow?

O estado de flow parece ser uma boa solução para quem tem problemas em se concentrar e gerar resultados. Principalmente em situações de trabalho home office, no qual as pessoas encontram mais dificuldades para serem produtivas.

Afinal, no dia a dia, estamos em uma batalha contra um turbilhão de pensamentos, informações e atividades que temos que lidar. O estado flow está ali justamente para que esse acúmulo de pensamentos não atrapalhe sua produtividade, seja profissional ou pessoal.

Seja produtivo!

Você trabalha no modelo home office e tem problema em se manter concentrado?

Então, preste atenção, pois vou solucionar isso agora!

Conheça o material da Voitto Como fazer um Home Office incrivelmente produtivo. Aqui você vai conhecer algumas metodologias e maneiras de ser mais eficiente no seu horário de trabalho e garantir um destaque na sua empresa!

Ebook: Como Fazer um Home Office Incrivelmente Produtivo

Características do Estado de Flow

Para ter a certeza de que você atingiu o estado de flow, você precisa se ligar nas seguintes características:

  • Concentração intensa;
  • União;
  • Perda da consciência;
  • Plenitude;
  • Distorção;
  • Recompensa.

Quando você combina essas seis características, você está vivenciando o estado de flow.

Entenda um pouco sobre cada uma delas no infográfico abaixo:

Características do estado de flow

Você também pode sentir o flow partindo da maneira como você enxerga uma atividade.

De acordo com Csikszentmihalyi, a presença do flow pode ser sentida quando você está em uma tarefa desafiadora e você possui as habilidades necessárias para desempenhá-la.

Ele ilustra isso no diagrama abaixo:

Matriz do estado de flow

Quando uma atividade é muito desafiadora e você possui baixo nível de habilidade para desenvolvê-la, você sente ansiedade.

Inversamente, se ela apresenta um nível de dificuldade muito baixo e você é um expert em resolvê-la, você se sente bastante relaxado, uma vez que ela não exige muito de você.

Interessante, não é?

O mais legal em acessar ao estado de flow é que atingi-lo não só aumenta sua produtividade, mas também implementa diversos aspectos do seu trabalho e da sua vida pessoal. Quer descobrir que aspectos são esses? Siga para o próximo tópico!

Como funciona o Estado de Flow?

Uma vez em flow, você cria uma harmonia entre o seu corpo e sua mente. O estado de flow coloca-nos na direção de conciliar tudo isso trazendo paz, vida com propósito (ikigai), felicidade e diversos aspectos que nos fazem bem e que são discutidos no campo da psicologia positiva.

De acordo com Sheldon & King (2001), a psicologia positiva é a área da ciência psicológica que procura trazer "uma visão mais aberta e apreciativa dos potenciais, das motivações e das capacidades humanas".

O foco dela é buscar maneiras de atingirmos a felicidade por meio do desenvolvimento de competências dentro da tríade da felicidade: vida prazerosa, vida engajada e vida significativa.

E o que o estado de flow tem a ver com isso?

Bem, ao entrar no estado de fluxo, você consegue se desenvolver em cada campo da tríade da felicidade, pois ele gera:

  • Aumento da energia e da motivação;
  • Sensação de bem-estar;
  • Maior senso de propósito;
  • Quebra do medo do fracasso.

Viu como os benefícios do estado de flow vão além da produtividade?

É preciso destacar que a prática do flow pode ser prejudicial de acordo com a atividade que você está se relacionando. Como, por exemplo, quando você entra em fluxo jogando videogame a ponto de comprometer as outras atividades da sua vida, por exemplo.

Ou até mesmo quando você se entrega demais ao trabalho, sem dividir seu tempo de maneira saudável.

Então, você precisa descobrir como entrar no estado de flow de maneira consciente em atividades que agreguem valor efetivamente.

Vamos descobrir como criar as condições ideias para isso. É só continuar a leitura!

As 7 condições para atingir o Estado de Flow

De acordo com Csikszentmihalyi, as principais condições para alcançar o flow são:

  • Enxergar as atividades como um desafio;
  • Acabar com a procrastinação;
  • Realizar uma atividade de cada vez;
  • Fazer o que você ama;
  • Evitar a autocrítica excessiva;
  • Estar no ambiente certo;
  • Desenvolver o autoconhecimento.

Preparado para conhecer um pouco sobre cada uma delas?

1. Enxergar as atividades como um jogo 

Já percebeu que, em um game, os jogadores se divertem muito mais com a partida do que com o resultado?

Essa é a mesma visão que você deve ter quando for executar alguma tarefa, pois assim você se deixar levar pelo processo de realização da atividade, atingindo níveis de felicidade durante o processo e ao invés de colocá-la somente ao resultado final.

2. Acabar com a procrastinação

Enxergando as atividades como um jogo, você se sente muito mais motivado a não procrastinar.

A procrastinação é um mal que impede você de sentir uma vontade genuína de cumprir suas obrigações. Ainda mais quando se tem milhares de atividades para fazer e você acaba não conseguindo produzir nada.

3. Realizar uma atividade de cada vez

O multitasking é um inimigo direto do estado de flow. Dividir o foco entre várias tarefas afasta-nos de atingir uma concentração plena naquilo que precisamos fazer.

Devemos tentar escolher a atividade mais importante de acordo com cada momento e que ela seja o único foco.

4. Fazer o que você ama

Escolha uma única atividade e de preferência aquela que você ama!

Parece clichê, mas é praticamente impossível você ficar horas concentrado em algo que não desperta o seu interesse, sua paixão, que faz você intrinsecamente motivado, não é mesmo?

5. Evitar a autocrítica

Se você ama algo, você cuida e não critica toxicamente.

Isso também vale na sua relação com você mesmo!

Durante o desenvolvimento de uma tarefa, críticas excessivas que você constrói sobre si mesmo deixam você em estado avaliativo constantemente. Isso gera uma pressão não saudável que lhe impede de atingir o prazer de executar a atividade e afasta o flow.

Criar um mindset de crescimento para evitar o auto julgamento e entender que a prática leva à perfeição é a decisão certa para prover a condição ideal de atingir ao estado de flow.

6. Estar no ambiente certo

Agora, uma condição mais tangível: o ambiente!

Lugares organizados, silenciosos e que geram inspiração impulsionam seu alcance ao estado de flow.

7. Desenvolver o autoconhecimento

Junte tudo o que foi dito anteriormente com uma boa dose de autoconhecimento e você estará com as condições perfeitas para entrar no estado de flow.

O autoconhecimento é um dos pilares da inteligência emocional e está relacionado com a capacidade de entender quem você é, quais são os pontos fortes e fracos e, principalmente, quais são suas limitações.

Isso é muito importante para atingir o flow tendo em vista que só faz sentido estar nessa condição de fluxo se você está bem consigo mesmo e se você não coloca atividades maiores do que aquelas que você pode suportar.

Além disso, o autoconhecimento torna você mais criativo, pois permite que você parta das suas experiências e emoções para criar soluções e desenvolver suas tarefas criativamente.

Como entrar em Estado de Flow no trabalho?

No trabalho existem vantagens e desvantagens para atingir o estado flow. A vantagem é o espaço propício e tranquilo para focar na atividade e a desvantagem é que às vezes o trabalho não é interessante para prender sua atenção, mas aqui vão algumas dicas para você:

  • Realize algo desafiador, mas, ao mesmo tempo, alcançável, assim evitamos frustrações e aumentamos a endorfina do desafio de um processo;
  • Estabeleça metas claras e alcançáveis;
  • Evite conversas paralelas o tempo todo, defina bem sua hora de descanso;
  • Não ache que realizar multitarefas lhe fará mais produtivo, a chance é que acabe com trabalhos mal feitos;
  • Ache algo que lhe interesse no processo e foque nesta parte que você gosta para pegar o ritmo.

Ativando o Estado de Flow e a sua produtividade!

Como podemos ver, o estado de flow está diretamente associado à sua capacidade de entender seus sentimentos e como você vê as atividades do seu dia a dia.

Então, para te ajudar ainda mais a chegar no ápice de sua produtividade, temos aqui o nosso eBook A importância da inteligência emocional.

Com ele você entenderá melhor como controlar suas emoções, além da compreensão de como isso afeta as pessoas ao seu redor. Este conhecimento lhe deixa apto a influenciar pessoas com mais facilidade, pois saberá lidar com diversos tipos de problemas e situações.

Agora não tem mais desculpas para se tornar o melhor profissional que você pode ser!

[eBook] A importância da Inteligência Emocional

Sávio Vale

Sávio Vale

Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Teste: Como está sua Inteligência Emocional?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Teste: Como Está Sua Inteligência Emocional?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.