O que é Product Information Management (PIM)?
Para quais empresas é recomendado o PIM?
Importância de um PIM
Cases de sucesso
Quero continuar me capacitando!

Como a metodologia PIM pode entregar melhores experiências para os seus clientes?

Saiba o que é PIM, quais as suas vantagens e como grandes empresas como a Amazon utilizam essa estratégia para conquistar mercado.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como a metodologia PIM pode entregar melhores experiências para os seus clientes?

Você já parou para pensar no quanto a era digital trouxe aos empreendedores o domínio sobre os dados de seus clientes e como isso pode ser um diferencial competitivo relevante? Assim, gerir dados é cada vez mais importante e para ter sucesso nisso uma boa estratégia é a metodologia PIM.

O Product Information Management (PIM) é uma forma de gestão que foca em projetos que visem utilizar fatos e informações para melhorar a experiência dos clientes. Por isso, o seu principal diferencial é acoplar todos os dados das diferentes áreas em um único lugar.

Se você ainda tem dúvidas de como processar e trabalhar melhor as informações dos seus clientes, não se preocupe! Aqui você vai encontrar tudo que precisa saber para que a metodologia PIM seja uma aliada dos seus negócios. Confira a seguir:

●     O que é Product information management (PIM)?;

●     Para quais empresas é recomendado o PIM?;

●     Benefícios de um PIM;

●     Cases de sucesso.

O que é Product Information Management (PIM)?

PIM é a sigla utilizada para abreviar o nome Product Infomation Management, ou em português, Gerenciamento de Informações do Produto. Como a própria expressão já diz, essa metodologia é voltada para o gerenciamento de dados referentes a produtos, com o objetivo principal de melhorar a experiência do usuário.

Em termos gerais, a PIM é um compilado de todas as caraterísticas de um objeto ou serviço, partindo dos catálogos, passando por dimensões e medidas e chegando até mesmo às avaliações e certificações.

Além disso, o grande diferencial do PIM está na forma com que o dado pode ser trabalhado. Por consistir em um software para gestão de empresas que compila todas as informações, é muito mais fácil cruzar dados e fazer uma análise cada vez mais profunda.

Outro ponto importante é o fato de que o PIM facilita bastante o gerenciamento de projetos. Afinal, a partir dele são mapeadas informações de todos os setores, como vendas, marketing e financeiro.

Com isso, os gerentes dos projetos tem acesso a dados como:

●     Product descriptions: especificações físicas e dimensionais. Por exemplo: cor, largura, espessura, peso e material de fabricação;

●     Product catalog: instruções para utilização efetiva do produto. Por exemplo: local adequado para armazenamento;

●     Product data: dados em geral que podem ser mensurados e estruturados para análises. Por exemplo: classificação por estrelas em sites de pesquisas;

●     Product experience: mais utilizados pelo marketing, são dados voltados para a criação de conexão com o cliente. Exemplo: comerciais de datas comemorativas voltados para o dia das mães.

Visto tudo isso, com certeza você deve estar se perguntando qual nicho de atuação é o mais indicado para utilizar o PIM. Por isso, separamos um tópico sobre esse assunto. Continue lendo este artigo!

Para quais empresas é recomendado o PIM?

Ao se pensar em Product Information Mangement (PIM) é quase automática a ligação com empresas que trabalham nos meios digitais. Afinal, o PIM Systems é mais voltado para coletar e trabalhar com dados digitais, captados através da interação dos clientes com sites, páginas de compras e redes sociais.

Essa associação não está equivocada. Realmente os sistemas PIM Solutions foram desenhados pensando nessas empresas imersas em tecnologia. No entanto, coletar informações do produto não é necessário apenas para elas.

Com isso, o PIM pode ser também utilizado de forma básica por empresas que além das áreas de e-commerce, também focam no ambiente físico para o contato com o usuário. Afinal,  conseguem extrair da percepção online melhorias para todos os canais de venda.

Agora que você já sabe que os management systems baseados no PIM podem ser adaptados para qualquer empresa trabalhar melhor o seu marketing de produto, vamos entender também quais são os benefícios da sua utilização para empresas totalmente ou parcialmente digitais.

Dica extra!

O curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos, traz um conjunto de práticas e fundamentos eficientes no que se refere ao gerenciamento de um projeto, foi elaborado de acordo com o Guia para o Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK).

Com esse curso, você terá acesso aos recursos e embasamento necessários para gerenciar um projeto por meio de todo o seu ciclo de vida totalmente alinhado com o PMBOK!

Aproveite essa oportunidade! Clique na imagem abaixo e se inscreva!

Clique aqui e saiba mais!

Importância de um PIM

Quando se pensa em PIM, vários benefícios podem vir à cabeça dos empresários e gestores, no entanto o mais importante deles é voltado para a possibilidade de construir estratégias que melhorem a experiência dos clientes.

O software de gestão de projetos baseado no PIM oferece outras vantagens, como, por exemplo, a redução de falhas nos fluxos de informações. Quando muitas plataformas diferentes são utilizadas, é mais comum que os dados se dispersem.

A integração também possibilita a gestão por processos, por isso o PIM faz com eles sejam mais eficientes. Afinal, não serão criadas duplicidades e informações inconsistentes.

Por exemplo: um mesmo produto não passa por especificações diferentes no departamento de venda e no de marketing, já que ambos utilizam os mesmos dados para o discurso comercial e a publicidade, por exemplo. O discurso alinhado pode ser visto com maior segurança e confiabilidade pelos clientes.

Você quer conhecer grandes empresas que utilizam o PIM e conseguem cada vez mais sucesso nos negócios com a ajuda dessa metodologia? Confira a seguir!

Cases de sucesso

O gerenciamento de projetos de uma empresa só pode ser bem sucedido quando as competências dos gestores estão alinhadas com bons sistemas de informações sobre todas as áreas da empresa. Por isso, grandes organizações passaram a adotar o PIM como forma de controlar os dados e extrair informações valiosas.

Pensando em ilustrar isso, separamos dois cases de empresas famosas do ramo tecnológico: o Google e a Amazon.

Google

Mais do que utilizar o PIM, o Google é uma empresa que oferece meios de coleta de dados para outras organizações. Essa estratégia foi criada a partir da utilização interna.

O Google, quando falamos da própria plataforma de busca, sempre monitora quais são os cliques quando algo é pesquisado, se as pessoas encontram as informações que buscam no site que entraram e permanecem nele por tempo considerável, entre outras situações.

Essa é uma maneira que o Google utiliza o PIM para melhorar o produto oferecido. Cruzando todas essas informações, conseguem fazer rankings de sites, tornar mais visual para o cliente o que ele busca e se fortalecer enquanto marca.

Mas não para por aí. O mesmo vale para todos os produtos da linha, inclusive telefones celulares, sistemas operacionais, navegadores e muito mais.

Amazon

Outro case de sucesso é a Amazon. Essa empresa vem crescendo e expandindo os seus mercados de maneira exponencial e boa parte desse sucesso pode ser atrelado a utilização do PIM.

Através dele, é possível que a plataforma de vendas detecte comportamentos dos usuários, oferecendo produtos correlacionados aos que foram comprados anteriormente.

Além disso, Amazon também investe em produtos nos quais percebe falhas da concorrência ou oportunidades de destaque. Exemplos são a Amazon Prime ou a sua assistente virtual, Alexa.

A gestão de projetos de ambas as novidades foi mais fácil e mais eficaz levando em conta os dados integrados de todas as frentes de atuação da empresa.

Quero continuar me capacitando!

Você sabia que um dos principais pilares do WCM envolve cuidados muito grandes com o produto?

Hoje, estar capacitado na metodologia World Class Manufacturing (WCM) tem se tornado um pré-requisito para os profissionais da indústria 4.0!

E para te ajudar a alcançar uma posição de destaque, oferecemos para você nossa Formação de Especialistas em World Class Manufacturing.

Nosso pacote contempla 14 cursos, iniciando com conhecimentos básicos para compreensão da abordagem WCM em uma organização, passando pelo aprofundamento dos conceitos dentro de áreas vitais em uma organização, representadas pelos pilares do WCM.

Está esperando o que? Não perca tempo! Clique na imagem abaixo e se inscreva na capacitação que te tornará capaz de entender e aplicar uma metodologia utilizada por gigantes como Fiat, Whirlpool, Unilever e muitas outras. Torne-se um profissional de alto nível!

Formação Especialista em WCM - Word Class Manufacturing

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Gerenciamento De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.