Os softwares de gestão de projetos estão em alta, e se você chegou até aqui pode ser que tenha grandes ideias mas ainda sente dificuldade de colocar no papel, atualmente no mercado existem diversas ferramentas que podem te auxiliar a realizar um bom projeto.

Sabemos que, pela definição, um bom projeto é aquele que resulta em resultados positivos oriundos da otimização dos recursos, sejam eles financeiros, humanos ou de materiais.

Então neste artigo vou te mostrar:

 

  • O que é gestão de Projetos?
  • Qual a  importância de uma boa gestão de projetos?
  • Diferença de uma gestão de projetos para uma gestão de projetos ágil
  • Como Softwares de Gestão aumentam a produtividade de um projeto?
  • 7 softwares para gerenciamento de projetos que você precisa conhecer!

 

Quer saber mais? Então continua lendo até o final que eu tenho algumas dicas para você!

 

O que é gestão de Projetos?

 

Gestão de Projetos é nada mais nada menos que, um caminho, traçado pelo time, desde a elaboração do pré-projeto ou escopo, até sua entrega.

Antes de de começarmos, precisamos entender o que é uma gestão de projetos, e como ela implica na qualidade final e nos resultados dos processos.

Segundo o guia PMBOK® uma gestão de projetos pode ser dividida em 5 etapas, são elas:

 

  • Iniciação;
  • Planejamento;
  • Execução;
  • Monitoramento e Controle;
  • Encerramento.

 

Cada uma delas bem definidas, traçando um caminho desde o início do projeto até sua entrega definitiva, atendendo assim as expectativas do cliente.

Agora que você sabe o que é gestão de projetos que tal se aprofundar nos estudos e aprender gratuitamente com o nosso curso de Introdução ao Gerenciamento de Projetos? Com ele você vai entender como funciona e como começar a desenvolver seus projetos. Clique e aprenda na prática!

Curso gratuito de introdução ao gerenciamento de projetos.

 

Qual a  importância de uma boa gestão de projetos?

 

A importância de uma boa gestão de projetos, resulta diretamente na qualidade do trabalho realizado, auxilia o time na estruturação, na organização e também na qualidade do produto final.

Se quiser aprender mais, temos um artigo que explica a importância da liderança na gestão de projetos.

Dentre os principais benefícios de uma boa gestão estão:

 

  • Ambiente de trabalho mais harmônico;
  • Aumento da produtividade;
  • Funcionários mais bem treinados;
  • Atinge o máximo de potencial da equipe.

 

Diferença de uma gestão de projetos para uma gestão de projetos ágil

 

Existem duas metodologias na hora de gerenciar um projeto, ambas tem suas particularidades e suas características positivas.

Não há como dizer qual é melhor, ou pior, vai depender de qual metodologia mais se adequa a sua equipe de trabalho, são elas:

 

  • Gestão de projetos tradicional;
  • Gestão de Projetos Ágeis. 

 

Como definimos anteriormente, a gestão de projetos impacta positivamente no rendimento da equipe e na qualidade do produto final.

Já a Gestão Ágil, além de agregar e tornar a gestão mais dinâmica, dá margem para flexibilizar os processos, otimizando o tempo, e contornando com mais facilidade problemas que possam aparecer durante a jornada de trabalho.

Se quiser aprender sobre cultura ágil e como funciona um time Scrum, recomendo nosso curso gratuito de Introdução ao Agile Scrum. Assim você começa a sua jornada rumo a agilidade e ainda conhece nossa plataforma. Clique e se inscreva!

Curso gratuito de Introdução ao Agile Scrum
 

Como Softwares de Gestão aumentam a produtividade de um projeto?

 

Estamos vivendo o século da informação, pilhas de papéis, documentos e projetos de prancheta estão cada vez mais raros hoje em dia.

Implementar um software para auxiliar no gerenciamento de um projeto pode impactar positivamente na velocidade com que os dados são armazenados e processados pela equipe.

Essa agilidade aumenta potencialmente as interações da equipe com o projeto, além de evidenciar com mais precisão pontos chaves para o sucesso do mesmo.

Além da agilidade no processo, melhora a comunicação da equipe, e pode até diminuir os gargalos da produção (teoria das restrições) ocasionados pelo retrabalho ou ajustes que possam ter passado despercebidos.

Veja como você pode melhorar a eficiência de seus processos com a nossa dica de 7 softwares que farão a diferença na hora de iniciar um projeto!

 

7 softwares para gerenciamento de projetos que você precisa conhecer!

 

1. Trello

Como ser um líder de equipe de trabalho usando o Trello

Nossa primeira recomendação é o Trello, porque é uma ferramenta de gestão capaz de organizar seus projetos em quadros, definindo assim as etapas e o acompanhamento que deve ser feito em cada setor.

Com ele, você pode usar quadros, montar o backlog da equipe e avançar a cada etapa.

Também é capaz de acompanhar os membros no projeto, vendo quem está trabalhando em cada setor.

Para usar basta criar uma conta gratuita no site do Trello

 

2. Pipefy

 

Nossa segunda sugestão é o Pipefy, muito usada para acompanhar e elaborar funis de venda, com ele você será capaz de estruturar de uma maneira visual todas as etapas de um projeto.

Por meio de cartões e quadros, delegar funções, prazos e até anexar documentos, tudo isso em uma plataforma online onde cada membro tem sua própria conta e acesso.

Se quiser conhecer essa plataforma é só criar uma conta no Site do Pipefy e começar a usar.

 

3. Kanban

 

Na nossa terceira posição, um dos modos tradicionais da nossa lista. A palavra Kanban é de origem japonesa e significa quadros, ela é uma ferramenta de gestão visual para gerenciar projetos.

Comumente empregada dentro da metodologia Lean e Six Sigma, essa ferramenta auxilia na comunicação da equipe e também na organização de tarefas, devido a sua facilidade de ser usada e implementada.

 

4. Artia 

 

Em quarto temos o Artia, ele é mais um software de gestão online, e o melhor, pode ser implementado em poucas horas pela sua equipe de projetos.

Com ele é possível controlar as metas diárias da equipe, bem como o acompanhamento e etapas de um processo, aumentando assim a produtividade.

Para começar a usar hoje mesmo este software é só criar uma conta no Artia em sua plataforma.

 

5. Slack

A nova experiência no Slack

Na quinta posição desta lista temos o Slack, ele é um aplicativo gratuito e está disponível tanto para Android quanto para IOS, sendo possível também acessar pelo seu computador pessoal.
Atualmente é uma das melhores ferramentas de suporte ao usuário, empregada até mesmo pelos nossos membros do Alumni Voitto, onde conseguimos ter acesso a feedbacks e dar suporte em tempo real aos nossos alunos.

Esse aplicativo oferece salas virtuais, com possibilidade de compartilhamento de fotos, vídeos e até mensagens de textos e áudios, uma excelente ferramenta para melhorar a comunicação de seu time.

Para criar sua conta neste aplicativo e iniciar hoje mesmo basta acessar o site da plataforma Slack.

 

6. Hibox

 

Em sexto temos o Hibox, uma ferramenta de gestão de projetos voltada a comunicação.

Essa opção possui várias funcionalidades para as equipes que precisam trocar informações de maneira rápida e dinâmica, principalmente agora em tempos de pandemia onde a maioria dos postos de trabalho adotaram o famoso Home Office.

Quando uma tarefa é designada a um membro do time, o mesmo receberá uma notificação.

A ferramenta ainda possui um chat de suporte, o que melhora a experiência de seus usuários.

 

7. Microsoft Project

Microsoft Project

Por último, mas não menos importante temos o Microsoft Project, ou, MS Project para os íntimos.

É uma dos softwares mais conhecidos para gestão de projetos, ele permite que seja abordado todas as etapas de um projeto, desde seu planejamento até a entrega.

É um software comumente utilizado para otimizar a metodologia do PMBOK®, pois as duas se complementam muito bem.

Como você pôde perceber, todos nossas sugestões tem seus benefícios e particularidades.

Mande para os amigos e se acaso ficou com alguma dúvida comente, estamos sempre interessados em ouvir o que você tem a dizer!

 

Torne-se um profissional completo!

 

Se você leu até aqui, provavelmente já é capaz de dizer qual software combina mais com você. 

Vimos que cada ferramenta tem suas particularidades, e também metodologias que mais se adequam a cada ferramenta.

Mas e ai, se sente mais preparado para iniciar o seu projeto?

Ainda não?! 

Então se liga nessa oportunidade com o nosso curso de Introdução ao MS Project para Gerenciamento de Projetos, assim você pode bombar seu currículo e aprender de forma direta e prática! Clique e conheça!

Curso gratuito para gerenciamento de projetos.

Se gostou desse artigo mande para seu colega e quem sabe vocês não começam um projetos juntos. Se ficou com alguma dúvida deixe nos comentários.