O que são os 3M's (Muda, Mura e Muri)?
Como se dá a combinação dos 3M's (Muda, Mura e Muri)?
Importância de identificar e eliminar os 3M’s (Muda, Mura e Muri)
Como aplicar a eliminação dos 3M's (Muda, Mura e Muri)?
Impactos dos 3Ms na empresa
Aprenda a aplicar as técnicas de Lean!

Descubra como eliminar Muda, Mura e Muri para ter melhores resultados em sua empresa!

Os termos Muda, Mura e Muri determinam desperdícios que ocorrem dentro de uma empresa, por isso, é essencial extingui-los e melhorar o processo de produção

Gabriel Rossetti
Por: Gabriel Rossetti
Descubra como eliminar Muda, Mura e Muri para ter melhores resultados em sua empresa!

Muda, Mura e Muri (3M’s) são conceitos japoneses criados na metodologia Lean. Eles são usados no setor industrial como um meio de classificar os tipos de desperdícios existentes em uma empresa.

Você com certeza já ouviu falar sobre o Sistema Toyota de Produção, certo? Foi por meio deste sistema que surgiram a filosofia Lean Thinking, a metodologia WCM e diversos conceitos importantes que compõem a melhoria contínua.

Dentre esses conceitos, os 3M's (Muda, Mura e Muri) são os mais indesejáveis dentro de uma organização e estão intimamente relacionados com os princípios do pensamento enxuto. Estranho, não? Calma que eu explico.

Para que as empresas se tornem mais lucrativas é necessário que as falhas e inconsistências na cadeia produtiva sejam tratadas e eliminadas. Garantir que os processos funcionem sem desperdícios, de maneira equilibrada e sem sobrecargas é fundamental para que as organizações tenham vantagens competitivas!

Interessado em aumentar a sua lucratividade eliminando Muda, Mura e Muri? Neste artigo você aprenderá:

  • O que são os 3M's (Muda, Mura e Muri)?
  • Como se dá a combinação dos 3M's?
  • Importância em identificar e eliminar os 3M's.
  • Como aplicar a eliminação dos 3Ms?
  • Impactos dos 3Ms na empresa.

O que são os 3M's (Muda, Mura e Muri)?

Os 3Ms - Muda, Mura e Muri - são desperdícios e inconsistências que podem ser encontrados dentro de uma organização. Esses termos são tradicionais do idioma japonês e carregam uma representatividade maior do que sua própria tradução no contexto da melhoria contínua.

Significado dos 3Ms Muda Mura e Muri

Vamos entender o que cada um desses termos significam e o porquê são tão importantes para que a empresa tenha ganhos em seus processos e lucros.

1. Muda

O primeiro termo se refere aos que são encontrados no processo de produção. Muda é caracterizado pela utilização de recursos que não apresentam retornos para a empresa, isto é, atividades que são executadas e não agregam valor ao cliente final.

Segundo o Taiichi Ohno, considerado pai do pensamento Lean, os desperdícios representados pelo termo Muda podem ser classificados em 2 tipos:

  • Muda TIPO 1

Muda do tipo 1 diz respeito às atividades que não agregam valor. Porém, não podem ser eliminadas a curto prazo.

Um exemplo deste tipo de atividade é a inspeção, que é necessária para garantir o controle de qualidade do produto, mas que a médio e longo prazo pode ser automatizada ou até mesmo se tornar desnecessária ao melhorar os processos.

  • Muda TIPO 2

Já o segundo tipo de Muda, também se refere a atividades que não agregam valor, mas que devem ser eliminadas a curto prazo.

Esse tipo de desperdício é encontrado mais facilmente e, na maior parte das vezes, não se tem uma noção dos impactos que ele causa na organização. São exemplos de desperdício do tipo 2 as movimentações desnecessárias, os retrabalhos e até mesmo os estoques intermediários.

2. Mura

O segundo M, conhecido como Mura, consiste na irregularidade dos processos que não são provocados pelo cliente final e sim pela própria produção. Este conceito pode ser encontrado em toda a cadeia produtiva, desde os colaboradores até processos logísticos externos.

Você já deve ter visto os funcionários de uma empresa trabalhar muito em um determinado turno para atender uma demanda e no turno seguinte haver uma calmaria. Se sim, você presenciou o Mura.

Essa inconsistência pode acontecer de duas maneiras:

  • quando há uma desproporção na distribuição das atividades;
  • quando um mesmo recurso que apresenta níveis de trabalho com intensidades diferentes, momentos de trabalho intenso e momentos ociosos.

Por isso, é necessário que essa variabilidade seja reduzida ou mitigada para melhorar a previsibilidade dos resultados.

O Mura pode ser evitado ao aplicar o conceito de Just In Time, que prioriza a produção da organização um sistema puxado pelo cliente. Ou seja, através de um método rígido de planejamento e controle da produção, os produtos ou serviços são ofertados no lugar certo, no momento certo e na quantidade certa.

Além disso, ferramentas como o Kanban e Heijunka podem te ajudar a nivelar a produção e padronizar processos. Consequentemente, você será responsável pela eliminação do Mura.

3. Muri

Já o terceiro e último termo, Muri, diz respeito a situações de qualquer elemento que faça parte da cadeia produtiva, como processos, colaboradores, equipamentos, entre outros.


"O excesso de um grande bem torna-se um mal muito grande" -(Jean-Pierre)


Ao exigir que as atividades e projetos sejam realizados com rapidez e atingindo os níveis máximos de capacidades, ou acima do que se considera como saudável para os colaboradores, as chances de gerar impactos negativos aumentam muito mais do que se possa imaginar.

Quando sobrecarregamos o sistema geramos impactos gradativos, como por exemplo o aumento de quebras e falhas, a redução da qualidade das tarefas e, consequentemente do produto, além de problemas de saúde.

Na maior parte das vezes, situações Muri são consequência de desperdícios e irregularidades do sistema ou, Muda e Mura. Isso significa que Muda, Mura e Muri estão, de certa maneira, muito conectados.

Quer fixar o conteúdo? Assista o vídeo a seguir:

Vamos entender um pouco como se dá a combinação entre os 3M’s e a importância de se identificá-los dentro do seu negócio.

Como se dá a combinação dos 3M's (Muda, Mura e Muri)?

Dentro das organizações, os três termos estão sempre caminhando juntos, pois ao identificar e eliminar um dos 3M's, você acaba facilitando o processo de eliminação do outro.

Isso acontece porque um problema acarreta em outro, assim como uma solução também pode acarretar em outra. Quando o sistema produtivo apresenta uma irregularidade (Mura), as máquinas e trabalhadores ficam sobrecarregados em certos momentos (Muri) e, consequentemente, atividades que não agregam valor (Muda) são realizadas sem que se perceba.

Diante disso, é necessário combater Muda, Mura e Muri de maneira conjunta e não isoladamente.

Vamos ver um exemplo prático de como os 3M's podem ser notados em uma tomada de decisão à nível estratégico.

Significado dos 3Ms Muda, Mura e Muri


Na imagem acima é possível observar os 3M's acontecendo na prática e de uma maneira bastante simplória. A melhor forma de realizar esse processo e evitar Muda, Mura e Muri é que sejam encaminhados dois caminhões com 3 lotes em cada um.

Importância de identificar e eliminar os 3M’s (Muda, Mura e Muri) 

Como vimos nos tópicos anteriores, os 3M's são indesejáveis dentro de qualquer organização e devem ser evitados e combatidos para que se tenha sucesso na aplicação de um programa de melhoria.

Pegando um gancho na crise do cenário da saúde, causado pela pandemia do COVID-19, vamos fazer uma analogia para que você possa entender a importância em eliminar essas inconsistências de sua organização.

Pense que cada um dos 3M's - Muda, Mura e Muri - na verdade são três vírus, que combinados invadem o seu corpo e vão se expandindo, tornando você cada vez mais fraco e com diversos sintomas anormais, podendo te levar a morte. Nas organizações, os 3M's são como esses vírus, que também vão se expandindo e podendo levá-la à falência.

Os 3M's podem ser encontrados em qualquer tipo de empresa, de qualquer tamanho ou segmento. Além disso, ele pode estar em mais de um setor desde o chão de fábrica à alta gerência. Por isso, é de extrema importância que a organização tenha uma cultura forte de melhoria contínua para diagnosticar e medicar qualquer um desses vírus com antecedência.

Vou te ensinar como fazer isso da melhor maneira.

Como aplicar a eliminação dos 3M's (Muda, Mura e Muri)?

A aplicação de um plano para identificar e mitigar cada um dos elementos estudados até aqui depende de uma ação coletiva e engajamento de toda a organização, principalmente da alta gerência, que é responsável pela elaboração e condução do plano.

O primeiro passo é realizar um mapeamento de todos os departamentos, considerando os processos, as equipes, as responsabilidades de cada um, os materiais e equipamentos que são utilizados, as máquinas e os recursos financeiros.

Em seguida, você e as equipes deverão encontrar todos os gargalos e inconsistências que podem estar acarretando em falhas e desperdícios. Neste momento, aproveite seu novo conhecimento em Muda, Mura e Muri para encontrar esses elementos em seus processos e assim, separá-los.

Agora que você já sabe quais são seus processos com Muda, Mura e Muri, vou te passar um método de eliminação de cada um deles.

Para eliminar Muda

1. Faça uma filmagem do processo para que possa analisá-lo de forma sistêmica;

2. Estratifique a atividade em micro operações;

3. Divida essas micro operação em NVAA (atividades que não agregam valor) e VAA (atividades que agregam valor);

4. Proponha melhorias para as operações que não agregam valor (NVAA);

5. Implemente uma padronização e difunda para demais áreas.

Para eliminar Mura

1. Selecione as operações mais críticas e faça 15 cronometragens por turno;

2. Faça uma investigação da variação de tempo por ciclo, tanto do operador quanto da operação;

3. Filme a operação crítica para fazer uma análise sistemática e compare os diferentes ciclos dos operadores;

4. Proponha melhorias para que diferentes colaboradores realizem a operação no mesmo tempo;

5. Implemente, também, uma padronização com uma SOP, por exemplo.

Para eliminar Muri

Ao aplicar os passos anteriores, provavelmente não terá mais problemas do tipo Muri em seu processo produtivo.

Caso um colaborador esteja com um carregamento em excesso de atividades, você pode aplicar os mesmos passos da Muda e estabelecer melhorias para que o operador não se sobrecarregue nas atividades.

Uma sugestão é que os líderes busquem conhecimento sobre ergonomia e aplique melhorias ergonômicas para atividades que podem sobrecarregar os funcionários.

Impactos dos 3Ms na empresa

Como vimos ao longo do artigo, os 3 conceitos de desperdício tem efeitos negativos dentro de uma empresa. Por isso, a longo prazo, os prejuízos tendem a ser maiores e podem afetar os resultados dos serviços ou produtos finais.

Alguns dos impactos que podemos observar são a falta de harmonia entre diferentes setores e equipes da empresa, além da redução de engajamento por parte dos funcionários.

Em relação a produção, pode gerar um desequilíbrio no estoque e gastos com manutenções. Além de entregar produtos inconsistentes com o que é esperado.

Aprenda a aplicar as técnicas de Lean!

Um especialista em Lean é fundamental para manter a qualidade dos resultados de uma empresa! Com essa metodologia, é possível reduzir desperdícios, aumentar a qualidade do seu serviço e muito mais!

Você ainda não sabe como dar o primeiro passo na filosofia Lean? A Voitto pode te ajudar nesse processo!


Desenvolvemos a Websérie Desmistificando o Lean Seis Sigma com 6 episódios para desconstruir os principais mitos relacionados ao Lean Seis Sigma. Aproveite e tire suas dúvidas sobre a metodologia que vem alavancando resultados nas empresas.

Você terá acesso aos seguintes episódios:
01. "Qual a diferença entre Lean Manufacturing e o Seis Sigma?"  
02. "Qual o nível de capacitação ideal para meu perfil profissional?"
03. "Como o Lean Seis Sigma envolve profissionais de todas as áreas e níveis de atuação?"
04. "Por que os treinamentos apresentam cargas horárias distintas?"
05. "O que realmente importa ao desenvolver um projeto e o que faz ele ser um bom projeto Lean Seis Sigma?"

06. "Como o Lean tem expandido em empresas na área de serviços e da área da saúde?"

Ta esperando o que? Clique aqui e assista agora!

Desmistificando o Lean Seis Sigma

Gabriel Rossetti

Gabriel Rossetti

Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Diretor voluntário no Programa Futuro Cientista, levando incentivo à pesquisa científica crianças e jovens. Bolsista de projeto de extensão por 6 meses, desenvolvendo palestras e workshops sobre fontes de energias renováveis e resíduos sólidos. No Movimento Empresa Júnior, assumiu posições de liderança como Diretor Comercial da Líder Jr. e Gerência de projetos. Estagiou em três empresas, dentre elas, a Mind Consulting em que se responsabilizou pela inteligência de mercado, prospecção e gestão de projetos. Estagiário na ACE Startups em que elaborou e publicou o ACE Innovation Survey. Certificado em White Belt Lean Seis Sigma e metodologia SCRUM. Especialista em conteúdo no Grupo Voitto na área de P&D.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Lean Manufacturing De A A Z

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.