Uma organização tem como principal objetivo aumentar continuamente sua lucratividade, mas isso não é uma tarefa fácil; por isso hoje iremos falar sobre as ferramentas do WCM que nos auxiliam com melhores práticas para alcançarmos os objetivos traçados. 

World Class Manufacturing é um programa que foca na melhoria do sistema de gestão buscando zero desperdício; até parece que você já ouviu isso, não é mesmo?

A “Manufatura de Classe Mundial” surgiu pela necessidade de os ocidentais entrarem no mercado competitivo depois do sucesso do Sistema Toyota de Produção. Assim, podemos dizer que o WCM é uma adaptação do Lean Manufacturing que busca atender as necessidades do ocidente.  

WCM baseia-se em três elementos fundamentais para o seu funcionamento. São eles: 

  • Combate sistemático de cada desperdício e perda em toda a cadeia (cliente-fornecedor-fornecedores);

  • Envolvimento das pessoas e respectivo desenvolvimento de suas competências; e

  • Utilização rigorosa de métodos e ferramentas apropriadas para as ineficiências do processo.

Quer saber mais sobre o que é e como funciona o WCM? É só clicar no nosso artigo sobre esse assunto: WCM: o que é e como funciona

A seguir falaremos sobre as perdas que ocorrem nas organizações e como as ferramentas do WCM podem nos ajudar a corrigi-las. 

 

Ferramentas do WCM para identificação de perdas

 

 

Perdas podem ser descritas como atividades na companhia que adicionam custo, mas não adicionam valor ao produto. 

Por exemplo: você quer acrescentar um diferencial na embalagem do seu produto, mas isso irá incorrer no aumento do preço. Como agir em uma situação assim?

WCM orienta uma produção que pense no meio ambiente, reduzindo os desperdícios. Sendo assim, quando uma questão dessa surge, o colaborador precisa saber se o cliente precisa daquilo, se ele quer aquilo; a partir dos desejos do cliente a empresa desenvolve seus produtos e serviços. 

Pensando nesse tipo de otimização, o programa utiliza algumas ferramentas que são a base dos pilares técnicos e gerenciais e que auxiliam nas três etapas do sistema de gerenciamento de processos. 

A seguir, irei explicar cada etapa do WCM e discutiremos as 7 ferramentas que devem ser usadas para a melhoria de processos, vem com a gente! 

 

Inteligência de perdas

 

O primeiro passo que se deve seguir para o processo de melhoria é identificar as perdas e o potencial de eficiência. 

Com isso você terá respostas para avaliar o percentual de melhoria do processo e quais os benefícios poderão ser obtidos no final do mês. Além disso, terá um direcionamento do problema e saberá onde deve focar primeiro.  

 

Nessa etapa do processo, o que você precisa fazer?

  1. procurar uma potencial perda; 

  2. relacionar as melhorias a ganhos financeiros;

  3. ter um plano claro de ataque.

 

Quais ferramentas do WCM você pode usar na etapa de Inteligência de Perdas?

É um diagrama que lista todas as etapas envolvidas no fluxo de materiais e de informações para atender aos clientes em seu processo de compra.

Esse  diagrama pode ser desenhado em diferentes fases e revela oportunidades de melhoria em processos futuros. 

Diagrama de Pareto é uma das principais ferramentas quando falamos de qualidade em uma organização, por isso eu trouxe para você um e-book completo com esse assunto. Não perca tempo e comece seus estudos hoje mesmo! É só clicar na imagem abaixo: 

 

É um método que trabalha os sistemas de Administração e Controle e busca a eficácia via identificação de perdas do sistema produtivo. 

Com o uso deste método, é possível priorizar a correção das perdas pelas maiores potencialidades de redução de custos. 

 

Erradicação de perdas

 

Depois de identificar as potenciais perdas, chegou a hora de atacar cada projeto que foi incluído no plano de ação da primeira etapa. 

Nessa etapa, é importante focar na raiz do problema de cada projeto para a redução daquela perda específica, e utilizar a ferramenta adequada para resolvê-lo. Além disso, é importante a participação dos colaboradores da empresa. 

Nessa etapa do processo, o que você precisa fazer?

  1. erradicar as perdas por meio de uma abordagem passo-a-passo.

 

Quais ferramentas do WCM você pode usar na etapa de Erradicação de Perdas?

É um método utilizado para o gerenciamento com foco na melhoria. O principal objetivo com a utilização deste método é o controle e a melhora dos processos de uma forma eficaz e contínua. 

Em japonês, Kaizen é traduzido como “melhoria contínua. Essa metodologia sugere que a nossa maneira de viver, tanto no ambiente profissional quanto no pessoal, deve ser focada em um esforço contínuo de melhoria. 

Esse processo envolve a todos, desde gerentes até operários e busca alcançar o conceito de baixa despesa.  

 

Prevenção de perdas 

 

 

A última etapa para melhoria de processos consiste no uso de ferramentas do WCM que ajudam a manter todo o trabalho feito nas duas primeiras etapas. 

É preciso garantir um sistema de manutenção para evitar que os processos voltem ao estado original; assim, garantimos o funcionamento do ciclo WCM - identificamos a perda, erradicamos e prevenimos.  

Nessa etapa do processo, o que você precisa fazer?

  1. introduzir um sistema para manter os ganhos e assegurar uma permanente cultura de mudanças

 

Quais ferramentas do WCM você pode usar na etapa de Prevenção de Perdas?

É um conjunto de instruções escritas que busca documentar uma rotina ou atividade repetitiva que acontece dentro de uma organização. 

As documentações podem conter ações programadas e técnicas como processos de análise, manutenção, calibração e utilização de equipamentos. 

É uma representação gráfica das etapas de um processo, que possibilita uma análise de limites e fronteiras e fornece uma visão global por onde se passa o produto. 

A estrutura de um fluxograma é feita com símbolos geométricos que representam quais são os materiais, serviços ou recursos que estão envolvidos nos processos, e quais direções devem ser seguidas para atingir os resultados traçados. 

É um programa que visa um caráter participativo, sendo uma ferramenta para educar as pessoas de forma fácil, simples e efetiva dentro do ambiente de trabalho.

A base do sistema de ferramentas do WCM visa restaurar as condições básicas do equipamento e do processo, além de implementar pequenas melhorias. Ele é baseado em cinco sensos que vêm de palavras japonesas; são eles:

  • seiri: utilização;

  • seiton: organização;

  • seiso: limpeza;

  • seiketsu: conservação; e

  • shitsuke: autodisciplina.

 

Quer se tornar um profissional de Classe Mundial?

 

Até aqui você conseguiu absorver todo o conhecimento das ferramentas do WCM, principalmente se você leu os artigos que temos sobre cada uma delas; agora chegou a hora de se tornar um profissional qualificado de classe mundial. 

O curso de Introdução ao Word Class Manufacturing oferece um conteúdo de gestão integrada de redução de custos e busca alcançar níveis de classe mundial através de um conjunto estruturado de métodos e ferramentas e com a participação de todos os colaboradores. 

Já viu a vantagem, né? Então não perca tempo e comece agora mesmo a absorver os conhecimentos da cultura de classe mundial. 

 

 

Gostou do nosso artigo? Então deixe seu comentário para nós, o seu feedback é muito importante!

Até a próxima.