O que são os 5Ps de Mintzberg?
Qual a importância dos 5Ps da Administração?
Quais os conceitos dos 5ps da Administração segundo Mintzberg?
Como utilizar os 5Ps da estratégia?
Pronto para aplicar essa estratégia na sua empresa?

Aprenda tudo sobre planejamento com os 5Ps da Administração de Mintzberg

Conheça mais sobre os 5Ps da administração de Mintzberg e saiba como usá-los para administrar a sua empresa de forma mais organizada e inteligente.

Walmor Machado
Por: Walmor Machado
Aprenda tudo sobre planejamento com os 5Ps da Administração de Mintzberg

Os 5Ps da Administração de Mintzberg é uma ferramenta que surgiu em 1980, o método está totalmente conectado com estratégia corporativa, são eles: Plano, Pretexto, Padronização, Posição e Perspectiva.

Desde a formação das primeiras empresas, as formas de otimizar os ganhos e expandir o planejamento sempre foi um grande desafio para os gestores e os administradores de várias gerações.

Foi nesse contexto que Henry Mintzberg propôs os 5Ps da administração que tem como finalidade colocar em prática e planejar métodos para que sejam capazes de alcançar um determinado destino, a prática então passa a ser não somente da liderança, mas de toda a equipe.

A estratégia auxilia a encontrar um objetivo específico baseado na situação real da organização, a partir disso encontra-se o melhor caminho a ser trilhado pelo time para que as metas sejam alcançadas com qualidade no menor tempo possível.

Se interessou, fique comigo e aprenda mais sobre os 5Ps da administração de Mintzberg. Confira os tópicos abaixo:

  • O que são os 5Ps de Mintzberg?
  • Qual a importância dos 5Ps da administração?
  • Quais são os conceitos dos 5Ps da Administração segundo Mintzberg?
  • Como utilizar os 5Ps da estratégia?

O que são os 5Ps de Mintzberg?

Os 5Ps de Mintzberg são métodos para definir um conceito estratégico em uma organização. Eles podem ser usados como guias ao definir as estratégias a serem usadas no alcance dos objetivos de uma organização.

Com isso, representa as formas de formular e aplicar estratégias organizacionais, além de definir o melhor caminho de um ponto a outro priorizando os resultados que a organização almeja alcançar.

Esse método se baseia sempre na situação real e no tempo de cada pessoa na empresa, por isso é fundamental estar atento às necessidades da organização, conhecendo a fundo os pontos importantes para alcançar seus resultados.

Os 5Ps da Administração de Mitzberg

Qual a importância dos 5Ps da Administração?

O planejamento estratégico é a base de qualquer organização, esse é o ponto principal quando se tem um objetivo a alcançar, e o primeiro passo a ser dado para ter sucesso. Muitos estudiosos ao longo do tempo vem tentando entender e simplificar esse conceito, como gestor é seu papel estudar o assunto e explicá-lo para a sua equipe de forma prática para que as estratégias sejam aplicadas com consciência.

Henry Mintzberg descreveu 5 maneiras para aplicar a estratégia, entender cada um desses pontos vai te fazer sair na frente da concorrência, eles são chamado de 5ps da administração de Mintzberg, que são:


1. Plano;

2. Pretexto;

3. Padrão;

4. Posição;

5. Perspectiva.


Quer saber mais sobre cada um deles? Então continue a leitura!

Quais os conceitos dos 5ps da Administração segundo Mintzberg?

1. Plano (Plan) - Estratégia como Plano

O primeiro P da estratégia de Mintzberg é o Plano, ou seja, fala sobre a primeira ação a ser tomada que é oplanejamento estratégico.

Dessa forma, se tem uma série de ações a serem realizadas para atingir um objetivo.

Como funciona o Plano (plan)?

A partir da estratégia inicial, surgem as atividades que serão realizadas com o intuito de alcançar o objetivo principal.

Dessa forma surge a estratégia de com quem falar, aonde ir, o que realizar, quando realizar e quem serão as pessoas envolvidas, conhecida por 5W2H.

2. Pretexto (Ploy) - Estratégia como Pretexto

Estratégia como pretexto vem a ser uma forma enganadora de manipular a concorrência, sendo um comportamento inverso do que se fala.

Com isso, dá a entender que tomará uma direção, quando na verdade você tem planos diferentes a seguir, sendo um elemento surpresa para a concorrência mais adiante.

Como funciona o Pretexto (ploy)?

Suponhamos que uma empresa faça uma divulgação de diversos produtos e serviços, buscando com isso a conquista de novos mercados, assim a estratégia seria desestimular a concorrência para que não insista ou para que invista no negócio.

3. Padrão (Pattern) - Estratégia como Padrão

Estratégia é um padrão em fluxo de dados de uma empresa.

Depois que uma empresa define sua estratégia, com o passar do tempo algumas ações bem sucedidas se unem formando um padrão.

Assim, ela vai proporcionar credibilidade e confiabilidade perante o mercado, tanto para clientes quanto para fornecedores.

Como funciona o Padrão (pattern)?

É muito comum que uma empresa transforme um padrão de comportamento em estratégia de gestão, automatizando tarefas básicas e transformando assim em formas de vantagem competitiva.

Com isso se valoriza e investe no aprendizado e experiência de cada pessoa.

Aprenda a criar um Mapa de Fluxo de Valor!

4. Posição (Position) - Estratégia como Posicionamento 

Estratégia como posição é a forma de compreender e utilizar um método de negócio que pensa na localização da empresa em seu meio ambiente.

Dessa maneira melhorar sua competitividade perante o mercado.

Essa estratégia vai visar o local onde estarão concentrados todos os recursos para assim melhorar ou manter a sua posição atual.

Como funciona o Posicionamento (Position)?

Posicionamento ou Position é forma com que a empresa se comunica com seu público sempre visando potencialidades no mercado e encontrando diferenciais que a façam únicas e desejadas pelos profissionais da área de atuação.

5. Perspectiva (Perspective) - Estratégia como Perspectiva 

Trata-se de uma estratégia de ordem conceitual sendo focado mais para dentro da organização, sendo assim uma estratégia coletiva, porque exige o esforço e participação de todos os envolvidos para assim ser implementada.

É difundida através de valores, pensamentos e a cultura dos colaboradores.

Como funciona a Perspectiva (Perspective)?

É uma empresa que incentiva o crescimento dos funcionários, tendo uma visão geral dos sentimentos das pessoas envolvidas.

Para isso, utilizamos o foco em produtos sustentáveis e na diversidade da sociedade.

É um cenário que tem se tornado cada vez mais comum no mercado atual.

Como utilizar os 5Ps da estratégia? 

Cada P tem a sua função específica dentro da organização. O que tem mais importância entre os empresários é o plano, embora seja pouco utilizado ao longo do projeto.

O pretexto é onde tem toda a estratégia e que permite aos colaboradores identificar toda a manobra que irá conduzir a organização.

O padrão é tudo que ao longo do tempo veio a ser estratégico e não pode ser mais mudado, assim se unindo ao projeto e tornando se padrão.

A posição será necessária para saber qual o tipo de mercado que se pretende atuar.

Outro P que tem bastante importância é a perspectiva que tem a estratégia interiorizada, sendo pouco valorizada talvez pela sua intangibilidade e dificuldade de ser identificada.

Pronto para aplicar essa estratégia na sua empresa?

Confira o eBook Planejamento de Metas Para Empresa e aprenda, de uma vez por todas, como traçar metas para alcançar um novo patamar de execução na sua empresa!

Com o Planejamento de Metas Para Empresas você aprenderá Metodologias de Planejamento Estratégico, Ferramentas de Gestão, Planos de Ação e outros conteúdos que te ajudarão a planejar metas para sua empresa.

Não perca essa oportunidade e baixa agora o seu!

planejamento de metas para empresas

Walmor Machado

Walmor Machado

Grad. em Ciências Exatas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi bolsista de Robótica e Educação Matemática no Colégio de Aplicação João XXIII. Diretor de Gestão da Qualidade no Ramo Estudantil IEEE UFJF. Possui certificação de Especialista em Growth, Black Belt em Lean Six Sigma, Scrum Master pela Voitto e Product Management pela PM3. Especialista em SEO, ex-coordenador do blog da Voitto, gosto de quebrar paradigmas e desafiar limites usando a tecnologia e a comunicação.

Ferramentas de Gestao para Salvar seu Negocio

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Ferramentas De Gestao Para Salvar Seu Negocio

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.