O que é XaaS?
Qual a relação entre XaaS e a computação em nuvem?
Serviços contemplados pelo XaaS
Quais os benefícios do XaaS para empresa?
Essa é a trilha para o sucesso!

Você sabe do que se trata o XaaS? Conheça seus 5 principais serviços!

Saiba mais sobre o modelo de negócios que está intimamente relacionado à computação em nuvem: conheça o conceito de XaaS!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe do que se trata o XaaS? Conheça seus 5 principais serviços!

O termo XaaS é um dos resultados da transformação digital, visto que ele combina o oferecimento de serviços com o cloud computing, dessa forma as empresas podem contar com a oferta de vários serviços de forma remota e prática.

Além disso, o modelo XaaS pode revolucionar a forma que sua marca oferece seus serviços, melhorando os possíveis resultados e aumentando a satisfação dos seus clientes de forma exponencial.

Ficou curioso para saber mais sobre esse modelo de negócios? Não deixe então de investir na leitura desse artigo, pois, te contaremos mais detalhes sobre os seguintes temas:

● O que é XaaS?

● Qual a relação entre XaaS e a computação em nuvem?

● Serviços contemplados pelo XaaS

● Quais os benefícios do XaaS para empresa?

Vamos à leitura?

O que é XaaS?

O XaaS significa "Everything as a service" e pode ser traduzido como "tudo como um serviço", ou seja, se refere a um modelo dinâmico em que qualquer coisa que pode ser oferecida como serviço se encaixa.

Diante disso, o “X” do XaaS é umavariável que pode ser substituída por qualquer coisaque pode ser oferecida como serviço, tais como NaaS, SaaS, BaaS, PaaS, IaaS ou CaaS que serão abordados com mais detalhes no decorrer deste artigo.

Vale ressaltar ainda que, uma das principais características desses serviços oferecidos na forma de XaaS é que todos estão relacionados com a computação em nuvem. Dessa forma, todos os serviços são oferecidos de forma remota.

Assim, o XaaS promove serviços com maior agilidade na execução,menos burocracia, grande segurança de análise de dados e ainda, proporciona uma redução de custos considerável.

Logo, esse modelo de negócios é caracterizado por oferecer um aumento de produtividade significativo e uma otimização de recursos.

Muito interessante, não é mesmo? No próximo tópico, amplie sua percepção sobre esse conceito entendendo como é a relação dele com a computação em nuvem!

Qual a relação entre XaaS e a computação em nuvem?

Para que o XaaS seja possível, é necessário que haja um serviço de computação de BH nuvem associado, ou seja, a possibilidade de armazenamento de dados em nuvem viabiliza que o XaaS aconteça.

Dessa forma, o armazenamento de dados, plataformas, aplicativos e outros recursos associados ao XaaS são feitos online, o que sugere que a praticidade desses serviços é uma característica muito marcante.

Além disso, para o uso dos serviços do modelo XaaS, não é necessário fazer downloads ou instalações de aplicativos e softwares, o que é muito interessante para a eliminação de burocracias e facilidade de acesso.

Vale ressaltar ainda que, esse tipo de serviço em nuvem permite que as empresas tenham uma centralização de dados e ainda, poder acessar em qualquer lugar com internet, o que por sua vez facilita o fluxo de informações e viabiliza um serviço ágil e eficaz.

Além disso, a desvinculação dos serviços com instalações físicas é uma característica marcante proporcionada pelo modelo em nuvem.

Diante disso, agora que você já sabe o que é e quais são as principais características que o XaaS deve conter, não deixe de conhecer quais são os principais serviços oferecidos nesse modelo de negócio, logo, confira o tópico seguinte!

Serviços contemplados pelo XaaS

O “X” do Everything as a service é representado por diversas modalidades de negócios que podem ser oferecidas como serviços. Por isso, conheça quais são as principais:

NaaS

O Networking as a service pode ser traduzido como "Rede de contatos como serviço". Ou seja, ele oferece conexão com outras empresas do mesmo nicho do seu negócio para a troca de experiências.

Tal, é um serviço muito acessível e simples, visto que só precisa de uma conexão com a internet e o provedor de serviços de dados para que aconteça.

Além disso, ele confere uma grande vantagem para os negócios que desejam aperfeiçoar suas ferramentas e se destacar no mercado.

SaaS

Já o SaaS (Software as a service), oferece serviços de softwares sem a burocracia tradicional de um sistema complexo ter que ser desenvolvido. Diante disso, é necessário apenas um servidor externo para que esse modelo seja viabilizado.

Vale ressaltar ainda que, a vantagem de não ser necessário a instalação de uma plataforma é algo que chama muita atenção para esse tipo de serviço. Um exemplo disso, é o Google Docs, que segue dentro desse modelo e oferece uma experiência muito positiva aos seus usuários.

IaaS

A IaaS (Infrastructure as a service) que significa infraestrutura como serviço é uma forma inovadora de gestão locais físicos a distância ou até mesmo substituição dos mesmos, o que gera uma grande redução de gastos, além de uma eficiência de processos.

CaaS

A Comunicação como serviço é uma forma de viabilizar uma integração entre a empresa e o cliente de forma dinâmica através de serviços como telefonia, distribuição de chamadas, etc.

PaaS

A Plataforma como serviço é ideal para a empresa que necessita desse recurso e não está disposta a arcar com os gastos do desenvolvimento e criação de um aplicativo desde o início.

Dessa forma, uma plataforma com acesso em nuvem é oferecida para suprir as necessidades da empresa de forma segura e confiável, permitindo uma gestão acessível e uma grande otimização de processos.

Por fim, não deixe de entender mais sobre os principais benefícios do uso do XaaS, confira no tópico seguinte!

Quais os benefícios do XaaS para empresa?

Avaliar as vantagens que a utilização de um serviço pode oferecer é essencial para a tomada de decisão assertiva. Por isso, conheça os principais benefícios da implementação dos XaaS:

Aumento da produtividade

Toda empresa preza por uma equipe produtiva e que gere bons resultados. Por isso, é necessário fornecer os recursos e ferramentas para que isso se concretize.

Diante disso, o XaaS pode ser usado de maneira proveitosa para viabilizar os resultados, aumentando a produtividade da equipe e centralizando a gestão de dados e informações de forma segura e confiável.

Redução de custos

As instalações físicas demandam um alto investimento financeiro, além de ter um alto custo de manutenção.

Por isso, uma solução que relaciona a computação em nuvem com a centralização de dados pode ser a virada de chave para a redução de gastos e otimização de processos, fazendo com que haja um desenvolvimento mais eficiente.

Maximização de ROI

O ROI é o retorno sobre o investimento, e o ideal é que ele esteja sempre em aumento, representando o sucesso das implementações.

Dessa forma, a empresa pode mensurar quais estratégias estão sendo aplicadas com assertividade. Logo, o XaaS contribui para o aumento dessa métrica, o que é positivo para uma marca.

Adaptação e agilidade

O mundo está cada vez mais dinâmico, e por isso é necessário muita agilidade de atendimento e inovação, para acompanhar as novas tendências que surgem a todo momento.

Por isso, o investimento em XaaS é muito proveitoso dentro desse cenário, visto que, seu formato dinâmico e praticidade proporcionam uma boa capacidade de adaptação.

Essa é a trilha para o sucesso!

Seja um profissional capacitado num mercado escasso e com altas remunerações!

Com a alta demanda na nova economia por profissionais de tecnologia e a escassez dos mesmos no Brasil, empresas têm aumentado suas remunerações para mantê-los. Essa questão se torna ainda maior quando falamos sobre multinacionais ou grandes empresas cujo nicho é tecnologia.

Com a Formação em Tecnologia da Voitto você tem acesso a 5 cursos + 1 bônus, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja e te garante certificados com validade em todo o território nacional!

Além disso, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a autêntica metodologia da Voitto e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.

Não deixe para amanhã a vaga que você pode conquistar hoje. Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Faça sua inscrição no Programa de Formação em Tecnologia da Voitto!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.