Como você já deve saber, o Excel é um dos softwares mais utilizados no mundo e um grande facilitador no universo corporativo. Isso não é à toa! Afinal, nele você encontra uma infinidade de funções, gráficos e formatações que permitem uma enorme gama de possibilidades dentro do software.

Uma das ferramentas mais úteis e usadas pelas empresas é o Dashboard, um painel visual que mescla diversos recursos do Excel para demonstrar a evolução de métricas e do desempenho da organização.

Um desses recursos é o gráfico de termômetro, que é bastante útil quando se deseja visualizar a progressão em relação ao alcance de uma meta.

No artigo de hoje, você vai entender o que é um gráfico de termômetro e como utilizá-lo no Dashboard para potencializar os recursos visuais da sua análise!

Antes de começarmos, que tal baixar o nosso Ebook com o “Guia de Excel para iniciantes”? Nele você encontra um material rico em informações que podem não só facilitar a construção de gráfico de termômetro, como também te ajudar na busca pela qualificação e evolução profissional. Então, não perca tempo! Clique na imagem e baixe agora:

 

 

O que é um gráfico de termômetro?

 

O Gráfico de Termômetro no Excel consiste em uma escala que fica no fundo do gráfico e uma coluna que pode descer ou subir de acordo com o resultado alcançado, imitando a medição de temperatura de um termômetro.
 

 

Como usar o gráfico de termômetro no Dashboard?

 

Vamos construir então um Gráfico de Termômetro para o resultado. O resultado da Meta é dado pela média dos pontos obtidos, em percentual.

Vamos supor que o pagamento do bônus de um gerente possui 3 faixas: se o resultado for menor do que 50%, o bônus será de 0%, se estiver entre 50% e 75%, o bônus será de 60% e, caso se apresente entre 75 a 100%, o bônus será de 100%.

Daremos, então, o primeiro passo na célula B18 da aba principal do Dashboard (que vamos chamar de Resumo), criando a seguinte tabela:

 

 

Nas tabelas, estão apenas os tamanhos de cada faixa, que corresponderão à área da parte de trás do gráfico. Já a coluna Resultado, corresponderá ao valor da meta.  

Na célula E20, da aba RESUMO, digite a fórmula =MÉDIA(DASHBOARD!AP8:AT17) para obter o resultado do mês. Agora, para construir o gráfico de termômetro, basta seguir os passos abaixo:

 

⇒ Crie um Gráfico de Colunas Empilhadas. (Inserir > Gráficos > Colunas > Coluna 2D > Colunas Empilhadas)

⇒ Adicione 4 séries de dados no gráfico, uma para cada coluna da tabela que foi criada (Ferramentas de Gráfico > Selecionar Dados > Adicionar). O resultado parcial do gráfico é o seguinte:

 

 

⇒ Selecione a Série de Dados “Resultado” e transfira-a para o Eixo secundário. Feito isso, é hora de formatar os dois eixos com o valor Mínimo fixo em 0,0 e com o valor Máximo fixo em 1,0;

⇒ Clique na Série de Dados Resultado e formate-a com uma Largura de Espaçamento de 500% e com Preenchimento sólido de cor “Vermelho, Ênfase 2, Mais Escuro 25%”. Adicione, também, um Rótulo de dados na série;

⇒ Formate a Série de Dados “100% Bônus” com Largura de Espaçamento de 89% e com a cor “Azul, Ênfase 1, Mais Claro 40%”.

⇒ Formate a Série de Dados “60% Bônus” com Largura de Espaçamento de 89% e com a cor “Azul, Ênfase 1, Mais Claro 60%”.

⇒ Formate a Série de Dados “0% Bônus” com Largura de Espaçamento de 89% e com a cor “Branco, Plano de Fundo 1, Mais escuro 15%”. O resultado parcial do gráfico de termômetro é o seguinte:
 

 

⇒ Adicione um título no gráfico descrito como “Resultado Mês” (Ferramentas de Gráfico> Layout > Rótulos > Título do Gráfico > Acima do Gráfico). Formate o título com fonte Calibri, tamanho 11 e negrito;

⇒ Apague as linhas de grade, a legenda, o eixo secundário e o eixo horizontal do gráfico de termômetro;

⇒ Mude o tamanho do gráfico para 6,14cm de altura e 5,19cm de largura;

⇒ Formate a Área do Gráfico e a Área de Plotagem do gráfico para sem preenchimento e sem borda.

 

 

⇒ Agora, para fazer o gráfico ficar com o aspecto de um termômetro, vamos utilizar uma forma de elipse. Vá à Guia Inserir > Ilustrações > Formas > Formas Básicas > Elipse. Mude o tamanho da Elipse para 1,27cm de altura e 2,32cm de largura e seu preenchimento para “Branco, Plano de Fundo 1, Mais Escuro 15%”.

Em seguida, coloque a forma na disposição da figura abaixo e agrupe as figuras.

 

 

Pronto! Aí está nosso gráfico de termômetro!

Podemos fazer um gráfico de termômetro com a quantidade de séries necessárias, variando a escala e as cores conforme desejarmos, pois a ideia do gráfico sempre será a mesma.

 

Quer saber mais sobre Dashboard?

 

Agora que você sabe como construir um gráfico de termômetro no Excel, que tal aprender tudo sobre como criar um painel de controle capaz de expor um grande volume de informações relevantes para se medir a performance de um negócio?

É exatamente isso que você aprende no curso de Formação de Especialistas em Dashboard da Voitto, que apresenta aos alunos os conceitos e métodos sobre as ferramentas do Excel para a construção de Dashboard, abordando tópicos desde a criação de gráficos até a elaboração de painéis.

Com ele, você vai ser capaz de criar ótimos Dashboards, reunir informações estratégicas e tomar decisões que vão levar a sua empresa ao alcance de resultados exponenciais! Então, não perca tempo! Inscreva-se agora mesmo:

 

O que é Dashboard