Antes de começarmos, que tal aproveitar uma oportunidade?
O que é um gráfico de termômetro?
Como usar o gráfico de termômetro no Dashboard?
Quer saber mais sobre Dashboard?

Entenda o que é Gráfico de Termômetro e como usar no dashboard!

Confira agora com esse artigo como construir um Gráfico de Termômetro no Excel e adicionar um elemento visual impactante ao seu dashboard! Saiba mais!

Larissa Nunes
Por: Larissa Nunes
Entenda o que é Gráfico de Termômetro e como usar no dashboard!

Como você já deve saber, o Excel é um dos mais utilizados no mundo e um grande facilitador no universo corporativo. Isso não é à toa! Afinal, nele você encontra uma infinidade de funções, gráficos e formatações que permitem uma enorme gama de possibilidades dentro do software.

Uma das ferramentas mais úteis e usadas pelas empresas é o Dashboard, um painel visual que mescla diversos recursos do Excel para demonstrar a evolução de métricas e do desempenho da organização.

Um desses recursos é o gráfico de termômetro, que é bastante útil quando se deseja visualizar a progressão em relação ao alcance de uma meta.

No artigo de hoje, você vai entender o que é um gráfico de termômetro e como utilizá-lo no para potencializar os recursos visuais da sua análise!

Antes de começarmos, que tal aproveitar uma oportunidade?

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

O que é um gráfico de termômetro?

O Gráfico de Termômetro no Excel consiste em uma escala que fica no fundo do gráfico e uma coluna que pode descer ou subir de acordo com o resultado alcançado, imitando a medição de temperatura de um termômetro.

Gráfico de termômetro

Como usar o gráfico de termômetro no Dashboard?

Vamos construir então um Gráfico de Termômetro para o resultado. O resultado da Meta é dado pela média dos pontos obtidos, em percentual.

Vamos supor que o pagamento do bônus de um gerente possui 3 faixas: se o resultado for menor do que 50%, o bônus será de 0%, se estiver entre 50% e 75%, o bônus será de 60% e, caso se apresente entre 75 a 100%, o bônus será de 100%.

Daremos, então, o primeiro passo na célula B18 da aba principal do (que vamos chamar de Resumo), criando a seguinte tabela:

Como usar o gráfico de termômetro


Nas tabelas, estão apenas os tamanhos de cada faixa, que corresponderão à área da parte de trás do gráfico. Já a coluna Resultado, corresponderá ao valor da meta.

Na célula E20, da aba RESUMO, digite a fórmula =MÉDIA(DASHBOARD!AP8:AT17) para obter o resultado do mês. Agora, para construir o gráfico de termômetro, basta seguir os passos abaixo:


⇒ Crie um Gráfico de Colunas Empilhadas. (Inserir > Gráficos > Colunas > Coluna 2D > Colunas Empilhadas)

⇒ Adicione 4 séries de dados no gráfico, uma para cada coluna da tabela que foi criada (Ferramentas de Gráfico > Selecionar Dados > Adicionar). O resultado parcial do gráfico é o seguinte:

Como usar o gráfico de termômetro


⇒ Selecione a Série de Dados "Resultado" e transfira-a para o Eixo secundário. Feito isso, é hora de formatar os dois eixos com o valor Mínimo fixo em 0,0 e com o valor Máximo fixo em 1,0

⇒ Clique na Série de Dados Resultado e formate-a com uma Largura de Espaçamento de 500% e com Preenchimento sólido de cor "Vermelho, Ênfase 2, Mais Escuro 25%". Adicione, também, um Rótulo de dados na série

⇒ Formate a Série de Dados "100% Bônus" com Largura de Espaçamento de 89% e com a cor "Azul, Ênfase 1, Mais Claro 40%".

⇒ Formate a Série de Dados "60% Bônus" com Largura de Espaçamento de 89% e com a cor "Azul, Ênfase 1, Mais Claro 60%".

⇒ Formate a Série de Dados "0% Bônus" com Largura de Espaçamento de 89% e com a cor "Branco, Plano de Fundo 1, Mais escuro 15%". O resultado parcial do gráfico de termômetro é o seguinte:

Como usar o gráfico de termômetro


⇒ Adicione um título no gráfico descrito como "Resultado Mês" (Ferramentas de Gráfico> > Rótulos > Título do Gráfico > Acima do Gráfico). Formate o título com fonte Calibri, tamanho 11 e negrito

⇒ Apague as linhas de grade, a legenda, o eixo secundário e o eixo horizontal do gráfico de termômetro

⇒ Mude o tamanho do gráfico para 6,14cm de altura e 5,19cm de largura

⇒ Formate a Área do Gráfico e a Área de Plotagem do gráfico para sem preenchimento e sem borda.

Como usar o gráfico de termômetro


⇒ Agora, para fazer o gráfico ficar com o aspecto de um termômetro, vamos utilizar uma forma de elipse. Vá à Guia Inserir > Ilustrações > Formas > Formas Básicas > Elipse. Mude o tamanho da Elipse para 1,27cm de altura e 2,32cm de largura e seu preenchimento para "Branco, Plano de Fundo 1, Mais Escuro 15%".

Em seguida, coloque a forma na disposição da figura abaixo e agrupe as figuras.

Como usar o gráfico de termômetro


Pronto! Aí está nosso gráfico de termômetro!

Podemos fazer um gráfico de termômetro com a quantidade de séries necessárias, variando a escala e as cores conforme desejarmos, pois a ideia do gráfico sempre será a mesma.

Quer saber mais sobre Dashboard?

Agora que você sabe como construir um gráfico de termômetro no Excel, que tal aprender tudo sobre como criar um painel de controle capaz de expor um grande volume de informações relevantes para se medir a performance de um negócio?

É exatamente isso que você aprende no curso de Formação de Especialistas em Dashboards de Gestão da Voitto, que apresenta aos alunos os conceitos e métodos sobre as ferramentas do Excel para a construção de Dashboard, abordando tópicos desde a criação de gráficos até a elaboração de painéis.

Com ele, você vai ser capaz de criar ótimos Dashboards, reunir informações estratégicas e tomar decisões que vão levar a sua empresa ao alcance de resultados exponenciais! Então, não perca tempo! Inscreva-se agora mesmo:

Se inscreva!

Larissa Nunes

Larissa Nunes

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Trabalhou na empresa Mais Consultoria Jr. e participou de programas de ensino, pesquisa e extensão da UFJF, como GET e a organização da Mostra de Extensão. Aprofundou seus conhecimentos sobre liderança participando de seminários no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa em Portugal. É especialista em Lean Manufacturing, Dashboards de gestão, Black Belt em Lean Seis Sigma e tambêm ê auditora do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001. Está sempre em busca de novos conhecimentos para aplicar e se desenvolver em sua área. Especialista em geração de conteúdo do Grupo Voitto.

Clique e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Excel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.