O que é Learning Agility?
Qual a importância do Learning Agility?
Quais são os pilares do Learning Agility?
4 dicas para implementar a cultura do Learning Agility em sua empresa!

Conheça o que é cultura do Learning Agility e qual é sua importância!

Aprenda o que é o Learning Agility e como este conceito pode garantir ótimos resultados para sua empresa através do aprendizado contínuo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça o que é cultura do Learning Agility e qual é sua importância!

Hoje em dia, muitas empresas aplicam e falam sobre agilidade no trabalho. Uma das formas de se fazer isso é através do Learning Agility.

Se trata de uma nova forma de enxergar o aprendizado, podendo trazer resultados valiosos para você e para a empresa que você trabalha.

Ficou interessado em aprender mais sobre o Learning Agility? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é Learning Agility?
  • Qual a importância do Learning Agility?
  • Quais são os pilares do Learning Agility?
  • 4 dicas para implementar a cultura do Learning Agility em sua empresa!
  • Como investir em pessoas pode impulsionar os resultados da empresa?

Vamos à leitura?

O que é Learning Agility?

Learning Agility ou agilidade de aprendizagem é a capacidade de aprender por meio de novas experiências, aprimorando suas habilidades de forma ágil e eficaz para conseguir aplicá-las em atividades e situações novas e mais complexas.

O Learning Agility é uma mentalidade que lança mão sobre um conjunto de diversos comportamentos e práticas para contribuir com este processo de desenvolvimento de maneira consciente e contínua, para que o colaborador consiga lidar com a mudança de forma flexível.

Este conceito surgiu orientado aos pilares da agilidade, flexibilidade, coleta de informações, busca de feedback, experimentação, tomada de risco em performance, tomada de risco interpessoal, reflexão e colaboração.

Os autores do livro Learning Agility, David F. Hoff e W. Warner Burke definiram esta mentalidade de crescimento contínuo e mostraram suas inúmeras vantagens para as organizações e para a carreira profissional de cada indivíduo.

Impulsione sua produtividade por meio da gestão de tempo!

Se você tem dificuldade em manter uma rotina e não consegue cumprir todas as atividades propostas, mas quer dar um up na sua maneira de organizar suas atividades do dia a dia, temos a solução para você!
Faça o download agora da nossa planilha de cronograma completamente gratuita e comece agora a organizar suas atividades de forma prática. Não perca tempo!

Clique no botão abaixo e faça o download!

Cronograma

Tendo isso em vista, vamos conferir o porque esta cultura é tão importante dentro das organizações.

Qual a importância do Learning Agility?

É incontestável que os colaboradores aprendam cada vez mais, para que eles e a empresa possam evoluir juntos.

Quando um funcionário não aprende mais coisas novas, a empresa passa a não criar novas estratégias e não consegue acompanhar a velocidade de evolução do mercado, podendo ocasionar em crises de difícil recuperação.

A capacidade de reinvenção que a agilidade de aprendizado proporciona ajuda a empresa a se mover em períodos bons mas principalmente em períodos onde as condições são adversas.

Em um cenário mundial onde os colaboradores não podiam mais sair de casa para trabalhar, foram tomadas decisões para a rápida adaptação das empresas ao home-office. As companhias que possuíam essa cultura implementada conseguiram se mover e se adaptar mais rapidamente.

Além disso, o Learning Agility também é conhecido como uma ferramenta capaz de prever o potencial de pessoas para encontrar grandes profissionais na equipe. De forma geral, quem tem o conceito de Learning Agility entrega melhores resultados.

Em relação a este tema, a Warner Burke definiu 9 pilares do Learning Agility, que foram vistos depois em vários outros lugares.

Quais são os pilares do Learning Agility?

A seguir, vamos conferir as nove características relacionadas ao Learning Agility:

1. Flexibilidade

Uma pessoa flexível deve estar aberta e disposta a procurar novas maneiras de resolver os problemas, não se limitando a apenas uma maneira engessada.

2. Agilidade

Agilidade significa testar rapidamente as ideias da equipe, aprendendo com os resultados e gerando os insights necessários para as correções. Como ferramenta para isso, podemos citar o Minimum Viable Product (Produto Mínimo Viável) que consiste em lançar uma versão mais simples de um produto, usando o mínimo de recursos possível.

3. Experimentação

Usar novos aprendizados para descobrir seus resultados, mesmo não sabendo o que poderá acontecer. Talvez você consiga descobrir uma grande ideia de produto com isso.

4. Tomada de risco em performance

Consiste em buscar desafios em outras áreas, assumindo atividades nas quais você não está totalmente familiarizado e vendo como é possível aprender nessas situações mais adversas. É essencial que o profissional não tenha aversão ao risco.

5. Tomada de risco interpessoal

Tomada de risco interpessoal consiste em conversar com as pessoas a respeito de suas ideias, discutir os pontos fortes e fracos em cada forma de pensar, seja aprendendo algo novo ou preenchendo uma lacuna em seu pensamento atual.

6. Colaboração

A colaboração é algo essencial, afinal hoje, praticamente ninguém mais anda sozinho, até mesmo as empresas se apoiam em outras empresas para gerar melhores resultados.

Estar junto com outras pessoas ao realizar o trabalho permite conhecer novas formas de pensar e realizar o trabalho, sendo possível absorver novas experiências e ideias.

7. Coleta de informações

Agilidade mental de aprendizado consiste em sempre buscar por mais informações. Não se contente apenas com os conhecimentos que chegam até você. Vá e procure por novos desafios!

8. Busca de feedback

Buscar por avaliações externas pode ser uma ótima forma de perceber o que é necessário melhorar, desenvolvendo ainda mais as soft skills.

9. Reflexão

Refletir sobre todas as atividades que são repetidas e perceber quais delas geram um bom resultado e deverão ser mantidas ou aperfeiçoadas e quais delas precisarão ser substituídas por novos métodos. Garantindo assim maior nível de maturidade.

Aposto que com essas informações, você tenha ficado curioso em saber como implementar essa cultura dentro da sua empresa para melhorar os resultados, não é mesmo? Fique tranquilo! É exatamente isso que vamos conferir no tópico seguinte.

4 dicas para implementar a cultura do Learning Agility em sua empresa!

1. Estimule os olhos de aprendiz

Exercite o time a aprender com cada experiência e desafio que são lançados a eles.

Ser um aprendiz ágil significa buscar buscar novos aprendizados e transformá-los em ações para a melhoria dos processos da companhia.

Estimule a proatividade do time, esteja regularmente trazendo novidades sobre ferramentas do setor e pergunte para a equipe o que gostariam de aprender.

2. Coloque o potencial das pessoas a prova

Use de experiências desafiadoras para que o time consiga captar oportunidades de aprendizados. Use novas abordagens e desafie o time a desenvolver novas habilidades, pensando “fora da caixa”.

3. Job Rotation

Incentive o job rotation para conseguir ampliar as perspectivas de aprendizado e empatia dos indivíduos.

Essa dica pode mudar a forma com que cada um percebe seu próprio papel dentro da organização.

4. Capacitação

Capacitar profissionais e incentivar a prática de solicitar feedback de líderes e colegas em tempo real para aumentar o autoconhecimento.

Deseja aprimorar sua trajetória profissional e se destacar no mercado de trabalho?

O Voitto Pro, Programa de Aceleração de Carreira, foi desenvolvido com base em 13 formações em negócios, com 200 certificações, um plano de estudos personalizado, mentoria com especialistas, ferramentas de cases práticas e suporte ao  currículo ao contrato.

Aqui você terá a liberdade de aprender de onde quer que esteja e a chance de escolher o seu  futuro profissional.

Exerça seu poder de decisão: escolha o sucesso. Comece agora, clique naimagem abaixo!

VOITTO PRO

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Programa de Aceleração de Carreiras- Voitto Pro

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Formação] Programa De Aceleração De Carreiras Voitto Pro

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.