O que é o microlearning?
Como e quanto utilizar o microlearning no treinamento corporativo?
Quais os benefícios do microlearning?
Dica de ouro!

Entenda o que é o microlearning e como usá-lo no treinamento corporativo

O microlearning é uma metodologia de aprendizado focada em fornecer um planejamento adequado de tópicos de estudos, em pequenas quantidades.

Victória Gonçalves
Por: Victória Gonçalves
Entenda o que é o microlearning e como usá-lo no treinamento corporativo

Microlearning é um método de estudo no qual o estudante é priorizado e há pílulas de conteúdo. Assim, é mais fácil de aprender, além de se tornar uma excelente opção para o treinamento corporativo

Para esclarecer os principais conceitos desses temas, organizamos os seguintes tópicos para você:

  • O que é o microlearning?
  • Como e quando utilizar o microlearning no treinamento corporativo;
  • Quais os benefícios do microlearning?

Quer saber mais sobre o microlearning e como isso pode ajudar a melhorar seus resultados? Ensinaremos a você. Para isso, continue lendo esse artigo.

O que é o microlearning?

O microlearning é uma metodologia de ensino que visa o aprendizado, em pequenas quantidades, ministrando-os com planejamento e foco. Nesse caso, o treinamento microlearning consiste em impulsionar a transmissão de conteúdo de maneira ágil.

Além disso, é uma tendência que têm crescido muito, pois esse treinamento é cada vez mais procurado pelas empresas, como forma de capacitar seus colaboradores de maneira fácil e rápida.

Como o conceito já expressa, é um modo de disseminar uma única informação, a partir do aprendizado e online, por meio de vídeos, podcasts e outros formas.

Assim, o microlearning pode ocasionar um maior aprendizado e aplicação prática, pois se constitui como um modo acessível de estudo e maior aceitação.

Ele também pode ajudar a desenvolver melhor as soft skills de cada um dos seus colaboradores, já que tendo maior autonomia para aprender, podem desenvolver maiores características, como liderança e autodidatismo.

Assim, se a ideia principal é melhorar as habilidades de cada um, criar um microlearning focado nesse aspecto pode auxiliar a empresa a desenvolver melhor seus líderes.

Se liga nesse presente separado para você!

Quer saber como você pode transformar a sua maneira de lidar com pessoas, se tornando um líder de alta performance?
Tem uma coisa que eu posso te afirmar: os principais líderes que você já teve tem algumas características similares. Para você entender quais são elas e como desenvolvê-las, o eBook Guia prático para ser um líder de alta performance será seu aliado.

Conheça nesse material as principais qualidades de um líder e 5 práticas exemplares de liderança. E aprenda de vez que a liderança não é um "traço" e, sim, uma "ação". Aproveite essa oportunidade, clique e baixe agora!

Guia prático para ser um líder de alta performance

Como e quanto utilizar o microlearning no treinamento corporativo?

O microlearning pode ser utilizado quando se deseja alcançar um objetivo em específico e como uma forma de deixar o conteúdo leve e de fácil absorção.

Para tanto, o conteúdo que se deseja abordar com essa metodologia pode ser acessado pelas redes sociais, jogos, vídeos, podcasts, dentre outros.

Desse modo, o primeiro passo é listar um objetivo e, logo em seguida, construí-lo de modo que seja passada apenas uma informação por vez.

Nesse sentido, podemos separar os conteúdos em módulos e, assim, otimizar o aprendizado sobre algum processo produtivo que a equipe ainda não esteja dominando.

Desse modo, não é necessário adquirir uma plataforma cara para auxiliar na montagem das informações. Podemos utilizar as já disponíveis gratuitamente no meio online, respeitado seus termos de uso.

Portanto, criar um planejamento do curso em que constem os objetivos e as necessidades da equipe é importante para saber como direcionar o material e capacitar seus colaboradores.

Porém, lembre-se: o intuito maior do microlearning é a facilidade de aprendizado por meio de pequenas doses de conteúdo. Então, preze por materiais reduzidos, com poucas páginas e em diversas linguagens.

O estudo de caso e as gamificações também são ótimas ferramentas para otimizar o processo prático da equipe. No entanto, não podemos nos esquecer de aplicar avaliações para saber como o aprendizado dos funcionários tem ocorrido, de maneira satisfatória ou não.

Quer saber mais sobre os benefícios do microlearning? Vamos ao próximo tópico!

Quais os benefícios do microlearning?

Os benefícios do microlearning são vários e é recomendado eleger um único como o objetivo principal na hora de implementá-lo na sua equipe. Por isso, decidimos listar os principais abaixo:

  • Maior facilidade de aprendizado;
  • Maior facilidade de acesso, já que utiliza as plataformas online;
  • Personalizável para cada empresa ou equipe;
  • Diversificação de linguagens de aprendizado, por meio de vídeos, podcasts e outros;
  • Menor custo investido em capacitação;
  • Maior apoio ao treinamento corporativo;
  • Maior especificidade de informações;
  • Conteúdos mais compactos, o que levam a um aprendizado mais rápido;
  • Otimização do tempo de aprendizagem;
  • Maior facilidade na produção de materiais;
  • Aprendizagem mais prática;
  • Maior facilidade em atualizar informações;
  • Incentiva o autodidatismo dos colaboradores;
  • Maior engajamento dos funcionários, como nas gamificações;
  • Maior produtividade por meio de uma maior capacitação;
  • Impulsionar as soft skills dos colaboradores.

Dica de ouro!

Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Programa de formação em Soft Skills

Victória Gonçalves

Victória Gonçalves

Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Formação De Soft Skills

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.