O que é Holding?
Quais são os tipos de Holding?
Dica de ouro!

O que é uma Holding? Descubra aqui de um jeito simples e descomplicado

Desvende os segredos por trás de um modelo de organização cada vez mais popular no Brasil: a Holding. Entenda quais são os tipos e as atividades de cada um!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é uma Holding? Descubra aqui de um jeito simples e descomplicado

Atualmente, muitas pessoas e empresas buscam meios de profissionalizar a gestão de seus bens e negócios. Nesse sentido, uma boa alternativa pode ser os modelos de organizações chamado de holding.

Em termos gerais, uma holding é criada com o objetivo de deter participações em outras companhias. Mas também pode ter a finalidade de concentrar todos os bens em uma só instituição.

Pensando nisso, esse artigo vem descomplicar o conceito e mostrar aplicações práticas dos tipos de holding. Quer conferir mais e entender como o modelo pode ser útil para pessoas físicas e jurídicas? Confira os seguintes tópicos:

  • O que é Holding?
  • Quais são os tipos de Holding? 

O que é Holding?

Holding é um tipo de empresa cujo o principal objetivo da sua existência é a compra e manutenção de participações em outras organizações.

Ao contrário das empresas comuns, elas em geral não possuem atividades operacionais e a maior parte de seu capital é destinado para a compra de ações e quotas de outras instituições. Com isso, a holding pode passar a controlá-las.

Nos dias de hoje, uma das holdings mais famosas é a Itaúsa. A empresa é listada na bolsa de valores brasileira e detém boa parte das ações de grandes organizações. São exemplos:

  • Banco Itaú, maior instituição financeira privada do país; 
  • Empresa Alpargatas do ramo de calçados, dona da marca Havaianas; 
  • Aegea, organização referência no setor de saneamento. 

Sabendo desse case de sucesso, é fácil perceber que uma holding pode ter qualquer porte. Podendo ser uma empresa limitada (LTDA), uma empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI) ou até mesmo uma sociedade anônima (SA) . Além disso, pode ser composta por um único acionista ou inúmeros.

Além disso, vale sempre ressaltar que a criação de uma holding muitas vezes é uma estratégia de proteção patrimonial. Isso faz com que grandes riquezas passem a ser registradas em pessoas jurídicas, ao invés de pessoas físicas.

Quer saber mais sobre os tipos de holding, as diferenças entre eles e entender se algum faz sentido para proteger o seu patrimônio? Confira a seguir!

Quais são os tipos de Holding?  

Uma holding pode ser de diversos tipos. Afinal, essa classificação depende exclusivamente do objetivo pelo qual ela foi criada. Apesar de ser um assunto detalhado, não é difícil notar as diferenças.

Para te ajudar a entender melhor sobre cada tipo de holding, separamos algumas das informações mais relevantes.

Holding pura

A holding pura tem como objetivo principal ter participações societárias em outra companhia ou até mais de uma. Nesse modeloo foco é a administração ou controle de outras instituições e por isso não há uma atividade operacional envolvida no negócio.


Com o mercado de Trade e investimentos em constante ascensão, para quem está envolvido na área, é de grande importância conseguir manter um controle de acompanhamento neste ramo.

Visto isso, desenvolvemos um material que tornará essa organização muito mais fácil!

Com a Planilha de controle de ações é possível registrar as ações de giro diário e operação comum. Ainda, ter uma visualização dos dados mensalmente por meio de um gráfico automático.

Deseja aproveitar essa oportunidade? Então basta clicar no botão abaixo e fazer o download!

planilha de controle de ações

Holding mista 

Diferente do modelo anterior, a holding mista é a administração de outras empresas através do seu controle ou da participação nas mesmas. No entanto, nesse tipo há também a atuação operacional em algum setor da economia, desde que ele não esteja ligado à indústria.

Com isso, esse tipo de holding pode gerar receitas tributáveis, possuir despesas e custos como qualquer outra organização. Mas, além disso, parte de seu capital será investido em participações societárias de outras empresas.

Holding patrimonial 

A holding patrimonial é um dos tipos societários mais comuns para grandes riquezas. Isso porque nesse modelo o objetivo é definido entre:

  • Antecipação de herança: ao possuir bens na pessoa física, ela pode decidir criar uma organização e transferi-los para a pessoa jurídica. Com isso, por meio de doação pode dar quotas dessa empresa para seus herdeiros; 
  • Organização de bens: famílias que possuem muitos imóveis, terrenos, investimentos e outros ativos podem passá-los todos para a pessoa jurídica, fazendo com que a holding tenha a finalidade de facilitar a gestãodos bens;
  • Economia tributária: em alguns casos, a holding patrimonial é criada para fazer com que as alíquotas de imposto incidentes sejam aquelas destinadas às pessoas jurídicas. A depender da situação, isso pode reduzir o valor de impostos a serem pagos. 

Holding administrativa 

A holding administrativa, como o próprio nome já diz, é a administraçãode outras organizações por meio da criação de uma empresa.

Isso faz com que sejam retirados os sócios pessoas físicas da estrutura societária da organização em questão.

Dentre os maiores benefícios desse modelo estão:

  • Profissionais determinam a gestão do negócio;
  • Foco em tomada de decisãoque fortaleça o grupo econômico em caso de mais de uma empresa administrada;
  • Estrutura de capital voltada para interesses coletivos e não individuais. 

Holding de controle 

A holding é uma sociedade voltada para o gerenciamentode outras empresas e organizações. No entanto, no modelo de controle o objetivo é possuir realmente a maior tarde de uma ou mais companhias, a fim de ser controladora das mesmas.

Nesse modelo, a gestãopassa a se profissionalizar. Isso faz com que o planejamento estratégico seja mais efetivo e que a empresa tenha maiores chances de tomar decisões que fortaleçam a sua consolidação.

Holding de participação 

Sobre a holding de participação é fácil notar a diferença para o modelo anterior. Nesse tipo, o foco é unir os percentuais dos acionistas minoritários e defender os seus interesses.

Holding setorial 

A holding setorial tem como principal característica a unificação da administração de diversas empresas com objetivos comuns.

Com isso, a política de qualidade instituída passa a ter critérios mais elevados, fazendo com que os serviços e produtos tenham melhor níveis de desempenho, assim como a gestão.

Holding derivada 

Como você pode imaginar, algumas empresas já existentes podem entender estrategicamente através de um diagnóstico empresarialque vale a pena a sua transformação em holding. Esse processo, dá origem ao que é chamado de holding derivada.

Em muitos casos, ele é feito a partir de uma empresa que possui grande experiência em um mercado e gostaria de expandir os seus negócios. Com isso, passa a adquirir outras organizações até se tornar uma holding setorial, por exemplo.

Outra situação comum para esse tipo é a incorporação de bens da família em empresas familiares. Com isso, passa-se além de ter o operacional, também a gestão de bens conjunta por uma empresa. Sendo assim, uma holding mista.

Dica de ouro!

Entender melhor o seu segmento de mercado é um passo essencial para saber onde atuar e como fazer suas ações de marca se tornarem mais eficientes.

Pensando nisso é que criamos para você a nossa planilha Avaliação de Segmentação do Mercado, para que você consiga identificar onde dedicar seus recursos e conseguir uma boa estratégia de marketing.

Não perca tempo! Clique no botão abaixo e faça o download agora mesmo!

planilha avaliação de segmentação de mercado

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

kit empreendedorismo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.