O que é negociação?
Qual é o conceito de Negociação?
Como fazer um bom negócio?
O que fazer quando for negociar?

Veja o conceito de negociação, e aprenda como fazer um bom negócio!

Aprenda como fazer uma boa negociação, saiba quais são as características de um bom negócio e o que você deve evitar em uma negociação.

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Veja o conceito de negociação, e aprenda como fazer um bom negócio!

O que é negociação e como fazer um bom negócio?

Você entende o que é negociação, e sabe como negociar bem? Se você quer aprender a negociar e obter sucesso nas negociações, esse artigo é para você.


Veja o conceito de negociação, e aprenda como fazer um bom negócio!

Aprenda como fazer uma boa negociação, saiba quais são as características de um bom negócio e o que você deve evitar em uma negociação.


Negociamos desde criança! A negociação está dentro de nós por natureza, seja para brincar com um colega, ganhar aquele doce desejado, brincar no parque, com nossos professores, gestores…

Ao longo da nossa vida a única coisa que muda é o nível de negociação, mas em todos os momentos estamos nos relacionando, tentando resolver diferenças em busca de soluções em todos âmbitos sociais.

E mesmo que você não se considere um super negociador, entender e aprender como e porquê negociar “corretamente”, é fundamental para a sua jornada e o seu sucesso profissional e pessoal.

Aliás, você sabia que uma das 10 habilidades necessárias para o profissional do futuro, é ser negociador? Pois é! E isso foi apontado pelo Fórum Mundial de Economia.

Negociamos às vezes sem perceber, mas afinal o que é negociação?

Se você quer saber o que é negociação, e quer entender como utilizar isso ao seu favor para impulsionar os seus resultados, continue a leitura para entender:

  • O que é negociação?
  • Qual é o conceito de negociação?
  • Como fazer um bom negócio?
  • O que fazer quando for negociar?

Então afinal:

O que é negociação?

Negociação basicamente, é o ato de duas ou mais pessoas chegarem a um senso comum sobre algo. Ou seja, você perde, ganha, e conquista algo em prol de um segundo item sendo eles um bem, produto ou serviço.

Com isso, ao fim de uma negociação, a ideia é que ambas as partes sintam-se satisfeitas com o acordo final. Por isso, quem sabe negociar melhor, acaba por se beneficiar mais, e abdicar menos. Simples assim!

Mas então o que precisamos saber para fazer um bom negócio? Continue a leitura do próximo tópico para descobrir.


[planilha] plano de negocio

Qual é o conceito de Negociação?

A negociação envolve um processo de comunicação. E ela busca, resolver as diferenças de forma mútua, e com isso obter um resultado que as duas partes estejam satisfeitas como mencionado anteriormente.

Mas ainda, acrescentando, a negociação envolve tomada de decisão, busca de aceitação das ideias, propósitos e interesses.

Simples assim! Continue a leitura para entender como fazer um bom negócio!

Como fazer um bom negócio?

Para você fechar um bom negócio, você precisa saber: o quão disposto está a negociar por isso? Qual é a importância disso para você? O que você tem a ganhar e o que tem a perder?

Você precisa saber os dados da negociação, não dá pra negociar sem saber a procedência dos itens em questão. Você precisa ter ciência sobre o investimento, tempo, negócio, premissas, conflitos… Porque sem isso, ela pode te afetar.

Pois desta forma, estando por dentro de tudo da negociação, você terá embasamento para conseguir de fato negociar com autoridade, lidando com fatos e colocando em argumentos.

Negociação envolve um bom relacionamento entre as pessoas, isso requer conhecimento sobre o que está por trás de toda negociação, quais são os benefícios e malefícios do mesmo.

Mas, temos que ressaltar também, que ambos os lados devem ter a oportunidade de expressar sua opinião, expor todos os pontos, ter abertura para persuadir, e complementar as ideias.

Não podem ser adotadas, nem aceitas, posturas centralistas, autoritárias nem tampouco, negociações diretas e sem diálogos. A negociação é um processo longo, e é fundamental que haja respeito.

Além disso, você precisa estar disposto a ouvir e entender o outro lado, para que haja assim, uma negociação distributiva.

O objetivo deve convergir em um mesmo caminho, mas é claro que divergem em alguns aspectos. Como por exemplo: Um vendedor que vende, o cliente quem comprar, mas entre isso, há uma divergência, qual será o valor?

Esse valor é justo? Pode ser colocado em prática? O produto realmente vale tudo isso? Enfim, são pontos como esses que devem ser questionados perante uma negociação, e devem ser dialogados.

Negociar requer alguns princípios bem como:

  • Comunicação inteligente, com uma sequência lógica dos interesses;
  • Não existe negociação sem diálogo e sem renúncia;
  • Nenhuma negociação se dá finalizada na primeira conversa;
  • Toda negociação passa por divergências e conflitos;
  • O objetivo final deve satisfazer ambas as partes.

O que fazer quando for negociar?

Negociar é uma arte, então seja um artista!

Tenha iniciativa! Dessa forma, o controle da negociação está nas suas mãos. Comece mostrando todo o seu interesse e como isso pode ajudar a você e a outra parte interessada.

Não seja ardiloso, comedido, nem tampouco conforme-se com decisões que você não concorde.

A negociação pode envolver frieza, para saber lidar com o controle emocional e com a pressão. Além disso, use os gatilhos mentais certos e não prometa o que não é capaz de cumprir! Seja verdadeiro com seus pontos de vista e opiniões.

Lembre-se de formalizar todas as negociações, afinal negociação de aperto de mão não existe viu?

Utilize o princípio PICO, que é basicamente, estabelecer uma relação de negociação amigável, bem como:

  • Não misture as pessoas com os seus problemas pessoais;
  • Seja objetivo e foque nos seus interesses;
  • Conduza a negociação de forma lógica, obedecendo os seus critérios;
  • Seja flexível dentro das opções que cabem a você.

Além disso, você pode utilizar a técnica Rapport, dentro do processo de negociação, esse termo veio da Programação Neurolinguística, e auxilia em aspectos da aproximação e interação com a outra parte interessada.

Você pode:

  • Criar proximidade chamando a outra parte pelo nome dela;
  • Agir de forma parecida com os movimentos corporais;
  • Utilizar frases positivas;
  • Adaptar o tom de voz a vícios de linguagens.

Atente-se para os seguintes recursos: Tempo, Informação e Poder.

Não perca tempo, seja direto para não confundir nem gerar dúvidas, pergunte sobre tudo o que puder, ganhe o máximo de informação, para conseguir criar poder com sua autoconfiança, persuasão e conseguir realizar acordos satisfatórios.

Negociadores destacam-se pela sua habilidade comunicativa e poder de persuasão, então para conquistar isso, nada melhor do que o treino não é mesmo?

Afinal, uma negociação envolve todas as partes, interesses e acordos. Não há apenas um item que vai definir quem leva a melhor, mas sim um conjunto de fatores para que de uma maneira geral.

Portanto, a pessoa que lida melhor com a negociação, bem como os pontos citados, se sobressai.

Por fim, a negociação funciona como qualquer outro músculo do corpo humano, com treino e exercício ela evolui, mas isso só depende de você!

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar a Voitto aqui no Blog!

Por fim, se liga nessa super dica!

O Excel é um dos softwares mais utilizados pelas empresas para a transformação de dados em conteúdo para tomada de decisões, porém muitas vezes, nós vemos utilizando o programa de forma operacional. O VBA (Visual Basic for Application) é uma linguagem de programação que, aplicada ao Excel, pode simplificar o trabalho com apenas um clique!

Com o curso de VBA Aplicado a Negócios, você terá muito mais tempo para focar na análise dos dados, aumentando sua produtividade e eficiência. Ao final deste treinamento, você estará apto para criar planilhas automatizadas e otimizadas, aumentando sua competência e assertividade na tomada de decisões!

Corre e garante já a sua inscrição!

VBA Aplicado a Negócios

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

5 Dicas Para Negociacao De Sucesso

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.