Muitas pessoas me perguntam o que eu gostaria de saber sobre consultoria que teria me ajudado quando entrei nesse mercado.

Hoje, com mais experiência, sou capaz de responder tal questão e, por isso, resolvi escrever esse artigo para poder te ajudar.

Primeiramente, é importante entender que a consultoria não é um produto como uma peça de um automóvel, ou um biscoito, por exemplo. O produto da consultoria é representado pela imagem do consultor, onde o seu conhecimento é o seu grande diferencial.

 

A venda da consultoria

 

Eu não sabia sobre as particularidades envolvidas na venda de uma consultoria ou na apresentação de uma proposta comercial de consultoria. Hoje, sei que ela se vende pela pessoalidade e competências dos consultores.

Não é tarefa fácil se posicionar no mercado de consultoria; a venda de serviços é uma venda complexa. Na verdade, é preciso uma proposta de valor bem clara ao cliente.

Como você já deve ter percebido, é essencial entender que o serviço de consultoria não é facilmente “produtizável”, ele depende muito da demanda do seu cliente e qual é o seu foco no processo de atendimento.

 

Relacionamento com as pessoas

 

Outra coisa importante que eu gostaria de saber sobre consultoria quando comecei é a importância do relacionamento com as pessoas. Não adianta saber muito de determinada coisa se você não se relacionar bem o suficiente com os envolvidos no processo.

Isso porque um bom consultor deve passar seu conhecimento a essas pessoas, uma vez que o serviço de consultoria deve sempre transmitir o conhecimento à instituição.

É preciso vender o projeto para as pessoas certas, ou seja, o alto escalão da administração da empresa, pois são eles que vão dizer o sim ou o não no final das contas.  Portanto, eles têm que comprar sua ideia.

 

Apresente o valor do seu serviço

 

Para abrir uma consultoria empresarial, você tem que saber como apresentar o valor do seu serviço mediante o que o cliente de fato precisa.

Com o passar dos anos, cada vez mais eu fui conseguindo enxergar com maturidade a necessidade do cliente, e com isso, oferecer uma solução que era capaz de remediar sua dor.

Nem sempre o cliente precisa daquele serviço na área em que você é mais competente. Mas sim na área em que ele precisa alavancar os resultados naquele momento. E é nessa área que ele vai enxergar valor.

 

Mantenha o foco

 

Muitas empresas precisam de muitas soluções em gestão. Elas possuem oportunidades de melhorias em todas as suas frentes de negócio.

Mas não se pode abraçar o mundo, não é mesmo? É preciso ter foco no serviço em que você oferece. Por isso, ter foco significa saber exatamente o que é seu negócio de consultoria e qual o tipo de serviço que se vende.

Tem gente que diz que faz consultoria de A a Z, ou seja, consultoria em administração de empresas; consultoria em finanças; em estratégia; em operações, e por aí vai.

O perigo disso é acabar não se aprofundando muito nas áreas e assim não gerar o resultado esperado.

Por isso, um portfólio bem definido da área em que se atua e um bom atendimento ao cliente são fundamentais.

 

Cada empresa é única

 

Outra coisa importante que eu gostaria de entender sobre consultoria quando comecei é que cada empresa tem uma cultura diferente, com gestores que valorizam distintas questões.

No seu dia a dia, um bom consultor tem que sempre buscar conhecer melhor a empresa e escutar muito antes de partir para a tomada de decisões.

Além disso, tem que saber com quais pessoas se fala, tem que saber lidar com o jogo de valores e o jogo de vaidades que sempre está presente nas organizações.

É realmente uma estratégia, pois o consultor tem que se posicionar no meio de uma cultura que não é a sua, estabelecendo conexões e parcerias de maneira a vencer as objeções e resistências, para que assim consiga contribuir com a empresa naquilo que ela precisa.

 

Seja um consultor

 

A consultoria pode não parecer simples no início, mas com muito esforço e dedicação tenho certeza que você alcançará o sucesso.

E para começar essa caminhada, que tal dar o primeiro passo com nós do Grupo Voitto?

Elaboramos um curso completamente gratuito e com certificado sobre os Fundamentos Essenciais para Consultores, ministrado por mim.

 


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