O que é e qual a principal função do plano de investimento?
Passo a passo de como fazer um bom plano de investimento

O plano de investimento tem o poder de alavancar seu negócio!

Sim, um simples planejamento tem esse poder, pois se trata de um documento que irá te guiar e estabelecer claramente seus objetivos!

Letícia Basso
Por: Letícia Basso
O plano de investimento tem o poder de alavancar seu negócio!

Se você faz parte do mundo do investimento ou pensa em entrar nele, já deve ter ouvido falar sobre o plano de investimento e que ele tem grande importância. Mas na prática, entre seus amigos investidores, quase nunca se vê ele realmente.

Tal fato acontece pela falsa impressão de não precisar desse acompanhamento, seja porque está apenas no início ou porque já está acostumado com as situações do cotidiano de um investidor, e o maior erro está exatamente aí!

O plano de investimento deve estar presente na vida de um investidor sempre, pois é com ele que você entende até onde pode chegar, como e quando! 

Nesse artigo será mostrado o passo a passo de como montar um plano de investimento ideal para você!

  • O que é e qual a principal função do plano de investimento?
  • Passo a passo de como fazer um bom plano de investimento.

O que é e qual a principal função do plano de investimento?

O plano de investimento se trata de um documento com a função de auxiliar e dar uma direção aos seus investimentos. Ele contém informações sobre você e sobre seus objetivos.

Pode servir basicamente como um guia para novos investidores, mas também é utilizado por pessoas que já estão no ramo há mais tempo, que aplicam investimentos mais inteligentes e elaborados.

Para fazê-lo é simples, o Grupo Voitto preparou neste artigo um tutorial especialmente para você!

Passo a passo de como fazer um bom plano de investimento

Existem diversas maneiras de criar um bom plano de investimento, tudo depende do seu objetivo e da maneira que pretende alcançá-lo. 

A seguir serão mostradas dicas gerais de como fazer um, mas lembre-se que ele precisa ser flexível a você e ficar com a cara do seu investimento e perfil. 

1. Analisar situação financeira atual

O primeiro passo para iniciar seu planejamento de investimento é entender o quanto você pode investir, ou seja, como está sua vida financeira. Normalmente, você precisa de um valor mensal fixo para manter uma regularidade, pois é uma das maneiras de fazer o seu dinheiro render mais!

Uma dica é anotar absolutamente todos os gastos para controlar cada um deles e saber quanto gasta com cada um. Após saber o valor com despesas mensais, não esqueça de guardar uma quantia para imprevistos e também para o lazer. O que sobrar é sua quantia fixa de investimento.

Lembrando que esse é apenas um dos tipos de abordagem para analisar sua situação, você deve encontrar a que melhor se encaixa no seu perfil, porém a educação financeira é essencial.

2. Estudo contínuo sobre o assunto

O próximo passo é entender o assunto, o ramo de investimento é muito amplo e para dominá-lo vai algum tempo, porém conceitos básicos e uma ideia geral é fundamental antes de qualquer tomada de decisão.

Mas não deve parar por aí, pois se trata de um ramo em constante evolução e mudança. Portanto, é essencial seu comprometimento em estudar diariamente ou semanalmente, monte seu cronograma e o siga.

O estudo irá abrir portas e você descobrirá qual ramo gostaria de seguir e também os desafios que serão encontrados pela frente, como investir em ações e seus tributos nacionais ou realizar investimento no exterior.

Os desafios e os segmentos são inúmeros, portanto tenha uma boa base para saber o que mais combina com seu perfil, que será falado no próximo tópico.

3.Perfil de investidor

Agora que você já sabe quanto pode investir mensalmente e conhece pelo menos o básico sobre as diversas aplicações financeiras, é necessário entender qual estilo de investimento mais combina com você.

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) define três tipos de perfil para um investidor: conservador, moderado, agressivo/arrojado. Todos eles estão baseados em um questionário chamado Suitability, que é possível encontrar na internet.

O perfil conservador se enquadra no investidor que corre pouco ou nenhum risco. Os principais investimentos que realizam são CDBs, títulos públicos e fundos de renda fixa.

O investidor moderado está disposto a correr algum risco, porém não muito alto. Seus investimentos são um pouco mais distintos como uma renda fixa, fundos multimercados e até ações.

O investidor de perfil agressivo/arrojado enfrenta alto risco diariamente e seus investimentos possuem uma renda variável, como ações, fundos de ações, entre outros.

Vale a pena ressaltar que para investir é necessário ter alta inteligência emocionalpara saber lidar com situações diversas e possíveis perdas diárias, principalmente para um investidor agressivo/arrojado e também um pensamento crítico muito elevado.

Outro ponto de destaque é que quanto maior o risco, maior a rentabilidade. Portanto, o perfil conservador se arrisca pouco, mas também tem pouca rentabilidade e o inverso para o agressivo.

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

4. Estabelecer objetivos

Após todas essas etapas serem realizadas é hora de definir quais são seus objetivos financeiros, eles podem ter em relação com uma quantia de dinheiro, um bem material ou uma meta de investimento. Uma dica é fazê-lo em uma lista seguindo a ordem de prioridade, de acordo com a metodologia Scrum.

Você define de acordo com seu perfil, dinheiro disponível e conhecimento, sempre sendo realista mas também desafiador e não esqueça de estipular datas limites, mesmo que sejam um pouco gerais, pois assim você incentiva a você mesmo a cumprir em um determinado tempo.

5.Investimento diversificado

Outro ponto importante do seu plano de investimento é pensar em como diversificar os seus investimentos de acordo com seu perfil e objetivo. Para isso é muito importante o tópico 2, conhecer bem o mercado e entender quais são as possibilidades e os riscos.

Alguns conteúdos que temos relacionados e podem ajudar é sobre o mercado financeiro e também bolsa de valores, entre outros em nossa plataforma.

6. Avaliação constante

Por último e não menos importante, é extremamente importante avaliar constantemente quais são os resultados que estão sendo obtidos. Podendo assim, implementar ferramentas e estratégias para solucionar problemas ou lacunas geradas, como o Buy and Hold.

Além disso, é importante avaliar o cenário em que está inserido e o cenário mundial, para acompanhar tendências e mudanças de mercado que podem influenciar nos seus investimentos, o índice DJIA avalia o cenário Norte Americano e pode influenciar bastante diversos segmentos.

Para ser um bom investidor é importante implementar ferramentas e novas habilidades no seu cotidiano, como as citadas: Scrum, pensamento crítico e inteligência emocional.

O Grupo Voitto trabalha com essas e muitas outras habilidades que ajudam você a se desenvolver profissionalmente e pessoalmente. Não perde a oportunidade e fica de olho no nosso site porque sempre tem promoção rolando.

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!

Clique e saiba mais!

Letícia Basso

Letícia Basso

Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestao Financeira Analise De Investimentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.