O que é rotatividade de funcionários?
Quais são os tipos de rotatividade dentro de uma empresa?
Quais são as causas da rotatividade?
Qual é o efeito da rotatividade na gestão de pessoas?
Aprenda mais!

Aprenda sobre rotatividade e porquê é importante se preocupar com ela

Entenda o que é a rotatividade de funcionários, quais são os seus tipos e principais causas, e como ela pode afetar a gestão de pessoas!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda sobre rotatividade e porquê é importante se preocupar com ela

O índice de rotatividade pode ser muito importante para identificar inúmeros pontos de melhoria dentro da empresa, pois com ele, podemos atacar diversos problemas que causam diretamente o aumento da rotatividade.

Separamos alguns tópicos para ajudar você a entender melhor o que é rotatividade e conhecer suas principais causas, sendo eles:

  • O que é rotatividade de funcionários?
  • Quais são os tipos de rotatividade dentro de uma empresa?
  • Quais são as causas da rotatividade?
  • Qual é o efeito da rotatividade na gestão de pessoas?

Vamos à leitura?

O que é rotatividade de funcionários?

A rotatividade de funcionários é uma palavra usada pela equipe e gestor de recursos humanos, e ela relaciona a taxa entre contratações da empresa e demissões. A rotatividade também pode ser conhecida como turnover em alguns lugares.

Uma alta rotatividade possui um caráter negativo para a organização, pois indica que há uma falta de retenção de talentos por parte da empresa e também dos profissionais por optarem por não permanecerem na companhia.

Existem diversos fatores que podem causar uma maior rotatividade dentro de uma empresa, e alguns deles, às vezes não está ligado diretamente com a companhia, e sim, com alguns fatores externos, como por exemplo, a economia do país. E alguns outros estão relacionados diretamente com a empresa, como por exemplo, a sua estrutura, modelo de gestão, organização, etc. Veja alguns abaixo:

  • Erros na hora de realizar a contratação;
  • Um clima organizacional desfavorável fará com que o colaborador perca a motivação de trabalhar e busque novas oportunidades;
  • Benefícios e salário abaixo da média do mercado;
  • Inúmeras oportunidades surgindo no mercado de trabalho;
  • Problemas relacionados ao departamento de recursos humanos.

Quais são os tipos de rotatividade dentro de uma empresa?

A rotatividade pode ser separada em grupos, sendo eles:

  • Rotatividade voluntária
  • Rotatividade involuntária
  • Rotatividade funcional 
  • Rotatividade disfuncional

Vamos ver mais sobre cada grupo de maneira detalhada?

Rotatividade voluntária

A rotatividade voluntária ocorre quando o colaborador da empresa pede ao departamento de gestão de pessoas para ser desligado da empresa, ou apenas abandona seu cargo.

Normalmente, esse tipo de rotatividade acontece com pessoas mais jovens que estão em desenvolvimento profissional e ocupam cargos superiores, apresentando problemas para reter seus talentos ou gestão.

Às vezes, os colaboradores da empresa podem estar insatisfeitos com os planos de carreira e a falta de capacitações.

Para que você entenda um pouco melhor o que os colaboradores pensam da sua empresa, trouxemos uma dica para você!

Saber o que os colaboradores pensam acerca de sua empresa é essencial para manter um clima de motivação, e por consequência, de produtividade no ambiente de trabalho.

Descobrir o quanto eles querem trabalhar, o quanto gostam do trabalho, entre outros, é necessário para se ter uma boa gestão de pessoas.

Por isso, criamos para você a Planilha Pesquisa de Clima Organizacional, onde você terá uma lista de perguntas necessárias para realizar essa pesquisa e ainda, ter um diagnóstico eficiente no final.

Clique agora no botão abaixo e faça o download!


planilha pesquisa de clima organizacional

Rotatividade involuntária 

A rotatividade involuntária ocorre quando a organização decide mandar o colaborador embora. Existem diversos prejuízos que a empresa pode obter ao fazer isso, como por exemplo, gastos com rescisão contratual.

Em grande partes das vezes, este desligamento é feito quando a gerência não está satisfeita com o índice de desempenho dos funcionários. Mas isso nem sempre é culpa do colaborador, talvez falte um maior acompanhamento, capacitação da empresa para seus funcionários ou a falta de um processo onboarding.

Rotatividade funcional

A rotatividade funcional ocorre quando o próprio colaborador decide se desligar da empresa devido seu baixo desempenho, não exigindo a gestão a comprovação de seu desempenho.

Rotatividade disfuncional

Por outro lado, a rotatividade disfuncional, ocorre quando a gestão considera que o colaborador possui um ótimo desempenho, mas mesmo assim, ele opta por se desligar da empresa.

Neste caso excepcionalmente, mostra que a empresa tem problemas em reter seus talentos, identificando que o colaborador não possui mais motivação para continuar exercendo sua função e opta por procurar outras oportunidades, que irão agregar mais em sua carreira profissional.

Quais são as causas da rotatividade?

Vale ressaltar que, em geral, não há problemas quando um colaborador decide pedir demissão. Existem inúmeros fatores que podem fazer com que ele decida tomar atitude, como motivos pessoais, viagens, mudanças, doenças ou viagens.

Quando o desligamento é feito sobre estes fatores, não é considerado como rotatividade.

Em geral, o que causa rotatividade são os problemas internos. Vamos ver a seguir, algumas das causas que aumentam o índice de rotatividade:

Ambiente desfavorável

Um ambiente de trabalho desfavorável, onde a pessoa se sinta reprimida, acuada e humilhada, irá causar uma perda na produtividade e procurar por novas oportunidades no mercado.

Em geral, a hostilidade encontrada em algumas empresas é o principal fator que faz com que a rotatividade aumente.

Falta de benefícios e salário abaixo da média do mercado

O principal fator que faz com que as pessoas trabalhem é o salário e os benefícios, afinal, precisamos de dinheiro para pagar as contas.

Muitas empresas não oferecem salários e benefícios compatíveis com o mercado, fazendo com que o funcionário se sinta desvalorizado, com isso, ele irá buscar por novas oportunidades.

Liderança ruim

A principal função de um líder é criar um ambiente motivador dentro do trabalho e ser um mentor do colaborador, para ajudar ele a atingir o máximo de seu potencial.

Portanto, estar em um ambiente onde a liderança não cumpra seu papel, fará com que o colaborador se sinta desmotivado e perceba que não está gerando crescimento para ele e para empresa.

Ausência de plano de carreira

Os funcionários procuram por um lugar que ofereça crescimento conforme apresentem progresso ao realizar sua função e tarefas. A ausência de perspectiva de crescimento na companhia, irá causar uma grande desmotivação.

Vale ressaltar que em muitos casos, não é apenas uma das causas que faz com que o colaborador opte por sair da empresa, e sim, a junção de várias delas. Em geral, essas causas fazem com que o colaborador não se sinta valorizado e motivado para desempenhar sua função.

Rotina desgastante

Uma outra causa que devemos levar em consideração é a rotina desgastante. Executar a mesma tarefa todo dia, talvez irá fazer com que o colaborador não enxergue o propósito atrás de seu trabalho.

Qual é o efeito da rotatividade na gestão de pessoas?

Os efeitos são vários, tanto para empresa quanto para os colaboradores, confira abaixo:

Despesas com encargos trabalhistas

Quando a empresa opta por demitir alguém, ela irá arcar com todos os encargos trabalhistas, com exceção de quando a demissão é realizada por justa causa.

De forma semelhante, acontece quando o funcionário pede demissão, a companhia precisará pagar o acerto e desprender de tempo para procurar um profissional para substituir a vaga, causando diversos transtornos.

Queda na produtividade

A alta rotatividade gera grande falta de produtividade e também de motivação em outros colaboradores, principalmente nos casos onde a substituição do profissional não é realizada de imediato.

Com isso, surgem os gastos de recrutamento e treinamento, além disso, irá levar um grande tempo até que o novo colaborador esteja alinhado com todos os novos colegas de trabalho.

Piora no clima organizacional

Uma empresa com uma alta rotatividade, terá um clima de maiores incertezas e inseguranças quanto a permanência de todos os colaboradores naquele local de trabalho.

Em alguns casos, essa grande insegurança, poderá até mesmo trazer problemas de saúde para o colaborador e resultar na síndrome do “burnout”.

Sendo assim, além de corrigir todas as causas possíveis de rotatividade, a empresa deve também criar uma cultura organizacional mais empática e diversificada, para que todos os colaboradores se sintam confortáveis e felizes em realizar o trabalho.


Gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para estar sempre por dentro das informações mais relevantes. E não terminamos aqui, confira a dica final que separamos para você no tópico a seguir!

Aprenda mais! 

Pensar estrategicamente é a competência obrigatória que um empresário ou consultor precisa possuir. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.

No Curso de Estruturação de um Sistema de Gestão para Resultados, você aprenderá na prática a elaboração de um planejamento estratégico, além de como conduzir o processo de comunicação dessa estratégia para a equipe.

Já imaginou ser capaz de analisar o ambiente empresarial de diferentes frentes a fim de se antecipar a dificuldades futuras, definindo onde se quer chegar e o que fazer para chegar lá?

Então não perde tempo e se inscreve já no nosso Curso de Estruturação de um Sistema de Gestão para Resultados!

Estruturação de um Sistema de Gestão para Resultados

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Estruturação de um Sistema de Gestão para Resultados, garanta sua vaga!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Estruturação De Um Sistema De Gestão Para Resultados

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.