Montando uma equipe de alta performance
DICA DE OURO!
Liderança
Análise de dados
Planejamento
E aí, gostou dessa analogia inusitada?

E se o Técnico da seleção brasileira fosse um Master Black Belt?

Veja qual é a relação entre o técnico da Seleção Brasileira e o topo da metodologia Lean Seis Sigma.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
E se o Técnico da seleção brasileira fosse um Master Black Belt?

Se você está se perguntando qual a relação que pode haver entre um técnico de futebol e o topo da metodologia Lean Seis Sigma, continue lendo esse artigo e descubra, com certeza você vai se surpreender com tantas semelhanças.

O tema desse artigo foi instigado e trazido à tona pela nossa consultora de melhoria contínua Marina Cola, que apresentou a palestra “E se o técnico da Seleção Brasileira fosse Master Black Belt?” no evento QP Summit, que ocorre aqui na Voitto.

Montando uma equipe de alta performance

Assim como o técnico da Seleção Brasileira, o profissional Black Belt também precisa montar uma equipe de alta performance.

Assim, o técnico seleciona os melhores jogadores para tentar ganhar uma Copa do Mundo, por outro lado o Black Belt seleciona as melhores cabeças para conseguir atingir o resultado esperado ao fim do projeto. O técnico pode escolher 23 jogadores, com a única restrição de que esses jogadores sejam brasileiros ou naturalizados brasileiros.

Certo, mas qual é o ponto aqui? Bem, a questão é que uma equipe de alta performance deve ser montada de forma meritocrática. Não é hora de formar um grupo de “amigos”, mas sim um grupo de profissionais no ápice de seu desempenho.

O que vale é o momento, pois o mesmo profissional que seria recomendado para um projeto dois anos atrás talvez não seja a melhor escolha atualmente.

No ambiente do futebol, é comum que alguns escolhidos sejam “jogadores de confiança” do treinador, embora muitas vezes não sejam os melhores profissionais em atividade.

Ou seja, caso o técnico da seleção brasileira fosse certificado Black Belt, ele saberia da importância de contar com bons profissionais nos seus melhores momentos para o ótimo desempenho do projeto e certamente não usaria afinidade como um critério de seleção.

Antes de continuarmos, veja algumas ferramentas que irão te auxiliar!

DICA DE OURO!

Quando já se é Black Belt em Lean Seis Sigma, ou está prestes a se tornar um, muitas vezes nos perdemos com tanta informação e ferramentas disponíveis. Assim, desenvolver um projeto pode ser tornar uma tarefa mais árdua do que deveria ser.

Pensando na necessidade de desenvolver na sua empresa um projeto em Lean Seis Sigma com o maior nível de eficiência e exatidão possível nós da Voitto desenvolvemos em um só Kit as Ferramentas Essenciais para um Black Belt!

Estas ferramentas te auxiliarão a definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho dos processos organizacionais de uma empresa!

Para desenvolver projetos de melhoria com maior retorno e aumentar seu nível de empregabilidade no mercado, esta é com certeza uma excelente opção! Não fique de fora, clique logo abaixo e faça o download!

Kit de Ferramentas essenciais para um Black Belt

Liderança

Um Master Black Belt, assim como um treinador, deve ter liderança e inspirar seus liderados. E isso claramente é bem desenvolvido pelo técnico da seleção, que tenta unificar os talentos, inspirando-os a trabalhar em equipe em prol de um único objetivo. Nós como torcedores amamos quando isso acontece, pois traz de volta o orgulho de torcer pela nossa Seleção Brasileira.

Pouco tempo atrás tivemos um exemplo disso com o técnico brasileiro Tite. Quando Tite assumiu o comando do Brasil, nossa Seleção ocupava o sexto lugar das eliminatórias para a Copa do Mundo, enfrentando a possibilidade real e iminente de, pela primeira vez na história, ficar fora de um Mundial.

Com o treinador no comando, o Brasil deu a volta por cima e terminou em primeiro lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas, se classificando com antecedência para a Copa.

E todo esse desempenho espetacular nas Eliminatórias, com 9 vitórias e 2 empates, se deve à liderança e a capacidade de inspirar os jogadores a darem o melhor de si dentro de campo, lembrando que, desde o titular até o reserva, todos têm a mesma importância para o grupo.

E essas são exatamente as qualidades de um Master Black Belt, ou seja, ele terá a preocupação de fazer com que cada pessoa, cada colaborador envolvido em um projeto Seis Sigma se sinta importante para o decorrer do trabalho.

Nesse ponto, o técnico dado como exemplo neste parágrafo até se saiu bem, a seleção dessa época era unida e compartilhava o espírito de vencer que o técnico conseguiu passar para a equipe.

Análise de dados

Assim como um treinador deve analisar dados tanto do seu time quanto dos adversários, um gestor Master Black Belt também precisa estar constantemente em busca de dados para a retirada de informações valiosas.

Qual o padrão de jogo do adversário? Como neutralizar esse padrão de jogo? Embora o futebol não seja um esporte influenciado pelas estatísticas da mesma forma que o basquete ou o vôlei, por exemplo, esses dados podem ser de vital importância para a construção de uma estratégia de jogo.

Podemos dizer que a parte do jogo em que as estatísticas mais são lembradas é nas cobranças de pênaltis. Qual o lado que os batedores da equipe rival mais costumam cobrar as penalidades? Isso será de suma importância para o goleiro e para o desempenho do time nas cobranças.

Caso o técnico da seleção fosse um Black Belt, muito provavelmente o erro nesses quesitos supracitados seriam mínimos, aumentando muito a performance da Seleção Brasileira em disputa de pênaltis, por exemplo.

Planejamento

Esse, sem dúvidas, é um dos pontos mais importantes para a carreira de um Master Black Belt, assim como para a de um treinador. Planejar de forma eficaz reduz os riscos e ajuda a se preparar para eventuais resultados adversos.

Um Master Black Belt planeja desde a implantação do projeto até a reação aos riscos que todo projeto tem. Assim também faz um treinador de futebol com currículo de campeão. É necessário ter uma estratégia, um padrão, além da capacidade de se adaptar aos adversários durante o caminho.

No que diz respeito a um projeto Lean Seis Sigma, o Master Black precisa definir a equipe, quantas pessoas serão necessárias, quais os recursos alocados, qual o cronograma etc. Ou seja, esse profissional será responsável por montar um planejamento estratégico para a empresa.

Se levarmos isso para o futebol, veremos que o treinador precisa definir um estilo de jogo, escolhendo qual tática utilizará, por exemplo. O time priorizará a posse de bola ou jogará focando no contra-ataque? Em que parte do campo a equipe iniciará a marcação?

É necessário que o treinador saiba se adaptar a um resultado adverso. Após sofrer um gol, qual será a postura da equipe? Uma substituição acertada pode mudar o resultado da partida e consagrar o treinador, assim como uma alteração errada pode comprometer o jogo.

Caso o treinador da Seleção Brasileira fosse certificado em Black Belt, haveriam leques maiores de jogadas já treinadas para cada situação que acontecesse em campo. Os jogadores saberiam exatamente como agir para cada movimento adversário. Esse é um princípio da metodologia Seis Sigma que traz consigo um controle dos processos de forma excepcional.

E aí, gostou dessa analogia inusitada?

Quer aprender a usar ferramentas que irão te ajudar a definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho dos processos organizacionais de sua empresa?

Então acesse o nosso eBook "As principais ferramentas do Lean Seis Sigma"!Com ele você entenderá o conceito de Seis Sigma, bem como um compilado com as principais ferramentas utilizadas por Belts na aplicação de cada etapa do método DMAIC.

Além de se obter a definição de cada uma dessas ferramentas, para que elas servem, e como utilizar, nesse Ebook você encontra, também, dicas de aplicação utilizando o software Minitab.

Então não perca tempo e baixe agora!

Ebook As principais ferramentas do Lean Seis Sigma! Baixe agora!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Formação Especialista Black Belt em Lean Seis Sigma, clique e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Especialista Black Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.