O que é a autocrítica?
Quais as vantagens da autocrítica?
Quando a autocrítica é necessária?
Dicas para praticar a autocrítica!
Dica Extra!

Entenda como a Autocrítica pode ser a chave para o desenvolvimento profissional!

A autocrítica é uma das principais soft skills de profissionais de sucesso. Com ela, eles se desenvolvem para alcançar seus objetivos!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda como a Autocrítica pode ser a chave para o desenvolvimento profissional!

Receber feedbacks é uma das práticas mais incentivadas no mercado de trabalho. No entanto, não se pode esquecer que para melhorar é preciso também reconhecer os seus próprios pontos fortes e de melhoria através da autocrítica.

Por mais que pares, gestores e stakeholders consigam avaliar as suas ações e levantar algumas atitudes que devem ser repensadas ou incentivadas, nenhuma melhoria acontece se você não reconhecer o que deve aprimorar ou fazer com mais frequência.

Sendo assim, a autocrítica passa a se tornar um divisor de águas, aquilo que define realmente o que vai gerar resultados no seu desenvolvimento profissional e até mesmo pessoal.

Vamos conhecer mais sobre autocrítica e saber como aprimorar essa soft skill? Confira!

  • O que é a autocrítica?;
  • Quais as vantagens da autocrítica?;
  • Quando a autocrítica é necessária?;
  • Dicas para praticar a autocrítica!
  • Dica Extra!

O que é a autocrítica? 

Pense em quantas vezes você já analisou uma atitude de um colega de trabalho ou alguém do seu ciclo de amigos, mas a pergunta é: quantas vezes você fez o mesmo sobre si?

A autocrítica é o ato de fazer críticas a si mesmo. Ou seja, demanda uma visão sobre você que engloba dois aspectos principais:

  • Empática com as pessoas que estão ao redor e são influenciadas pela suas ações;
  • Racional a ponto de saber separar as emoções pessoais do que de fato é uma atitude.

Exemplo prático

Vamos a um exemplo: você está passando por um dia complicado. Aconteceram algumas coisas ruins, como:

  • Um projeto no trabalho não foi aprovado pelo cliente e precisará ser refeito;
  • No trânsito você esbarrou em outro carro e terá que arcar com o conserto;
  • Em casa está com uma infiltração na cozinha. 

Diante de tudo isso, você vai a uma padaria para tomar um café. Faz o seu pedido e ele demora a ser entregue e ainda vem errado. Independente disso, você trata o funcionário com calma e pede educadamente para que ele troque a bebida servida.

Por mais que você tenha vivido um dia cheio de adversidades, quais as autocríticas podem caber a essa situação?

  • Preciso melhorar a minha comunicação interpessoal com o cliente para termos direcionamentos mais claros sobre o que ele espera;
  • Desenvolver a inteligência emocional para não deixar situações externas retirarem a atenção no trânsito; 
  • Continuar tendo empatia com outras pessoas ao redor e um bom relacionamento interpessoal, não agindo com falta de educação em nenhum cenário. 

Nesse sentido, a autocrítica avalia os próprios atos, erros e acertos. Sendo assim, não apenas o que deve ser melhorado, mas também os pontos fortes que devem ser reconhecidos.

Agora que você entendeu o que é autocrítica e como ela pode funcionar na prática, separamos para você um guia das suas principais vantagens! Ele servirá como um incentivo para traçar planos de ação para desenvolver essa soft skill na sua carreira profissional.

Quais as vantagens da autocrítica?

Ter a capacidade interna de avaliar as próprias atitudes e erros cometidos é fundamental para que uma pessoa se desenvolva. Mas essa não é a única vantagem da autocrítica.

Entre os outros benefícios, podemos citar:

Essas vantagens podem estar alinhadas com o alcance do sucesso profissional. Mas para isso, é bom saber quando a autocrítica é necessária!

Antes de passar para o próximo tópico, se liga nessa surpresa que preparamos especialmente para você!

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

Quando a autocrítica é necessária?

Antes de mais nada, é bom lembrar que o excesso de qualquer coisa pode não ser bom! Por isso, é necessário avaliar a importância da autocrítica e os momentos em que ela deve ser usada.

Por isso, a autocrítica deve ser sempre levada em consideração pelas suas duas vertentes:

  • O entendimento dos pontos de melhoria e como desenvolvê-los;
  • A consciência dos pontos fortes e de como impulsioná-los ainda mais. 

Tendo em vista isso, a autocrítica é essencial no mundo corporativo para qualquer momento de feedbacks. É por meio dela que o colaborador irá processar o que foi dito por outro. Passando pelo processo de absorver e criar um plano de ação.

Além disso, também é a autocrítica que possibilitará que você acompanhe o seu desenvolvimento.

Mas, não é preciso sempre que algo seja levantado primeiro por um terceiro. A autocrítica possibilita que os próprios indivíduos identifiquem situações e a contornar de maneira tempestiva e ágil.

Você com certeza já está convencido de que a autocrítica é uma das soft skills que mais leva um profissional a alcançar as suas metas e objetivos. Por isso, agora você vai conferir como desenvolver essa habilidade com dicas práticas!

Dicas para praticar a autocrítica! 

Pegue papel e caneta ou o bloco de notas do celular ou computador, agora é hora de traçar ações práticas para melhorar a sua autocrítica. Vamos lá?

1. Reserve um tempo para refletir

A autocrítica parte do princípio de que as ações devem ser avaliadas. Por isso, para colocá-la em prática é fundamental tirar um tempo para refletir.

O ideal é que isso aconteça todos os dias. Por isso, é recomendável que diariamente antes de dormir você avalie como foi o dia e elenque pelo menos:

  • Uma ação que demonstra um ponto de melhoria e como você irá começar a se desenvolver nesse quesito já no dia seguinte;
  • Uma atitude positiva que você se orgulha de ter feito;
  • Um ponto que mostra a sua evolução e um uma melhoria que você mapeou em dias anteriores. 

2. Esteja aberto a feedbacks 

No primeiro ponto vimos um processo de autocrítica individual, no entanto é preciso também estar aberto para feedbacks vindos de terceiros. Por isso, se mostre sempre um bom ouvinte e alguém disposto a melhorar.

Dessa maneira, as pessoas ao redor se sentirão mais confortáveis para dar feedbacks e aumentar os insumos que você utiliza para a autocrítica.

Com isso, depois de receber uma opinião externa, tire um tempo para avaliar quais ações suas provocaram essa percepção.

Vale sempre lembrar que se o feedback foi construtivo, uma boa prática é checar de tempos em tempos com a pessoa que o deu se houve alguma melhoria no quesito de acordo com a percepção dela.

3. Trace objetivos e metas 

A autocrítica deve ser uma aliada em todos os aspectos da vida. Por isso, trace objetivos e metas claras. Assim, você saberá com mais objetividade quais são os pontos que deve melhorar para realizar seus sonhos.

Todos possuem inúmeros pontos de melhoria, mas não há como desenvolver todos eles de maneira concomitante. Por isso, ter o direcionamento fará com que você saiba qual foco deve seguir primeiro.

Para isso, existem algumas ferramentas que podem auxiliar, como:

4. Não se apegue ao perfeccionismo

Como já foi dito anteriormente, o excesso de qualquer coisa pode não levar ao melhor caminho. Com a autocrítica não é diferente.

Essa habilidade é sobre avaliar as próprias ações e buscar uma constante evolução como ser humano e profissional. Mas além disso, ela também se refere a não cobrança para ser perfeito em todas as situações.

Sendo assim, é cabível também ressaltar que a autocrítica é um processo de evolução e a cobrança extrema não é saudável.

Dica Extra!

E aí, gostou do nosso artigo sobre Autocrítica? Então não perca essa oportunidade que preparamos exclusivamente para você!

O que é o novo normal? Essa pergunta ainda não está respondida e apenas com o tempo aprenderemos a lidar com esse novo cenário.

Mas de uma coisa temos certeza: cada vez mais a habilidade de saber trabalhar remotamente, entregando resultado, e não apenas tempo trabalhado, faz-se necessária.

Por esse motivo, no curso Home Office de Alta Performance mostraremos a você que não importa mais onde é o trabalho, mas o quanto você entrega. Além disso, iremos te ensinar que a comunicação, grande responsável pelo insucesso de algumas empresas remotas, não será mais sua dificuldade, mas sim, fator de potencialização dos seus resultados.

Gostou da ideia e quer se preparar mais para o novo normal? Então, se inscreva agora no nosso curso de Home Office de Alta Performance!

Home Office de Alta Performance

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

metas para crescer

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Metas Para Crescer

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.