A Engenharia da Qualidade tem ganhado espaço nas indústrias e projetos com o objetivo básico de melhorar a qualidade dos serviços e produtos disponíveis no mercado.

No entanto, todo o conceito tratado na Engenharia da Qualidade tem uma ótima estrutura que pode melhorar os rumos do mercado e oferecer mais qualidade para as pessoas.

Se você não conhece o termo e não sabe onde atua o profissional dessa área, neste artigo você vai aprender:

  • O que é Engenharia da Qualidade;

  • O que faz um Engenheiro da Qualidade e onde atua;

  • Benefícios da Engenharia da Qualidade para empresas;

  • Principais matérias/conhecimentos do curso de Engenharia da Qualidade;

  • Como se especializar na área de Engenharia da Qualidade.

 

O que é a Engenharia da Qualidade?

 

O termo é utilizado para designar a área responsável por cuidar de todos os detalhes que elevam a qualidade de um produto ou serviço. O objetivo principal é analisar e criar estratégias para desenvolver padrões que satisfaçam ou superam a expectativa do cliente.

O mercado atual se depara com muita concorrência e oferta em todos os segmentos. Pensando nisso, as empresas viram a necessidade de se destacar melhorando a qualidade dos seus produto ou serviços, criando até mesmo um departamento com este objetivo.

Quando se fala em qualidade, diversos fatores são analisados, como o design do produto, sua funcionalidade e até mesmo o marketing que envolve a divulgação e venda deste produto. 

O processo de análise envolve tanto a fabricação quanto o atendimento às necessidades do cliente e é o engenheiro quem vai garantir que o VOC (Vision of Customer ou Voz do cliente) estará espelhado nas características do produto ou serviço.

Portanto, a Engenharia da Qualidade não busca somente desenvolver um bom produto com ótimos retornos financeiros, mas também é responsável por controlar a qualidade e eficiência dos processos, analisar produtividade e evitar perdas durante o projeto.

 

O que faz um Engenheiro da Qualidade e onde atua?

 

O dia a dia de um Engenheiro da Qualidade é baseado no controle estatístico e na busca de uma melhora contínua na qualidade do produto e da produção.

No controle dos produtos e processos, esse profissional descobre como melhorar cada vez mais o projeto a fim de obter máxima excelência, aproveitando todos os recursos que a empresa coloca à disposição.

Para tal tarefa são utilizadas diversas ferramentas de qualidade que ajudam na gestão dos projetos. Estas ferramentas são estudadas durante a formação do engenheiro da qualidade e podem ser muito úteis para melhorar o desempenho de uma empresa.

Com isso, todos os processos são projetados e desenvolvidos para que o produto seja produzido com perdas mínimas e os serviços sejam criados de modo a atender todas as necessidades dos consumidores, resolvendo problemas e não criando outros.

O Engenheiro da Qualidade pode atuar tanto no processo de fabricação de um produto ou serviço como em todo o ciclo de vida dos mesmos, podendo se estender também às auditorias.

Tudo que diz respeito às melhorias da qualidade do produto, serviço e suas entregas pode ser analisado e aperfeiçoado por um engenheiro da qualidade.

E já que estamos falando de qualidade, eu não poderia deixar oferecer a você o nosso Ebook sobre as 7 Ferramentas da Qualidade que é totalmente gratuito; com ele você aprenderá a usar as ferramentas que auxiliam na busca e controle da qualidade. 

Não deixe de conferir! É só clicar na imagem e fazer o download:

ebook as 7 ferramentas da qualidade

 

Benefícios da Engenharia da Qualidade para empresas

 

Toda empresa que trabalha em escala ou tem processos que podem ser complexos precisa do auxílio de um gestor de qualidade para funcionar da melhor maneira.

A área da qualidade é o que vai determinar o sucesso da sua empresa, em termos de desempenho e também aceitação do produto.

Além disso, uma empresa que não se preocupa com a qualidade dos seus produtos tende a sofrer com mais reclamações, baixa reputação e perdas constantes na linha de produção. Por isso, a Engenharia da Qualidade é fundamental para resolver estes problemas.

Veja os benefícios dessa profissão para empresas:

  • Melhoria da produtividade;

  • Diminuição das perdas na linha de produção;

  • Redução dos custos operacionais;

  • Aumento da satisfação do cliente;

  • Aumento da popularidade e aceitação do produto;

  • Destaque perante à concorrência do mercado;

  • Melhorias na qualidade de vida no trabalho.

A ideia é que o engenheiro da qualidade esteja alerta a todas as áreas da empresa para identificar onde podem ser feitas melhorias. No entanto, e entrega de um produto acima das expectativas do cliente é sua principal responsabilidade e o que mais traz benefícios no curto prazo.

 

Como se especializar na área de Engenharia da Qualidade?

 

profissionais da qualidade

O curso de Engenharia da Qualidade está disponível em algumas instituições bem conhecidas no país tanto como pós-graduação quanto como MBA’s.

Para fazer o curso você precisa procurar uma das instituições e fazer a sua matrícula. Cada uma delas terá informações sobre os requisitos necessários para ingressar no programa educacional.

Ainda assim existem alguns requisitos básicos para se especializar na área de Engenharia da Qualidade, como ser engenheiro.

No Brasil ainda não existe graduação em Engenharia da Qualidade. Portanto, o profissional que desejar seguir este caminho deve exclusivamente ter formação em alguma outra engenharia antes de qualquer outra coisa.

A especialização pode ser feita em cursos com duração de 4 a 25 meses, dependendo do nível de aprofundamento e instituição que você eleger. Todas oferecem certificado para que você seja reconhecido como Engenheiro da Qualidade.

 

Principais disciplinas e conhecimentos do curso de Engenharia da Qualidade

 

O curso oferece matérias importantes, algumas delas são:

Todos estes conhecimentos são aprendidos para que o engenheiro da qualidade tenha uma ideia geral de quais os setores podem sofrer melhorias.

A gestão de um projeto, por exemplo, é capaz de apresentar ao profissional tudo que ele precisa saber para entender os processos e desenvolver novas soluções e melhorias.

 

Pronto para se especializar? 

 

No artigo de hoje você conheceu os principais pontos para uma formação como engenheiro da qualidade, além disso, ficou por dentro de todas as funções que esse profissional exerce e como elas devem ser feitas; agora chegou a hora de colocar a mão na massa!

Para ser um profissional requerido no mercado o único caminho é buscar especializações e treinamentos. Toda empresa busca por profissionais certificados e que sejam capazes de aplicar as responsabilidades na área de atuação.

Nós, da Voitto, temos um curso de Especialista Green Belt que pode te proporcionar melhores resultados através da liderança de equipe e melhoria contínua. 

Com esse curso você será capaz de montar um plano de coleta de dados, realizar análises estatísticas, identificar falhas nos processos e utilizar ferramentas que ajudam a reduzir desperdícios e falhas. 

Não deixe de conhecer mais sobre o curso, é só clicar no botão abaixo:

pacote especialista green belt em lean seis sigma