O que é a Engenharia da Qualidade?
O que faz um Engenheiro da Qualidade e onde atua?
Benefícios da Engenharia da Qualidade para empresas
Como se especializar na área de Engenharia da Qualidade?
Principais disciplinas e conhecimentos do curso de Engenharia da Qualidade
Se você chegou até aqui, eu tenho uma dica para você...

Engenharia da Qualidade: o que é e como se tornar um profissional da área?

Descubra como funciona a Engenharia da Qualidade e entenda como um profissional dessa área pode se destacar no mercado de trabalho!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Engenharia da Qualidade: o que é e como se tornar um profissional da área?

A Engenharia da Qualidade tem ganhado espaço nas indústrias e projetos com o objetivo básico de melhorar a qualidade dos serviços e produtos disponíveis no mercado.

No entanto, todo o conceito tratado na Engenharia da Qualidade tem uma ótima estrutura que pode melhorar os rumos do mercado e oferecer mais qualidade para as pessoas.

Se você não conhece o termo e não sabe onde atua o profissional dessa área, neste artigo você vai aprender:

  • O que é Engenharia da Qualidade?
  • O que faz um Engenheiro da Qualidade e onde atua?
  • Benefícios da Engenharia da Qualidade para empresas;
  • Principais matérias e conhecimentos do curso de Engenharia da Qualidade;
  • Como se especializar na área de Engenharia da Qualidade.

O que é a Engenharia da Qualidade?

O termo é utilizado para designar a área responsável por cuidar de todos os detalhes que elevam a qualidade de um produto ou serviço. O objetivo principal é analisar e criar estratégias para desenvolver padrões que satisfaçam ou superem a expectativa do cliente.

O mercado atual se depara com muita concorrência e oferta em todos os segmentos. Pensando nisso, as empresas viram a necessidade de se destacar melhorando a qualidade dos seus produtos ou serviços, criando até mesmo um departamento com esse objetivo.

Quando se fala em qualidade, diversos fatores são analisados, como o design do produto, sua funcionalidade e até mesmo o marketing que envolve a divulgação e venda deste produto.

O processo de análise envolve tanto a fabricação quanto o atendimento às necessidades do cliente e é o engenheiro quem vai garantir que o VOC (Vision of Customer ou Voz do cliente) estará espelhado nas características do produto ou serviço.

Portanto, a Engenharia da Qualidade não busca somente desenvolver um bom produto com ótimos retornos financeiros, mas também é responsável por controlar a qualidade e eficiência dos processos, analisar produtividade e evitar perdas durante o projeto.

O que faz um Engenheiro da Qualidade e onde atua?

O dia a dia de um Engenheiro da Qualidade é baseado no controle estatístico e na busca de uma melhora contínua na qualidade do produto e da produção.

No controle dos produtos e processos, esse profissional descobre como melhorar cada vez mais o projeto a fim de obter máxima excelência, aproveitando todos os recursos que a empresa coloca à disposição.

Para tal tarefa são utilizadas diversas ferramentas de qualidade que ajudam na gestão dos projetos. Essas ferramentas são estudadas durante a formação do engenheiro da qualidade e podem ser muito úteis para melhorar o desempenho de uma empresa.

Com isso, todos os processos são projetados e desenvolvidos para que o produto seja produzido com perdas mínimas e os serviços sejam criados de modo a atender todas as necessidades dos consumidores, resolvendo problemas e não criando outros.

O Engenheiro da Qualidade pode atuar tanto no processo de fabricação de um produto ou serviço como em todo o seu ciclo de vida, podendo se estender também às auditorias.

Tudo que diz respeito à melhorias da qualidade do produto, serviço e suas entregas pode ser analisado e aperfeiçoado por um engenheiro da qualidade.

E já que estamos falando de qualidade, eu não poderia deixar de oferecer a você o nosso Ebook sobre as 7 Ferramentas da Qualidade que é totalmente gratuito. Com ele, você aprenderá a usar as ferramentas que auxiliam na busca e controle da qualidade.

Não deixe de conferir! É só clicar na imagem e fazer o download:

Clique e baixe o ebook sobre as 7 ferramentas da qualidade!

Benefícios da Engenharia da Qualidade para empresas

Toda empresa que trabalha em escala ou tem processos que podem ser complexos precisa do auxílio de um gestor de qualidade para funcionar da melhor maneira.

A área da qualidade é o que vai determinar o sucesso da sua empresa, em termos de desempenho e também aceitação do produto.

Além disso, uma empresa que não se preocupa com a qualidade dos seus produtos tende a sofrer com mais reclamações, baixa reputação e perdas constantes na linha de produção. Por isso, a Engenharia da Qualidade é fundamental para resolver estes problemas.

Veja os benefícios dessa profissão para empresas:

  • Melhoria da produtividade;
  • Diminuição das perdas na linha de produção;
  • Redução dos custos operacionais;
  • Aumento da satisfação do cliente;
  • Aumento da popularidade e aceitação do produto;
  • Destaque perante à concorrência do mercado;
  • Melhorias na qualidade de vida no trabalho.

A ideia é que o engenheiro da qualidade esteja alerta a todas as áreas da empresa para identificar onde podem ser feitas melhorias. No entanto, a entrega de um produto acima das expectativas do cliente é sua principal responsabilidade e o que mais traz benefícios no curto prazo.

Como se especializar na área de Engenharia da Qualidade?

Profissionais da qualidade

O curso de Engenharia da Qualidade está disponível em algumas instituições bem conhecidas no país, tanto como pós-graduação quanto como MBA's.

Para fazer o curso você precisa procurar uma das instituições e fazer a sua matrícula. Cada uma delas terá informações sobre os requisitos necessários para ingressar no programa educacional.

Ainda assim, existem alguns requisitos básicos para se especializar na área de Engenharia da Qualidade, como ser engenheiro, por exemplo.

No Brasil, ainda não existe graduação em Engenharia da Qualidade. Portanto, o profissional que desejar seguir esse caminho deve exclusivamente ter formação em alguma outra engenharia antes de qualquer outra coisa.

A especialização pode ser feita em cursos com duração de 4 a 25 meses, dependendo do nível de aprofundamento e instituição que você escolher. Todas oferecem certificado para que você seja reconhecido como Engenheiro da Qualidade.

Principais disciplinas e conhecimentos do curso de Engenharia da Qualidade

O curso oferece matérias importantes, algumas delas são:

Todos esses conhecimentos são aprendidos para que o engenheiro da qualidade tenha uma ideia geral de quais os setores podem sofrer melhorias.

A gestão de um projeto, por exemplo, é capaz de apresentar ao profissional tudo que ele precisa saber para entender os processos e desenvolver novas soluções e melhorias.

Se você chegou até aqui, eu tenho uma dica para você...

Com o kit de Gestão de Qualidade, você receberá 3 ferramentas que vão te auxiliar com planejamento e melhoria contínua da sua empresa.

As planilhas são: Controle de Documentos, FMEA (Análise dos modos de Falha e Seus Efeitos), MASP (Método de Análise e Solução de Problemas).

E aí? Bora baixar essa planilha recheada de conteúdos ricos!


Gestao da Qualidade

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Programa de Aceleração de Carreiras- Voitto Pro

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Formação] Programa De Aceleração De Carreiras Voitto Pro

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.