O que é ergonomia no home office?
Características do home office ergonômico
A temperatura até dá para verificar, mas o ruído e a iluminação?
Problemas gerados pela falta de ergonomia
5 dicas para garantir a ergonomia no home office
Última dica!

Descubra por que e como desenvolver a ergonomia no home office!

Aprenda a importância da ergonomia no home office para sua saúde e sua produtividade e veja como criar um ambiente de trabalho saudável.

Sávio Vale
Por: Sávio Vale
Descubra por que e como desenvolver a ergonomia no home office!

Se você é aquele profissional que aderiu ao estilo de trabalho home office ou officeless e trabalha como a garota na imagem acima, então você está trabalhando errado. Sabia que a falta de ergonomia no home office pode ser o principal fator de estresse e improdutividade?

Quando estamos em trabalho remoto, tendemos a ficar preocupados com a produtividade em excesso e consideramos tudo (ferramentas que estão sendo utilizadas, técnicas para aumentar a concentração e outros) exceto a tal da ergonomia.

Só que o efeito da falta de ergonomia no home office vai além da queda na produtividade. A ausência dela pode causar problemas sérios de saúde! Quer entender mais sobre isso? Então olha só o que encontrará nesse artigo:

  • O que é a ergonomia no home office?
  • Características da ergonomia no home office segundo a NR 17;
  • A temperatura até dá para verificar, mas o ruído e a iluminação?
  • Problemas gerados pela falta de ergonomia;
  • 5 dicas para melhorar a ergonomia no home office.

Preparado para a leitura? Então arrume a postura e vamos lá!

O que é ergonomia no home office?

A ergonomia no home office diz respeito ao conjunto de práticas adotadas na norma NR 17 para garantir a qualidade no ambiente de trabalho dos colaboradores, que nesse caso é o lar.

A norma não aborda diretamente trabalhos home office, porém ela sugere algumas características dos móveis e posições para as pessoas que trabalham sentadas, sem muita movimentação ou esforço físico.

Todas as recomendações da NR 17 servem para certificar que você trabalhe em condições favoráveis a sua saúde física e mental.

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No próximo tópico, você verá um pouco mais sobre as características do ambiente de trabalho ergonômico ideal impostas pela NR 17. Continue a leitura.

Características do home office ergonômico

Segundo a NR 17, algumas das características do mobiliário de trabalho são:

  • Borda frontal do assento deve ser arredondada (NR 17.3.3c);
  • Encosto adaptável ao corpo para proteção da lombar (NR 17.3.3d);
  • Presença de suporte para os pés ou a cadeira deve garantir que os pés toquem o chão (NR 17.3.4).

Lembre que suas costas devem estar devidamente apoiadas no encosto da cadeira. A cadeira deve ser regulável ou pelo menos garantir a altura ideal para que você consiga cumprir com a NR 17.3.4 acima.

Mantenha a Postura

Disponível em: <http://www.vale.com/brasil/pt> (adaptado).


Já as principais características da condição do ambiente são:

  • Nível de ruído até 65 dB (NR 17.5.2.1);
  • Índice de temperatura efetiva entre 20ºC e 23ºC (NR 17.5.2b);
  • Iluminação conforme e difusa (NR 17.5.3.1).

A temperatura até dá para verificar, mas o ruído e a iluminação?

É possível encontrar aplicativos na Play Store ou na Apple Store que façam a medição dos decibéis no seu ambiente home office. Posicione seu celular em cima da mesa de trabalho e veja se o nível de ruído está abaixo de 65 dB.

Com relação à iluminação, você pode verificar se o cômodo, no qual você trabalha, apresenta regiões muito claras e outras muito escuras. Se sim, procure um ambiente onde luminosidade seja uniforme e tenha luz natural.

A norma é bastante exigente e você pode ficar pensando: mas para quê cumprir com tudo isso? Veja no tópico a seguir o que pode acontecer caso você não implemente as práticas ergonômicas no seu trabalho.

Problemas gerados pela falta de ergonomia

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) acredita que o trabalho remoto é muito vantajoso por permitir que os colaboradores consigam equilibrar a vida profissional e pessoal com mais facilidade.

No entanto, o principal problema do home office é a dificuldade em manter os princípios da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e cumprir com a NR 17 que você conheceu brevemente acima.

A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) declara que é preciso agir para transformar o ambiente fora de escritório o mais ergonômico possível e evitar doenças ocupacionais.

As principais doenças associadas à falta de ergonomia destacadas pela equipe OnSafety são:

  • Lesões por Esforços Repetitivos (LER);
  • Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Os sintomas característicos dessas doenças são dor, parestesia, sensação de peso e fadiga nos membros superiores. Elas podem ser causadas por:

  • Atividades repetitivas;
  • Sobrecarga das tarefas;
  • Inadequação do posto de trabalho;
  • Posturas inadequadas;
  • Elevada carga osteomuscular;
  • Elevadas exigências cognitivas.

Viu como a negligência com a ergonomia no home office vai muito mais além do que a falta de produtividade? Ela prejudica a sua qualidade de vida!

Acredito que a partir de agora você irá querer trabalhar em casa ergonomicamente, não é mesmo? Então confira nossas dicas no próximo tópico.

5 dicas para garantir a ergonomia no home office

Para você que possui longas horas de trabalho e de estudo em casa, confira essas dicas para aumentar sua satisfação com o home office.

1. Trabalhe sentado

Pode confessar... Um vez ou outra você pega seu notebook e vai para o sofá ou para cama, não é?

É ideal que você possua um local no qual você possa sentar adequadamente e possua uma mesa ou suporte para os seus dispositivos.

Quando você vai para a cama ou sofá, por exemplo, mesmo que trabalhe sentado, você incentiva a improdutividade e ainda provoca dores nas costas, haja vista a dificuldade em manter a postura correta nesses locais.

2. Garanta as distâncias ideais 

Se você trabalha sentado no local certo, é mais fácil garantir as distâncias ideais entre o computador e seus olhos e a altura da mesa.

Por exemplo, para quem tem a altura de 160 cm, é recomendável que a altura da mesa seja de 65 cm. A distância entre a tela e você deve ser na faixa de 50 a 75 cm.

3. Utilize equipamentos confortáveis e ergonômicos

Você precisará adquirir equipamentos como mesa, cadeira, suportes, apoio no encosto para as costas e pescoço tudo para configurar ergonomicamente seu ambiente de trabalho.

Sua cadeira precisa ter apoio para seus braços, seus pés precisam estar apoiados e a coluna precisa estar ereta.

Se você já tiver uma mesa e uma cadeira aí, pode investir em almofadas cervicais e apoios para corrigir algum problema ergonômico. Fica a dica!

4. Realize pausas e alongamentos

Utilize técnicas como o time blocking ou o pomodoro para reservar um tempo para alimentar-se e descansar seus olhos da tela do computador.

Aproveite esses intervalos de pausa e aplique técnicas de relaxamento como alongamentos para ajudar na circulação de sangue, reduzir o estresse e aliviar as tensões.

Alguns exercícios de alongamento bastante simples e poderosos são mostrados no diagrama abaixo:

Disponível em: <pucrs.br/noticias/>.

5. Escolha um lugar ideal

Para facilitar a concentração, incentivar o estado de flow, aumentar sua produtividade e saúde mental, escolha um local com luz natural agradável e relativamente silencioso. Lembre dos requisitos da NR 17 que você viu para ambientes ergonômicos!

Evite ambientes muito coloridos e com muitos objetos que podem tirar sua concentração.

Última dica!

Nesse artigo, você aprendeu a importância e os requisitos de como criar um home office ergonômico que garanta seu bem estar e, consequentemente, sua felicidade.

Agora, você precisa aprender como ser uma pessoa mais produtiva nesse ambiente otimizado, concorda? Preparamos um curso sobre gestão do tempo e produtividade profissional que ajudará você nisso!

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Sávio Vale

Sávio Vale

Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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