O que é um gestor de saúde?
O que é preciso para ser um gestor de saúde?
Qual o papel de um gestor de saúde?
3 dicas para ser um bom gestor da saúde
Quer saber mais sobre gestão?

Entenda por que o gestor de saúde é importante nos setores público e privado

O gestor de saúde é um profissional qualificado para gerenciar todos os processos e as pessoas seja de um hospital, clínica ou consultório.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda por que o gestor de saúde é importante nos setores público e privado

O gestor de saúde é essencial para garantir o pleno funcionamento de hospitais, sejam públicos ou privados, além de todos os estabelecimentos voltados para a área da saúde.

Afinal, mesmo que essas unidades sejam voltadas para o atendimento de pacientes, elas não deixam de ser empresas. Por isso, devem ser administradas por profissionais qualificados, que sejam capazes de gerir seus recursos, e, principalmente, os médicos e suas equipes.

Para você conhecer mais sobre a importância desse cargo, nós preparamos um guia especial sobre o que é, qual sua função e como se tornar um bom gestor de saúde.

  • O que é um gestor de saúde?
  • O que é preciso para ser um gestor de saúde?
  • Qual o papel de um gestor de saúde?
  • 3 dicas para ser um bom gestor de saúde.

O que é um gestor de saúde?

O gestor de saúde é responsável por administrar os recursos humanos, financeiros, logísticos e sanitários de uma unidade de saúde. Em outras palavras, ele é a pessoa que deve tomar decisões capazes de influenciar nos processos internos do estabelecimento que responde.

Além disso, também precisa analisar as necessidades do ambiente e elaborar planejamentos de diversas áreas. Também cabe a esse profissional supervisionar suas equipes, procedimentos, equipamentos, garantir a segurança do paciente e a qualidade do serviço.

Muitas pessoas podem confundir o gestor de saúde com a administração hospitalar. Apesar de serem áreas relacionadas, esses dois cargos não são sinônimos.

Enquanto o administrador se dedica mais a áreas políticas e de logística, o gestor de saúde precisa se preocupar, principalmente, em gerenciar pessoas. Ou seja, é sua responsabilidade gerir os médicos, enfermeiros e auxiliares que trabalham na instituição que conduz.

Inclusive, esse profissional não atua, necessariamente, em gestão hospitalar. Pode atuar também em:

  • Clínicas;
  • Laboratórios;
  • Centros de saúde;
  • Farmácias;
  • Entre outras unidades públicas ou privadas.

O que é preciso para ser um gestor de saúde?

Assim como outras áreas da saúde, o gestor de saúde precisa ter formação superior para atuar no cargo. Alguns dos desse segmento incluem:

Assim dizendo, cursos de domínio da saúde, mas que envolvam assuntos de administração também. Inclusive os gestores de saúde podem precisar de pós-graduação para uma especialização mais adequada.

Além de formação acadêmica, o gestor de saúde precisa ter um perfil de liderança, para conseguir gerir os recursos da empresa e garantir o bem-estar de seus funcionários.

Qual o papel de um gestor de saúde?

Segundo um Estudo Demográfico publicado em junho de 2020, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP), existem cerca de 2,2 médicos para cada 1 mil habitantes brasileiros.

Nas últimas décadas, essa razão cresceu 0,5 pontos, ou seja, a população segue aumentando, por mais que a demanda nunca seja suficiente.

Enquanto esses profissionais trabalham com o atendimento de pacientes, é necessário um responsável para administrar a dinâmica desses médicos e da instituição em que atuam. E é justamente esse o papel do gestor de saúde.

Seu planejamento deve envolver todos os recursos financeiros, humanos e logísticos para atender as demandas sociais. Tanto na esfera pública, quanto na esfera política, é preciso garantir a segurança dos pacientes e também a saúde coletiva da equipe que trabalha com o gestor.

Dessa forma, o gestor de saúde deve promover planos de ação e políticas que sejam benéficas para todos os setores. Assim, poderá assegurar um serviço de qualidade para a sociedade, e um ambiente interno organizado.

3 dicas para ser um bom gestor da saúde

Como mencionamos anteriormente, o gestor de saúde precisa de formação acadêmica para estar apto ao cargo. No entanto, também é necessário possuir um perfil de gestor e de líder. Dessa forma, poderá executar um trabalho de excelência na instituição de saúde.

Por isso, separamos 3 dicas que compõem um bom gestor de saúde.

1. Tenha empatia

É extremamente importante que esse profissional tenha empatia com seus colaboradores. Essa característica permite que o gestor de saúde possa identificar conflitos e propor soluções de problemas da melhor forma possível.

Dessa forma, se torna possível promover o bem-estar dos funcionários, principalmente ao se colocar no lugar da equipe e compreender suas necessidades. Além disso, deve estar aberto para receber críticas e reclamações, disposto a escutar seus colaboradores e transformar o local de trabalho.

Com esse perfil, o gestor de saúde pode atuar com excelência e administrar os recursos humanos da instituição de saúde em busca de resultados positivos.

2. Seja proativo

Um gestor de saúde proativo sempre está em busca de respostas e soluções para otimizar os processos. Ter proatividade significa antecipar reações, e estar sempre um passo à frente.

O responsável precisa estar preparado para as situações, para conseguir prever possíveis resoluções o quanto antes. Inclusive, essa característica não se aplica somente à gestão de recursos humanos, mas da organização em sua totalidade.

Assim, o profissional proativo pode desenvolver melhores planejamentos, pois já terá antecipado as necessidades da empresa de saúde.

3. Lidere sua equipe

Conforme mencionamos, o profissional que atua na gestão de saúde precisa ter um perfil de liderança. Um bom líder apoia sua equipe, auxilia nos procedimentos e propõe um ambiente seguro de trabalho.

Além disso, precisa ter conhecimento do que ocorre na unidade de saúde, para ser capaz de prever conflitos e resolvê-los quanto antes. Em resumo, um bom gestor de saúde deve liderar, principalmente, seus colaboradores, para que seja possível administrar as demais áreas da instituição.

Quer saber mais sobre gestão?

Você conseguiu compreender a importância desse profissional para uma gestão na área da saúde? Nesse sentido, nós preparamos um material rico com dicas incríveis de gestão da saúde.

O e-book de Gestão para Médico é um material que contempla 3 fatores fundamentais que todo médico precisa saber sobre gerenciamento do negócio, de tempo e das finanças.

Esse documento pode ser essencial para você que pretender se tornar um gestor de saúde, mas ainda não entende qual a atuação desse profissional? Por isso, clique no botão abaixo e faça o download desse e-book.

E-book de Gestão para Médico

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e baixe agora nosso ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Gestão Para Medicos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.