O que é Solidity?
Origem da linguagem Solidity
Exemplos de aplicações desenvolvidas com Solidity
Como criar um smart contract?
E, então, vamos aprender mais?

Solidity: a linguagem de programação para criar os smart contracts na Ethereum

Descubra o que é a Solidity, como utilizar para programar um contrato inteligente e desenvolver aplicações dentro da blockchain Ethereum.

Sávio Vale
Por: Sávio Vale
Solidity: a linguagem de programação para criar os smart contracts na Ethereum

Nesse mundo em que todos falam de blockchain, com certeza você já ouviu falar dos famosos smart contracts, criados dentro da blockchain Ethereum.

Mas talvez você ainda não saiba como esses contratos são criados, certo? Pois, fique tranquilo, que nesse artigo você vai conhecer a Solidity: a linguagem de programação dos smart contracts. Além disso, confira o que você vai encontrar no texto:

  • O que é a Solidity?
  • Como surgiu a programação dos contratos inteligentes?
  • Exemplos de aplicações desenvolvidas com Solidity
  • Passo a passo para criar um programa com Solidity.

Além de conhecer a Solidity, quer aproveitar a oportunidade e conhecer um dos softwares mais sobre criptomoedas?

Já baixou? Que maravilha! Agora, continue a leitura desse texto para conhecer a Solidity. Afinal, foi para isso que você veio, não é mesmo?

O que é Solidity?

Solidity é a linguagem de programação de alto nível por meio da qual é possível criar aplicações descentralizadas, em especial os smart contracts, na Ethereum.

Esses smart contracts são programas que possuem regras e informações para o desenvolvimento de um produto ou serviço.

A Solidity é orientada a objetos tem forte influência de Python, JavaScript e C++. É executada pela Ethereum Virtual Machine (EVM) ou, em português, Máquina Virtual da Ethereum.

De acordo com Gavin Wood, um dos criadores da Solidity, escrever um contrato inteligente é relativamente simples para quem tem experiências com programação, apesar dessa aplicação ser operada dentro da temida blockchain.

Agora, quer saber como a Solidity surgiu? Confira no tópico a seguir!

Origem da linguagem Solidity

A Solidity surgiu em 2014 como uma proposta de Gavin Wood, sendo desenvolvida por uma equipe da Ethereum liderada por Christian Reitwiessner.

Além da Ethereum, outras blockchains passaram a utilizar a Solidity para criar suas aplicações tendo em vista a sua facilidade de desenvolvimento. É o caso da Monax e da Hyperledger Burrow.

No entanto, essa linguagem gera controvérsias em relação a sua usabilidade. Se, por um lado, permite criar facilmente aplicativos descentralizados, por outro, a segurança desses aplicativos é questionável.

Há quem diga que o ataque, que a organização autônoma descentralizada, The DAO tomou, em 2016, ocorreu por causa de falhas no contrato inteligente da empresa, criado em Solidity.

Essa controvérsia e o possível envolvimento com a falha da The DAO não impediram que a Solidity continuasse sendo utilizada para criação dos contratos. Dia após dia, surgem mais empresas e startups que utilizam blockchain e precisam de smart contracts.

A essa altura do texto você pode estar se perguntando: o que é possível fazer com a Solidity nos contratos inteligentes?

Para responder isso, no próximo tópico você encontrará 3 exemplos de aplicação da Solidity. Vamos lá!

Exemplos de aplicações desenvolvidas com Solidity

De acordo com a página oficial do projeto Solidity, as principais funcionalidades dos contratos utilizando essa linguagem são:

  • Votação;
  • Leilão cego;
  • Compra remota segura.

Você, provavelmente, deve estar curioso para saber como criar uma dessas aplicações implementando contratos inteligentes, não é? Então continue a leitura e descubra os passos para programar em Solidity na Ethereum.

Como criar um smart contract?

Confira, a seguir, o método passo a passo para criar um smart contract ou algum aplicativo descentralizado na Ethereum por meio da linguagem Solidity.

1. Escolha a IDE

IDE é o ambiente de desenvolvimento no qual você vai escrever o código. As IDES's recomendadas são:

  • Microsoft Visual Studio
  • Tendermint (Microsoft Azure)
  • ErisDB (AWS)
  • Chaincode: caso o contrato inteligente seja para Ethereum interoperando com a Hyperledger.

Pesquise um pouco sobre cada uma dessas IDES's e veja a que mais se adequa a você.

2. Programe o contrato

O processo de criar contrato inteligente escrito com Solidity é semelhante a desenvolver um aplicativo em qualquer outra linguagem.

Você precisa aprender a sintaxe da linguagem. Nesse caso, a sintaxe da Solidity. Estruturar a lógica do programa e, por fim, desenvolvê-lo.

3. Crie uma interface

Seu contrato precisará de uma interface gráfica antes de ser lançado na rede Ethereum.

Para criar essa interface, você precisa aprender um pouco de HTML e CSS.

Sim, só um pouco mesmo. Com conhecimentos básicos de cada uma dessas linguagens, você consegue fazer uma interface bastante simples, porém funcional.

4. Faça conexão com a rede Ethereum

Depois que código do smart contract é criado junto com a interface bacana, você precisará entrar na Ethereum.

Acesse o site infura.io, crie uma conta, siga os tutoriais para criação de um projeto e consiga sua "API key". Por meio dela, você terá acesso a uma URL para se conectar a um nó da rede Ethereum.

5. Faça a integração entre o contrato e a interface

Você fará a integração contrato e interface depois de receber acessar a sua URL. Essa fase envolve conhecimentos em JavaScript e JQuery, então, é bom você ter habilidade com essas linguagens.

Nessa etapa, você também irá definir os padrões de segurança de acesso ao seu contrato.

6. Publique o contrato

Você ainda está aí? Que bom! Pois essa é a última etapa.

Depois da conexão na Ethereum, integração contrato-interface e padrões de segurança realizados, seu contrato está pronto para ser publicado.

Lembre de fazer aquela análise final para não deixar passar nenhum erro e pronto!

E, então, vamos aprender mais?

BlockChain é um assunto em alta e uma área extremamente promissora no mercado profissional. Mas você tem conhecimento sobre o assunto? Quer dar os primeiros passos?

Então essa é a sua chance!

No nosso Ebook Guia de Carreiras em BlockChain, você aprenderá sobre a tecnologia BlockChain, iniciando nos conceitos mais básicos e indo até as certificações para destacar sua carreira. Está esperando o que?

Clique no botão abaixo e baixe gratuitamente!

Baixe agora o guia carreiras em Blockchain

Sávio Vale

Sávio Vale

Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Ebook - o que são criptomoedas? Baixe e entenda!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O Que São Criptomoedas E Como Funcionam

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.