Vantagens do Marketplace
Desvantagens do Marketplace
Busque conhecimento!

Quer investir em um Marketplace? Conheça as vantagens e desvantagens

Se você pretende investir em um Marketplace vale a pena conferir as mais conhecidas plataformas, vantagens e desvantagens que selecionamos.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quer investir em um Marketplace? Conheça as vantagens e desvantagens

Os marketplaces hoje em dia conquistaram o seu espaço quando o assunto é investir em um negócio online. Por isso, muita gente quer saber o que é essa iniciativa.

Isso não é surpresa, pois esse modelo de negócio surge como um canal de venda bastante interessante.

No entanto, quais são as vantagens e desvantagens de um marketplace? Como investir e como aumentar as suas vendas nesse tipo de negócio?

Para você saber tudo sobre o tema, esse texto vai abordar alguns tópicos fundamentais. Confira!

  • O que é Marketplace?
  • Como funciona o Marketplace?
  • Vantagens do Marketplace;
  • Desvantagens do Marketplace;
  • Exemplos de Marketplaces Nacionais;
  • Exemplos de Marketplaces Internacionais.

O que é Marketplace?

ilustração marketplace


Um marketplace nada mais é que uma espécie de shopping virtual. Ou seja, ele atua como uma plataforma online que coloca vários vendedores em um só lugar.

Nesse ambiente o que o cliente precisa fazer é acessar e optar pela loja online que melhor se adapta com as suas necessidades.

É importante salientar que um marketplace é diferente de um e-commerce, pois neste, o empreendedor deve gerenciar todo o processo, desde o estoque até a logística de entrega e devolução.

Já nos marketplaces vários procedimentos de gestão acabam sendo gerenciados pelo fornecedor da plataforma.

Como funciona o Marketplace?

O funcionamento de um marketplace é simples. Ao efetuar o cadastro na plataforma, o lojista adquire uma estrutura adequada no ambiente online para apresentar e divulgar os seus produtos ou serviços.

Em troca, ele deve efetuar o pagamento de uma taxa. É desse modo que a empresa responsável pelo gerenciamento do marketplace consegue lucrar.

Entretanto, é necessário saber ainda que podem existir marketplaces de segmentos específicos. Há aqueles voltados para o vestuário, para o ramo alimentício, para a saúde, automóveis, enfim, há uma série de alternativas.

Devido a essas características de segmentação e divulgação, esse modelo de negócio aparece como uma excelente estratégia de Marketing Digital para grandes e principalmente pequenos lojistas.

E para te ajudar, eu trouxe para você o nosso Ebook gratuito Business Model Canvas, conhecida como uma ferramenta para o gerenciamento estratégico de novos ou existentes modelos de negócio. Clique, conheça e faça o download gratuito:

Ebook Business Model Canvas

Vantagens do Marketplace

As vantagens do marketplace são várias, especialmente para quem tem uma loja online e quer fazer investimentos em marketing. Alguns dos benefícios mais evidentes são:

  • Baixo investimento;
  • Retorno elevado;
  • Visibilidade;
  • Público diversificado.

Desvantagens do Marketplace

No entanto, apesar dos benefícios, é preciso estar atento também para as desvantagens que esse modelo de negócio apresenta. Algumas delas são:

  • Competição pelo preço;
  • Dependência do marketplace para o seu negócio;
  • Pouca importância para a sua marca;
  • Falta de controle sobre a experiência do usuário. 

Exemplos de Marketplaces Nacionais

Maketplaces Nacionais


Agora que você entendeu o que é um marketplace, bem como quais são as suas vantagens, é interessante conhecer alguns dos mais conhecidos no Brasil.

Vale lembrar que esse modelo de negócio chegou no Brasil em 2012. Agora, conheça alguns exemplos de marketplaces nacionais de vários segmentos.

1 - Elo7

É considerado o maior marketplace de produtos feitos a mão em nosso país. Ele conta com mais de 4 milhões de visualizações por mês.

2 – Enjoei

Esse é um marketplace de produtos voltado para o público feminino. O Enjoei atua com a venda de roupas femininas usadas ou novas, acessórios, livros, maquiagem e .vários outros utensílios.

O objetivo é sanar o problema de muitas mulheres que guardam peças de roupa que não usam mais e ficam ocupando espaço no guarda-roupa.

Com a plataforma, as usuárias podem vender suas roupas usadas para pessoas que têm interesse em comprá-las por um preço acessível.

3 - Encontre um nerd

Essa plataforma disponibiliza profissionais que atuam no segmento de TI, com suporte técnico para empresas e também de conserto de dispositivos tecnológicos, tais como smartphones e notebooks, por exemplo.

4 – Net Suprimentos

Consiste em um marketplace de produtos B2B, também chamado de Bussiness to Bussiness. O modelo B2B é aquele no qual a venda é efetuada de empresa para empresa, sem a participação do consumidor final.

Sendo assim, podemos aferir que a Net Suprimentos funciona como um grande shopping virtual para empresas. O foco, nesse caso, é a venda de materiais de limpeza, equipamentos e artigos para escritório.

5 – Doctoralia

É um negócio de serviços com o objetivo de conectar pacientes com os profissionais de saúde que atuam em diferentes regiões do país

Graças a esse marketplace, não há a necessidade do usuário solicitar indicações para seus conhecidos, basta pesquisar as informações de vários médicos em um único lugar online.

Além disso, é possível também checar avaliações, especialidades e orçamento na plataforma online.

Exemplos de Marketplaces Internacionais

Marketplaces Internacionais

Você também pode conferir alguns marketplace Internacionais. Vários deles já são bem conhecidos de todos nós, pois você conhece alguém ou até mesmo já comprou algo nestes canais.

1 – Ebay

Não é exagero afirmar que o Ebay foi uma das empresas que abriu os caminhos para o que hoje chamamos de marketplace.

Ebay foi fundado nos Estados Unidos no ano de 1995, quando a internet ainda estava se popularizando.

Por ele é possível encontrar produtos dos mais variados segmentos. Entre eles estão artigos de vestuário, eletrônicos, brinquedos, artigos esportivos e muitos outros.

2 – Amazon

Junto com a Ebay é uma pioneira em serviços de compra e venda online, tendo surgido em meados dos anos 90 nos Estados Unidos.

No ano de 2019 ela se tornou uma das empresas mais valiosas do mundo. A Amazon expandiu os seus serviços de varejo online e hoje atua também no segmento do streaming de vídeo.

3 – Wish

Wish é uma gigante dos marketplaces e foi fundada em 2010 em São Francisco por ex-colaboradores da Google e Yahoo. Com foco no mobile, a empresa já vendeu mais de U$ 3 bilhões somente nos 3 primeiros anos.

A ideia inicial era somente criar Wish lists (listas de desejos) para só depois atrair vendedores e lojistas que tivessem esses produtos. O sucesso foi tanto que a plataforma possui usuários em mais de 80 países.

4 – Alibaba

É uma empresa chinesa fundada em 1999. A ideia inicial era a de um serviço Business to Business com o intuito de conectar comerciantes chineses com compradores de outros países.

Atualmente a empresa expandiu os seus negócios e ingressou também no ramo do entretenimento, produzindo filmes.

5 – Airbnb

Consiste em um serviço que ilustra muito bem um conceito muito difundido nos dias de hoje: a economia compartilhada. No caso do Airbnb o que é compartilhado são espaços para a hospedagem de turistas.

Esse serviço permite que pessoas do mundo inteiro ofereçam as suas casas para usuários que procuram por acomodações mais em conta em qualquer lugar do mundo.

Busque conhecimento!

Um dos principais objetivos de um negócio gerar faturamento, e para alcançar o sucesso nesse quesito, você precisa conhecer o seu público, cliente e como abordá-lo da forma certa.

Para isso, se capacite com o nosso curso de Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento e aprenda a desenvolver habilidades essenciais para se tornar um vendedor de sucesso. Melhore o seu processo de venda desde a abordagem até o momento de fechamento.

O segredo para vendas está em um bom atendimento! Você sabia que 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas desistiram por causa do mau atendimento?

Acredito que não gostaria de estar nessa estatística, acertei? Com o curso Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento você aprenderá a melhorar o seu processo de vendas, desde a sua abordagem até o momento do fechamento, a utilizar a técnica de vendas A.I.D.A, a identificar os tipos de clientes, a aplicar armas da persuasão e, ainda, a fidelizar o seu cliente!

Preparado para desenvolver habilidades e adotar estratégias dos vendedores de sucesso para melhorar a conversão de clientes e vender cada vez mais e melhor?

Use o cupom BLOG50 na nossa página de Checkout e comece a se qualificar COM 50% DE DESCONTO! Clique na imagem abaixo e se inscreva no nosso curso Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento!

Clique aqui e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Do Growth Hacking

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.