O que são Organizações Ambidestras?
Tipos de Organizações Ambidestras
Por que ser uma Organização Ambidestras?
Organizações Ambidestras e as Metodologias
Oportunidade Única!

Confira como Instalar a Cultura de Inovação com as Organizações Ambidestras

Organizações ambidestras são empresas capazes de manter o equilíbrio do conceito de excelência operacional com a cultura da inovação.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Confira como Instalar a Cultura de Inovação com as Organizações Ambidestras

Com a intensidade do mundo VUCA e do avanço tecnológico, o ambiente dos negócios sofre muitos impactos. As organizações ambidestras são empresas que reinventam e vão além do modelo de negócios tradicional.

Já ouviu o termo empresas ambidestras? Mesmo que você não tenha ouvido falar tenho certeza que você conhece empresas que possuem esse modelo de negócio, como a Netflix, Google, Uber, Spotify, entre outras.

Quer saber qual é o diferencial dessas organizações? Então, confira os tópicos que vamos abordar nesse artigo:

  • O que são organizações ambidestras?
  • Tipos de organizações ambidestras;
  • Por que ser uma organização ambidestra?
  • Qual o impacto da organização ambidestra para as empresas?
  • Organizações ambidestras e as metodologias.

Vamos lá?

O que são Organizações Ambidestras?

As organizações ambidestras são empresas que buscam um modelo de negócio que possui um equilíbrio entre a cultura da inovação e a excelência operacional.

O conceito de um negócio ambidestro é engajar os profissionais da empresa a estarem sempre na busca da melhoria contínua, ou seja, é necessário uma mudança de clima organizacional.

A cultura organizacional é uma dinâmica realizada a fim de compartilhar com todos os colaboradores a missão, a visão e os valores, e também normas e regimentos da empresa.

Se você não conhece esse conceito e não sabe por onde começar para definir a cultura organizacional do seu negócio, o nosso material vai solucionar seus problemas.

A Planilha de Clima Organizacional é uma ferramenta que faz uma análise de todo o ambiente do seu negócio baseada na impressão dos colaboradores da empresa, e com os resultados é possível visualizar qual a satisfação de todos os profissionais, além gerenciar o controle e a constante melhoria do clima.

Então, faça o download da planilha clicando no botão abaixo!


Saber o que os colaboradores pensam acerca de sua empresa é essencial para manter um clima de motivação, e por consequência, de produtividade no ambiente de trabalho.

Descobrir o quanto eles querem trabalhar, o quanto gostam do trabalho, entre outros, é necessário para se ter uma boa gestão de pessoas.

Por isso, criamos para você a Planilha Pesquisa de Clima Organizacional, onde você terá uma lista de perguntas necessárias para realizar essa pesquisa e ainda, ter um diagnóstico eficiente no final.

Clique agora no botão abaixo e faça o download!


planilha pesquisa de clima organizacional

Agora você não tem desculpa, com esse material já pode começar a fazer a pesquisa de clima da sua organização.

Tipos de Organizações Ambidestras

O conceito de ambidestra nessa expressão é o mesmo significado de uma pessoa ambidestra, ou seja, a habilidade de ambas as mãos, direita e esquerda.

Nesse sentido, temos os modelos de negócios de uma organização ambidestra no qual de lado há processos com o foco em inovação, e no outro em manter o negócio funcionando com a qualidade.

Com o intuito de ajudar diferentes ambientes de negócios, existem 3 tipos de organizações ambidestras, que são: Ambidestra Estrutural, Cíclica e Simultânea.

Ambidestria Estrutural

O termo estrutural é a analogia de que existemdois pilares, sendo um com o foco na excelência operacional e outro com a cultura da inovação.

Essa separação possibilita que esses dois ambientes tenham modelos de gestão distintos, mas coexistindo na mesma organização.

Ambidestria Cíclica

Nesse modelo, o conceito de cíclico significa que as as equipes trabalham em sequência, ou seja, o time com o foco na excelência operacional inicia os processos e finalizado, é responsabilidade do time de inovação.

A realização dessas atividades demanda de uma maturidade do grupo, isso porque os processos são mais desafiadores por conta da mudança do modelo de negóciosdurante o ciclo.


Ambidestria Simultânea

O conceito simultâneo é a interação dos modelos de negócios, no qual o processo com foco em inovação é realizado em conjunto com o de excelência operacional.

Nesse modelo as equipes precisam estar habilitadas e capacitadas para exercer as duas funções, é possível dizer que esse é o maior desafio dessa gestão.


Qual o Impacto do Conceito de uma Organização Ambidestra para as Empresas?

As empresas que se propuseram a se tornarem uma organização ambidestra possuem uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, além de estarem mais capacitadas a melhor adaptação do mundo VUCA.

Isso significa que o modelo de gestão de uma empresa ambidestra deve ser baseado nos tipos de ambidestria, como mostrado no tópico anterior, e com o equilíbrio de duas performances de trabalho, o exploration e exploitation.

Exploitation diz respeito aos recursos existentes nas organizações, já o termo exploration é a exploração de novos recursos. Esses dois esforços significam: realizar o refinamento do o que existente e em conjunto abrir as portas para novas oportunidades.

As organizações ambidestras buscam desenvolver novas tecnologias de forma incremental e descontínua, simultaneamente as mudanças, mantendo a qualidade e produtividade da empresa.

Por que ser uma Organização Ambidestras?

Existem diversos benefícios em ser uma organização ambidestra, neste tópico listei 4 vantagens que com certeza são um diferencial para esse tipo de empresa.

  • Coerência de desempenho;
  • Adaptação organizacional;
  • A inovação é estimulada;
  • Mais eficiência e produtividade.

O maior desafio desse modelo de negócio é combinar o nível estratégico, tático e operacional.

Organizações Ambidestras e as Metodologias

As organizações ambidestras são capazes de se moldar em qualquer cenário. E, por isso, elas possuem a possibilidade de escolher qualquer modelo, metodologia e práticas no seu negócio.

É possível utilizar as metodologias híbridas, que consistem em utilizar de forma simultânea ou alternada os métodos ágeis, tradicionais e de excelência operacional.

Uma empresa muito conhecida, que é uma organização ambidestra, é a Toyota, o modelo que ela utiliza é o modelo ambidestro estrutural.

Oportunidade Única!

Deseja estar preparado para conduzir mudanças a caminho da excelência?

Para alcançar patamar profissional, nós oferecemos para você a Formação Especialista Lean. Com a nossa formação, você será capaz de dominar todas as ferramentas de controle de desperdícios nas empresas, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços ofertados.

O pacote contempla Fundamentos Lean, 5S, Mapeamento de Fluxo de Valor, Kaizen e Manutenção Produtiva Total, que fornecerão todo o conhecimento necessário para que você aplique o Lean em qualquer área, da manufatura ao escritório!

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Formação Especialista em Lean

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Pesquisa De Clima Organizacional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.