O que é Prince2?
Coloque suas ideias em prática!
A origem do Prince2
Estrutura do Prince2
Certificações do Prince2
Os benefícios do Prince2 para sua organização
O Prince2 com o PMBOK e o Agile
Conheça mais metodologias híbridas

Conheça o Prince2 e como otimizar o gerenciamento de projetos da sua empresa

Entenda mais sobre o Prince2, uma metodologia criada para melhorar o desempenho de tempo, de qualidade e de riscos no gerenciamento de projetos.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Conheça o Prince2 e como otimizar o gerenciamento de projetos da sua empresa

O Prince2 (Project in a Controlled Environments) é uma metodologia de gerenciamento de projetos inglesa, focada em melhorar o desempenho dos processos com velocidade, qualidade e diminuição de riscos.

Uma gestão de projetos nada mais é que uma forma de planejar, controlar, executar e monitorar os processos de um projeto. Para isso, existem inúmeras técnicas, ferramentas ou metodologias.

O Prince2 faz parte desses métodos e possui uma abordagem para a criação de um padrão dentro de uma organização. Para esse fim, ele tem alguns princípios, componentes e técnicas que auxiliam na sua implantação.

Devido a esses fatores, este meio de gestão é utilizado em mais de 150 países e sua popularidade vem crescendo exponencialmente. Tendo um crescimento de mais de 40% no Reino Unido, 200% na América Latina e 700% na Alemanha, comparado a anos anteriores.

Para que você não fique de fora deste conteúdo e vá direto ao assunto que deseja saber mais, seguem os tópicos listados abaixo. Confira:

  • O que é Prince2?
  • A origem do Prince2;
  • Estrutura do Prince2;
  • Certificações do Prince2;
  • Os benefícios do Prince2 para sua organização;
  • Prince2, PMBOK e Agile.

O que é Prince2?

Prince2 é um acrônimo para Project in a Controlled Environments que, traduzido para o português, significa Projetos em Ambientes Controlados. Uma característica desse método é ser adaptável.

O que quer dizer que o Prince2 é uma metodologia que pode ser aplicada em qualquer tamanho ou tipo de projeto.

O seu gerenciamento acontece criando uma padronização nos processos das organizações, independentemente do seu tamanho, do seu tipo, da sua cultura ou de qualquer outra característica da empresa.

Para o Prince2, é importante que as organizações o personalizem, de acordo com o seu perfil, para que seja feito um alinhamento com toda a organização. Assim, é possível garantir um maior sucesso nos projetos.

O primeiro passo para garantir o sucesso é entender como funciona o gerenciamento de projetos e, para isso, o Guia PMBOK é uma referência no assunto.

Coloque suas ideias em prática!

Tem uma ideia, mas não sabe por onde começar?

Então venha aprender com a metodologia de gerenciamento mais completa do mercado! O Curso de Introdução ao Gerenciamento de Projetos traz todo o embasamento do PMBOK para que você consiga iniciar o escopo da sua ideia e a colocar em prática!

Clique logo abaixo e comece seu curso hoje de maneira GRATUITA, basta adicionar o cupom BLOG100!

Introdução ao Gerenciamento de Projetos

A origem do Prince2

O método Prince2 foi criado pelo governo do Reino Unido, com o intuito de implementar uma padronização no gerenciamento dos projetos de sistemas de informação do próprio governo.

Esse modelo de processos vem sendo adotado por vários outros governos e organizações em diversos países, como: Europa, África, Oceania e Estados Unidos. No Brasil, o método é utilizado por algumas organizações e a sua procura vem crescendo.

Princípios

Na sua criação, foram elaboradas as boas práticas para orientar a execução dos projetos com o método. O método Prince2 possui 7 princípios, são eles:

  • Justificativa contínua do negócio;
  • Aprender com a experiência;
  • Papéis e responsabilidades bem definidos;
  • Gerenciar por estágios;
  • Gerenciar por exceção;
  • Foco em produtos;
  • Adequar ao ambiente do projeto.

Os princípios descritos acima são a forma que o método encontrou de auxiliar que sua implementação aconteça com as melhores práticas para garantir o sucesso. Além disso, no próximo tópico, vamos conhecer como funciona a estrutura dos processos do Prince2.

Estrutura do Prince2

Como vimos no tópico acima, a metodologia do Prince2 possui sete princípios, mas também possui sete processos e temas. São essas atividades que definem o ciclo de vida do projeto e como ela será executada.

Ciclo de Vida Prince2

Fonte: Axelos Limited.

Nos próximos tópicos, abordaremos os papéis, os sete temas e os sete processos do Prince2.

Papéis 

O principal papel do Prince2 é do gerente de projeto e o das partes interessadas. Definido o gerente de projeto, a sua responsabilidade é criar o plano de projeto e delegar as responsabilidade e papéis para os outros integrantes do time de projeto.

Com o projeto em andamento, o gerente de projeto se torna o responsável por analisar o progresso e observar se está encaminhando conforme o planejado.

Temas

Os temas são atividades que ocorrem durante todo o gerenciamento do projeto. São eles:

  • Business Case: é o documento de entrada do projeto. Esse componente tem como objetivo abordar todo o ciclo de vida do projeto e deve ser revisado e validado enquanto o projeto durar;
  • Organização: é o componente que estrutura o projeto. Ele compõe todos os papéis e as responsabilidades;
  • Qualidade: consiste no controle de qualidade dos pontos técnicos e do gerenciamento do projeto;
  • Planos: são as expectativas do projeto. É necessário para que esteja claro todas as informações e alinhado com todo o time;
  • Risco: é a atividade que define os riscos e avalia qual será a abordagem para tal acontecimento;
  • Mudanças: consiste na avaliação e validação das mudanças que ocorrem durante o projeto;
  • Progresso: essa atividade consiste em um status com os níveis de tolerância para as mudanças no projeto e controle;

Processos

Os processos são o que descrevem as etapas do ciclo de vida do projeto. É possível adaptar esses processos de acordo com o tipo de projeto e de organização. São eles:

  • Starting up a Project (Viabilizar o Projeto);
  • Directing a Project (Dirigir o Projeto);
  • Initiating a Project (Iniciar o Projeto);
  • Controlling a Stage (Controlar o Projeto);
  • Managing Product Delivery (Gerenciar Fronteiras dos Estágios);
  • Managing a Stage Boundary (Gerenciar Entregas dos Produtos);
  • Closing a Project (Encerrar o Projeto).

Certificações do Prince2

O método Prince2 é de domínio do Office of Government Commerce (OGC) e é administrado pela AXELOS Limited. A sua certificação acontece por meio de três formas: o nível Foundation, o nível Practitioner e o nível Professional.

O Prince2 Foundation é uma certificação para se tornar um candidato capacitado. O seu objetivo é que o usuário aprenda como atuar em um projeto como membro da equipe. Já o Prince2 Practitioner é o nível para um profissional capaz de aplicar o projetos Prince2 nas organizações.

O Prince2 Professional é uma certificação para quem já possui a certificação Practitioner e quer comprovar as suas habilidades. Ou seja, é necessário a aplicação da metodologia em um projeto englobando todo o seu ciclo de vida para se tornar esse profissional.

Para se certificar nos níveis Foundation e Practitioner, é necessário realizar um exame, visto que cada um possui focos diferentes. A capacitação para Foundation possui a capacitação na língua portuguesa, já a Practitioner está disponível apenas na língua inglesa.

Os benefícios do Prince2 para sua organização

Ao implementar essa metodologia, várias organizações observaram muitas melhorias, por isso algum dos seus benefícios são:

  • Controle e organização;
  • Tomadas de decisões efetivas;
  • Gerenciamento efetivo;
  • Interação da gerência com os stakeholders durante todo o projeto;
  • Canal de comunicação com toda a organização.

O Prince2 com o PMBOK e o Agile

Nesse tópico, vamos analisar a relação do Prince2 com o PMBOK e o Agile. Mas você pode estar se perguntando por qual motivo? A união das metodologias podem trazer inúmeros benefícios para os processos.

O PMBOK é uma referência na gestão de projetos tradicional, assim como o nome diz é um guia de conhecimento. O Agile é uma metodologia que orienta o desenvolvimento ágil.

Como já falamos, o Prince2 é um método para o gerenciamento de projetos. Em várias aplicações, foi observado que esse método em conjunto com o PMBOK é um complemento do outro.

Já com o Agile, que dá origem ao Prince2 Agile, a proposta é uma união com os métodos ágeis. Esse novo método já está em aplicação e a AXELOS Limited já possui certificação para se tornar um profissional nessa área.

Assim como o método tradicional, o ágil também possui a característica em que pode ser aplicado a qualquer tipo de projeto. O objetivo principal é a aplicação da governança do método com o mindset ágil.

Conheça mais metodologias híbridas

Te mostramos aqui mais uma metodologia para sair na frente dos seus concorrentes, mas que tal saber ainda mais sobre o assunto?

Como você chegou até o final, queremos te presentear com uma websérie completamente gratuita dentro do escopo de metodologias de gerenciamento: Passo a passo para desenvolver um Projeto Lean Seis Sigma!

Este é o primeiro passo da sua jornada no mundo Lean!

Clique na imagem abaixo e aproveite nossa Websérie:

[Vídeo] Websérie Passo a passo para desenvolver um Projeto Lean Seis Sigma

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

 Gestão de Projetos

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Gestão De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.