
O Prince2 (Project in a Controlled Environments) é uma metodologia de gerenciamento de projetos inglesa, focada em melhorar o desempenho dos processos com velocidade, qualidade e diminuição de riscos.
Uma gestão de projetos nada mais é que uma forma de planejar, controlar, executar e monitorar os processos de um projeto. Para isso, existem inúmeras técnicas, ferramentas ou metodologias.
O Prince2 faz parte desses métodos e possui uma abordagem para a criação de um padrão dentro de uma organização. Para esse fim, ele tem alguns princípios, componentes e técnicas que auxiliam na sua implantação.
Devido a esses fatores, este meio de gestão é utilizado em mais de 150 países e sua popularidade vem crescendo exponencialmente. Tendo um crescimento de mais de 40% no Reino Unido, 200% na América Latina e 700% na Alemanha, comparado a anos anteriores.
Para que você não fique de fora deste conteúdo e vá direto ao assunto que deseja saber mais, seguem os tópicos listados abaixo. Confira:
Prince2 é um acrônimo para Project in a Controlled Environments que, traduzido para o português, significa Projetos em Ambientes Controlados. Uma característica desse método é ser adaptável.
O que quer dizer que o Prince2 é uma metodologia que pode ser aplicada em qualquer tamanho ou tipo de projeto.
O seu gerenciamento acontece criando uma padronização nos processos das organizações, independentemente do seu tamanho, do seu tipo, da sua cultura ou de qualquer outra característica da empresa.
Para o Prince2, é importante que as organizações o personalizem, de acordo com o seu perfil, para que seja feito um alinhamento com toda a organização. Assim, é possível garantir um maior sucesso nos projetos.
O primeiro passo para garantir o sucesso é entender como funciona o gerenciamento de projetos e, para isso, o Guia PMBOK é uma referência no assunto.
Tem uma ideia, mas não sabe por onde começar?
Então venha aprender com a metodologia de gerenciamento mais completa do mercado! O Curso de Introdução ao Gerenciamento de Projetos traz todo o embasamento do PMBOK para que você consiga iniciar o escopo da sua ideia e a colocar em prática!
Clique logo abaixo e comece seu curso hoje de maneira GRATUITA, basta adicionar o cupom BLOG100!
O método Prince2 foi criado pelo governo do Reino Unido, com o intuito de implementar uma padronização no gerenciamento dos projetos de sistemas de informação do próprio governo.
Esse modelo de processos vem sendo adotado por vários outros governos e organizações em diversos países, como: Europa, África, Oceania e Estados Unidos. No Brasil, o método é utilizado por algumas organizações e a sua procura vem crescendo.
Na sua criação, foram elaboradas as boas práticas para orientar a execução dos projetos com o método. O método Prince2 possui 7 princípios, são eles:
Os princípios descritos acima são a forma que o método encontrou de auxiliar que sua implementação aconteça com as melhores práticas para garantir o sucesso. Além disso, no próximo tópico, vamos conhecer como funciona a estrutura dos processos do Prince2.
Como vimos no tópico acima, a metodologia do Prince2 possui sete princípios, mas também possui sete processos e temas. São essas atividades que definem o ciclo de vida do projeto e como ela será executada.
Fonte: Axelos Limited.
Nos próximos tópicos, abordaremos os papéis, os sete temas e os sete processos do Prince2.
O principal papel do Prince2 é do gerente de projeto e o das partes interessadas. Definido o gerente de projeto, a sua responsabilidade é criar o plano de projeto e delegar as responsabilidade e papéis para os outros integrantes do time de projeto.
Com o projeto em andamento, o gerente de projeto se torna o responsável por analisar o progresso e observar se está encaminhando conforme o planejado.
Os temas são atividades que ocorrem durante todo o gerenciamento do projeto. São eles:
Os processos são o que descrevem as etapas do ciclo de vida do projeto. É possível adaptar esses processos de acordo com o tipo de projeto e de organização. São eles:
O método Prince2 é de domínio do Office of Government Commerce (OGC) e é administrado pela AXELOS Limited. A sua certificação acontece por meio de três formas: o nível Foundation, o nível Practitioner e o nível Professional.
O Prince2 Foundation é uma certificação para se tornar um candidato capacitado. O seu objetivo é que o usuário aprenda como atuar em um projeto como membro da equipe. Já o Prince2 Practitioner é o nível para um profissional capaz de aplicar o projetos Prince2 nas organizações.
O Prince2 Professional é uma certificação para quem já possui a certificação Practitioner e quer comprovar as suas habilidades. Ou seja, é necessário a aplicação da metodologia em um projeto englobando todo o seu ciclo de vida para se tornar esse profissional.
Para se certificar nos níveis Foundation e Practitioner, é necessário realizar um exame, visto que cada um possui focos diferentes. A capacitação para Foundation possui a capacitação na língua portuguesa, já a Practitioner está disponível apenas na língua inglesa.
Ao implementar essa metodologia, várias organizações observaram muitas melhorias, por isso algum dos seus benefícios são:
Nesse tópico, vamos analisar a relação do Prince2 com o PMBOK e o Agile. Mas você pode estar se perguntando por qual motivo? A união das metodologias podem trazer inúmeros benefícios para os processos.
O PMBOK é uma referência na gestão de projetos tradicional, assim como o nome diz é um guia de conhecimento. O Agile é uma metodologia que orienta o desenvolvimento ágil.
Como já falamos, o Prince2 é um método para o gerenciamento de projetos. Em várias aplicações, foi observado que esse método em conjunto com o PMBOK é um complemento do outro.
Já com o Agile, que dá origem ao Prince2 Agile, a proposta é uma união com os métodos ágeis. Esse novo método já está em aplicação e a AXELOS Limited já possui certificação para se tornar um profissional nessa área.
Assim como o método tradicional, o ágil também possui a característica em que pode ser aplicado a qualquer tipo de projeto. O objetivo principal é a aplicação da governança do método com o mindset ágil.
Te mostramos aqui mais uma metodologia para sair na frente dos seus concorrentes, mas que tal saber ainda mais sobre o assunto?
Como você chegou até o final, queremos te presentear com uma websérie completamente gratuita dentro do escopo de metodologias de gerenciamento: Passo a passo para desenvolver um Projeto Lean Seis Sigma!
Este é o primeiro passo da sua jornada no mundo Lean!
Clique na imagem abaixo e aproveite nossa Websérie:
Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!