O que é o VBA?
Para o que serve o VBA?
Dica de ouro para você!
Qual a importância de saber programar em VBA?
E aí, partiu aprender VBA com a gente?

Você sabe por que aprender a programar em VBA no Excel é importante?

Veja como a programação em VBA pode alavancar a sua carreira, fazendo com que você seja desejado pelo mercado de trabalho.

Matheus Ferreira
Por: Matheus Ferreira
Você sabe por que aprender a programar em VBA no Excel é importante?

Você já ouviu falar do VBA (Visual Basic for Applications)? Ele nada mais é do que uma linguagem de programação que pode ser aplicada ao Microsoft Excel. Essa linguagem de programação tem um papel muito importante no atual mercado de trabalho, e ter domínio sobre ela com certeza te diferencia dos concorrentes.

Se você não sabe programar em VBA ou até mesmo não sabe o que é isso, não precisa se desesperar, pois essa linguagem de programação não é nenhum bicho de sete cabeças. Através de uma boa metodologia de ensino e, claro, uma dose de empenho, qualquer um pode se tornar um mestre das planilhas.

Neste artigo iremos te mostrar como o uso do Excel VBA pode maximizar resultados, e como ele pode alavancar a sua carreira, fazendo de você o desejo de qualquer empresa.

Aqui você irá aprender:

  • O que é VBA? 
  • Para que serve o VBA?
  • Qual a importância de saber programar em VBA?

E aí, pronto para aprender? Arrume um pedaço de papel e uma caneta e tome nota dessas dicas.

O que é o VBA?

Como dito anteriormente, o Microsoft Excel conta com uma poderosa ferramenta de programação, o famoso VBA. Muitas vezes, através do uso dessa ferramenta, a resolução de problemas torna-se mais fácil, devido à possibilidade da exploração de recursos adicionais do programa.

O uso do VBA é muito recorrente quando existe a necessidade de que muitas tarefas repetidas sejam feitas, pois através dele é possível a automatização e simplificação das planilhas. Além disso, o VBA oferece uma maior facilidade de navegação entre as planilhas, não importando se estas se encontram na mesma pasta ou não.

A programação em VBA é muito semelhante às outras linguagens de programação, porém, mais fácil. As linhas de código são escritas pelo usuário, e, caso estejam corretas, o programa executará as funções criadas.

Já que estamos falando desse software tão importante de análise de dados, o MS Excel, que tal você conferir o que trouxemos para você?

Para o que serve o VBA?

Sabemos que o Excel é uma ferramenta completa e importante, com este software você consegue as mais diversas atividades, criação de planilhas, cálculos prontos e diversas outras funções, mas você deve estar se perguntando agora, se o Excel é tão completo, para que serve o VBA? Deixo aqui para você algumas de suas funções:

  • Compilação de dados;
  • Criação de formulário;
  • Cadastro de novos funcionários; 
  • Geração de contratos; 
  • Controle de estoque;

Assim fica mais fácil te convencer a aprender a programar em VBA, não é verdade?

Dica de ouro para você!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Qual a importância de saber programar em VBA?

Agora que você já sabe o que é o VBA e para que ele serve, você pode estar com a seguinte dúvida: certo, mas e aí, o que o VBA pode acrescentar na minha vida?

Posso te afirmar com total convicção que aprender a programar em VBA irá acrescentar e muito na sua vida profissional. Listarei alguns pontos que irão lhe provar isso.

Você sabia que a maioria das pessoas não sabem utilizar o Excel?

Seja qual for o setor que você trabalhe, ou que algum dia irá trabalhar, provavelmente você terá contato com planilhas do Excel.

Sabendo disso, seria comum pensar que a maioria das pessoas possuem um bom domínio sobre essa ferramenta, correto? É aí que você se engana. Apesar de ser um software necessário, a maioria esmagadora das pessoas não possui domínio sobre ele.

Pode parecer estranho, mas grande parte das pessoas sabe fazer apenas validações de dados simples, e os que são considerados com um nível mais avançado, quando muito, sabem fazer uso da tabela dinâmica.

Então pense comigo. Se você aprender a programar em VBA será considerado um expert, e, o melhor, para aprender a utilizar esse recurso você não precisará gastar rios de dinheiro e nem anos de estudo.

Então para se diferenciar vale a pena investir em um curso de Excel qualificado, não é mesmo? Aprender outra linguagem de programação pode fazer de você o último biscoito do pacote no mundo corporativo.

A otimização de tarefas com o VBA

No mundo globalizado, todos os profissionais devem ser multidisciplinares. Eles devem saber lidar com análises de dados, otimização e processos.

Atrelada a essa necessidade está a busca constante pela obtenção de métodos mais ágeis de resolução de problemas.

O Excel é uma ferramenta muito importante nesse processo, porém, em muitos casos, a criação de planilhas de forma manual pode ser algo trabalhoso, e é aí que entra o VBA.

Dentre os motivos por que você deve saber programar em VBA, destacamos a diminuição do tempo de execução de tarefas.

Através de um simples código é possível diminuir drasticamente o nível de dificuldade e tempo gasto em uma tarefa.

Vamos a um exemplo prático. Imagine que todo dia você precise imprimir 300 relatórios diferentes sobre a produtividade de cada funcionário da empresa.

Provavelmente, utilizando um método manual você gastaria horas de trabalho para realizar essa tarefa.

Agora, através de algumas linhas de código adequadas, seria possível reduzir esse número para a casa dos minutos.

O VBA torna o trabalho menos maçante

Muitas vezes a criação e o preenchimento de planilhas pode ser uma tarefa árdua e até mesmo maçante. Sabendo disso, a criação de uma macro é a melhor alternativa para diminuir toda essa quantidade de trabalho.

Além de aumentar muito o seu rendimento no trabalho, com a utilização do Excel VBA você não tem mais a necessidade de executar trabalhos mecanizados.

Em vez disso, você começa a colocar o software para trabalhar para você. Muito legal, não é mesmo?

A partir do momento que você aprende a programar, você começa a adquirir um novo pensamento, sempre visando a otimização do seu trabalho, e, como consequência, a diminuição do esforço.

Afinal, todo mundo quer trabalhar menos e render mais.

E aí, partiu aprender VBA com a gente?

Agora que você já sabe sobre a importância do VBA, que tal aprender como utilizar essa ferramenta?

Invista no seu futuro profissional através do nosso curso de VBA Aplicado a Negócios. Este treinamento é conduzido com base na construção lógica de algoritmos. Além disso, são explicados mais de 30 recursos e comandos para a criação de sistemas automatizados.

Ao finalizar esse treinamento, você será capaz de desenvolver os mais variados tipos de sistemas de controle e repetição, a fim de otimizar seu tempo e aumentar a lucratividade.

Curso de VBA aplicado à negócios!

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira

Grad. em Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Atuou como bolsista no PET (Programa de Extenção Tutorial), onde desenvolveu um protótipo para o auxílio da didática de Redes Industriais, além de ministrar minicursos de Arduíno e participar de projetos sociais. Atualmente, ê integrante do projeto de iniciação científica "Sistemas de gestão de micro fontes de energia elétricas em redes BAN" e integrante da área de aerodinâmica da equipe IFly aerodesign. Possui certificação pelo SENAI, no Programa Futuros Engenheiros e também possui curso técnico em Eletromecânica com ênfase em transporte ferroviário. Formação em White Belt Lean Seis Sigma, Master em Excel, VBA Aplicado a Negócios, Gestão do Tempo e Produtividade Pessoal Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Vba Aplicado A Negócios

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.