Você deve saber que as máquinas existem para facilitar a fabricação de produtos ou fornecimento de serviços. Mas como elas são criadas? O primeiro passo é elaborar um projeto mecânico.

Entenda mais sobre o projeto mecânico nesse artigo. Confira o que encontrará na leitura:

  • O que é projeto mecânico?
  • 5 etapas do projeto mecânico;
  • Tipos de trabalhos desenvolvidos por meio de um projeto mecânico;
  • Por que desenvolver um projeto de máquinas?
  • Habilidades necessárias para criar um projeto mecânico;

Afirma-se que a primeira máquina criada pelo homem foi a Eolípila, também conhecida como “bola de vento”, desenvolvida por Heron de Alexandria, no século I a.C.

Heron foi o engenheiro e matemático responsável pelo projeto da primeira máquina a vapor documentada na história da humanidade.

É interessante destacar que existe a possibilidade de outra máquina ter vindo antes da Eolípila. No entanto, por causa das documentações que Heron fez, podemos entender e reproduzir tal máquina nos dias de hoje. O que faz de Heron o primeiro projetista mecânico.

Mas afinal…

 

O que é projeto mecânico?

 

Um projeto mecânico é um conjunto de informações utilizadas para desenvolvimento de uma máquina ou equipamento.

Ele é composto pelas fases de estabelecimento de requisitos, design inicial, dimensionamento, análise mecânica e plantas estruturais.

Praticamente todas as etapas do projeto são auxiliadas por computador (CAD e CAE). Um dos softwares mais utilizados em projetos de máquinas é o AutoCAD 2D.

Sério que você ainda não sabe utilizar o AutoCAD? Fica tranquilo que aqui está a solução: nosso curso de AutoCAD 2D foi feito exclusivamente para lhe dar as principais noções sobre o software.

Além disso, no curso você aprenderá a fazer a plotagem de projetos de arquitetura e engenharia, bem como realizar um detalhamento técnico, utilizando cotas e escalas e descobrirá como criar desenhos bidimensionais.

Bem legal, não é? Então clique no botão abaixo e confira!

Curso de AutoCAD

Agora que você sabe o que é um projeto mecânico, conhecerá, no próximo tópico, as etapas gerais para desenvolver um projeto desse tipo.

 

5 etapas para desenvolver projeto mecânico

 

As principais etapas para o desenvolvimento de um projeto mecânico são:

  • Análise de viabilidade e concepção de design;
  • Dimensionamento e desenho (2D e 3D) da máquina;
  • Análise mecânica;
  • prototipagem e testes;
  • Documentação e desenhos técnicos.

Etapas do projeto mecânico

1. Análise de viabilidade e concepção de design

 

A fase inicial é caracterizada pelo reconhecimento do problema, delimitação de recursos e definição de requisitos. Esse mapeamento é importante para definir aspectos iniciais da máquina como o design, os materiais, funcionalidades e orçamento máximo.

Dessa forma, o desenhista projetista consegue elaborar um projeto executável e alinhado com as expectativas do cliente.

 

2. Dimensionamento e desenho mecânico 2D e 3D

 

Depois de elaborar o design inicial, o projetista trabalha para determinar as dimensões de cada componente da máquina.

No dimensionamento, é sempre necessário levar em consideração os cálculos estruturais e os recursos disponíveis. A máquina deve ser projetada de modo a possuir a maior vida útil possível, porém não pode ser superdimensionada por conta das limitações de orçamento.

 

3. Análise dinâmica

 

A análise dinâmica também é uma fase auxiliada por computador. São usados alguns softwares para simulação estrutural estática e dinâmica, simulação de dinâmica de fluidos, efeitos eletromagnéticos, acústicos e outros que estejam relacionados ao funcionamento da máquina.

Essa fase serve para validar o dimensionamento, verificar se ele atende aos esforços aos quais a máquina será submetida em operação.

 

4. prototipagem e testes

 

Na fase de prototipagem, são executados os ensaios necessários para validar o funcionamento da máquina. 

 

5. Documentação e elaboração do desenho técnico

 

A etapa final consiste na elaboração de desenhos técnicos que serão usados na fabricação, montagem e design das peças.

 

Quais trabalhos desenvolvidos por meio de um projeto mecânico?

 

O projeto mecânico é desenvolvido seguindo as etapas do tópico anterior. Os principais trabalhos que são desenvolvidos por meio desse tipo de projeto são:

  • Desenvolvimento de estruturas metálicas;
  • Máquinas para soldagem;
  • Máquinas para conformação;
  • Máquinas pneumáticas;
  • Robôs industriais.

Esses são apenas algumas aplicações. Elaborar um projeto mecânico é vantajoso tanto para o projetista quanto para o cliente. Descubra por que no próximo tópico!

 

Vantagens do projeto mecânico

 

As principais razões para fazer um projeto mecânico são:

  • Otimização;
  • Automação;
  • Experiência personalizada;
  • Redução de custos.

Desenvolver uma máquina bem projetada evita desperdícios de materiais e aumenta o tempo de realização de um processo.

Além disso, por meio de um projeto mecânico, é possível projetar uma máquina bastante personalizada para satisfazer solicitações que os clientes possam ter.

Imagine que uma máquina para fazer chapas metálicas, comercializada por grandes fabricantes, não possui as dimensões ideais para ser alocada na sua fábrica ou não suporta a demanda de produção da sua empresa.

Geralmente, a melhor alternativa é desenvolver essa máquina contratando serviços de empresas ou projetistas bastante qualificados.

Entendeu?

Agora, se você estiver pensando: eu quero ser esse profissional!

Fique tranquilo que no tópico a seguir você conhecerá as principais habilidades que precisa ter para trabalhar desenvolver seus próprios projetos de máquinas.

 

Habilidades de um projetista mecânico 

 

O conjunto de habilidades que um projetista mecânico precisa ter é bastante amplo. Comumente, a função é desempenhada por um engenheiro mecânico.

É importante entender como analisar solicitações estruturais, desenvolver mecanismos, conhecer elementos de máquinas (como eixos, polias, chavetas e outros).

Além dos conhecimentos de software de engenharia como AutoCAD, SolidWorks, Ansys e Matlab.

 

Além de habilidades de engenharia, o quê mais?

 

É importante também que o projetista mecânico saiba como gerenciar um projeto: definir escopo, fazer planejamento, monitorar e controlar a qualidade dos entregáveis de cada etapa do projeto.

Sabe onde você pode aprender isso? No curso de introdução ao gerenciamento de projetos!

Você terá a oportunidade de aprender a se comunicar melhor com stakeholders, como gerar documentos e relatórios para análise e controle e como alinhar o seu projeto com um programa ou portfólio.

Mesmo que você não queira ser um projetista mecânico, a habilidade com gestão de projetos é importante para qualquer carreira.

Então, não perca tempo! Se inscreva clicando no botão abaixo.

Curso de gestão de projetos