O que são os Sistemas de Gestão da Qualidade?
Como funcionam os Sistemas de Gestão da Qualidade?
Vantagens dos Sistemas de Gestão da Qualidade
Como posso obter uma certificação da qualidade?
Garanta produtos de qualidade!

Você sabe o que são os Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) e qual a sua importância?

Descubra como os Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) podem maximizar a qualidade, controle e padronização da sua empresa e veja como aplicá-lo!

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Você sabe o que são os Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) e qual a sua importância?

Cotidianamente as empresas têm buscado a implementação de algum sistema ou ferramenta que aprimorem seus mecanismos e maximizem a gestão de qualidade, para que os processos sejam cada vez mais efetivos.

E essa busca, tem tornado os sistemas de gestão da qualidade, cada vez mais necessários dentro das organizações! Afinal a procura pela excelência tanto na qualidade dos produtos como também nos serviços tem sido bastante requisitada.

Existe tanta tecnologia disponível no mercado, que muitas vezes acabamos ficando indecisos e confusos, sobre qual alternativa adotar para a implementar em nosso negócio, não é?

Mas hoje, falaremos mais sobre os sistemas de gestão da qualidade! Para você descobrir de uma vez por todas o que são, e quais são as suas características, para que ao final da leitura, identifique se ele pode contribuir na sua empresa!

Para isso, serão abordados os seguintes tópicos:

  • O que são os Sistemas de Gestão da Qualidade?
  • Como funcionam os Sistemas de Gestão da Qualidade?
  • Vantagens dos Sistemas de Gestão da Qualidade;
  • Como posso obter uma certificação da qualidade?

O que são os Sistemas de Gestão da Qualidade?

Os sistemas de gestão da qualidade, reúnem mecanismos que em conjunto trabalham para oferecer uma melhoria/maximização da qualidade dos produtos/serviços, controle e monitoramento dos processos e requisitos de qualidade e padronização.

A ferramenta também é conhecida pela sua abreviação: SGQ, e com ela é possível adequar os processos, e identificar quais são as ações que devem ser tomadas para caminhar de maneira mais produtiva e qualificada.

Mas como isso atua na prática?

Basicamente, ela é composta por diversos itens que trabalham em conjunto e em sinergia para atender as necessidades e políticas de qualidade que são praticadas na empresa, para garantir eficácia das ações com foco na satisfação dos clientes.

E por isso, podemos dizer que ela atua diretamente nos sentidos de qualidade que o cliente identifica! Ela pode interferir na eficácia, e expectativas dos clientes, dessa forma ela deve ser considerada um item muito importante para as instituições.

Você sabe como elas funcionam de fato? Continue a leitura para entender melhor!

Como funcionam os Sistemas de Gestão da Qualidade?

As normas da SGQ, são determinadas por uma das instituições mais reconhecidas mundialmente: International Organization for Standardization (ISO), que está situada em Genebra, Suíça.

Ela é responsável por indicar quais são os requisitos como: as boas práticas e condutas que permitam a realização do controle da qualidade, bem como outros controles também, após isso é realizada a avaliação para identificar os parâmetros.

Atualmente, existem sete princípios da qualidade, que são considerados os itens básicos para promover, manter e controlar a qualidade, a fim de solidificar o negócio e maximizar os ganhos, e eles são abordados na norma ISO 9001:2015.

Conheça os sete princípios da qualidade:

Foco no cliente

O cliente é o alvo principal! O trabalho deve ser elaborado com base nos requisitos necessários para atender e satisfazer as dores dele, e cumprir as necessidades atuais e futuras.

Afinal, o que dá a “vida” ao negócio são os clientes, e por isso a sua confiança e fidelização devem ser conquistadas!

Liderança

A equipe toda deve trabalhar seguindo as indicações de uma liderança que atue de maneira coerente, e seja fiel à cultura da empresa! Além disso, deve haver o acompanhamento do mercado, para identificar os avanços.

A empresa deve trabalhar de maneira competitiva, e deve preparar seus colaboradores, fornecendo ferramentas de motivação e capacitação se necessário.

Engajamento das pessoas

Os colaboradores devem ser incentivados a “abraçar a causa” dos problemas e estar de fato vestindo a camisa da empresa, de modo a trabalharem oferecendo o seu melhor a fim de solucionar aquele problema.

Abordagem de processo e Sistemática para gestão

Devem ser levados em conta as entradas e saídas do processos, por meio de um estudo, a fim de identificar todo o giro da empresa, para que seja possível definir quais metas e ações devem ser tomadas, na abordagem do processo.

Tratando-se da abordagem sistêmica da gestão, deve haver um entendimento entre as relações que acontecem nos processos para identificar como são obtidos os lucros e os prejuízos com o auxílio das ferramentas de gestão.

Melhoria

A melhoria nos processos resulta na maximização dos ganhos e otimização das perdas, e isso deve ser algo claro para a organização!

Tomada de decisão

O Sistema de gestão da qualidade auxilia oferecendo indicadores para embasar e definir o direcionamento de uma decisão com base em evidências!

Gestão de relacionamento estabelecidas com fornecedores

A qualidade total dos produtos também está ligada com a qualidade da matéria prima que é oferecida pelos fornecedores, por isso manter um bom relacionamento com eles, atua a curto e longo prazo na organização!

Agora que já sabemos quais são os princípios, vamos entender quais são os benefícios que os sistemas de gestão trazem?

Vantagens dos Sistemas de Gestão da Qualidade

O sistema de gestão da qualidade, é uma ferramenta que tem os benefícios ligados ao controle obtido nos processos, a redução das não conformidades, a realização de metas e indicadores reais, e também a satisfação dos clientes!

Com a implementação da ISO 9001, é possível gerenciar o comprometimento da organização e também os ganhos, com o foco na melhoria contínua que são estabelecidas com práticas otimizadas.

Além disso, há uma redução das perdas no processo e consequentemente uma melhora na eficiência dos produtos e serviços. Outro fator é o diferencial competitivo que você adquire, que te coloca à frente dos concorrentes.

E como você pode obter essa certificação? Veja a seguir!

Como posso obter uma certificação da qualidade?

Você pode obter o selo ISO 9001 de maneira mais rápida, através do serviço de um profissional que presta consultoria. Hoje em dia existem diversas empresas qualificadas para a prestação desse serviço!

Através da consultoria, os profissionais vão te orientar a tomar ações que julgam necessárias para obter a certificação como por exemplo:

  • Definir o método de implementação;
  • Realizar o diagnóstico e planejamento do projeto;
  • Entender como você pode engajar os colaboradores;
  • Como implementar os passos e requisitos da norma;
  • Realizar auditoria interna;
  • É hora de realizar auditoria através de um órgão certificador autorizado e creditado.

Isso vai te auxiliar a entender o que é necessário para obter a certificação, afinal vão existir orientações diretas sobre o seu negócio e sobre os requisitos, para que no momento da auditoria, os processos estejam de acordo com as normas!

Mas é claro, isso não exclui a sua posição em querer adotar as implementações de maneira autônoma, mas o profissional consultor atua maximizando as chances de aquisição da certificação.

Gostou do conteúdo? Agora você pode julgar se é necessário ou não a implementação desse sistema, para alcançar melhores resultados para diferentes ramos de qualquer empresa, e para a sua organização!

Garanta produtos de qualidade!

Com o kit de Gestão de Qualidade, você receberá 3 ferramentas que vão te auxiliar com planejamento e melhoria contínua da sua empresa.

As planilhas são: Controle de Documentos, FMEA (Análise dos modos de Falha e Seus Efeitos), MASP (Método de Análise e Solução de Problemas).

E aí? Bora baixar essa planilha recheada de conteúdos ricos!


Gestao da Qualidade

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

AS 7 Ferramentas da Qualidade

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

7 Ferramentas Da Qualidade

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.