A ISO 9001:2015 tem como objetivo fornecer um conjunto de requisitos em um padrão e uma ordem comum para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), aumentando a compatibilidade e integração com outros sistemas de gerenciamento.

Obter essa certificação, seguramente, é de grande benefício para empresas que desejam conseguir um modelo de negócios mais competitivo, destacar-se no mercado e alcançar melhores resultados.

Para entender um pouco mais sobre os requisitos da norma, é necessário analisar a base de sua fundação: os 7 princípios da qualidade. São eles que devem nortear o seu sistema de gestão.

Neste artigo, você vai entender quais são esses princípios da qualidade e como aplicá-los no seu negócio desde já, seja para obter a certificação da ISO ou apenas para obter uma melhora em seus processos internos! Então, vem comigo! 

Ah, antes de começar, não deixe de baixar o nosso kit de planilhas de gestão da qualidade! Com ele, você terá em mãos 3 ferramentas para te ajudar na melhoria contínua e na otimização dos resultados da sua organização! Para baixar, clique na imagem abaixo:

 

 

Os 7 princípios da qualidade

 

1º princípio da qualidade: Foco no cliente

 

 

O sucesso de uma empresa está diretamente ligado ao quanto o produto, ou serviço fornecido, atende às necessidades e expectativas do cliente.

Dessa forma, engana-se quem acha que o foco deve estar no produto. Os requisitos do consumidor devem ser compreendidos e implementados desde a formulação do que está sendo ofertado até o mesmo ser entregue ao cliente.

Isso garante a fidelização do comprador, o aumento do número de vendas e a melhora da imagem da empresa perante o mercado.

 

Como garantir?

 

Na prática, há diversas formas de garantir que a organização mantenha o primeiro dos 7 princípios da qualidade. Uma delas é através do controle de satisfação com o produto e com a empresa, algo imprescindível para organizações de qualquer ramo. 

Para isso, você pode aprender como usar uma planilha no Excel para manter as informações colhidas pelos questionários aplicados aos clientes no artigo: “Como fazer uma pesquisa de satisfação de clientes?

Outra importante ferramenta que pode ser usada é o Diagrama de Kano, um método estruturado para entender de forma efetiva as necessidades e expectativas do cliente. Para saber mais, confira o artigo sobre o assunto

 

2º princípio da qualidade: Liderança

 

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O papel do líder é fundamental para garantir a unidade de propósito em todos os níveis da organização e a direção do sistema de gestão. 

É de sua responsabilidade criar e manter um ambiente interno no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas na conquista dos objetivos e na melhoria constante.

 

Como garantir?

 

Cabe à liderança estabelecer, implementar e manter uma política de qualidade que se adeque ao negócio, assim como comunicá-la à toda a organização e às partes interessadas.

Também é necessário estabelecer ações para abordar riscos e oportunidades para assegurar que o sistema de gestão da qualidade alcance os seus objetivos.

Além disso, os líderes devem incentivar o comprometimento da equipe, fornecer meios para a sua constante qualificação e desenvolver comportamentos éticos dentro da empresa.

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3º princípio da qualidade: Engajamento de pessoas

 

 

É essencial para a organização que todas as pessoas sejam competentes, capacitadas e engajadas na entrega de valor (alcance de metas e objetivos da empresa relacionados ao seu trabalho).

 

Como garantir?

 

Para engajar pessoas, é necessário que haja uma boa comunicação na organização e que os colaboradores se sintam motivados e valorizados em suas atuações diárias. 

Além de mostrar a eles como são fundamentais para o alcance dos objetivos da empresa, é interessante que também haja um intuito por parte da organização em conhecer os objetivos pessoais do colaborador e estabelecer meios para ajudá-lo em sua busca.

Dois artigos que vão te fazer entender ainda mais sobre a implementação desse princípio da qualidade na prática são:

 

4º princípio da qualidade: Abordagem de Processos

 

Resultados consistentes e previsíveis são alcançados de forma mais fácil e eficaz quando as atividades são compreendidas e gerenciadas como processos inter-relacionados, funcionando como um sistema coerente.

Para definir quais são os processos de uma empresa, é necessário ter o conceito bem definido em mente: 

“Processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas), agregando valor ao produto ou serviço”.

 

 

Como garantir?

 

Primeiramente, é interessante criar um mapa de processos para documentar como cada processo realmente opera e quais são as entradas e saídas de cada um deles. Também é uma forma de identificar atividades que agregam valor e as que não agregam.

Em seguida, deve-se definir quais são os processos críticos e que devem receber maior atenção por parte da organização. 

 

5º princípio da qualidade: melhoria

 

 

Melhoria contínua é uma metodologia que tem como objetivo propiciar resultados cada vez melhores, mais eficientes e eficazes, sejam eles em produtos, processos ou serviços. 

Trata-se de uma busca contínua, afinal, sempre há novas oportunidades de melhoria para serem identificadas e colocadas em prática.

 

Como garantir?

 

Há 12 princípios que guiam a filosofia de melhoria contínua, os quais são:

 

  • Corrija os erros logo que estes aconteçam;

  • Use a cabeça, não a carteira (procure a melhor opção e não a mais barata, pois o barato pode sair caro); 

  • Repita o “porquê” 5 vezes;

  • Trabalhe em equipe, colaborando;

  • Pense que os problemas são oportunidades;

  • Entenda primeiro o problema, depois vá e veja por si;

  • Não subestime a inteligência e o conhecimento dos outros;

  • Pense que a melhoria contínua não tem fim;

  • Abandone as ideias fixas;

  • Nunca desista, seja proativo;

  • Evite as desculpas, assuma!; e

  • Opte pela solução mais simples, não espere pela perfeita.

 

6º princípio da qualidade: Tomada de decisão baseada em evidências 

 

 

Decisões com base na análise e avaliação de dados são mais propensas a produzirem os resultados desejados. Como são baseadas em fatos que podem ser comprovados, geram maior precisão e agilidade, além de causar menor retrabalho.

 

Como garantir?

 

Para garantir a efetividade desse princípio da qualidade e tomar decisões baseadas em fatos, é necessário manter um bom controle de dados, o que pode ser feito de diversas maneiras.

Primeiramente, as organizações devem estruturar um método para a coleta de informações e encarregar pessoas capacitadas para sua análise e validação.

Também é fundamental definir indicadores e medi-los continuamente para avaliar o desempenho da empresa.

Além disso, não se esqueça de fornecer os dados coletados para as partes interessadas! Se possível, disponha-os de forma visual, através de gráficos e tabelas. 

 

7º princípio da qualidade: Gestão dos relacionamentos

 

 

Criar e manter relacionamentos duradouros com stakeholders (partes interessadas) é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, são eles que possuem impacto direto no funcionamento da empresa e que são determinantes para o seu desempenho.

Uma boa gestão de stakeholders garante:

 

  • Fortalecimento da marca;

  • Melhor compreensão dos objetivos das partes interessadas;

  • Aumento da capacidade de gerar valor às partes interessadas; e

  • Aumento do volume dos negócios.

 

Como garantir?

 

Comece definindo as partes interessadas e os relacionamentos que devem receber maior atenção.

Feito isso, você pode manter um registro das principais informações quanto ao gerenciamento de stakeholders em uma Planilha no Excel. 

Com ela, você consegue monitorar o relacionamento com as partes interessadas e tirar diversas análises através de indicadores. Isso tudo através de um modelo pronto que a Voitto disponibiliza para você em Como fazer Gestão de Stakeholders no Excel.

 

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Agora que você sabe quais são os 7 princípios da qualidade, que tal se tornar capaz de implantar e auditar todo processo de Gestão da Qualidade com a norma ISO 9001:2015?

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Ser uma empresa certificada na ISO 9001 significa apresentar processos bem definidos, foco no cliente, total comprometimento da gerência com a gestão da qualidade e sua perpetuação. 

Sendo assim, a busca por essa certificação tem sido crescente no mercado, o que torna os profissionais com habilidades e conhecimentos para promover uma auditoria altamente visados pelas empresas. 

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