O que é ser um Líder Kaizen?
Qual é o perfil de um Líder Kaizen?
Quais são os benefícios de ser umLíder Kaizen?
Qual o salário de Líder Kaizen?
Vagas para Líderes Kaizen
Como um Líder Kaizen deve atuar nas empresas?
Dica!

Descubra quais são os benefícios de ser um Líder Kaizen para a sua empresa

O Líder Kaizen é um facilitador na aplicação e no planejamento do evento Kaizen, garantindo a implementação da melhoria contínua nos processos da empresa.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Descubra quais são os benefícios de ser um Líder Kaizen para a sua empresa

Kaizen é uma filosofia focada na implementação de melhorias. O termo japonês “kaizen” significa melhoria contínua. Esse método possibilita o envolvimento de todas as áreas da empresa, por meio do líder kaizen, para uma mudança de cultura.

Esse profissional, chamado de líder kaizen, deve se preocupar em transformar o ambiente, fazendo com que o método seja mais que uma metodologia, uma maneira de viver. Parece complexo, não é mesmo? Mas aplicá-lo pode ser o diferencial que sua organização necessita para alavancar!

Afinal, é na sua aplicação que se obtém resultados e ganhos significativos a curto prazo na empresa. Contudo, para que isso ocorra é necessário que essa liderança seja eficiente, para manter um trabalho em equipe colaborativo e com foco nos resultados.

Nesse artigo vamos falar sobre como o líder kaizen atua durante o evento kaizen e quais são os benefícios de se tornar um profissional como esse atualmente. Confira os tópicos abaixo:

  • O que é ser um Líder Kaizen?
  • Qual é o perfil de um Líder Kaizen?
  • Quais são os benefícios de ser um Líder Kaizen?
  • Qual o salário de Líder Kaizen?
  • Vagas para Líderes Kaizen; 
  • Como um Líder Kaizen deve atuar?

O que é ser um Líder Kaizen?

O líder kaizen é o responsável por atuar como um orientador dentro da empresa, para manter todos os colaboradores alinhados com a filosofia kaizen. Além disso, ser um líder kaizen envolve realizar o planejamento do evento kaizen.

Para atuar como um líder da filosofia kaizen é fundamental que esse profissional conheça quais são as práticas ideais para tomar ações de forma clara, objetiva e que gerem resultados. O papel mais importante em um líder é ser um exemplo para todos os envolvidos.

Conheça a metodologia revolucionária!

Você sabe o que torna uma empresa rentável?

Apesar desta resposta depender muito, a Motorola é um grande exemplo de empresa com metodologias e valores de marca bem definidos. Mas que metodologias são essas?

A resposta é bem simples e muitos já conhecem: Seis Sigma!

A metodologia de melhoria de processos não pode faltar em nenhuma empresa! Por isso, conheça nosso curso introdutório dos 4 passos do Seis Sigma: White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto.

Para te incentivar vamos oferecer para os primeiros inscritos o cupom BLOG100, deixando esta capacitação completamente GRÁTIS!

Inscreva-se agora e garanta sua vaga!

curso white belt

Qual é o perfil de um Líder Kaizen?

Dentre todas as características que um líder kaizen deve ter, sem dúvidas o componente de maior peso é o foco no aprendizado. Um líder kaizen é aquele que se preocupa com o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os participantes.

Além disso, o profissional que atua com o método kaizen precisa saber tomar decisões de forma rápida e com segurança. Isso porque, o líder kaizen deve sempre se preocupar com a melhoria. Por isso, é necessário possuir o senso de inconformismo, pois nada é tão bom que não possa melhorar!

Quais são os benefícios de ser umLíder Kaizen?

O maior benefício de se tornar um líder kaizen é ser um profissional capaz de liderar equipes em qualquer organização. Visto que a melhoria deve ser o objetivo para qualquer processo dentro de uma empresa.

O líder kaizen se preocupa em mensurar os resultados dos processos produtivos, para isso é preciso que ele acompanhe todo e qualquer processo. Assim, o líder kaizen possui foco no trabalho e é encarregado de encontrar as falhas e soluções dos problemas.

Qual o salário de Líder Kaizen?

Segundo o Glassdoor, o salário médio mensal é de R$ 2.600,00 no começo, podendo alcançar R$ 10.000,00 de acordo com sua expertise, tamanho da empresa e quantidade de times que o líder gerencia.

Vagas para Líderes Kaizen

As portas para este tipo de profissão estão cada vez maiores, abrindo quase 300 vagas nas diversas áreas Kaizen segundo o LinkedIn e quase 600 na área de liderança Kaizen como analista de qualidade.

Com isso podemos ver como líderes qualificados estão em falta e o quanto são requisitados!

Como um Líder Kaizen deve atuar nas empresas?

O líder kaizen deve:

  • Ser um facilitador;
  • Aumentar o entrosamento entre os participantes;
  • Conduzir a equipe de acordo com a filosofia Kaizen.

A primeira responsabilidade do líder kaizen é o planejamento do evento. Para isso, é preciso que a empresa disponibilize todos os recursos, as ferramentas e os equipamentos necessários para o início no evento kaizen.

A aplicação do kaizen não exige um padrão, por isso pode-se utilizar o ciclo PDCA, que é mais comum, mas também pode-se utilizar o DMAIC com o kaizen. Essa escolha vai depender de quais são os objetivos da implantação.

O importante é o líder selecionar qual será a estratégia e quais são as prioridades para que possa aumentar a produtividade dos processos de todas as áreas da empresa. Ainda no evento, o líder deve definir se será preciso realizar algum treinamento do time kaizen.

Dada a largada para o início do evento, é preciso que o líder kaizen se preocupe em monitorar constantemente os processos para garantir que tudo está sendo feito de acordo com o objetivo.

Também é de responsabilidade  dele, implementar sessões após o evento, com o intuito de fazer as revisões, as avaliações dos resultados alcançados e encontrar maiores pontos de melhorias.

Dica!

Já pensou em ter acesso a um Kit Completo sobre Lean Seis Sigma, a metodologia que revolucionou a indústria mundial?

Então adquira os conhecimentos necessários sobre a qualidade, as ferramentas Lean e a redução de desperdícios com 4 E-books totalmente gratuitos!

Incrível, né? Além disso, o kit também conta com 2 Webséries e 1 Workshop com 3 aulas sobre o método passo a passo!

Está esperando o que para começar a sua jornada de conquista dos melhores cargos no mercado de trabalho?

Clique na imagem e aproveite já!

Kit completo do Lean Seis Sigma

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Saiba mais clicando aqui!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Lean Manufacturing

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.