O que é Acesso Remoto?
Como funciona o Acesso Remoto?
Quais as vantagens das ferramentas de Acesso Remoto?
Tipos de Acesso Remoto para empresas
As 5 principais ferramentas para Acesso Remoto
Gerencie o seu tempo e aumente a sua produtivade!

Entenda o que é Acesso Remoto e conheça 5 ferramentas para utilizar em sua empresa

Entenda o que é Acesso Remoto, quais são suas vantagens no ambiente corporativo e veja as 5 melhores ferramentas para utilizar em sua empresa.

Sávio Vale
Por: Sávio Vale
Entenda o que é Acesso Remoto e conheça 5 ferramentas para utilizar em sua empresa

O Acesso Remoto é uma forma de fazer com que dispositivos conectem-se com outros, independente da distância. Para isso, geralmente são instalados softwares em ambos os dispositivos para que esse acesso seja feito.

Além disso, para que o acesso seja feito apenas por pessoas com permissão, os softwares podem solicitar informações de login para validar a identidade de quem tenta acessar.

Mas qual a utilidade do acesso remoto?

Quando uma empresa decide adotar a modalidade de trabalho home office ou officeless, existem alguns problemas a serem contornados. Um deles é o acesso aos arquivos, dados, softwares que estão nos computadores do escritório.

E, para resolver esse problema, as empresas utilizam ferramentas de acesso remoto.

Não sabe o que são essas ferramentas? Então fique tranquilo, porque nesse artigo você entenderá:

  • O que é Acesso Remoto?
  • Como funciona o Acesso Remoto?
  • Quais as vantagens das ferramentas de Acesso Remoto?
  • Tipos de Acesso Remoto para empresas;
  • As 5 melhores ferramentas de Acesso Remoto.

Siga a leitura para descobrir mais sobre o acesso remoto e as vantagens dessa tecnologia para os times que trabalham home office.

O que é Acesso Remoto?

O acesso remoto é uma tecnologia que possibilita um computador ser acessado por outro computador, ou outro dispositivo móvel, que não esteja conectado ao primeiro na mesma rede.

Ao utilizar o acesso remoto, as empresas garantem que os funcionários que trabalham fora do escritório tenham acesso às informações.

A conexão entre ambos computadores ocorre por meio de uma VPN (Virtual Private Network ou, em português, Rede Privada Virtual).

Como você já deve ter entendido até o momento, a principal vantagem das ferramentas de acesso remoto é a capacidade de conectar pessoas que estejam trabalhando longe do escritório aos computadores da empresa.

Dessa forma, elas podem acessar arquivos, programas e banco de dados, sem comprometer as entregas de resultados. Existem diversas ferramentas de acesso remoto e várias delas possuem versões gratuitas que tendem a ser mais limitadas e versões pagas que são a versão premium.


Além da vantagem apresentada acima, existem outros benefícios que essa tecnologia pode trazer para times remotos, como iremos ver durante este artigo. Mas antes, vamos entender como funciona o Acesso Remoto?

Como funciona o Acesso Remoto?

Embora existam vários tipos de ferramentas para o Acesso Remoto, a forma de funcionamento delas costuma ser bastante semelhante.

Geralmente, você faz download e instala um software de acesso remoto em seu computador e o computador central, que é o que você deseja acessar, também possui esse software. Além disso, ambos os computadores devem estar conectados à internet.

Com esse software configurado e com acesso à internet, você consegue ter acesso ao computador central.

Existem algumas ferramentas que não necessitam da instalação de softwares, como as que contém os recursos na nuvem.

Quais as vantagens das ferramentas de Acesso Remoto?

A capacidade de acesso e a conexão de computadores em redes diferentes traz cinco principais vantagens para uma empresa. São elas:

Ótima relação custo-benefício

As ferramentas de acesso remoto são comumente pagas. No entanto, diante das inúmeras facilidades que elas trazem para times remotos, a relação entre custo e benefício é excelente.

Agilidade de processos

Em um mundo VUCA, a agilidade para realização de processos é algo imprescindível.

Ao utilizar ferramentas de acesso remoto, a empresa permite que os funcionários que estão em trabalho home office obtenham dados diretamente, sem esperar que os dados sejam encaminhados por outros funcionários que estão fisicamente no escritório.

Produtividade

A produtividade caminha paralelamente à agilidade. Como os colaboradorespodem acessar aos computadores da empresa independente da localidade que estejam trabalhando, eles não ficam sem aqueles dados ou informações necessárias para entregarem as tarefas.

Baixos custos com infraestrutura

Alguns softwares utilizados dentro da empresa só podem ser utilizados em um número específico de computadores e geralmente são os computadores do escritório.

Sem as ferramentas de acesso remoto, seria necessário comprar uma nova licença para conectar os computadores dos colaboradores remotos aos softwares da empresa.

Harmonia na equipe

Um problema das empresas que adotam o home office é, geralmente, a falta de sintonia entre os membros que estão trabalhando longe do escritório com os que vão para a empresa diariamente.

Apenas as reuniões online não conseguem integrar a equipe. É preciso que aqueles, que trabalham na modalidade home office, consigam utilizar as informações e dados de forma autônoma para integrarem-se com as áreas da empresa.

Chega de lista de vantagens! Já deu para ver os benefícios das ferramentas de acesso remoto para uma empresa. A seguir, você conhecerá quais são as principais ferramentas dessa tecnologia. Vamos lá?

Tipos de Acesso Remoto para empresas

Agora que você já sabe o que é acesso remoto e quais são as vantagens de utilizá-lo, vamos falar sobre os tipos de acesso remoto, utilizados pelas empresas.

O acesso remoto pode ser usado com dois propósitos diferentes, que são:

Propósito 1

O primeiro deles seria para empresas que prestam suporte técnico, dessa forma, os funcionários desta empresa podem conectar-se nos computadores dos clientes, que estão em suas casas, para resolver problemas técnicos.

Propósito 2

O segundo deles seria para empresas na qual os funcionários trabalham na modalidade home office ou não estão na empresa no momento e precisam acessar informações e recursos que estão presentes apenas na sede.

As 5 principais ferramentas para Acesso Remoto

Confira agora a lista com as 5 principais ferramentas para acesso remoto que você pode utilizar com a sua equipe.

Todos os programas possuem versões gratuitas (ou são inteiramente gratuitas) voltadas para o uso pessoal. Para empresas, que precisam de recursos e de funcionalidades específicas, existem diferentes tipos de planos que podem ser contratados de modo a atender às necessidades corporativas.

Conheça as ferramentas agora mesmo!

1. TeamViewer

O TeamViewer é a ferramenta de acesso remoto mais popular e bastante simples de utilizar. Ele pode ser instalado em diferentes sistemas operacionais.

Primeiramente, você precisa instalar a ferramenta em um computador 1. Depois, você conseguirá ver uma senha e um número de ID na página inicial do programa. Essas informações poderão ser inseridas no TeamViewer de computador 2 e assim, esse novo computador se conectará diretamente ao computador 1.

2. Chrome Remote Desktop

O Chrome Remote Desktop é a ferramenta de acesso remoto do Google e, apesar de possuir poucas funcionalidades, é suficiente para quem precisa fazer manutenção em um computador à distância.

3. Microsoft Remote Desktop

O Microsoft Remote Desktop é uma ferramenta nativa dos computadores com o Windows como sistema operacional.

Apesar de ser bastante simples, como o Chrome Remote Desktop, a ferramenta da Microsoft possui uma excelente resolução, o processo de conexão é bastante intuitivo e você ainda consegue conectar computadores a dispositivos mobile.

4. Getscreen.me

O Getscreen.me é uma ferramenta bastante robusta, com mais funcionalidades que a primeira. A principal vantagem dessa ferramenta é que você conecta os computadores remotamente sem a necessidade de instalação do aplicativo Getscreen.me.

Você pode fazer todo o processo por meio de um navegador. No entanto, essa prática é recomendada caso você não precise manter o acesso remoto constantemente, além disso, é possível realizar chamadas de voz enquanto os computadores estão conectados.

5. Anydesk

A ferramenta Anydesk é bastante similar ao TeamViewer, em relação à forma de conexão: por meio de senha e um número de ID.

A principal vantagem da Anydesk em relação ao TeamViewer é o alto nível de segurança por meio da tokenização. Além disso, ela está disponível para diferentes sistemas operacionais (Linux, Windows, Mac OS e FreeBSD) e para dispositivos móveis (Android e iOS).

Essa é a principal ferramenta do meio corporativo para acesso remoto. Os planos para empresas giram em torno de US$117/mês para a licença em 10 computadores.

Gerencie o seu tempo e aumente a sua produtivade!

Você sabe o que precisa ser feito para ter uma boa Gestão de Tempo? Não? Avalie agora a sua habilidade de gerenciar os horários da sua rotina com o nosso Teste Princípios da gestão do Tempo.

Nele, você encontrará perguntas referentes as suas atividades profissionais e pessoais. Contabilizando a sua pontuação e trazendo seu resultado com dicas de como melhorar a sua Gestão de Tempo. Para aproveitar esse teste, clique na imagem abaixo e tenha acesso gratuito!

Baixe agora nosso teste gratuito Princípios da Gestão do Tempo

Sávio Vale

Sávio Vale

Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Lean Manufacturing Menos Desperdicio Mais Produtividade

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.