O que é identidade visual?
Por que investir na identidade visual para seu perfil profissional ou clínica médica?
Como uma identidade visual bem construída pode atrair mais pacientes?
7 passos para construir uma identidade visual para médicos
Conteúdo bônus!

O guia definitivo sobre identidade visual para médicos: como e por que usá-la?

Confira como a identidade visual para médicos pode ser essencial para qualquer profissional que deseja mais reconhecimento do seu público.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O guia definitivo sobre identidade visual para médicos: como e por que usá-la?

A criação de uma identidade visual para médicos é fundamental para qualquer estratégia de comunicação visual e marketing de um consultório ou clínica e também de um marketing médico eficiente.

Muito além da logomarca, a identidade visual pode ser responsável pela identificação com o profissional, mostrando o conceito do consultório e sendo capaz de apresentar aos clientes o perfil e o que esperar do local em questão.

Confira no decorrer desse texto as principais informações que você precisa saber sobre a identidade visual para médicos por meio dos tópicos:

  • O que é identidade visual?
  • Por que investir na identidade visual para médicos?
  • Como uma boa identidade visual para médicos pode atrair mais pacientes?
  • 7 Passos para a construção de uma identidade visual para médicos.

O que é identidade visual?

A identidade visual é representada pelo conjunto de elementos, cores, símbolos, formas e tipografia que tem como objetivo desenvolver o conceito da marca com foco no serviço prestado e no cliente.

Quando a identidade visual é aplicada na medicina, o médico tem o seu conceito formado, gerando mais proximidade e sendo mais facilmente identificado pelos clientes.

Dessa forma, o objetivo da identidade visual para médicos é torná-lo reconhecido, de forma que, ao ver o seu logotipo, as pessoas logo saibam de quem se trata. Tudo isso gera mais credibilidade com os pacientes e mais vantagens sobre o concorrente.

Alguns dos elementos visuais que compõem a identidade visual de uma clínica são a logomarca, tipografia, paleta de cores, os cartão de visitas, receituário, o uniforme dos funcionários e também elementos para as redes sociais, como avatares, capas e imagens para posts.

Por que investir na identidade visual para seu perfil profissional ou clínica médica?

A identidade visual está diretamente ligada com os valores, objetivos e missão de uma empresa, sendo responsável por chamar a atenção de um cliente em um primeiro momento e, se for uma identidade atrativa, marcar a empresa na sua memória.

Por isso, é importante que o médico que gerencia a clínica e as suas estratégias de marketing desenvolva uma identidade visual adequada.

Como já abordamos anteriormente, a criação da identidade visual é realizada com o objetivo de padronizar e elaborar o perfil gráfico de uma empresa, seja ela da área da saúde, ou não.

Dessa forma, deve ser feita uma série de estudos para avaliar detalhadamente os detalhes de tipografia, símbolos, cores e mensagens que se deseja passar para o público-alvo.

Um exemplo interessante da importância da identidade visual foi quando algumas empresas alteraram o seu logotipo para trazerem conscientização sobre o distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus. Isso mostra o quanto as marcas (e seus símbolos) são importantes e impactam diretamente no dia a dia das pessoas mesmo quando elas não percebem.

Vale ressaltar que, sempre que estamos falando de marketing na área de saúde, temos que lembrar das regras de publicidade médica.

Como uma identidade visual bem construída pode atrair mais pacientes?

Por meio de uma boa identidade visual, existe uma série de benefícios que automaticamente são adicionados ao seu trabalho. Um deles, como já dito, é o conceito, que fica muito mais reconhecível pelo paciente.

Além disso, o fato de ter todos os seus materiais padronizados garante credibilidade e confiança e gera coerência entre a clínica e os clientes. Ou seja, a sua marca, símbolos e elementos ficam na mente do cliente de forma que torna a identidade visual da clínica mais marcante nos diversos lugares.


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7 passos para construir uma identidade visual para médicos

Agora que você já sabe a importância e entendeu o porquê de criar uma identidade visual para médicos, deve estar se perguntando como, finalmente, criá-la.

Por isso, listamos a seguir um passo a passo essencial para o médico ou o administrador responsável, que deseja criar uma identidade visual para o seu consultório ou clínica médica.

1. Entenda o seu negócio

Antes de mais nada, você precisa entender bem o seu próprio negócio. Então, pense nas perguntas:

  • Qual é o seu público alvo? Homens, mulheres, jovens, idosos?
  • A identidade visual a ser criada é para hospitais, clínicas ou consultórios médicos?

É necessário e imprescindível saber essas informações para a criação de uma identidade visual para médicos, pois apenas assim é possível direcionar melhor os elementos, símbolos e cores que serão utilizados, uma vez que tudo isso pode variar de acordo com o público-alvo.

2. Procure por profissionais especializados na criação de identidades visuais

Um bom profissional vai saber o que é melhor para a sua marca. De acordo com os seus direcionamentos e respostas sobre o seu próprio negócio, um profissional será capaz de verificar o que se encaixa melhor no seu objetivo.

Se a identidade visual para médicos tiver como foco a apresentação individual de um profissional, suas cores serão de acordo com a sua especialidade (como, por exemplo, rosa para a ginecologia e verde para nutrologia).

Por outro lado, se a identidade visual é para um hospital, o designer saberá quais elementos devem ou não ser utilizados.

3. Defina as Cores

A cor é um dos principais elementos em toda e qualquer marca. Isso ocorre porque, dependendo da cor utilizada, diferentes sentimentos ou sensações são gerados nas pessoas.

De acordo com o significado das cores, o azul representa saúde, confiança e tranquilidade. Por isso, é uma cor bastante utilizada na área médica e principalmente em hospitais, propiciando boas sensações aos pacientes.

4. Crie um Logotipo

Você deve ter em mente que o logotipo vai não só fazer parte da sua identidade visual, como será o primeiro elemento que os clientes irão ver sempre que buscarem informações sobre o seu negócio.

Por isso, para a criação do seu logotipo devem ser utilizados símbolos que remetem diretamente ao seu trabalho. Além disso, esses símbolos devem ser bem combinados e versáteis, facilitando a aplicação da marca em qualquer lugar que você venha a expor.

A porta de entrada para uma clínica é, muitas vezes, o logotipo. Sendo assim, a sua criação deve ser feita minuciosa e criteriosamente, a fim de que seja elaborada uma marca impactante significativa para o público.

5. Padronize a identidade visual

A padronização da identidade visual para médicos ajuda para que os pacientes se sintam mais ligados e sejam capazes de associar diretamente a identidade ao consultório.

Isso porque, com a utilização de elementos significativos e bem elaborados em todos os ambientes (como redes sociais, logotipo, receituário, etc), a sua marca ficará gravada na mente do cliente, reforçando ainda mais a sua identidade visual.

6. Invista em marketing e divulgação para a marca

Após a elaboração de toda a sua identidade visual, é hora de, enfim, aplicá-la!

Para isso, o marketing é essencial na divulgação da clínica ou consultório. Imprima materiais contendo a sua identidade visual para médicos, utilize seus símbolos e logotipo no seu site, receituário e redes sociais.

Com tudo isso feito, sua marca vai ficar facilmente gravada na mente do cliente.

E o resultado? Ao necessitar de uma consulta ou serviço relacionado ao seu negócio, a sua identidade visual provavelmente será uma das primeiras que surgirá em sua cabeça, atraindo-o até o seu local de trabalho.

7. Não esqueça do marketing digital

Apesar de já termos falado sobre a importância do marketing de uma forma geral, um bom marketing digital é fundamental para qualquer estratégia de divulgação da sua identidade visual para médicos.

Com a criação de conteúdos informativos e interativos, sua marca ficará cada vez mais presente e será muito mais reconhecida no mercado consumidor.

Por isso, ao utilizar uma identidade padronizada, todo esse reconhecimento pode atrair potenciais clientes, que logo associam a sua marca a postagens com informações relevantes e seguras.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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