O que é Seis Sigma?
Top 5 livros sobre seis sigma
Quais são as vantagens de aprender com a leitura dos livros?
Como posso me qualificar melhor no seis sigma?
Invista em resultados para a sua carreira!

Veja quais são os 5 principais livros sobre seis sigma que você precisa ler!

Aprenda mais sobre seis sigma com os grandes autores de super livros do tema, e entenda como identificar oportunidades com essa ferramenta!

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Veja quais são os 5 principais livros sobre seis sigma que você precisa ler!

Atualmente, aprender mais sobre algum assunto tem se tornado  muito mais acessível e democrático, já que o conhecimento pode ser adquirido em diversos meios diferentes, como a leitura de bons livros sobre o tema por exemplo! Ler livros sobre Seis Sigma é uma mão na roda para te fazer crescer profissionalmente!

Assuntos que antes pareciam ser inalcançáveis ou inacessível, já podem ser obtidos através dessa globalização, e com a metodologia seis sigma não é diferente! Existem diversos livros em diversos formatos existentes.

Por isso, está nas suas mãos ter a decisão e a iniciativa de se jogar no aprendizado, e navegar pelos livros em busca de mais conhecimento, vivências e experiências sobre algo!

A metodologia seis sigmaé mundialmente conhecida e utilizada, afinal ela é considerada como um braço do Lean e Six Sigma, e juntas, auxiliam nos processos da sua empresa, para que eles sejam cada vez mais eficazes.

Nesse post, reunimos os 10 melhores livros sobre o Seis Sigma ou Six Sigma, e para te ajudar nisso, vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é Seis Sigma?
  • Top 5 livros sobre seis sigma
  • Quais são as vantagens de aprender com a leitura dos livros?
  • Como posso me qualificar melhor na metodologia seis sigma?
  • Invista em resultados para a sua carreira!

Bora começar?

O que é Seis Sigma?

O Seis Sigma surgiu na década de 1980, e é uma ferramenta da qualidade. Foi a partir da criação de ferramentas dessa área que foi possível observar e monitorar os níveis de qualidade dos produtos produzidos.

Portanto, podemos dizer que a metodologia do programa Seis Sigma possui uma filosofia que alinha a melhora da qualidade com a competitividade da empresa perante ao mercado.

Essa estratégia possui uma base gerencial, na qual são definidos itens dentro do planejamento e estabelecido uma rotina de trabalho, o que deve ser implementado diariamente para que se obtenha a melhoria nos processos da empresa.

A metodologia Seis Sigmatrabalha com a metodologia DMAIC,  que é composta por cinco etapas: definição, medição, análise, melhoria e controle. É válido ressaltar que existem ainda outros braços dessa metodologia  como o Lean Manufacturing.

Mas antes disso, se você tem interesse em saber mais, e aprender sobre o lean seis sigma? Se a resposta for sim, essa é a sua chance de se aprimorar, afinalseparamos um super material para te ajudar a introduzir esse assunto!

Torne-se referência em Lean Manufacturing!

Você está a procura de uma estratégia para te auxiliar a eliminar desperdícios?

Então conheça o Lean Manufacturing e saiba como aplicá-lo com excelência para aumentar a produtividade de sua empresa!

Lean Manufacturing, cuja tradução é "manufatura enxuta", é uma filosofia operacional que busca maximizar o valor das operações de um negócio, ao aumentar o valor agregado, reduzir o tempo de produção, diminuir os custos envolvidos, aumentar a eficiência do processo e principalmente diminuir os desperdícios.

Para se aprofundar nesta metodologia, baixe agora nosso Ebook "O que é e como funciona o Lean Manufacturing?".

Está esperando o que? Clique agora o botão abaixo e faça já o download!


ebook o que é e como funciona o Lean Manufacturing

Bom, agora que já sabemos um pouco sobre o conceito de Seis Sigma, já podemos partir para o nosso foco principal!  Vamos conhecer quais são os 5 principais livros que abordam seis sigma? Veja a seguir.

Top 5 livros sobre seis sigma

Aprender mais sobre alguma metodologia ou sobre algo em específico, não precisa ser chato, entediante ou maçante! Você pode por exemplo optar pela leitura dos livros que abordam mais sobre o tema.

Se você está procurando aprimorar mais sobre essa metodologia, e navegar pela leitura, mas não sabe por onde começar… Selecionamos aqui os 5 principais livros sobre Seis Sigma:

1. The Six Sigma Way: How to Maximize the Impact of Your Change and Improvement Efforts

Escrito por: Peter S. Pande, Robert P. Neuman e Roland Cavanagh, foi um dos primeiros livros lançados que abordavam especificamente o Six Sigma, tinha considerado um livro muito abrangente e eficaz.

2. The Certified Six Sigma Black Belt Handbook

O livro foi escrito por TM Kubiak e Donald W. Benbow, é super recomendado para pessoas que estão cursando ou se preparando para a certificação Master Black Belt! Ele é considerado um conteúdo muito rico e super importante para profissionais Six Sigma.

3. The Lean Six Sigma Pocket Toolbook

Foi elaborado por Michael L.  Jones e John Maxey,  possui uma estrutura mais compacta, mas ainda assim é considerado um conteúdo muito rico e super abrangente sobre Lean e sobre seis Sigma.

Além disso, o livro possui uma separação definida pelo agrupamento das ferramentas em finalidade e uso, e esse detalhe é o que diferencia todo o conteúdo dos processos envolvidos e a estrutura do livro .

4. Statistics for Six Sigma Black Belts

O livro foi elaborado por Matthew A. Barsalou, é super indicado para as pessoas que querem pegar uma referência sobre linha de uma maneira mais rápida, é considerado também um braço do conteúdo de Black Belt.

A estrutura e os métodos são divididos de acordo com as fases do DMAIC. O que traz um ponto positivo,  pois permite uma facilidade da visualização e entendimento do conceito pelos usuários.

5. The Six Sigma Way Team Fieldbook: An Implementation Guide for Process Improvement Teams

Elaborado por: Peter S. Pande, é considerado um livro que reúne referência à prática para que os profissionais consigam um conhecimento a nível líder, e tenham a capacidade de compartilhar isso com o restante da sua equipe.

O livro inclui também alguns materiais como planilhas, lista de verificação e diversas dicas para conseguir implementar essa metodologia.

Quais são as vantagens de aprender com a leitura dos livros?

Todo aprendizado deve partir de uma vontade individual,  para que ao longo dos processos o conhecimento seja fixado na nossa mente,  afinal aprender é muito mais do que ouvir ou  visualizar.

Além disso, existem pessoas que possuem facilidades com diferentes tipos de metodologias,  pessoas que têm facilidade com a escrita, com a leitura,  ou com a memória fotográfica, por exemplo…  Isso depende muito das suas particularidades.

Aprender com os livros é uma forma muito democrática, já que eles envolvem e trabalham diversos estímulos do nosso cérebro! Isso pode começar aos poucos, seja pelo prazer ou pelo relaxamento.

Incluir a leitura de livros específicos, que abordam temas que você deseja aprender é super importante, para que inicialmente, você tenha interesse e consecutivamente consiga manter sua rotina de leitura.

Os livros sobre Seis Sigma que apresentamos acima, reúnem conhecimento, técnico e apresentam diferentes abordagens de acordo com cada autor, com eles você pode aprender mais a partir da vivência e experiência deles!

Antes de tudo, saiba qual livro te atrai mais, ou qual autor você identifica por exemplo, e a partir disso tente implementar hábitos para que a leitura esteja presente no seu dia a dia e o conhecimento seja adquirido de uma forma mais natural!

Como posso me qualificar melhor no seis sigma?

Todas as decisões que tomamos em nossas vidas, contribuem para a construção do nosso caráter, das nossas experiências, da nossa formação profissional e também impacta em como nos atuamos e lidamos com tudo.

E só nós temos o poder de mudar diversas coisas em nossa vida! Uma delas é a nossa capacitação e aquisição de conhecimento e aprendizado, para que possamos atuar cada vez melhor, e de maneira competitiva no mercado de trabalho.

Se você quer aprender mais sobre essa metodologia, dar um up no seu currículo, e se preparar para o mercado de trabalho, podemos te ajudar! Você pode continuar navegando em nosso blog para consumir muito conteúdo como esse artigo.

Mas além disso, pode também tomar a decisão de se capacitar, seja fazendo um curso a nível básico, intermediário ou avançado! Seja na área do Lean Seis Sigma, melhoria contínua, projetos envolvendo Six Sigma, Green Belt, ou outros.

É fundamental sabermos onde queremos chegar, para entender quais são os caminhos, como o objetivo é estabelecido e quais devem ser nossas ações.

Afinal, isso vai te proporcionar um mundo novo de oportunidades, e um novo olhar sob a área que você atua, e trazer benefícios a longo prazo!

Por isso, separamos uma dica imperdível para você!

Invista em resultados para a sua carreira!

Com a metodologia Lean Seis Sigma, é possível estimular todos os colaboradores de uma organização a melhorar e otimizar seus processos, criando uma cultura enxuta de de melhoria contínua dentro da mesma.

Deseja aprender de maneira mais aprofundada sobre o Seis Sigma? Aproveite e baixe nosso ebook “O que é e como funciona o Seis Sigma?”

Com ele, você encontrará toda contextualização histórica necessária para compreender a essência da metodologia Seis Sigma. Desde os primórdios de seus conceitos até chegar no momento atual.

Além disso, você verá como ela é aplicada e o exemplo real em um estudo de caso. Não perca a oportunidade de ser aprofundar nesse assunto gratuitamente! Clique na imagem abaixo e baixe agora!

O que é e como funciona o Seis Sigma

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

Banner do Kit "Resumos de Livros sobre Cultura Corporativa".

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit Pocket] Cultura Corporativa

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.